O Teste - Joelle Charbonneau


Título: O Teste (O Teste #1)
Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única


No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?

Muita gente reclama da falta de originalidade das distopias recentes, mas eu sempre bato na tecla de que alguns elementos têm que aparecer, porque são características do gênero. Vê só como quase todos têm uma sociedade futurística com um governo opressor e ditador e uma pessoa (geralmente mulher) pra se levantar contra o governo e reivindicar mudanças. O mesmo acontece em O Teste, só que aqui há grandes semelhanças com Jogos Vorazes e Divergente. Li algumas entrevistas com a autora, e em todas ela disse que sua inspiração foram as provas pras faculdades dos EUA, citando Stephen King e George Orwell como referências. Mas vou contar um pouquinho da história pra você ver se não parece com essas trilogias de sucesso.


A terra está devastada depois de muitas guerras e catástrofes naturais - rios contaminados, vegetação morta, animais mutantes - e poucos são os que conseguem ingressar na faculdade e estudar maneiras de melhorar a vida e o meio ambiente. Esses poucos precisam ser escolhidos pra fazer O Teste, e só se passarem vão prosseguir os estudos.

Cia foi escolhida, saiu de sua colônia e foi pro centro de testes. São 4 etapas, cada uma testa um habilidade diferente. Mas os erros podem ser fatais! Só há 20 vagas pra 108 candidatos, então como garantir que você irá passar? Eliminar concorrentes pode ser uma opção... E os métodos pra isso são os mais variados possíveis.

Este teste é feito para nos ajudar a aprender sobre a terra de que precisamos restaurar a saúde, mas também dá a nós e aos oficiais do Teste uma forte visão do nosso caráter.

Tá vendo como o enredo têm uma misturinha? Um mata-mata pra conquistar o objetivo, um teste que leva ao limite pra ver se o candidato se encaixa na proposta... Eu acho que já li isso em algum lugar, ou alguns lugares. rsrs! Mas não ficou ruim, pelo contrário. Com ou sem inspiração em Suzanne e Veronica, Joelle conseguiu criar um mundo distópico diferente: as outras autoras mexeram com a estrutura social, mas aqui vemos também um ambiente bem atípico, com pitadinhas de fantasia.

Gostei muito da Cia (só não gostei do nome: Malencia - eu lia Melancia toda vez. kkkk), da sua personalidade forte e da sua luta por um objetivo. Quando lemos a prequel (conto disponibilizado gratuitamente na Amazon), vemos que sua determinação começou cedo, ela estudou desde nova pra ter chances de ser escolhida. Sua ligação com a família é algo que impressiona, o amor, a saudade e a preocupação com o bem-estar dos pais e irmãos.

- Cia, eu não vejo meus pais desde que parti para ser examinado. Ter um filho escolhido é uma honra, mas também significa uma perda. Sua mãe não queria perdê-la.

O livro aborda a questão da confiança e das falsas aparências. Na capa há 2 frases que norteiam todo o enredo:
Mantenha seus amigos por perto e os inimigos mais perto ainda, não é o que dizem?
Mas como agir quando amigos e inimigos são as mesmas pessoas?
E, sim, eu me surpreendi com algumas pessoas e atitudes.

O desenvolvimento da história é bem rápido. Quando cheguei à metade do livro, fiquei um pouco receosa porque achei que faltavam muitas páginas pra pouca história, mas não ficou arrastado nem com cara de que a autora encheu linguiça. As cenas narradas desvendaram alguns mistérios, mas ao mesmo tempo já começam a preparar terreno pra continuação. E o final é daquele jeito que você quer xingar a autora por ter interrompido ali. Preciso de Estudo Independente pra ontem!

Claro que não podia faltar um romance, né? E eu tô meio pé atrás com ele. Ao mesmo tempo que torci pro casal, fiquei com aquele sentimento de que tinha caroço no angu. Não sei o que esperar do futuro desse relacionamento, mas tá com cara de que ainda vai ter confusão e reviravoltas.

