{ entrevista } Marcia Rubim

Perfeccionista. Como revisora dessa autora, sei o quanto ela se esforça pra mostrar um trabalho redondinho e maravilhoso pra vocês. Mas não falo bem só por isso, eu realmente me emociono com suas histórias, a ponto de ficar com o coração apertado nas 2 vezes que li uma determinada cena.
Além de escrever bem, ela é linda e simpática. Assim fica difícil não gostar dela.

Marcia Rubim




Nos eventos literários cariocas, já sabemos que ela vai aparecer chique e discreta. Uma pessoa elegante, reservada, tímida; uma escritora que foge do óbvio. Isso é o que a gente enxerga de longe, mas a Marcia é muito mais do que isso. Quem é Marcia Rubim?
Em primeiro lugar, gostaria de agradecer o convite para participar desta entrevista. Fazer parte do blog Prazer, Me Chamo Livro é sempre uma honra para mim! S2
Bem, começando... Ainda fico um pouco impressionada quando me intitulam desta forma, do tipo chique, elegante, etc. Na verdade, acho apenas que tenho boa noção do que me cai bem fisicamente, daí chamo atenção. Se me vissem diariamente, com certeza mudariam de opinião, pois sou dessas que andam descalças dentro de casa e dificilmente usam maquiagem durante a semana por pura preguiça de usar demaquilante! kkk
Mas a Marcia Rubim é uma pessoa bastante tímida e comum. Acorda cedo, malha, corre para o trabalho (sou odontóloga) e ainda consegue tempo para administrar a casa, para dar atenção à família (que inclui marido, filho e cachorro), para ler e responder às mídias sociais e... para escrever (ufa)! Às vezes, esse cotidiano é meio exaustivo, mas, quando fazemos o que amamos, qualquer coisa se justifica. Sendo assim, acho que a melhor definição que tenho para mim mesma é exatamente essa: sou uma pessoa apaixonada pelo que faz!

Sua biografia revela uma curiosidade: além de escrever, você canta, pinta e desenha. Por que, dentre todos esses talentos artísticos, você optou por investir na literatura?
Difícil responder o que te toca no coração, não?
Cantar é algo que nasceu comigo (gosto muito mesmo); jamais fiz qualquer curso nesse sentido, mas acredito que esse dom seja um pouco incompatível com o meu nível de timidez, embora, por conta de palestras e eventos, essa ansiedade tenha amenizado um pouco.
Acredito que a literatura tenha vindo para a minha vida do momento certo. Sempre li muito e tenho uma relação muito estreita com a arte, sob vários aspectos. Já fiz curso de designer, sei fazer bijuterias, bordar, tricotar e até enfeitar festas infantis com balões (!), mas a literatura consegue, além de me proporcionar um prazer inenarrável durante todo o processo de estruturação de uma história, trazer de volta, como recompensa, novas amizades e muito carinho! E isso, sinceramente, não tem preço!

Todo mundo sabe que eu não gosto muito de fantasia, mas os seus vampiros acabaram conquistando meu coração. O que você acha que eles têm de diferencial? Podemos compará-los com algum vampiro famoso?
Acredito que essa sua ligação deva-se ao fato de eu ter adequado meus personagens o mais próximo que pude à nossa realidade, tornando-os (quase) possíveis. Outra diferença é que eles lutam para não sucumbir aos vícios da espécie e deixam aflorar a parte humana que existe em suas essências (muitas vezes esquecidas pela sociedade), além de terem religiosidade.
Não sei se consigo compará-los a outros vampiros, já que criei um ambiente diferente, com conflitos e lendas bem distantes do que tenho lido, mas sempre há aqueles que correlacionam o Richard (de Adeus à Humanidade) ao Carlisle (de Crepúsculo) por eles exercerem a mesma profissão, mesmo que no quesito físico e comportamental eles sejam diametralmente opostos.

