Desaparecida - Catherine McKenzie


Título: Desaparecida
Autora: Catherine McKenzie
Editora: Leya


Emma Tupper não existe mais. E por que não, então, inventar uma nova Emma Tupper? “Só poeira. É como se eu tivesse sido apagada. Transformada em cinzas.” Quem nunca sonhou em recomeçar a própria vida do zero? A jovem advogada Emma Tupper se vê diante dessa oportunidade quando volta para casa, após passar seis meses desaparecida na África. Surpresa, percebe que todos acreditam que ela estava... morta. Emma descobre que sua antiga vida foi apagada. O apartamento onde vivia acaba de ser alugado para um novo inquilino, o misterioso fotógrafo Dominic. No escritório de advocacia, no qual construía uma carreira brilhante com chances de concorrer ao cargo de sócia, sua rival Sophie se apossou não só de seus clientes e de sua sala, mas também de seu namorado, Craig. Enquanto tenta resolver o caos no qual seu mundo se transformou, Emma se questiona: ela era feliz antes de sua viagem à África? Tinha valido a pena se sacrificar tanto em nome do trabalho? Amava Craig de verdade? Queria mesmo ter aquela vida de volta? Romântico e espirituoso, Desaparecida revela a envolvente trama de uma mulher à procura de si mesma.

Quando sua vida resolve mudar sem você ter o direito de escolha, as consequências podem ir muito além do que você imagina. Assim aconteceu com Emma. A mãe tinha fascínio pela África, mas não pôde conhecer o continente, então deixou passagens compradas como um último pedido à filha. Emma não tinha pra onde correr, precisava atender o desejo da mãe, mas isso afetaria seu trabalho; a promoção a que tanto almejava seria adiada por causa das férias. Apenas uma questão de tempo, certo? Errado!


A viagem não saiu como ela esperava. Ficou doente e abandonada pela agência de turismo, dependendo da ajuda de voluntários de uma ONG, isolada numa região afastada. Quando finalmente iria voltar pra casa, um terremoto devastou a região, destruindo aeroportos e redes de comunicação. Foram 5 meses aguardando a chance de voltar pro seu país, totalizando 6 meses de ausência.

Pare e pense: o que aconteceria se você ficasse meio ano sem dar notícias? Como as pessoas iriam encarar seu sumiço? E o mais importante: como seria a sua volta? Emma achou que tudo estaria igual a quando ela saiu, mas, mais do que desaparecida, ela foi dada como morta. Muito tempo sem contato, todo mundo supôs que ela tinha morrido no terremoto. E os problemas começaram assim que ela pisou no aeroporto. Documentos não reconhecidos, conta bancária congelada, apartamento alugado para outra pessoa, namorado com outra mulher. Sua vida ficou totalmente de cabeça pra baixo.

Conforme observo com atenção, noto que não sei exatamente o que estou procurando. Minha mãe? Eu mesma? O eu de antes de me tornar introspectiva e frágil? Bem, aquela pessoa podia até se parecer muito com a garota que o espelho está mostrando, mas o que dizer da pessoa por dentro? A mulher que eu era?
Ela está desaparecida, presumivelmente morta.

Toda essa parte da viagem e terremoto é só uma introdução bem rápida, que dura o prefácio e o 1° capítulo. Quando vi a sinopse, achei que haveria um destaque maior pro período em que Emma permaneceu ausente, mas - ainda bem - isso não aconteceu. A autora soube puxar o foco pro drama que a personagem vivenciou no retorno, usando recursos pra preencher as lacunas pro entendimento do leitor.

Nos intervalos da leitura, fiquei pensando em como seria se acontecesse algo semelhante comigo. Mal consigo desconectar o 3G do celular, todo dia vejo meu facebook e e-mail, nem gosto de pensar em passar 1 dia sem internet. Sinceramente, eu não iria lidar muito bem com esse isolamento total, principalmente por não ter e dar notícias, mas acredito que meu retorno seria um pouco menos complicado em termos profissionais. De todo modo, senti uma angústia ao tentar empatizar com a personagem, imaginando seu sofrimento.

Um dia, o mundo real veio com tudo, e eu pensei que estava pronta pra ele. De muitas maneiras, eu estava ansiosa por voltar. Mas ainda pensava realmente apenas em mim mesma. Pensava que meu coração e minha cabeça estavam em ordem, ou perto disso. Pensava que simplesmente voltaria para fazer o que queria. Essa era a decisão que havia tomado sozinha.