Eu adorei a capa! Além do desenho que faz todo o sentido quando a gente lê, tem um detalhe que só percebemos quando o livro chega às nossas mãos. Tem números simulando códigos em toda a capa, mas só e possível ver contra a luz. Outros detalhes da capa: o raio e o título estão em alto relevo e têm verniz localizado; o círculo da bússola é matte, mas também está em alto relevo.

A revisão vacilou em várias partes. Erros bobos, mas frequentes, que me incomodaram um bocado. A diagramação me incomodou um pouco nos diálogos, mas não sei se por culpa da editora ou simplesmente foi mantido o padrão da autora. Sente o drama:
Eu olho para baixo para evitar os olhos dele - Não exatamente.
Não, eu não digitei errado. A fala começa no meio da linha, separada apenas por um travessão. Parágrafo pra quê? Agonia profunda nesses momentos.

Ah! Preciso falar sobre o marcador: ele é destacável e veio na orelha da quarta capa; todo mundo que comprar o livro terá o seu!

O Teste é o primeiro livro de uma trilogia que precisa ser descoberta pelos fãs de distopia. Por mais que haja semelhanças, Joelle conseguiu trazer um diferencial que torna O Teste único. Tem aventura, emoção, mistérios e uma heroína que bota pra quebrar.
Não só recomendo como estou desesperada pela continuação. Que venha Estudo Independente!

As dúvidas ameaçam me engolir. Somos espertos o suficiente? Podemos superar um sistema estabelecido a décadas? Que controlam a vida de centenas das mentes mais brilhantes desde que o mundo começou a se reconstruir? Quem está atualmente nos controlando?

28 comentários

  1. Eu estou desesperada pra ler esse livro! Mês passado comprei meu exemplar e quando chega, eis que está RASGADO! </3 tive que devolver pra loja e estou até hoje esperando eles me mandarem um livro novo.
    Enfim, estou muito ansiosa para lê-lo, eu amo demais distopias e não me importo de ser parecida com THG ou Divergente, pq amo todos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É aquilo q vc disse msmo...se é uma distopia terá q ter alguns elementos q aparecerão em todos os títulos relacionados...
    Distopias são bacanas, todo aquele lance da comunidade oprimida dar a volta por cima e tecnologias loucas...eu gosto.
    O Teste será um livro q com certeza irei ler, mas n agora....

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler *-*
    Eu ganhei uma edição como top comentarista de um blog, mas estou tendo sério problemas com os correios T.T
    Legal o marcador vir junto, mas não sei se teria coragem de destacar rsrs.

    Parabéns pela resenha sincera e ao mesmo tempo estimulante ^^

    ResponderExcluir
  4. O livro não me chamou muita a atenção não. E acho que erros muitos repetitivos se tornam muuito cansativos e torna a leitura um pouquinho chata. Gostei da resenha e da capa do livro, mas o livro em si não me agradou muito.

    ResponderExcluir
  5. Mesmo com semelhanças com Jogos Vorazes e Divergente o livro deve ter ficado muito bom, ainda mais que a autora deu um diferencial aí. Fiquei surpresa quando você disse que tem pitadinhas de fantasia!
    Odeio erros de revisão! Tinha que ter muitos nessa lindeza! Af.
    Sério que vem um marcador pra gente na orelha? Que show, que tudo, que amor, eu quero!
    Amei a resenha! Bsj, Giulia <3

