O Para Sempre de Ella e Micha - Jessica Sorensen


Título: O Para Sempre de Ella e Micha (Segredo #2)
Autora: Jessica Sorensen
Editora: Geração


Jessica Sorensen está de volta com o segundo volume da série, três vezes mais hot! Ella e Micha começaram a namorar. Ella está na faculdade em Las Vegas. Micha saiu em turnê com sua banda de rock. Tudo parece se encaminhar para uma relação estável. Mas não é o que acontece. Pesadelos começam a assombrar Ella. O medo de ser abandonado persegue Micha aonde quer que ele vá. Tudo o que enfrentaram antes não pode ter sido em vão... eles não podem perder um ao outro. Ou podem? Os dois irão sentir essa verdade na pele quando a distância começa a se revelar mais destruidora do que eles poderiam imaginar. Ciúmes, segredos e fantasmas do passado ressurgem ainda mais ferozes, enquanto as vivências sexuais se incendeiam, apimentadas por jogos sensuais, bebedeiras e muita velocidade nas estradas do oeste americano.

Você que não leu O Segredo de Ella e Micha pode ler essa resenha tranquilamente que eu não vou soltar spoilers, ok?

Recebi esse livro com uma expectativa lá nas alturas justamente porque amei o primeiro. Gosto de new adult, e Jessica Sorensen conseguiu me conquistar com sua escrita envolvente. Mas, como diz o ditado, quando maior o altura, maior a queda. Fiquei bastante decepcionada com o que li.

Ella está mais chata do que nunca. No primeiro eu a defendi, entendi que suas crises eram decorrentes de tudo por que passou, de seus traumas e medos. Mas no segundo ela está insuportável. Parece que o amor fez com que ela regredisse e "desamadurecesse". Sei que ela continua com vários problemas não resolvidos, mas simplesmente não deu pra suportar sua insegurança e falta de amor-próprio.

Em contrapartida, Micha se revelou um cara ainda mais lindo, mais compreensivo, mais fofo - claro, à sua maneira. Ele é o mesmo que conhecemos, com problemas familiares e sonhos a realizar, mas não deixa que isso interfira no relacionamento com Ella.

A cada lágrima derramada ela rouba uma parte de meu coração, até que o possui completamente. Percebo que, apesar dos tempos difícieis que certamente enfrentaremos, nunca serei capaz de me afastar dela.

A premissa também não é tão interessante, pareceu aquelas continuações forçadas, em que o autor enrola pra encher um livro sendo que não tem muito o que contar. Tudo gira em torno do conflito que Ella vive, do seu tratamento psicológico e da sua falta de autoestima em relação a ser a namorada de Micha. Ele faz tudo por ela, mas a recíproca não é verdadeira; e o que é pior: faz com que ele se sinta inferiorizado.

Ela se afasta de mim e tento não pensar sobre o desequilíbrio que há no amor que sentimos um pelo outro. Ela vai chegar lá um dia, assim que entender o que é o amor.
Quando grito "eu te amo" enquanto ela se dirige para o corredor, e ela só me responde com um sorriso, sinto um pouco de dor.

Tratar de depressão em um livro é sempre complicado, pois a chance de perder a mão e transformar o personagem em uma pessoa desinteressante, chata e reclamona é grande. Infelizmente ainda não peguei nenhum livro realmente bom com esse tema, que não faça da doença um fardo durante a leitura (aceito indicações).

A narração continua sendo em 1ª pessoa, alternando entre a voz dos dois protagonistas. Ler os relatos de Ella foi extremamente massante; sempre que chegavam as partes dela, torcia pra trocar logo pro Micha. Não consegui me sentir presa e demorei dias (mais de 1 semana) pra concluir, o que é uma raridade pra mim.

Lila e Ethan aparecem e têm importantes papéis na história, como apoio aos protagonistas. Mas ainda não é aqui que eles ficam juntos. Aliás, eles apareceram bem menos do que eu esperava, mesmo como apenas amigos. A autora explorou pouco esses personagens, que têm um potencial grande.

