{ papo reto } Ranking de Mais Vendidos da Amazon

Repararam na coluna nova? Eu estava querendo inserir novidades no blog, e essa é a primeira delas. Espero conseguir mantê-la mensalmente, assunto é o que não falta.
Aqui vamos falar sobre aquelas coisas que incomodam, que são sem noção, que dá até uma pitada de vergonha alheia (aceito sugestões, mas já adianto que os 2 próximos assuntos estão definidos). E resolvi começar por um negócio que já está enchendo o saco: o ranking de mais vendidos da Amazon.


Desde que os autores descobriram a plataforma KDP da Amazon, muitos optaram por fazer dela a sua casa. Não quero discutir sobre esse boom dos e-books nem se é melhor procurar uma editora ou testar a Amazon primeiro. Meu foco aqui é o monte de prints que aparecem na minha timeline todos os dias.

Vejamos o que consta na Ajuda da Amazon:

O cálculo dos Mais vendidos da Amazon é baseado nas vendas da Amazon.com.br e é atualizado de hora em hora para refletir vendas recentes e históricas de cada item vendido na Amazon.com.br.

Ou seja, isso aí não conta a semana inteira, como acontece nas listas de revistas e jornais. É DE HORA EM HORA!

Sejamos um pouco sensatos pra pensar: se o autor combina com seu grupo de leitores de lançar o livro num dia e todos eles compram na mesma data, a probabilidade de esse livro chegar às primeiras colocações é grande, visto que ele irá ter volume de vendas concentrados em um período específico.


Aí vai o autor, todo se achando a próxima J. K. Rowling, printa a tela e começa a espalhar no Facebook. Uau! Menos de 24 horas do lançamento e o livro tal já está no Top 10 da Amazon! E um monte de desinformado e puxa-saco vai lá dar os parabéns como se depois daquilo o cara fosse assinar contrato com uma editora digna.

O mais engraçado é quando aparecem frases do tipo Meu livro está na frente do best-seller Fulano e do superbadalado Ciclano na categoria _____________! Mas será o benedito? Jura mesmo que estão comparando um livro recém-lançado com um best-seller mundial só porque NAQUELA HORA ele está melhor colocado e APENAS na plataforma Amazon?

Mas, Giulia, são as vendas recentes e históricas. Ok, eu sei. Se o livro realmente vender bem constantemente, ele vai se manter no top, e você poderá identificá-lo pelo número de dias em que está lá. Olhe aqui pra entender. Porém, se for um desses lançamentos de vendas pontuais, a tendência é cair de posição nos outros dias até sumir de vez.


Não satisfeito em encher minha timeline com sua recente e temporária conquista, o autor ainda me vem com print da lista da Veja de e-books mais vendidos.


Ignora o aviso na própria página de que é uma atualização feita de hora em hora e comemora tão efusivamente que eu acho que será o próximo convidado do Arquivo Confidencial do Faustão.

Menos, gente! Bem menos, quase nada!
Eu não estou aqui desmerecendo as vendas de ninguém nem dizendo que não se deve comemorar uma conquista. Mas uma coisa é você fazer isso 1 vez a cada lançamento, esperando alcançar a posição mais alta pra postar. Outra é você ficar todo dia mostrando que seu livro continua entre os mais vendidos (da categoria específica) ou no dia do lançamento postar o 10º lugar, depois o 7º, depois o 5º, depois o... CHEGA!

Teve uma época em que eu até achei legal e parabenizei, mas, depois de ver vários top 5 no mesmo dia, fui pesquisar pra entender qual era a dessa Amazon que tinha 200 pódios. Não sei quantos ainda se deixam levar por esse auê, mas muitos colegas já tiveram essa mesma dúvida.

Fica a dica pros autores: nós adoramos lançamentos e novidades e gostamos de saber de seu crescimento profissional, mas essa supervalorização (e principalmente superexposição) do ranking da Amazon já deu o que tinha que dar e começou a ficar chato.

Não transforme uma aparente conquista em marketing negativo. Pro bem de sua carreira. ;)

29 comentários

  1. Oi.
    Gostei da informação do post. Eu não conhecia como era feita a classificação dos mais vendidos na amazon.... p falar a verdade eu não me apego muito a isso tbem... qdo vejo um post assim nas minha TL, sobre mais vendidos aqui e ali, não dou muita bola... nem nas listas de revistas maiores como a veja.
    bjos e até a proxima......

    ResponderExcluir
  2. Vishh, altas treta!! kkkkkk
    Ah...mas sei lá...se os caras não fizerem um marketing do produtos deles n vão chegar a lugar nenhum...acho q tem q ostentar msmo a marca q eles conseguiram, mesmo q seja temporária. Mts vezes é assim q outras pessoas vão ficar sabendo do trabalhos dele.
    Concordo com vc q deve encher o saco ficar recebendo isso no seu feed o tempo todo, maaas mts vezes a galera posta lá n p vc ver e sim p qm te acompanha.
    Se vc n curte esse tipo de propaganda na sua timeline exclui e avisa o pq está sendo excluído, prontocabô! hahaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que se eu excluir ou bloquear vou deixar de saber de todas as novidades, e não é isso que quero. Como disse no post, gosto de saber dos lançamentos e das notícias, só não quero ser bombardeada com isso toda hora.