Como você lida com as críticas aos seus livros? E as comparações te incomodam?
Acho que lido bem com as críticas, sim. No meu entender, o livro é um produto. A partir do instante em que é adquirido, o consumidor tem direito de pensar o que quiser dele. Nenhum autor é unânime, e nem seria bom se fosse, pois cairia na padronização. Além do mais, algumas críticas são até importantes para o crescimento do autor, fazendo com que ele tente se aprimorar. No mais, nem tenho muito do que reclamar, já que os retornos positivos relativos às minhas obras são infinitamente maiores, algo que só tenho a agradecer a Deus.
Quanto às comparações, elas sempre irão existir em maior ou menor escala. Não importa o quão distante você está da história A, B, C, ou do universo à parte que criou. Suponho que para alguns seja até uma necessidade de se agarrar a referenciais, mas enfim... até agora não cheguei a me incomodar com isso não. No final das contas, sempre será a forma como se conduz a história, o enredo e o talento que farão a diferença.

Na série Adeus à Humanidade, você conta a história de amor de Stephanie e Richard. Com o decorrer dos livros, percebemos algumas passagens de tempo na história. Você pode adiantar mais ou menos a época do final da série?
Eita, curiosidade! Kkk
Sim, haverá apenas mais um salto no tempo (não tão grande assim, prometo), mas é intencional. Na maior parte dos romances vampirescos, nunca sabemos o que acontece após as uniões, e em Adeus à Humanidade eu quis mostrar exatamente isso: mesmo com a eternidade como companhia, Richard e Stephanie estarão sujeitos a qualquer adversidade, provando que não são tão irreais ou inabaláveis assim.

Suas capas são misteriosas e têm pistas do que iremos encontrar na história. Você participa do processo de criação, direcionando como quer a arte, ou faz um resumo da história pro capista e deixa nas mãos dele?
Participo de cada etapa, direciono, faço resumo, dou cambalhota se preciso for! Os capistas precisam ter paciência comigo, assim como os revisores e diagramadores. Para mim, a obra é um todo, a realização de um sonho, e com sonhos alheios não se brinca! kkk Gosto de passar a mensagem completa!

Eu já li seu próximo livro, mas tô de boca fechada total! Tem como contar um pouquinho sobre ele?
Sem fugir ao padrão, O Despertar da Espécie traz outra trama no estilo montanha-russa. Gosto de levar os personagens ao limite emocional e mostrar como é possível, a despeito de qualquer situação absurda, o amor virar pelo avesso e vencer, e nesse livro não será diferente. A sempre tão irônica protagonista Stephanie vem mostrando durante a série um receio meio irracional em relação ao passado de Richard, e somente neste volume descobrimos o motivo. Só que, quando isso acontece, já será tarde demais. Vários fatores agravantes acontecem, desde mortes até uma guerra à qual ela jamais sonhou em participar. O problema de ser submetido a circunstâncias tão extremas é que, muitas vezes, uma batalha pode ter sido dada por terminada, mas internamente ela continua. E pior do que derrubar exércitos é enfrentar o poder de um sentimento, não? Então é aguardar o lançamento para conferir!!!

Fale um pouco sobre o seu conto na coletânea Em Contos de Amor e sobre como foi trabalhar nesse projeto.
Trata-se de um chick lit hilariante, a história de uma estudante “crepuscólica” Manoela, aparentemente bem resolvida com o excesso de peso, que se apaixona pelo que considera ser o oposto do seu ideal masculino: um nerd magro e escondido por trás de grossas lentes de grau. Após sofrer um episódio de bullying na escola, Manu volta para casa, dorme, e é acordada pela imagem do seu personagem predileto, Edward Cullen, vinda da tela do seu computador, fazendo uma proposta que irá mudar completamente a sua vida. Garanto que a trajetória dela até entender qual é a verdeira medida do amor renderá ao leitor, no mínimo, boas risadas!
Quanto a participar do projeto, foi um período muito bom. Em um dado momento, achei que não seria possível fazer parte, pois eu passava por um momento de muitos trabalhos acumulados. Mas a Mila Wander (a organizadora) não deixou que eu desistisse, permitindo, inclusive, que eu entregasse o manuscrito após o prazo (valeu, amiga!). A coletânea recebeu contos maravilhosos e um grupo de autores fantásticos. Pena que, por problemas editoriais, o livro acabou sendo desmembrado, e hoje cada um dos participantes está postando seu conto individualmente, seja na Amazon ou em outros meios de divulgação. Em breve o meu, A Medida do Amor, estará à venda online.