Não gostei da revisão (isso não é normal na Geração, mas também aconteceu no primeiro livro), principalmente em relação aos travessões. Por exemplo:

- O que você fez depois que desligou o telefone com Dean e ficou chateada? (Micha)
- Não fiquei chateada. (Ella)
Corrijo-a.
- Só triste, então voltei para meu quarto e me enrolei feito uma bola por um tempo. Depois saí sozinha da situação.(Ella)
- Que bom. A que horas você vai para Nova Iorque? - Ela tira os óculos e há marcas veremelhas no local em que ficaram pressionados contra o nariz. (Micha)

Mudou o parágrado, há um novo travessão, mas quem fala ainda é a mesma pessoa. Isso confunde demais, porque eu sempre achava que era outro locutor, mas na verdade não tinha mudado. Por que aquele "Corrijo-a" não foi colocado entre travessões logo após de "chateada", como acontece na fala seguinte de Micha? Sei que não gostei, e isso me atrapalhou muito.

Também não gostei da capa. Achei esse Micha muito gay pra virilidade que o personagem apresentou. E o livro cita cachos nele, não esse cabelo escorrido que aparece.
A diagramação é simples, mas ainda com aquela letra enorme.

Deu pra perceber que não curti a continuação, né? O próximo livro é sobre Lila e Ethan, e espero de coração que a autora não perca a mão, pois aguardo esse romance há tempos.

Resumindo: O Segredo de Ella e Micha é maravilhoso; O Para Sempre faz jus ao nome, demorei uma eternidade pra concluir a leitura. Se vocês quiserem arriscar, vão fundo, mas eu recomendo parar no primeiro.

34 comentários

  1. A maioria das pessoas que leram esta continuação também me disseram que não gostaram.

    Acho que ficarei com a leitura apenas do primeiro então.

    Forçar uma continuação para a história não é legal.

    ResponderExcluir
  2. Oi.

    Ha que pena que o 2. livro não é tão bom! Fico com muita dó quando isso acontece!
    E eu não tenho paciência com personagens com crise existencial que se tornam chatas... affffff principalmente se o lindo amado e idolatrado faz de tudo por ela e ela não retribui... (mais ou menos foi oque entendi que aconteceu) rsrsrsrs
    Ainda tenho vontade de ler o O Segredo de Ella e Micha, mas provavelmente vou ficar nele mesmo!!!

    vlw pela dica...

    bjos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Giulia, não conhecia esse livro e nem a série e achei sacanagem a personagem ter ficado insuportável e o livro não ter ficado tão bom. Sinceramente? Sou a favor de os livros terem continuação apenas quando realmente for preciso se não acaba atrapalhando a história.. Não me interessei muito não apenas por sua resenha mas porque não me identifiquei :/

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  4. É lamentável esse segundo livro decair assim, não há quem suporte uma leitura com tantos detalhes ruins e ainda com uma escrita confusa. Depois de ler voltei para reparar a capa que vc citou e dei risadas do Micha "gay" rsrsrs... Se todos leitores tiverem a mesma impressão, "O para sempre de Ella e Micha" não terá muito sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Giulia! Pelo visto, a maioria não está gostando, sendo que curtiu o primeiro. Achei essa confusão dos travessões um grande problema. Não é incômodo, é realmente super negativo, fica complicado acompanhar e perde-se o raciocínio...
    Ler as resenhas desse livro me fizeram desistir do anterior. Ou será que dá para ler o primeiro e só?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Não curto o gênero new-adult, então com certeza não vou ler essa série. Ainda mais por causa dessa chatice de Ella, só que achei interessante essa doença dela.
    Também achei aquele Micha muito gay, kkkkkk.
    Boa resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oiee.