      Excluir
  3. Palmas! Adorei o texto, Giu. Boaaaaaa!!!

    ResponderExcluir
  4. Menina, adorei o post. Tô rindo de me acabar aqui. E também já pensei isso, porque né, o ranking é de hora em hora... enfim.
    Mas como disse a Bianca, e também sendo autora que tá suando aqui pra vender, é um maneira de você vender seu peixe e divulgar seu trabalho. Chama atenção. Sim, dos menos desavisados, não dos mais atentos. Mas chama atenção. E se a gente ficar quietinho na nossa, ninguém vai ler nossos livros. E aí a gente morre e não consegue ser reconhecido. É triste.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Giulia! Muita boa a nova coluna! Curiosa pra saber os próximos assuntos.
    Deve ter ficado mesmo bem cansativo isso de hora em hora mudar o Top, e só por isso todo mundo ficar parabenizando o autor ou o próprio ficar se gabando disso.
    Não me lembro agora de nenhuma sugestão pros outros posts dessa coluna.
    Um beijo! <3

    ResponderExcluir
  6. Olha, disso eu não sabia, viu? Super curiosidade! Gostei de saber, pois tb me perguntava como um livro pouco conhecido ficava no ranking assim... realmente, ao saber da realidade por trás disso, me pergunto o quanto somos enganados por aí, rs.
    Por outro lado, acho que é uma forma de propaganda para os autores, isto é, não para nós, blogueiros, conscientes (agora graças a sua informação), mas perante os leitores que se deixam levar pelo marketing, seja qual for... acho válido, mas sinceramente, concordo que seja bem chato me deparar com tanta postagem desse tipo. Honestamente, não compro um livro baseada em nada disso, mas muita gente compra :/

    bjo

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Boa,

    fiquei reparando isso ultimamente, toda hora tem algum autor postando isso, e eu fico pensando : nossa tenho que ler mais, me atualizar mais... mas não é bem assim né!

    também já tinha pesquisado isso da amazon, então nem faço tanto alarde quando vejo algum autor enlouquecer.. mas é q enche um pouco, todo dia o cara tá lá, chorando, e agradecendo até os periquitos...

    =)

    ResponderExcluir
  8. Oi, Giu!

    Eu não sabia que a lista atualizava de hora em hora... Isso me faz acreditar que nós, consumidores, somos (até certo ponto) enganados. Sua informação foi bastante útil. Já vi diversos autores dizendo que estavam no topo dos mais vendidos no Amazon e também já parabenizei alguns deles... vou ter mais cuidado com esse tipo de marketing ilusório.

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Muito boa esta sua colocação.

    Tudo bem eles ficarem felizes mas tem hora que só o que vemos na nossa timeline são estes prints. Então como todos podem estar em primeiro lugar ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir
  10. Olá Giu,
    eu amei a coluna, e trazer assuntos assim é muito bom, tanto para nossa informação quanto para saber das ultimas fofocas. hahahahaha
    realmente já muito na minha timelime do face esse negocio, um monte de autores mostrando o seu potencial, estando no rancking da amazom. E sim, concordo com você, enche pacas a minha paciencia.
    Não digo que o autor não tenha que divulgar seu trabalho, mas que ele seja maneirado, ou então crie um grupo fechado para seus leitores e faça lá a sua divulgação a vontade.
    Esse negocio da amazom, sobre o rancking, eu não sabia, mas já que você nos informou, vou ficar mais esperta na hora de pesquisar os livros mais vendidos.
    Como disse amei sua postagem, e parabéns pela iniciativa e estarei aqui no aguardo das outras ;)

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  11. SHAHSUAHSUAHSUAHS
    Eu tbm ando me deparando com esses rakings, e eu não tinha entendido. Gostei de saber um pouco mais e da sua opinião. Acabo concordando com você!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  12. Gostei desse post, muito informativo. Eu por exemplo, já saí parabenizando por isso e agora to vendo qual é a desse ranking.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu nunca vejo essa lista dos mais vendidos, então o post foi bem útil pra mim :p
    Quero muito ler "Se eu ficar". Já li várias resenhas desse livro e muitas são positiva,s mas muitas também são negativas. Quero eu mesma ler para então ver o que eu vou achar.

