Mentirosos - E. Lockhart


Título: Mentirosos
Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte


Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro "Mentirosos") são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu.

Na visita à Companhia das Letras, comentaram sobre esse livro. Lembro que a editora falou claramente: "Não leiam nada a respeito do livro, nem a sinopse. Quanto menos você souber, mais irá aproveitar a história." Ganhei a prova no encontro de blogueiros da Bienal e decidi começar a ler depois do TCC. Agora estou aqui sem saber por onde começar a escrever essa resenha, o que falar e como abordar o que acontece no livro. Então, antes de mais nada, já adianto que não vou falar sobre o enredo, pra que você tenha a mesma experiência que eu.

Se eu tivesse que definir Mentirosos em uma palavra, ela seria PERTURBADOR. Assim que terminei, falei que não gostei. Havia milhões de interrogações pairando sobre a minha cabeça, um sentimento de incapacidade por não ter entendido tudo somado à sensação de frustração por ter deixado passar algum detalhe importante. Resolvi dar um tempo pra digerir todo aquele embrulho no meu estômago. Fui distrair a mente, mas não consegui parar de pensar na história. Comecei a pensar, relembrar algumas partes "estranhas", encaixar as peças... e de repente percebi que tudo estava completo, fechado, redondo desde o início. O que a princípio parecia fora do lugar fazia todo o sentido, mas como não percebi antes?

Cadence, personagem sobre a qual se desenvolve todo o enredo, é a narradora e por vezes se torna um pouco chata, mas depois até mesmo isso é justificado. Cady se expressa de forma brilhante, com metáforas sensacionais que por vezes achei que eram reais. Ela fala como se a comparação fosse de verdade, e depois volta a narrar normalmente. No meio dos seus relatos, ela insere contos de sua autoria, que expõem a realidade de sua família ao mesmo tempo que conversam com textos já conhecidos, como contos de fadas e Rei Lear. Aliás, o livro tem bastante inspiração nessa tragédia de Shakespeare, especialmente na composição dos personagens.

Eu era loira, mas meu cabelo agora está preto.
Eu era forte, mas agora sou fraca.
Eu era bonita, mas agora pareço oente.
É verdade que aguento terríveis enxaquecas desde o acidente.
É verdade que não aguento idiotas.
Gosto de distorcer significados. Percebe? Aguentar enxaquecas. Não aguentar idiotas. A palavra significa quase a mesma coisa nas duas frases, só que não.

Normalmente prefiro narrações em 3ª pessoa, mas desta vez preciso dar o braço a torcer. Colocar o foco sobre Cadence deu todo o ar de mistério à trama, nos fazendo enxergar sob sua ótica e buscar respostas junto com ela. Consegui entender e sentir toda sua angústia e confusão acompanhando-a ao longo das páginas.

Alguns temas são fortemente discutidos, suscitando reflexões por parte dela e de nós, leitores. A questão racial aparece de maneira sutil, mas com importância pro desenrolar da história. O impasse dinheiro x felicidade é um fio condutor da relação pais e filhos, nas 3 gerações apresentadas. Mas o que mais marca os Sinclair é a preocupação constante e exagerada, passada de geração em geração, de manter o status de família perfeita. O que é preciso sacrificar para manter as aparências? O que vale mais, os relacionamentos ou os bens?

- Você entente, Cady? O silêncio é uma camada protetora sobre a dor.

O livro é dividido em 4 partes, e desde o começo eu já fiquei instigada a ler mais para descobrir o mistério. No começo da parte 3 eu dei uma travada, pois é a parte em que Lockhart começa a tecer o desenvolvimento e soltar as pistas pra resolução do caso, que só lá na frente serão descobertas. Depois que superei esse pedaço, consegui evoluir num bom ritmo até o final.

Há recursos de extrema ajuda durante a leitura: um mapa da ilha e a árvore genealógica da família. Como sou péssima de nomes, eu sempre voltava ao começo para saber quem era a mãe ou em qual casa morava. A princípio a quantidade de personagens (e seus nomes não muito comuns aos meus ouvidos) me deixou perdida, mas depois me familiriazei com os Sinclair.

A história termina sem te dar todas as respostas. Você precisa entender sozinho e dar a sua própria interpretação aos fatos, aos motivos e até mesmo ao título. Pensando nisso, a editora já anunciou que irá criar um hotsite especial para quem já leu o livro poder discutir sobre ele. Eu só tive 2 amigos pra conversar, mas em breve essa aflição pós-leitura poderá ser compartilhada com vários outros leitores. E, cá entre nós, adoro essa troca de interpretações, saber que as mesmas palavras foram lidas por diferentes pessoas gerando múltiplas visões.

- Sempre faça aquilo que teme - eu digo. - Esse é o meu (lema).