A história é bem legal, abordando o impacto nas várias áreas da vida de Emma. Aos poucos, ela vai se dando conta de que tudo mudou, mas não deixa de tentar reverter o quadro desfavorável. E no meio de toda essa tempestade surge um novo romance, um pouco confuso no início, mas totalmente condizente no final. Só achei que demorou muito, muito mesmo. Por mais que a protagonista esteja passando por um momento conturbado, os meses de distância somados à ausência da mãe tendem a deixar a pessoa carente, e um homem como aquele não dá pra resistir tão fácil. Foi romântico, mas arrastado.

Outro problema foi achar, pela capa e sinopse, que se tratava de um drama/romance. Desaparecida é um chick-lit, não tanto puxado pra comédia, mas ainda assim o retrato da vida de uma mulher. Não que eu não tenha gostado, mas essa expectativa de pensar em um desenvolvimento mais denso acabou sendo frustrada.

Eu recebi o livro em ebook, mas vi o físico na livraria e achei a capa ainda mais linda pessoalmente. De todas as capas pelo mundo, a brasileira é a mais bonita e a que mais se aproxima da ideia que tenho de um chick-lit (e ainda assim ainda está um pouco distante). Sinceramente, não me lembro da revisão, acho que as férias deram uma apagada nessa lembrança.

A autora tem outros títulos publicados, e eu espero que a Leya traduza alguns pra que eu possa ter outro contato com a escrita dela, e de uma próxima vez prometo pesquisar antes pra ter uma ideia do que encontrar.

Desaparecida vale a pena, e vale mais ainda se você se dispuser a se colocar no lugar da personagem e refletir sobre a sua vida. Dê essa chance a Catherine McKenzie, você vai gostar.

33 comentários

  1. Eu estou muito ansiosa para ler esse livro, muitas pessoas estão falando super bem dele.Espero compra-lo em breve e já começar sua leitura.
    Tentei me colocar no lugar da personagem e é horrível, me imaginar isolada sem dar noticias pra ninguém, se ver sozinha no mundo por estar "morta". Não é uma situação que eu gostaria de passar, então imagino que o livro seja muito angustiante, mas de um jeito bom, se é que existe jeito bom hahaha
    Enfim, estou muito ansiosa por essa leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tenso, a história parece bem legal, mas achei uma doença mas um terremoto meio falta de sorte em excesso rs.
    Fico em dúvida se realmente demoraria tanto para entrar em contato, mas sei-lá né acho que é possível.
    ps: rapidinho esse namorado dela né :p rsrs

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    ha, pela sinopse eu achei que seria mais um drama tbem... mas gostei que seja um chick-lit! eu adoro chick-lit :D
    Fiquei bem empolgada com a historia e de como ela se comporta com toda essa situação.
    Eu tbem não sei como seria ficando tanto tempo isolada e sem ter novidades do mundo! Final de semana eu até consigo só dar uma olhadinha rápida pelo celular nas redes sociais... mas chega segunda feira parece que estou fora de órbita se perdi alguma coisa! srsrsr
    e pensar em como tudo continuaria sem agente e depois ter que voltar ... deve ser bem estranho!
    vlw pela dica de leitura, acho que este vou ler!
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Acho que a proposta do livro é bem interessante... quem não queria sumir de vez em qdo e poder analisar sua vida à distância? Achei bacana!
    http://livroarbitriodotco.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Qro mto ler esse livro!
    Além dessa capa liiiinda ele passa uma mensagem bacana p o leitor q nos faz refletir.
    Vamos torcer p ter mais livros da Catherine por aqui então ^^

    ResponderExcluir
  6. Ok, vou dar uma chnce. Gostei muito da estoria do livro, ela me chamou bastante a atenção. É muito ruim quando algo não dá certo não é?! Imagine uma viajem... aff, é horrivel.

    ResponderExcluir
  7. Não imaginaria nunca que era um chick-lit, a capa não passa essa ideia.
    Também não sobreviveria um dia sem internet, Giulia, rsrsrs.
    Deve ter sido difícil pra protagonista passar por tudo isso. (Ela tem muita sorte no azar <3).
    Ótima resenha! Bjs <3

    ResponderExcluir
  8. Que capa MA RA VI LHO SA!
    estantedorefugio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi!