    Beijos, Ana K | http://universoaoquadrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Graças a Deus ainda não me perturbarão com isso. E eu também não sabia que o ranking da amazon funciona assim. É bom saber. Adorei o post, muito bom!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Giu!
    Adoro novidades em blogs, e, principalmente, quando esses são informativos. Realmente fico grato já que sou uma pessoa imensamente desinformada. Como não acompanho tanto essas coisas de ranking, quem vende mais, quem vende menos, que tá em primeiro ou último (muito menos quem quer ser a próxima J.K) hahahaha não me incomodo tanto. Acho que apesar da critica e do cansaço visual pra quem recebe em sua linha do tempo essas informações deve ser, de alguma forma, importante para o autor. Bom, pelo menos que eles tenham bom senso, acho que já seria razoável.
    Super curioso para os próximos "bate papos"

    Beijos e sucessooooo

    ResponderExcluir
  16. Oi Giu! Adorei sua postagem, porque resolveu o mistério do ranking da amazon pra mim. Nunca parei para pesquisar a respeito, mas já me irritava com aqueles milhões de prints e agora vou me irritar ainda mais... barulho em excesso pra um ranking que muda de hora em hora. Beijo. Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Olá

    Que post útil, não sabia dessas coisas! Tem alguns autores que postaram isso no facebook esses tempos, eu curti, dei os parabéns, mas não sabia que era só por uma hora. Acho que também tem um pouquinho de reconhecimento dentro desta hora. E se bem que é um marketing para os autores, mesmo que seja um pouco irritante sabendo desses fatos. Gostei do estilo da coluna e vou aguardar novos posts com temas polêmicos para serem tratados aqui.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  18. Giulia adorei a postagens e assim ficamos ligadas nessas atualizações , Porém mesmo que seja naquela hora o livro em si teve destaque o que ajuda divulgar o livro, tudo bem pode ser sito uma vez estar no Top 10 , mas esteve . Se manter então uhuuu confirma somente que o livro vende bem mesmo. Para os autores mesmo que seja em uma hora já é um grande avanço. beijos

    ResponderExcluir
  19. Eu já tinha visto uns prints de ranking da Amazon e realmente não entendia como tinha tantos rankings diferente no mesmo dia. Só agora entendi que é atualizado de hora em hora :P
    Acho até legal um autor ficar feliz por estar no Ranking, mas acho bem desnecessário ficar se achando porque seu livro está antes de algum best seller, e também acho desnecessário postar no face.
    Gostei bastante do post :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Giu, tudo bem? Gostei bastante dessa nova coluna e curiosa para saber os assuntos das próximas postagens. Gostei bastante dessa, é, realmente tem uns autores que enchem o saco postando esse ranking a toda hora... antigamente eu também dava parabéns, mas depois que eu descobri como funcionava parei. É realmente muito fácil ficar no top 5 quando tem um boom de compras naquela hora, quero ver se manter nele constantemente.

    O mais absurdo que aconteceu foi quando uma amiga minha leu um livro no Skoob, que na época ela tinha baixado de graça na Amazon. Ela leu, e não gostou muito, e foi fazer um comentário no histórico dela no Skoob... chegou a autora, toda cheia de direito, dizendo que ela não entendera nada do livro e que a edição nova do livro estava no Top 5 da Amazon.

    Bom, é isso... espero que os autores se conscientizem mais e não fiquem publicando isso como uma forma de se vangloriar.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  21. Bom saber ^^, não fazia a menor ideia de como funciona esses rankings, mas eu nem dou muita atenção pra essas coisas, mas ainda sim foi uma informação super válida, obrigada ^^

    ResponderExcluir
  22. Ei Giu, tudo bem?

    Também nunca entendo esse ranking da Amazon. Maaas como não compro livros lá, sempre ignoro posts desse tipo. huahuahuahuahua. Gostei do tópico. Realmente é uma grande vitória e gera alguma visibilidade, mas sempre ficar repetindo que está no ranking sendo que ele muda toda hora... ninguém merece.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  23. Giu seu post foi extremamente informativo!
    Muita gente não sabe como esse ranking funciona - eu mesma descobri a pouco tempo e por seu intermédio rs. É legal ter o reconhecimento e tudo mais, só que print direto por causa de um ranking que muda a cada hora é um porre.
    Aceito quem diga 'estou a 30, 120, 365 dias no top 100 da amazon' isso sim é um feito. E mesmo assim, tambem deve ser usado com moderação.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  24. Nunca recebi ou vi esse tipo de postagem. Acho que alguns autores extrapolam, mas é porque não sabem uma forma legal de divulgar seu trabalho. Acho que no final, a obra fala por si mesma.

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Giulia!
    Vou confessar sinceramente: raramente olho a lista dos mais vendidos no Amazon. Por vezes acompanho a semanal da Veja por ter assinatura, mas não gosto muito de ficar especulando o melhor, o pior ou o que nem está nas listas de melhores.
    Acompanho sim, os lançamentos, as divulgações e até ajudo quando posso e se trata de nossos autores nacionais, porém ficar me enchendo de informação que não me acrescentará muito...faço não.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Eu não me importo muito com essas postagens, é uma conquista e a pessoa com certeza vai querer mostrar, por mais que seja exagero eu até entendo o lado deles.

    ResponderExcluir
  27. Oii,
    Adorei a coluna nova!! É bem legal!! Não conhecia o sistema da Amazon de rankings, mas antes eu até ficava bem confusa com eles! Vejo muitos autores comemorando e eu ficava "como assim, não era o autor tal??". Valeu pela informação!!
    Beijos,
    Juliana Barbosa (GFC)

    ResponderExcluir
  28. Muito legal esse post, eu ainda não tinha visto nenhum blog falar sobre isso.
    A Amazon atualiza a lista de hora em hora, super legal legal isso.

    Abçs :)

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)