Como li uma prova, não posso avaliar capa, revisão e diagramação, mas mesmo assim adianto que há poucos erros, então a versão final deve sair bem legal. Essa capa que coloquei junto com a sinopse é a que está no Skoob, mas preferi mil vezes a original. O lançamento está previsto para o início de outubro.

Sei que meu relato passou uma impressão de volubilidade, mas prefiro dar um passo atrás e admitir meu julgamento precipitado a manter a venda nos olhos e não compreender a genialidade presente em Mentirosos. Leia, reflita, não se apresse. E depois venha conversar comigo, vou adorar saber o seu ponto de vista.

38 comentários

  1. Fiquei curiosa, Giu, é o tipo de livro que me instiga só por ser diferente! Adoro ser surpreendida com um final no qual eu mesma precise chegar à conclusão. É o tipo de exercício mental que só um livro com interatividade consegue proporcionar, ainda que sutil. Gostei da capa e da menção à Shakespare. Adoro! Com certeza um livro que entra na minha lista. Beijos

    ResponderExcluir
  2. AHHH esse livro <3 Ele vai dividir muitas opiniões quando chegar às livrarias, pode ter certeza! Fico feliz que você tenha compreendido bem o livro, depois de pensar bastante. Esse é o real charme dele, essa complexidade que, ao mesmo tempo que dá as respostas, faz com que você não perceba-as antes de terminar o livro!

    ResponderExcluir
  3. Primeiro: OMG WE WERE LIARS?????? ESSAS EDITORAS NÃO TÃO DORMINDO NO PONTO!!!!! Esse livro foi lançado há pouco tempo, então nem imaginava que ia chegar ao Brasil tão rápido!!! Palmas!
    Segundo: adorei o modo como vc construiu a resenha, sem falar da história propriamente dita! Li a sinopse há mt tempo, quando o livro estava pra ser lançado, por isso nem lembro direito do que se trata. Com muito esforço, consegui pular a sinopse ao lado da capa do livro e li só a resenha. Wow, você me deixou ansiosa pelo livro! Preciso ler o quanto antes e com certeza vou participar desse site de discussões.
    Enfim, adorei a resenha!

    Bjs
    Nas Quartas Usamos Rosa

    ResponderExcluir
  4. Goste ou não é impossível ficar indiferente!
    Li em inglês e fiquei muito feliz em saber que vai ser lançado por aqui!!
    Também adorei as metáforas que pareciam reais e conseguiam expressar muito bem o sentimento da Cady. O mistério do livro é muito bem desenvolvido, e o final?! Fiquei ruminando esse livro por um bom tempo. Meu coração ainda está apertado.
    É um dos meus favoritos. Mas, concordo que essa capa aí ficou horrível. A original é linda!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Giulia! Geralmente gosto de livros assim, que terminam e então você não fica quieta. Que fecha a última página e aí sim a viagem começa; que te perturba... Se for inteligente, questionador e me deixe refletindo horas e dias... Eu gosto! Espero poder ler este.
    Gostei que você manteve todo o "segredo"!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei super interessada nesse livro, confesso que quando soube do lançamento nem dei ao trabalho de saber mais por causa da mania de julgar pela capa.
    Gostei da Cadence usar metáforas pra se expressar, já vi uns quotes em outras resenhas e tá show!
    Eu não gosto de finais que nos deixam com nossas próprias conclusões, mas... tudo okay.
    Que bom que a editora vai criar site pra quem já leu o livro.
    Ótima resenha! Abraços, Giulia!


    ResponderExcluir
  7. Agora eu fiquei super curiosa, a autora é super confiante para dizer que não lesse nem a sinopse e nem nada. Acho super legal essa coisa de fechar o ciclo e a gente ficar tentando fechar e ver o que faltou e não faltou, achei super legal a resenha.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Giulia, tudo joia? Espero que sim! Seu blog é super cute! Estou seguindo!
    Adorei a novidade, haha <3 ! Amei a capa, super bem feita né?
    Amei sua resenha, super bem explicadinha e dá vontade de ler imediatamente!

    Beijos
    http://garota-interior.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ola Giulia quanto mistérios a redor da leitura do livro que já estou com urticárias de curiosidade rsss. Vou gostar de desvendar o livro e poder vir aqui comentar . Uma grande tirada da Editora um livro assim que aguça curiosidade e envolve o leitor. beijos

    ResponderExcluir
  10. Realmente parece bem perturbador, mas intrigante ao mesmo tempo. Nem comecei a ler e ja estou com mil coisas passando pela minha cabeça em relação a esse livro. Eu também prefiro a capa original, achei mais simples. Espero pelo lançamento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Puxa, fiquei bem curiosa rsrs
    A ideia de não saber nem sobre o que se trata o livro é bem intrigante :p
    Ótima resenha. deve ser difícil escrever sobre algo que não se poder falar sobre rsrs
    Parabéns ^^
    http://aconstantinobrandao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito do livro. Você merecia uma leitura espetacular depois que leu simplesmente ana. Bom adorei seus comentários e fiquei muito curioso depois ler ler que a editora aconselhou não saber muito sobre este livro. Se é bom é bom, agora este parece otimo.