    Muito, muito interessada em ler esse livro. Acho que se isso acontecesse comigo iria ficar louquinha.
    Não apenas com a confusão da volta, mas ficar 6 meses longe de tudo e de todos... Sou tão apegada as minhas coisas e algumas pessoas =(

    ~ Cantaremverso.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Já tinha sido fisgada pela sinopse e agora lendo sua resenha a atração pelo livro aumentou. Quero descobrir como a Emma superou esta fase e no que ela se transformou.

    ResponderExcluir
  11. Vou dar uma chance pro livro.
    E que capa linda hein..
    Adorei a sua resenha..
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  12. Oi Giulia,
    Nossa. Pela sinopse do livro, não imaginava que se tratava de um chick lit.
    Achei a premissa interessantíssima, mas tbm iria ficar esperando por um desenvolvimento mais denso.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Giulia!
    A capa desse livro é mesmo maravilhosa!
    O livro tem uma premissa super bacana e que faz com que o leitor fique intrigado com relação a forma que a autora desenvolverá a trama.
    Mas eu fiquei um pouquinho decepcionada por não ter esse clima tão tenso quanto eu gostaria.
    De qualquer forma darei uma chance ao livro e depois venho te contar o que achei!
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Inevitável não se colocar no lugar da personagem, já fiz assim apenas com a resenha e fiquei imaginando a angústia, o desespero e a solidão que ela passou. Gostei bastante da história. Com relação a capa, se tem uma coisa que o Brasil sempre sai na frente é nesse aspecto, as editoras têm caprichado bastante nisso.
    Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha, não conhecia o livro ainda, pois este não é o meu gênero preferido, mas a história parece ser bem interessante, quem sabe em alguma oportunidade eu o leia.

    ResponderExcluir
  16. Giiiulia, eu nuuunca ia achar que era um chicklit :O nooossa fiquei até sem reação agora. Quero ler desde que vi no seu instagram sobre ele, gostei da resenha e mesmo não seindo o que achei, vou ler :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  17. Olá

    Ta aí um livro que não faz nenhum pouco meu estilo mas que me interessou bastante. Fiquei aqui tentando imaginar também minha vida sem todas essas mordomias. Seria difícil mas não impossível, pois já fiquei longos períodos sem internet e com um blog pra escrever foi super complicado mas superei. Gostei das cores na capa e confesso que já havia visto esse livro pela blogosfera, só não lembro o que eu havia achado na primeira impressão que tive com ele. Anotei a dica.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Giu.
    Sabe que tem dia que eu fico sem olhar face, email , twitter ou blog, às vezes por falta de tempo mesmo mas outras é justamente pra me afastar um pouco dessa dependência de internet e redes, mas não é nada fácil, nem imagino como deve ser ficar totalmente isolada do mundo como a Emma.
    Ah, chick-lit pra mim tem que ter comédia, senão, não tem graça, eu pensei que se tratava de um drama.
    Eu tenho vontade de conhecer esse história, mas não é nada desesperador e urgente, eu gostei mesmo foi da capa dele.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  19. Oi Giu, tudo bem? Já tinha visto a resenha do livro no blog da Dreeh e me interessou bastante, e agora fiquei ainda mais interessada.

    Nossa, realmente não me imagino passando pelo que a Emma passou, não sei como seria meu tempo na África e não imagino como seria meu retorno. Acho que o que você disse sobre tentar se colocar no lugar da personagem é o que torna a leitura ainda mais válida. E que bom que a autora não se demora tanto no período dela na África e se voltou mais para o retorno e suas consequências.

    A capa é realmente bonita e deve ser ainda mais pessoalmente. Não sabia que era chick-lit, não costumo ler muitos, mas vou querer conferir.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  20. É muito sofrimento tudo isso que ela passou, também sou dependente, não consigo passar nem um dia sem internet... ia surtar com todo o isolamento. Quanto às suas expectativas, bem, eu já sabia que era um chick-lit, então essa decepção não teria... eu meio que duvidava que fosse ser realmente, minha surpresa seria ter isso confirmado, rs, mas agora já sei que é mesmo. Pena que o romance é meio arrastado, mas que bom que dá tudo certo no fim.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  21. Giulia!
    Nossa! Quanto sofrimento Emma passou, quero só saber como a história dela vai terminar...
    Ficar sem comunicação por 6 meses inteiros é inimaginável para mim, primeiro por ser muito ligada a família e nem sei se eles me deixariam um dia sequer sem mandar notícias, logo correriam para saber o que houve.
    Quero muito ler esse chick lit.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  22. Ei Giu,

    eta que me colocar no lugar da personagem é o que eu mais faço quando leio os livros huahuahuahua sou quase uma mil faces =P. Confesso que são poucos os livros da Leya que me chama a atenção, mas Desaparecida é um desses que eu acho que eu iria curtir. Adorei a resenha

