A Namorada do Meu Amigo - Graciela Mayrink


Título: A Namorada do Meu Amigo
Autora: Graciela Mayrink
Editora: Novo Conceito


Quando voltou das férias de verão, Cadu não imaginava a confusão em que a sua vida se transformaria. Era para ser um ano normal, mas ele entrou em uma enrascada e está correndo o risco de perder a amizade do cara mais legal do mundo. O que fazer quando a namorada do seu amigo vira uma obsessão para você? Os churrascos da turma da faculdade talvez ajudem a esquecer Juliana, e, se depender do esforço do divertido Caveira, não faltarão garotas gente boa para preencher o coração de Cadu. Mas não adianta forçar... Quem consegue mandar no coração? Alice, a irmã de Beto, é só mais uma das dores de cabeça que Cadu tem que enfrentar. A vida inventa cada cilada!

Três amigos inseparáveis, que cresceram juntos e estão unidos pro que der e vier. Assim são Cadu, Beto e Caveira. Quando crianças, eram obrigados a conviver com Juliana (Juju para os mais chegados) e não suportavam a intromissão de uma pirralha nas suas brincadeiras de menino. Mas os Três Mosqueteiros tinham uma sombra, e ela cismava em ser o D'Artagnan. Juliana se mudou, passou quase toda a adolescência em outra cidade, tendo notícias dos meninos apenas por Alice, irmã de Beto, mas com 17 anos retornou pra arrasar corações. Aquela Juju chatinha se transformou em um mulherão e de cara fisgou o mulherengo Beto, que precisou mudar o comportamento para ser digno de namorar aquela beldade. Cadu estava viajando quando o amigo começou o namoro e mal acreditou quando ficou sabendo disso, afinal, a Juju era um pé no saco. Mas foi só voltar e ver a menina de costas (isso mesmo, mas depois eu volto a esse assunto) pra se apaixonar. E agora, Cadu? Lutar pela menina que ocupa seus pensamentos e desperta sentimentos desconhecidos ou manter a amizade de uma vida inteira?

Sentiram o drama, né? Por mais que fossem um trio, Beto sempre declarou que era mais chegado a Cadu do que a Caveira. E foi justamente pela namorada do melhor amigo que Cadu foi se apaixonar. Que enrascada! Pra piorar, Alice, que sempre se mostrou interessada no amigo do irmão, intensificou as investidas nele. Resumindo... Alice é doida pelo Cadu, que gosta da Juju, que namora o Beto, que é irmão, amigo e namorado, respectivamente. Entenderam?

E o Caveira nessa história? Ele é a parte mais consciente disso tudo. Primeiro porque percebe o climinha e é o único que sabe desse bafafá, depois porque tenta botar juízo na cabeça do amigo, pra que não dê uma de fura-olho. Pra me conquistar de vez, só faltou não ser um pegador de primeira.

O livro começa rápido, não enrola muito pra apresentar os personagens e o conflito. E praticamente ele todo mostra a dúvida de Cadu, suas investidas na Juju, sua culpa por ser um traíra e por aí vai. Justamente por focar na vida de Cadu, a narração foi feita em 1ª pessoa. Fiquei surpresa porque a Graciela fez um excelente trabalho dando voz a um homem; pelo menos pra mim não pareceu forçado nem feminino demais. Imagino que tenha sido um pouco trabalhoso não pensar como mulher e encarnar um jovem com os hormônios à flor da pele.

O tema amizade foi trabalhado tanto na ala masculina - o trio - quanto na feminina - Alice e Juju. Eu adorava as partes em que o Beto ia abrir o coração pro Cadu, contando com a amizade de anos, e o fura-olho ficava lá que nem dois de paus, sem saber o que dizer. Em relação às meninas, pra variar um pouquinho, adivinham por quem eu torci? Pela Alice, é claro! Toda vez que tem triângulos (ou quadrados, como aqui) eu torço pra "pessoa errada", pro coadjuvante. Alice dá de mil a zero na Juliana em simpatia, determinação, atitude e bom humor. deu pra ver que eu não fui com a cara da Juliana e queria que ela terminasse o livro sozinha chorando na cama, né?