Sua escrita terá sempre o foco no romance, ainda que com temáticas variadas? Já pensou em escrever algum gênero bem diferente do que já fez até hoje?
Acredito que terá sempre esse foco, sim. Até agora, consegui traçar inúmeros esboços de histórias, desde comédia a suspense, mas sempre perpassando pelo tal amor... Sou uma mulher romântica, o que é que eu posso fazer? kkkk

Deixe um recadinho pra quem ainda não leu nenhum de seus livros.
Caramba, como assim você ainda não leu??? Por que, em nome de Jesus? Kkk
Brincadeirinha, gente. Como todo autor, aguardo ansiosamente pela honra de ser lida e adoro interagir com os leitores. Possuo, inclusive, um grupo no facebook onde discutimos sobre os personagens, as cenas, postamos fotos e fazemos amigos! No skoob existem inúmeras resenhas sobre o livro, e aqui mesmo, neste blog, foram postadas duas delas*. Deem chance ao autor nacional e façam parte desta história! *U*

Agora deixe um recadinho pros seus leitores.
Amores, sei eu está sendo sofrível para vocês conter a ansiedade pela espera do novo livro, mas garanto que não é menos angustiante para mim. O que posso dizer é que valerá a pena!!! Muito obrigada pelo carinho de sempre e fiquem com Deus! #LoveU

* resenhas: Adeus à Humanidade | Quando a Humanidade Prevalece
♦♦♦♦♦

Os livros da Marcia foram publicados pela Editora Literata, e ainda esse ano sai o terceiro: O Despertar da Espécie. A antologia está disponível na Amazon.


Você pode entrar em contato com a autora nas redes sociais dela: Fan Page | Site | Twitter | Instagram

Depois de conhecê-la mais um pouquinho, duvido que você não tenha curiosidade em conhecer também suas obras. Se eu fosse você, não perdia mais tempo e corria pra ler!

Gostou da entrevista? Já conhecia a autora? Diz aí o que achou.

31 comentários

  1. Como ela é simpática e linda meu deus, gosto quando os autores são assim, simpáticos e por vezes até amigos. Quanto talento, ela literalmente pinta e borda haha
    Eu ainda não conheço suas obras, mas depois dessa entrevista vou correndo ler. As capas são muito lindas, adorei a premissa e eu sou apaixonada por vampiros, então não posso perder.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. hahaa...q linda ^^
    E ainda por cima humilde =)
    Adorei conhecer um pouco mais sobre ela!
    Uma mulher multi funções pelo jeito! hahaa...se n quiser escrever mais é só cantar, dançar...
    Legal saber como funciona a confecção das artes de capa, nunca tinha parado p pensar nisso.

    ResponderExcluir
  3. Puxa fiquei muito curiosa para ler *-*
    Sou apaixonada pro vampiros desde pequena (muito antes de entrar na moda pra falar a verdade rsrs) e gosto da ideia de isso se aproximar do real.
    A autora parece bem simpática ^^

    ResponderExcluir
  4. A autora tá certa, quando fazemos o que amamos qualquer coisa se justifica!
    Ao longo da entrevista deu pra ver que ela é tão legal e divertida!!!
    Curiosa pra ler os livros dela!
    Bjs, Giulia <3

    ResponderExcluir
  5. Adorei está entrevista. Uma das qualidades dos autores brasileiros é a simpatia. E simpatia a Marcia tem de sobra. Adorei a entrevista (já falei isto né?!) e o livro também.

    ResponderExcluir
  6. Eu achei a entrevista muito bacana, até porque eu ainda não tenho o livro da autora em minha estante. Pretendo ler assim que ela lançar o terceiro da série, porque assim leio tudo de uma vez só (risos) Espero poder gostar como todos tem gostado, pois só vejo falarem bem. Mas eu ainda não sei realmente do que se trata realmente a história, só sei que é um romance. Mas a autora também me formou que tem haver com vampiros...seilá...enfim....Estou curiosa, sem contar que as capas dos livros são lindas. Espero ler logo. Se cuida minha querida e parabens pela sua entrevista, porque ficou ESPETACULAR !! =DD

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiii,

    Eu adoro entrevistas! Acho que é uma forma de nos identificarmos mais ou menos (vai saber) com a autora...
    Gostei bastante dela e realmente ela é linda!! Fiquei com vontade de ler Em Contos de Amor...