    ResponderExcluir
  6. Oi, Giulia, é um dos meus próximos. Acho que a escolha de protagonistas femininas se dá pelo fato da maioria do público ser meninas/mulheres, o mesmo ocorre na autoria, quase sempre feminina. Adoro distopias, mas realmente para um livro de ficção científica (se é jovem adulto ou não, é sempre FC) ser classificado assim, não basta um futuro distópico ou pré/ pós-apocalíptico, precisa sempre de "liberdade versus opressão", críticas sociais à nossa realidade e alertas ao rumo da Humanidade. Por isso estou ansiosa por O Teste.
    O lance é que, por incrível que parece, ainda prefiro as distopias antigas. Gosto das novas, mas elas não têm a mesma pegada crítica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi.... amoooo distopias... e não me importo se elas são parecidas, mas que venham com um "porém" a mais... eu já curti! Meu unico porém, é que estou realmente com preguiça de começar series/trilogias mas valendo a pena acho não vou resistir.
    E eu li Melancia ...... tive que voltar e ler de novo... kkkkkkkk ela poderia ter um nominho melhor né. Mas gostei mesmo que ela é uma boa personagem, como a maioria das mocinhas das distopias, ela tem personalidade!
    Eu acho a capa muito bonita e adorei saber que vem com o marcador.
    Talvez eu espere sair o 2 para comprar os dois juntos...... dai não fico nessa de parar bem na melhor parte!

    bjos

    ResponderExcluir
  8. Ei Giu, tudo bem?

    Já solicitei esse livro. Quero devorá-lo assim que ele chegar lá em casa. Eu sou doida por distopias, então to bem animada para ler O Teste. Adorei a resenha

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. oie Giu
    apesas de amar distopias, essa não conseguiu me prender tanto, a ponto de desejar loucamente a continuação. Apesar disso, foi uma boa leitura.
    A capa é linda demais.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Eu vi uma resenha dele no Cabine Literária e fiquei com um pé atrás. Na época da Bienal eu quase comprei esse livro, tava baratinho, mas desisti. Aí agora com a sua resenha, apesar de ser positiva eu meio que desisti de vez de comprar.
    Ainda me interessei pela leitura, mas algo não me prendeu.

    Também me incomoda muuito esses diálogos que começam no meio da frase, parece que o texto fica completamente sem sentido. Eu sempre me perco nesses detalhes e acaba dificultando a minha leitura.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi Giu!
    Eu estou de olhooo nesse livro, parece muito bom.
    Gosto bastante de distopias, mas não é qualquer uma que me enlouque, já li algumas que me deram vontade de desistir, mas esse livro tem um enredo interessante e eu estou bem curiosa para lê-lo.
    Uma pena os erros de revisão, isso também é algo que me incomoda, mas achei o máximo que vem com um marcador destacável =D

    Beijokas
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  13. Confesso que esta foi a primeira resenha sobre este livro que parei para ler. Não tinha chamado minha atenção. Mas agora você conseguiu me fazer ficar muito interessada na leitura. Principalmente por ter uma uma heroína que bota pra quebrar. Adoro quando as mocinhas não dependem tanto dos heróis.

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    O Teste é minha distopia preferida depois de Legend da Marie Lu. A história é completamente eletrizante e você só consegue respirar quando o livro termina. A protagonista forte foi algo que eu curti e Estudo Independente conseguiu ser mais envolvente ainda.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Giulia lindona adorei a resenha, ainda não consegui ler mas concordo com você as distopias tem que tem algo em comum , alguma guerreira ( e confesso adoro heroínas guerreiras sem mimimi ) uma pena a diagramação deixar a desejar . beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá

    O que me irrita muito nessas distopias de hoje é que elas não são só distopias, elas sempre tem que ter um triângulo amoroso ou outra coisa do tipo. 'Jogos Vorazes' é uma distopia que eu gosto apenas no cinema porque a narrativa do livro não me atraiu muito, mas sério aqueles dois com quem ela "se relaciona" são muito irrelevantes, pra mim eles não deveriam existir. Enfim, curti a premissa do livro e anotei a dica. Acho as capas dessa série muito bonitas, principalmente do segundo volume.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  17. Oiii
    A única distopia que li foi Em Chamas de Jogos Vorazes, e eu gostei bastante, estou louca para ler os outros dois, principalmente Jogos Vorazes, porque comecei a trilogia pelo segundo livro kkkkk
    E estou louca para poder ler outros livros que fale desse gênero, e acho que O teste parece ser uma boa pedida! Adorei a resenha, e quando li o nome da personagem, também li "Melancia" kkkkkk
    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Giulia eu amo distopias, mesmo elas sendo comparadas umas as outras pela característica do gênero, de todas que li todas elas foram originais, O teste me surpreendeu, louca pra ler o terceiro livro!
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  19. Eu vou ler Melancia o tempo todo! É melhor eu começar a aceitar o fato hahaha
    E concordo com você tem esse enredo não me é estranho, mas se a mistura ficou boa, é isso o que importa =)
    Sabe, seeeeempre vejo o pessoal reclamar que as distopias são repetitivas.. Mas eles já pararam para ler o que é uma distopia? As características base tem que estar presente! É igual a um romance não ter casal, um hot não ter sexo.. assim fica difícil né?!
    Enfim, você acabou de carimbar O Teste na minha lista de desejados rsrs