Não há nada muito inédito na trama, tem isso aí que eu falei e só. Além desses 5 personagens, tem o pai do Cadu, a mãe do Caveira, os pais da Juju e mais meia dúzia de coadjuvantes que nem vêm ao caso, todos eles tendo aparições raras e com um pequeno desenvolvimento paralelo, mas sempre sob o ponto de vista do protagonista, obviamente.

A escrita da Graci é boa, tanto que li o livro em 1 dia só. De alguma forma, a história te prende, naquele esquema "vou ler só mais 1 capítulo" e quando vê já se passaram muitas e muitas páginas. Foi a minha primeira experiência com um livro dela, e posso dizer que gostei bastante, fez jus a tudo que ouvi de colegas que leram.

Um detalhe que teve nesse e sei que também estava em Até Eu Te Encontrar é o cenário. Ambas as histórias se passam em cidades do interior de Minas Gerais, o que foge totalmente do padrão capitais ou cidades mundo afora. Isso deixa um clima intimista, dá pra gente imaginar perfeitamente uma cidade pequena, com um ritmo de vida menos acelerado, lugares mais próximos uns dos outros... Foi muito bom sair da mesmice e passar algumas horas na fictícia Rio das Pitangas.

Mas o livro não foi de todo perfeito. O "instalove" me incomodou bastante! Cadu viu a menina de costas, DE COSTAS, e se apaixonou. Ele deve ter ficado encantado com o traseiro dela, só pode. Quem nessa Terra, pelamor, fica apaixonado (não é só a fim/interessado) por alguém só por ver a parte de trás do corpo de uma pessoa? Vai que a menina ficou feia depois que cresceu? E outra: lembram que eu falei que ele a achava chata? Ela devia ter uns 7, eles uns 10, e nessa idade qualquer diferencinha de idade faz toda a diferença no comportamento, ainda mais por se tratar de sexos distintos. Eles nem conversaram, não deu tempo de ele desfazer a imagem de pirralha cricri que tinha dela, ele sabia que era namorada do amigo, e mesmo assim ele se apaixonou por ela no instante em que a viu... de costas! Essa parte foi bem difícil de engolir, não consegui entender tamanha rapidez mesmo!
Quando estive com a Graci, comentei isso porque sou dessas que falo mesmo, e ela disse que fez assim pra justificar um pouco o sentimento, que se não fosse desse jeito seria uma canalhice ainda maior (como se já não fosse) do Cadu com o Beto; esse amor instantâneo foi impossível de evitar, mais forte do que ele podia controlar. Não me convenceu muito, mas achei legal trazer pra vocês saberem o lado da autora também.

O final também não foi dos melhores. Eu esperava algo mais bombástico, mas ficou um pouco morno e totalmente aberto. Não há uma definição, você fica sem saber o que realmente aconteceu e meio que rola um "Você Decide", o que achar mais legal coloca depois da última página e aí está o seu final. Às vezes até gosto de finais abertos, mas nesse livro fiquei incomodada porque queria saber de fato o que aconteceu com Cadu, Beto e Juju, as consequências duradouras dessa rivalidade entre amigos. E, segundo a Graci, se for pra eu querer final fechado é pra desistir dos livros dela, porque é uma característica pessoal e sempre terá nas suas obras. Tô lascada, meu povo! kkkkkkkkkk

Gostei da neutralidade da capa. Ao mesmo tempo que dá a entender que é um romance, não tem aquelas frescurinhas de menina, afinal, o livro é narrado por um homem e trata principalmente da amizade masculina. Revisão legal, diagramação ok... Bom trabalho, Novo Conceito!

A Namorada do Meu Amigo foi uma leitura leve, de boas risadas, personagens críveis e volta à época de adolescência. Uma boa pedida pra quando a gente precisa distrair a cabeça e embarcar em aventuras amorosas.

30 comentários

  1. Giu eu estou interessada nesse livro a um bom tempo. Fiquei feliz de saber que o personagem não ficou com jeito feminino e que a leitura é agradável.
    Não sei se esse instalove em especial irá me incomodar. Talvez meus traços românticos falem mais alto, mas mesmo que um amor a primeira vista seja totalmente aceitável, o fato dele saber que ela é a namorado do melhor amigo pode quebrar isso. Não sei.
    Concordo com você sobre a capa. Ela é linda, romântica, mas não é feminina. Ponto para a editora.
    E esse final em aberto hein.. não sei não hahahaha
    nunca sei o que esperar deles ;S

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi Giulia, tenho uma amiga que está lendo o livro e falando que é um pouco infantil demais. As mesmas coisas que você descreveu. Eu li Até Eu Te Encontrar e adorei, mas vamos ver o que acharei deste porque realmente algumas coisas parecem não bater.