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi, Giulia
    Não sabia muito bem sobre o que o livro abordava e fiquei pensando sobre a trama. Uma viagem que não deu certo. Todas as chances que podia dar errado, deram errado. Pense o desespero da personagem!
    Gostei de saber que o foco não é somente o desaparecimento dela, mas sua reinserção na sua antiga vida e como isso a abate!
    A capa é mesmo bonita! :)

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Giulia,

    Já vi o livro antes, mas nem prestei muito atenção nele, mas lendo sua resenha percebo que iria perder uma historia e tanto! Também não consigo passar um dia sem internet e já passei 18 dias sem ela, eu quase surtei, imagina quando abri meu e-mail CHEIO de mensagens! O livro já entrou pra minha lista de leituras e a capa é muito linda! Deve ser traumatizante passar férias e acontecer um terremoto e você não poder voltar, perder praticamente quase tudo.

    Mayla

    ResponderExcluir
  25. Viver sem internet. Isso existe?!
    Eu fiquei nervosa pela Emma durante a leitura do livro.. E de fato, o pior de tudo era não dar noticias a ninguém. Isso deveria ser frustante demais!
    como eu nunca pego muitas informações, sempre vou para a leitura esperando de tudo. Pela capa minha ideia do livro era algo engraçado - pelo titulo - ou bem água com açúcar. Não foi isso, e foi melhor. Então curti bastante =)

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  26. Oi Giu!
    Não conhecia o livro, e fiquei super interessada.
    Acho que o dia que eu ler esse livro ficarei angustiada do mesmo modo que tu, uma pena tu ter te frustado um pouco por ter esperado que o livro fosse romance/drama. Mas fiquei bem curiosa para conhecê-lo.
    Parabéns pela resenha.

    Beijokas
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  27. Olá Giu,
    olha pela capa eu imaginei algo assim como você, um drama com romance. E não um chick-lit, mas vamos concordar que esta capa esta muito linda. hahahaha
    Olha eu me interessei pela historia, gostaria de descobrir mais sobre como ela fez para lidar com tudo, como fez para recuperar aquilo que lhe foi tirado. Mas acho que para suprir a estas faltas terei que ler.
    Gostei muito da resenha.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  28. Giulia a premissa do livro é bem interessante, só de imaginar essa situação já surto, imagina você em sua vida tranquila ter tudo mudado por conta de um pedido da sua mãe . Esse livro já havia me chamado atenção quando foi lançado e com sua resenha fiquei mega curiosa pela leitura. beijos lindona

    ResponderExcluir
  29. Oii,
    Acho que sou como você Giu, não consigo me desconectar nem um dia do mundo, imagina seis meses!! Minha mãe pirava!! :P Eu tenho visto boas críticas sobre esse livro e mesmo não sendo relevante, livros que tem personagens que atuam no mundo jurídico me dão um certo fascínio por eu também atuar nessa área!! ^^ Vou dá uma grande chance a ele!!
    Beijos,
    Juliana Barbosa (GFC)

    ResponderExcluir
  30. Quando li a sinopse, pensei que seria mais um drama, mas gostei de saber que é um chick-lit. Parece ser uma história leve, e super divertida, mas com uma lição por trás... reconstruir sua vida não deve ser fácil. E eu não consigo imaginar isso acontecendo comigo, também não consigo ficar um dia sem internet hahaha. Já vou colocar ele nos meus desejados :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Olá,
    Primeiramente gostaria de dizer que adorei a resenha e quero ler a obra sim. O livro me postei muito bem escrito, já a trama me despertou a atenção e creio qur essa irá me fazer questionar muito sobre o meu modo de viver atual. Não lembro de ter lido algum Chick-lit, mas acho que irei gostar desse.

    Att,
    decaanasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Eu amei a capa e a sinopse, mas foi bom vc me alertar sobre esses dois pontos. Eu gostei da resenha, acho que vou dar uma chance a autora, muita gente já me recomendou ele.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  33. Olá Giulia!
    Estou louca para ler esse livro.
    Deve ser muito ruim estar num lugar que sofreu uma catástrofe, ficar isolada e depois quando voltar ver que o mundo que você vivia não existe mais. O livro me pareceu bem interessante e estou louca para ler.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)