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  20. Olá Giulia!
    Estou com o livro pra ler em casa, mas ainda não tive tempo. Parecer ser uma história muito interessante e estou louca pra conhecer Cia e como é feito esse teste. Adorei também a questão do marcador que vem junto com o livro. Pelo jeito que você descreveu na resenha você gostou mesmo do livro. Vou correr pra tentar ler ele logo.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Estou morrendo de vontade de ler esse livro. Já vi tanta gente elogiando e parece ser incrível mesmo. A história parece ser clichê, mas realmente algumas coisas tem que ter, por ser do gênero. Os personagens parecem sem bem construídos, mas o nome da protagonista é meio estranho mesmo...
    Eu com certeza vou ler, mas acho que vou esperar lançar todos os livros pra começar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Nunca vou ter coragem de destacar esses marcadores da Única!! rs... Eu também li Melancia várias vezes, depois me acostumei. E essa diagramação espantosamente não me deixou aflita! hehe...

    Acho que tem alguma semelhança com Jogos Vorazes, mas vai para um lado completamente diferente. Agora, Divergente, não vi ligação não... bom, o que importa é que amei o livro e que também preciso de Estudo Independente pra ontem!!!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  23. Eu adoro este tipo de gênero, dou chances a praticamente todos os livros, não me importo se são parecidos, sempre tem alguma coisa que o torna diferente !
    Mais um para a minha lista, adorei a resenha !!

    ResponderExcluir
  24. Olá Giu,
    a premissa desta leitura parece muito interessante. Pois tratasse de uma luta para estudar e assim melhorar as coisas. Então é um ponto positivo, pois pra mim é novidade.
    Agora quando você falou e mostrou a diagramação me senti confusa para entender aquela frase. Bom espero que isso seja da autora e não pela falta de atenção da editora.
    Contudo depois de sua resenha eu quero dar uma chance a esta leitura e ver no que vai dar.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  25. Eu não conhecia esse livro! COMO ASSIM!????
    adorei! Entrando na lista de compras rs
    Odeio autor que termina em Cliff Hanging rs me mata do coração, por isso hoje em dia eu tento comprar livros que a série já esteja mais avançada kkk
    Adoro distópicos. Fiquei muito interessada neste!
    O seu blog é lindo
    Beijinhos
    www.ensaiodemonomania.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Eu concordo com vc, ultimamente só tem livros parecidos, mas cada um tem a sua essência e o seu modo de se destacar.
    Particularmente não gostei desse livro, sei lá, acho que ainda não chegou a hora de dar a chance, mas tudo bem, a sua resenha foi maravilhosa.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  27. Giulia!
    É o seguinte... distopia é distopia.
    E como falou, tem o básico em todos os livros, dominação governamental, sociedade futurista, etc, etc.. entretanto, mesmo que algumas distopias sejam comparadas como semelhantes a outras, o que é o caso de O Teste, acredito que cada premissa tenha sua própria peculiaridade, afinal é escrita por outra pessoa, com linguagem totalmente distinta e protagonista diferentes.
    Não li ainda, mas pretendo.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oii,
    Distopias vão sempre ter o seu ponto em comum, assim como qualquer gênero de leitura!! Ninguém fica reclamando dos romances, que são muito mais repetitivos!! Adorei a resenha!! Vou procurar esse livro com certeza!!
    Beijos,
    Juliana Barbosa (GFC)

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)