    ResponderExcluir
  13. OIii,

    Eu fiquei bem curiosa com a história, esse foi o que vc comentou no face que você tinha mudado de idéia na hora de escrever a resenha?
    Li a respeito do livro, mas mesmo assim vou querer ler depois ;)

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  14. A Seguinte adora trazer esses livros que abalam com nossas estruturas, e nada melhor que um livro que depois do término da leitura, você fiquei pensando nele, questionando-se sobre detalhes do livro. E só por você ter dito que Mentirosos tem isso, fiquei ansiosa para o ler!
    Já tinha visto a capa original no weheartit e me encantei, contudo, não sei procurar os nomes de livros traduzidos aqui no Brasil com base nos originais, então me deixei ficar encantada.
    Mais um livro para minha whishlist!

    Adorei a resenha,
    Carol
    http://cappuccinowithlove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Giu, eu gosto de livros como esse, que quando a leitura termina você continua refletindo sobre porque ele te oferece essa oportunidade, dependendo do assunto tratado, essa etapa é enriquecedora. E gostei mais ainda de saber que a autora oferece essa oportunidade de interação no final, desfechos abertos dessa forma me interessam.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  16. Giu, não tinha visto nada do livro ainda, fiquei curiosa. Concordo com você que é melhor dar um passo pra trás, ás vezes, alguns livros são tão complexos que demora pra gente digerir mesmo. Eu também tenho uma memória ruim, sempre vou anotando durante a leitura ou volto nos índices. O livro é tão misterioso, que até sua resenha ficou hahaha mas você conseguiu deixar a gente curioso mesmo sem abrir muito o jogo sobre a Candy!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não tinha ouvido falar sobre o livro, mas já fiquei muito interessada. O livro parece ser ótimo, e eu gosto de livros assim, meio perturbador...
    Acho que também vou gostar bastante desse livro, mesmo não tendo todas as respostas.
    Eu achei essa capa bonita, mas também prefiro a original.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olá

    Quanto mistério, até fiquei curioso. Já li livros que me deixaram com essa sensação também, é horrível ao mesmo tempo que instigante, faz a gente pensar muita coisa e imaginar vários rumos. É bacana quando fazemos um releitura para enxergarmos detalhes que poderiam ter passados despercebidos. Confesso que leria só por conta de tudo o que disse, mesmo com a protagonista narrando a história e ela sendo chatinha de vez em quando, minha curiosidade vai além disso haha

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Giulia, tudo bem?
    Não precisa dizer mais nada!!! Se é para se entregar ao livro, sem nenhum conhecimento prévio, é porque não estarei preparada para o que irei encontrar e isso por si só já é um grande motivo para eu querer ler o livro e com certeza adorá-lo no final.
    Eu quero fazer essa experiência, livro no topo da lista!!!!!!!
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Giulia
    Eu vou receber esse livro e fui aconselhado da mesma forma: quanto menos eu souber sobre o livro mais será incrível a leitura. Eu li alguns trechos da sua resenha, confesso. E já peço desculpas por isso. No entanto, é por um bom motivo. Não quero estragar minha experiência.
    Adoro livros perturbadores, que nos fazem pensar e ficamos intrigados com as respostas. Enfim, curti e quero ler o mais rápido possível. <3

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oie

    Nossa, tipo muito curiosa mesmo e com muita vontade de ler logo esse livro!
    Não vou mais ler nada sobre ele, para poder ter essa sensação, de descobrir tudo na leitura! É muito legal fazer isso!!!!!!
    Já aconteceu comigo tbem, de terminar um livro, e achar que não gostei, mas mesmo assim não tirar ele da cabeça e depois aiiiiiiiii virar um queridinho! *-*
    Bjos

    ResponderExcluir
  22. Eu não sei se irei ler esse livro, mas fiquei bem curiosa sobre a história, mais ainda ao ver o recado de que quanto menos soubermos sobre a história mais iremos apreciar a leitura, na realidade acho que isso acontece com quase todos os livros e geralmente eu tento ler as escuras, sem realmente saber do que se trata, porque desse jeito parece que a história flui melhor, sei lá, não me decepciono porque nem deu pra criar expectativas kkkkk Mas enfim, adorei a resenha, queria saber sobre a história, mas entendi que é melhor não saber :c