    Também li este livro. Amei o primeiro como você.
    Eu vou terminar de ler, pois mesmo tendo me decepcionado eu ando assim, lendo mesmo arrastada, só para ver se tem algo bom lá no final

    Eu li o livro: Canção para uma Libélula que relata sobre depressão e estou ansiosa pela segunda parte. Tenta ler ele.

    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Giu, você vai me poupar tempo e dinheiro.
    Não achei que o primeiro livro foi isso tudo - a protagonista já me incomodava ali - e esse segundo parece que agradou a poucos. Mas quero ler o romance seguinte!
    essa capa não é das piores, mas está bem longe da beleza da primeira.
    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  9. Giulia quando lançaram o primeiro fiquei bem empolgada porém ao ler várias pessoas falando sobre a protagonista ser cheia de mimimi já desisti da leitura e pelo visto acertei, mesmo você gostando do primeiro o segundo não foi o esperado, tratar de depressão em um livro precisa de muito tato para não se tornar chato e arruinar o personagem. kkk Gay foi ótimo . beijos

    ResponderExcluir
  10. Não gostei da capa também não! Já não tinha gostado antes de ler você dizendo que não tem nada a ver com o personagem, não seria um livro que eu descobriria em uma das aventuras em livrarias, ignorariai completamente. Eu odeio quando isso acontece, quando a nossa expectativa dá uma queda, principalmente, quando se trata de uma continuação, odeio quando autor começa a enrolar só pra ter mais um livro, bem melhor ter apenas um livro e bom.

    Sua resenha não me deu motivo nenhum para considerar o livro, então já sei que é um que eu posso descartar da lista. De fato é difícil retratar depressão, eu gosto como a Anne Rice trata do assunto com vampiros, ela é ´ótima nisso.... crises existenciais de vampiros.

    ResponderExcluir
  11. Aff aff aff, livro com personagens irritantes não rola pra mim. Não gostei do livro e nunca tinha ouvido falar dele. Adorei a resenha. Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  12. Oii Giulia, eu não li esse livro ainda e nem o primeiro.
    O gênero de New Adult não é meu favorito, mas eu curto ler sim...
    Vou dar uma chance para o primeiro e vou ler o segundo de curiosa, hehehe
    Eu gosto de começar e ler a sequencia toda, mesmo que os livros percam a qualidade ou eu perca o entusiasmo, assim, posso dar uma opinião geral da obra..

    beijos!
    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Giulia, tudo bem?

    Nossa, é tão ruim quando a gente tá com altas expectativas e a leitura nos decepciona. E nossa, odeio isso que os autores fazem de ter um primeiro livro bem legal e as vezes a história até fecha ali, mas inventam de fazer uma continuação e que fica forçada, só pra ganhar dinheiro... é horrível. Esses negócios dos travessões também me incomodam e me irritam muito, e quando é com mais de dois personagens então!? Fico mega perdida.

    Enfim, gostei bastante da sua resenha, você soube muito bem explicar os seus pontos.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Oi Giu.
    Bom, eu ainda não encontrei um NA que me conquistasse loucamente, o segredo de Ella e Micha foi o primeiro que li do gênero, e não gostei o suficiente pra continuar acompanhando, e pelo que vi aqui, não fiz má escolha. Não só pela narrativa não cresceu, como pela diagramação, acabei de ler um livro com esse problema do travessão, e isso é péssimo, confunde e atrapalha a leitura por causa dos constantes retornos.
    Você até que classificou muito bem pra tantas ressalvas....foi boazinha rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  16. Não li nenhum ainda e se eu for, será só o primeiro. Eu também não gostei de terem tirado o travessão, deixa tudo confuso. Eu gostei da capa, mas também não conheço o personagem então não tenho o que opinar. Enfim, lerei apenas o primeiro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Que pena que vc não gostou muito desse livro, eu tô com uma expectativa muito grande para ler ele, só não sei se vou achar o mesmo que vc. Li o primeiro em PDF então não sei como a revisão dos dois livros estão,.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho vontade de ler o primeiro, mas tenho lido algumas resenhas negativas do segundo, então acho que não quero me arriscar em começar a ler. Uma pena que você não tenha gostado, é tão ruim quando isso acontece,