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. Ei Giu, tudo bem?

    Eu li Adeus a Humanidade em um Book Tour que a autora organizou, achei o livro interessante. Adorei a entrevista, Giu. Ainda não tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente.Dar uma chance para um autor nacional é muito importante e todos eles tem grandes talentos

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Muito simpática mesmo! e quem nasce para ter vários dons é outra coisa né.... eu ainda não li os livros dela, mas fiquei com vontade de ler logo! Eu gosto muito de fantasia e vampiros e coisas assim.... e é muito bom saber que os vampiros dela... são tipo mais reais! srsrrsrsrrs

    Adorei a entrevista..
    bjos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Muito legal a entrevista. Não conhecia a autora e suas obras, mas fiquei interessada, ainda mais depois de saber que tem vampiros e o bom e belo romance que todos gostam sz

    ~ Cantaremverso.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei de conhecer um pouco mais da Márcia. Seus livros estão na minha lista de desejados e espero poder ter a oportunidade de lê-los em breve.

    ResponderExcluir
  12. Certo, pera, quero a receita para conseguir organizar essas mil e uma funções, hobbys, uaauu, quanto talento. Não conhecia a autora, adorei a entrevista, as capas e acho sim que os nacionais tem que ser valorizados, e os blogs ajudam muito com isso, parabéns!
    Blog: Porão da Liesel
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  13. Eu não conhecia a autora, mas adorei ler um pouco sobre ela, ela transmite simpatia, e fiquei bem interessada em ler algum livro dela. Adoro as entrevistas, parabéns !!!

    ResponderExcluir
  14. Que autora sensacional. E ela canta e também desenha, já comecei a admirá-la por vários motivos. Não curto muito os vampiros, são poucos que ainda me interessam. É triste mesmo essas comparações, eu particularmente não gosto delas que bom que ela não se incomoda tanto. Algumas são até inevitáveis, confesso. Ela aparenta ser uma mulher romântica (principalmente pela capa de seus livros), tomara que ela se aventure em outros estilos também haha

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa, ela pinta, desenha, canta e ainda escreve?! É uma artista completa, cheia de talentos.Eu admiro demais que tem o dom pra desenhar.
    Eu não li nada da autora, mas o que me chamou a atenção foi saber que ela explora ao máximo as emoções dos personagens, gosto disso, e foi o que me despertou pra conhecer algo dela.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  16. Oi Giu, tudo bem?

    Não conhecia a autora, mas agora definitivamente quero ler os seus livros, e nossa, que bom que ela optou pela literatura em vez de um de seus inúmeros talentos ;) rsrs. Gostei dela ter escrito uma história de vampiros diferentes, até onde é possível ser. E que legal que ela participa de todo o processo do livro, desde a escrita, até a capa e tudo o mais, quando é feito assim, tem todo um maior envolvimento. Bom, é isso... adorei a entrevista, as perguntas foram ótimas e as respostas também. Fiquei bem curiosa para ler também o conto.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  17. Também sou dessas... rs... só ando descalça e morro de preguiça de usar maquiagem durante a semana... e no fim de semana só uso quando necessário. Já tive que usar tanta maquiagem no teatro que considero que esgotei minha quota, só uso em ocasiões especiais.

    E que talentosa ela é!! Quanta coisa ela faz!!! E olha, não curto vampiros, mas fiquei curiosa para conhecer os que ela criou, já que lutam para não sucumbir aos vícios da espécie e deixam aflorar sua parte humana... acho que vou gostar deles! Amei a entrevista, a autora é super simpática!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Giulia!
    Gosto muito das entrevistas com os autores porque podemos conhecer um pouco melhor tanto da vida pessoal como do processo criativo e obras.
    Achei interessante ela ter uma visão artística diversificada, acredito que isso até ajuda no processo criativo dos livros.
    E quanto aos livros, amo vampiros e tenho muita curiosidade na obra.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  19. Essa autora possui tantos talentos artísticos, além de ser bem exponente assim nas respostas. Confesso que nunca havia ouvido falar dela. Eu sinceramente não curto livros com essa temática, mas estou sentindo vontade de começar a embarcar nesse mundo, e acho que seria uma boa começar pelos livros dela.
    Adorei a entrevista
    Att,
    decaranasletras.blospot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, Giulia
    Já conversei via inbox um pouco com a Marcia e ela é super atenciosa e simpática! Ainda não li os livros dela, mas morro de curiosidade! Essas capas da Literata ficaram liiiiiindas <3
    Morrendo de amores por elas. Na entrevista ficou claro como ela é humilde. Adorei as respostas e sobre sua estória com os vampiros, os livros e chamado a ser escritora!!
    Ótima entrevista!!