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  23. Confesso que não tinha me interessado pelo livro, mas após sua resenha fiquei tentada a ler. Gosto de livros intrigantes, então acho que esse é uma boa pedida rsrs
    Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  24. Oii!
    Estou curiosa com este livro pelo fato de que você falou que é a vontade de querer descobrir os mistérios.
    Gosto também de livros que são narrados por várias personagens - apesar de não ler muito -, porque é bem legal ver os fatos do livro narrado em vários pensamentos.
    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Giu, eu não li a resenha, obvio. Você disse para eu ler de olhos vendados e eu vou fazer isso rs
    Concordo que a capa original é bem melhor.. a nacional é feia =/
    Depois que eu ler, vamos conversar sobre ele ;D

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  26. Giu, não me senti atraída por esse livro. Você sabe que não sou tão fã de finais abertos, que geram interpretações diversas, como você. Que bom que você descobriu que gostou depois de refletir sobre a história, e que curtiu a narração mesmo sendo em primeira pessoa e não sendo a sua preferência, mas realmente não sei se a história é pra mim. Por enquanto, não quero ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  27. Gosto do termo usado: perturbador.
    Acho genial quando um livro leva você do ódio ao amor em pouquíssimo tempo, que te faz parar de pensar em si para refletir a história, precisa realmente ser um gênio para causar tantas impressões.
    Confesso que ainda não sei o que pensar sobre esse livro, mas seguirei a sugestão da Cia das Letras e vou ler sem procurar saber muito sobre ele!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  28. Oi Giu,

    Achei muito interessante a trama cheia de mistério e que ainda nos deixa livres para dar uma interpretação pessoal. Agora, se você ficou angustiada com o final e precisou de um tempo para elaborar tudo, imagino que demorarei o dobro do tempo, assumo que sou lenta, às vezes, hahaha.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Você conseguiu prender a nossa atenção com esta resenha.

    Fiquei instigada a descobri mais sobre o passado da Cadence.

    Adoro leituras que fazem o leitor refletir sobre a própria vida.

    ResponderExcluir
  30. Olá Giu,
    confesso que me senti perdida só lendo sua resenha. Mas também fiquei bastante curiosa. Gosto de livros que nos fazem parar para pensar e analisar fatos. Resumindo: nos fazem pirar e ficar com a cabeça cheia de coisas. hahahaha
    Pelo que li, a um mistério bastante envolvente que prende, e cujo nos faz ter que trabalhar e muito para entender.
    A capa que você colocou, também transmite algo que não conseguimos identificar de cara, sem saber a real da historia, o que me deixou abismada.
    Marquei o livro aqui, mas vou ler ele quando estiver "zen" pois quero poder entender e não me sentir frustrada.
    Parabéns pela resenha Giu, adorei ela.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  31. Hey, Giu!

    Não sabia nada acerca da obra até ler sua resenha, e confesso que ela me deixou muito curioso pra ler o livro. Primeiramente, por causa da narrativa, depois, pelos quotes. Já estou amando! Parece ser um livro bem envolvente. Boatos que agora está na minha listinha de compras, haha!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Giulia!
    Confesso que quem ficou um tanto zonza fui eu ao ler sua resenha...
    O título do livro é sugestivo e acredito que é o que se passa no enredo, nada do que é descrito é realmente verdadeiro, essa foi a impressão que tirei de sua resenha e por conta disso, sua dualidade no entendimento da leitura.
    Gosto de livros com finais abertos, assim podemos refletir e tirara nossas próprias conclusões. E acredito que só poderei entender todas suas dúvidas, após ler o livro.
    Bom domingo!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Caramba, adorei a história do seu livro. Não sei se foi você que descreveu muito bem na resenha, mas fiquei mega interessado. Essa é com certeza uma temática que sempre gosto de ler sobre então com certeza ficarei de olho na livraria.

    Abraços!
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Olá Guilia!
    Por mais que você tenha elogiado o livro, eu não me senti atraída pra lê-lo. Não gostei da
    história. Que bom que depois que você refletiu tenha gostado. Tem livros que é assim mesmo, só depois de um tempo nós entendemos o que ele quer nos passar.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Caramba, q livro diferente!
    E o fato dele ser 'perturbador' me deixou mais ertubada ainda p lê-lo!! Vou tentar trocá-lo no Skoob c alguém o.O
    Precisamos desse livro p hj! N queremos esperar até Outubroooo!! E agora, como faz? hahaa

    ResponderExcluir
  36. Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas fiquei com muita vontade de ler, que livro diferente !
    Adorei...

    ResponderExcluir
  37. Oii,
    Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro. Fiquei curiosa a respeito dele. Espero que corresponda as expectativas que estou criando!
    Beijos,
    Juliana Barbosa (GFC)

    ResponderExcluir
  38. Fiquei mais curiosa ainda depois da resenha! "Mentirosos" já está na minha lista de "vou ler"!!

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)