    ResponderExcluir
  19. Oii!
    Vi o nome do livro e lembrei que já o havia visto em algum lugar. Deporei um tempinho para assimilar.
    Mas enfim, vi o primeiro livro na livraria um dia desses e fiquei curiosa. Confesso que até pela internet eu ficava paquerando a capa, mas pessoalmente é linda!
    Infelizmente não vi nenhuma resenha ainda sobre ele, então preferi pesquisar primeiro para depois comprar.
    Vou ler em breve e se eu gostar, procurarei sobre o outro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá Giulia!
    Eu ainda não li o primeiro livro. Está na minha estante aguardo. Que pena que você não gostou desse segundo livro. Ei que não tinha lido o primeiro já estava com expectativas nesse imagina você que leu. Agora fiquei na dúvida se vou comprar esse.
    É muito complicado com o escritor perde a mão e transforma o livro numa chatisse só.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Giulia,
    Essa é uma série que tenho muita vontade de ler. Uma pena que tenha se decepcionado com a continuação de algo que mantínhamos tantas expectativas, ne? Aconteceu recentemente comigo. :(
    Confesso e concordo com você que a premissa desse livro não é tão interessante quanto no primeiro. Esse draminha psicológico e falta de auto-estima são coisas que me irritam nos livros, bem como personagens chatas. hahaha
    Por isso, confio em sua opinião e já diminuirei minha expectativa e ansiedade em ler :)

    Abraços
    Adriano G.
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi Giu! Eu li o primeiro é gostei muito, mas percebi que o segundo deixa muito a desejar né? É realmente muito chato quando isso acontece. Uma amiga que leio o segundo também me falou sobre a Ella ficar terrivelmente chata. Por enquanto, eu não vou ler a continuação, mas quem sabe no futuro. Esse livro dos amigos deles deve ser legal, assim espero.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  23. Giu, essa história dos travessões ainda na fala da mesma pessoa, em um parágrafo diferente, com certeza vai me enlouquecer. E eu odeio quando a pessoa na capa não se parece com o personagem, já tive um probleminha com isso no primeiro livro porque achei que a menina era muito pirralha pra ser a Ella... rs... Ainda não li esse simplesmente porque não achei nenhuma resenha de alguém que tenha gostado dele, e não queria atrapalhar minhas boas recordações do primeiro volume. Sei que vai chegar uma hora em que não vou aguentar e minha curiosidade vai me fazer ler, mas estou adiando esse momento o máximo possível.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  24. Oi Giulia, tudo bem?
    Tive que ri com o final da sua resenha quando você justificou o título do livro. Que pena mesmo que a autora se perdeu nessa continuação. Ainda não li o primeiro, estou super ansiosa, mas como esse é uma continuação, mesmo não sendo bom, não vou aguentar e vou acabar lendo, pois quando o começo uma série vou até o fim.
    Adorei a sua sinceridade,.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Desde quando eu vi o primeiro livro eu fiquei interessada, mas vendo os comentários sobre a historia, eu já não fiquei tão animada, sabe? Saber que o segundo livro não é tão bom me desanima mais ainda, porque não gosto de começar algo e parar na metade, prefiro nem começar D; E pelos seus comentários, eu não iria gostar desse livro mesmo, a Ella ter ficado insuportável é terrível, eu certamente iria torcer o nariz para ela, quanto ao Micha, esse parece ser um personagem bacana, no entanto só ele chamou a minha atenção, a história não parece ser legal, essa enrolação no livro deve ser bem chatinha e a revisão estar desse jeito confuso só diminui os pontos que esse livro tinha comigo. Enfim, adorei a sua resenha, mas não leria nem o segundo nem o primeiro livro.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  26. Olá Giu,
    poxa, isso nos entristeci né, quando a continuação - em, vez de ser melhor - é pior. E assim como você eu amei o primeiro livro, me encantei com a historia. Porem pelo que já li sobre este segundo livro, eu não vou colocar em risco, quero continuar a amar a historia de Ella e Micha.
    E menina, que foda isso sobre os travessões e atrapalhada da editora. Isso confunde sim e muito quem esta lendo, pois eu lendo o trecho ali que você disponibilizou, me senti perdida.
    É uma pena a editora não caprichar nos seus lançamentos, pois eles tem mais a perder com isso, então espero que no próximo eles melhorem.
    Amei sua resenha e sua sinceridade com a mesma. Isso foi o bastante para me decidir.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  27. Oi Giulia, eu também não gostei muito desse livro. Sabe eu até tinha achado o primeiro legal, porém nesse acho que autora enrolou um pouco e o relacionamento deles regrediu, parecia que a história não levava alugar nenhum.
    O new adults tem me desanimado um pouco, a maioria só foca nas cenas hots e não desenvolve mto os dramas dos personagens, né?