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Giulia,

    Fiquei com muita vontade de ler o livro da Marcia, tem vampiros e preciso voltar para meus amores <3 Gente como ela arruma tempo pra tanta coisa! E o conto agora que me deu vontade mesmo tem o Edward hahah e a historia é bem diferente de tudo! Amei conhecer um pouco mais da autora, e em breve eu vou ter que comprar um livro dela né!

    Mayla

    ResponderExcluir
  22. Uma vez DIVA, sempre #DIVA. Marcinha é a melhor... adoro demais e estou ansiosa pelo terceiro livro da série Adeus a Humanidade S2. Parabéns ao blog, amei a entrevista!

    Beijokas
    Roberta Farig - Escritora
    http://robertafarig.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. gostei muito, uma pessoa inteligente , sensivel ,adorei, desejo tudo de bom a ela , sucesso.

    ResponderExcluir
  24. Já rolou uma identificação com a autora! hahaha
    Preguiça de usar desmaquilante diariamente me define <3
    Tenho Adeus a Humanidade no Kindle a algum tempo. O que me atraiu foi a capa maravilhosa - você sabe que eu não leio sinopses né. E agora sabendo que eles falam de vampiros da vontade de me jogar imediatamente na leitura. Adorei a entrevista. A Marcia é muito simples e da para perceber o quanto ela ama o que faz.

    Marcia, os leitores aguentam, então pode demorar que ainda sim vamos estar aqui haha
    O bonus é que vai vir tudo perfeitinho e a gente adora isso <3
    Ah, a cada do terceiro volume é lindíssima *-*

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  25. Ainda não tive a oportunidade de ler os livros da autora, mas sempre tive vontade, mesmo não sendo a maior fã de vampiros.
    Nossa, cheia de talentos!
    Bacana a autora participar do processo todo de criação de seus livros, realmente deve ser um sonho ter a obra publicada, e ela deve estar perfeita =)
    Adorei a entrevista e achei a Márcia super querida e simpática!

    Beijokas
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  26. Olá Giu,
    eu conhecia a autora, mas nada assim tão profundo que possa dizer "somos camaradas" rs.
    Porem com a entrevista eu acabei sabendo de assuntos me levantaram interesse a sua obra. Adorei saber que acompanha de perto o trabalho com a capa a diagramação e revisão. Isso mostra o empenho dela com seus leitores, levando a eles o melhor.
    Nossa eu adorei a entrevista e amei conhecer um pouquinho mais sobre ela.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  27. Giulia lindona adorei a entrevista , comprei essa semana o primeiro livro dela não vejo a hora de ler ainda mais vampiros, vampiros me encantam. Muito interessante a autora ser cantora , toda artista tem uma alma linda .Muito simpática não vejo a hora de começar a ler. beijos e muito sucesso a autora.

    ResponderExcluir
  28. Oii,
    Adorei a entrevista com a Márcia!! Ela parece ser uma ótima pessoas, dessas que te encantam a primeira vista!! Ainda mais com todas essas habilidades!! ^^
    Beijos,
    Juliana Barbosa (GFC)

    ResponderExcluir
  29. Adorei conhecer a autora. Eu não conhecia ela nem os livros dela. Mas achei ela uma fofa, e fiquei curiosa pra ler os livros dela, mesmo já estando bem cansada de vampiros hahahah
    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Oie...
    Eu ainda não conhecia a autora mas amei as capas dos seus livro, e a entrevista foi o máximo, ela é super fofa. Vou procurar suas obras no skoob.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    A Marcia como sempre uma fofa. Eu amo essa mulher, ela é mais do que escritora favorita, ela é minha amiga. Uma mulher fantástica, muito inteligente e como você disse elegante. Um exemplo a ser seguido. Amo os livros dela e estou ansiosa para ler O Despertar da Espécie.
    Amei a entrevista.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)