    Bjs
    Aline Lima
    Sempre Nerd (http://alinenerd.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  28. Giulia!
    Li mesmo muitas críticas sobre essa continuação e algumas pessoas até disseram que o livro é quase uma repetição do primeiro.
    Não li ainda, portanto não posso opinar com convicção.
    Estou com tantos livros bons para ler que acredito deixar passar essa série, pelo menos por enquanto até ter um tempo um pouco mais folgado.
    Semaninha de luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  29. Oi Giulia, tudo bem?
    O pessoal falou tão bem do primeiro livro, a empolgação foi tanta que eu fiquei super interessada em ler essa série (acho que será uma série). Infelizmente ainda não tive a a oportunidade de começar a leitura. Uma pena saber que a continuação não foi tão boa quanto o primeiro livro. Mesmo assim, eu vou ler, porque não vou conseguir ler o primeiro livro e passar para o terceiro sem ler o segundo, risos...
    Gostei muito da sinceridade da resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Não li nenhum livro dessa série, e na verdade eu nem tinha ouvido muito falar e não me interessei tanto. De qualquer forma, adorei a forma como você expôs as qualidades e defeitos do livro :)

    Abraços!
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Eu tenho esse livro, mas não li ele ainda. Eu estava esperando muito desse livro porque também amei o primeiro, mas agora dei uma desanimada. É ruim saber que a Ella está muito chata nesse livro, e já não gostei da revisão só pelo que você falou.
    Vou ler esse livro, mas acho que agora vai demorar um pouco ...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Isso geralmente acontece em filmes né, o primeiro é ótimo, e ai os produtores se empolgam e fazem uma continuação terrível.
    Ainda não li o primeiro, mas se ler, vou ter que pensar bem se parto para o segundo :p

    ResponderExcluir
  33. Eu n conheço essa série, mas consigo compartilhar e entender das suas frustrações.
    É realmente triste qnd os personagens n evoluem de livro p livro e pior ainda qnd retrocedem!
    Têm mts capas q acho bem difícil o artista (q fez a capa) ter lido o livro, por serem tão fora do contexto, acho q as editoras deveriam tomar mais cuidado com isso, pois é mto chato olhar p um livro e n ter aquele feeling com a capa..

    ResponderExcluir
  34. Oi,
    Confesso que não li o primeiro livro e essa resenha me desanimou muito pra começar essa série. Acho que uma continuação forçada não é bom pros leitores. É que nem foi o Entre o Agora e o Sempre, amei o primeiro livro, tava muito ansiosa pela continuação, mas quando li me decepcionou muito. A autora não precisava ter continuado, ou pelo menos não ter se perdido tanto nos problemas dos personagens.
    Beijos,
    Juliana Barbosa (GFC)

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)