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  3. Eu fiquei bem interessada no livro, acho que não vou gostar da parte que ele se apaixona por ela, apenas vendo ela de costas, eu gosto de mais sentimento, de conquista, mas parece ser bem bacana, quando eu tiver oportunidade vou lê-lo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Giulia!
    Esse é um livro que eu quero ler e tô enrolando para comprar desde a época da Bienal; e terminar de ler sua resenha e ver que o final não é lá dos melhores não me desanimou. Parece ser um livro bem divertido.

    Mais legal foi você ter a chance de falar com a autora sua opinião e conversarem sobre isso!!

    ~ Cantar em Verso

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros leves e divertidos, preciso de um livro assim por agora, minha vida anda tão corrida. Gostei muito da sua resenha, me deixou cheia de vontade de ler o livro.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  6. Oi Giulia, tudo bem?
    Já que é Você decide, não preciso nem ler o livro para responder: eu fico com a amizade!!!!! Eu sei que não temos como controlar o coração, mas dentro do que eu acredito ser certo e errado, eu nunca olharia para alguém que já é comprometido, principalmente se for namorado de uma amiga. Mas não vou julgar ninguém, pois esse assunto é complicado.
    Não gosto de finais abertos, a não ser que possuam continuações, por isso não leria o livro.
    mas para quem não se importa, parece ser uma leitura leve, como falou.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Giu.
    Pra ser escritora tem realmente que ter 'aquele' dom, fico imaginando como a autora conseguiu dar uma vida tão convincente a um personagem masculino.
    Eu também não curto nem um pouco essa paixão repentina que assolam alguns personagens, isso não me convence....morri de rir com "Ele deve ter ficado encantado com o traseiro dela, só pode"....mas como é que dizem por aí??hahaha.
    Percebi que esse é um livro pra passar tempo mesmo e sem grandes conflitos, a proposta dela não me interessou, mas pretendo ler, ele já está na estante, mas vou levar em conta suas considerações e vou sem expectativas.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Ola Giulia ri muito com a parte que ele se apaixonou pelo traseiro hehe , essas histórias que há amor muito rápido nem sempre convencem . Esse lance um que gosta do outro que esta com a outra vira uma salada hehe . A sinopse em si não me chamou muito atenção . Vou deixar para outra ocasião.. beijos lindona

    ResponderExcluir
  9. "porque sou dessas que falo mesmo" kkkkkk
    Mas genten, como assim teve um final aberto??
    Eu estava interessada neste livro mas dei uma desinteressada total depois de saber desse final.
    Este tipo de história PEDE um final do autor! Nada disso de deixar pro leitor decidir. Q chato!
    #revoltada
    hahaa

    ResponderExcluir
  10. Que situação a dessa história!!! "Alice é doida pelo Cadu, que gosta da Juju, que namora o Beto, que é irmão, amigo e namorado, respectivamente." kkkkkkkkkkkkkk
    Acho que isso de instalove também não vai me convencer.
    Ótima resenha! Bjs, Giulia <3

    ResponderExcluir
  11. Olá

    Também achei a capa bem neutra em relação à história proposta. Mesmo tendo uma narrativa diferente, mas uma história cheia de clichês, também não entendo como se apaixonar por uma pessoa de costas, essas incongruências só me deixam mais distantes de livros como esse, ainda que tenha te prendido. Não faz meu estilo.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Adorei toda a sinceridade na resenha *-*
    Bem, a história é bem clichê, mesmo assim parece ser uma leitura rápida e gostosa, mas apesar disso tudo eu não senti vontade de ler por conta de não haver um climax maior na trama (não gosto desses mimis triangulares). E sobre o final, será que a autora não pretende trabalhar em outro livro?

    ResponderExcluir
  13. Oi Giu, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha, parece ser um livro leve e gostoso de ler, mas não sei se leria. Algumas coisas que você mencionou também me incomodam, o "instalove" é uma delas, sério... quando você falou que o Cadu ficou apaixonado pela Juliana quando a viu de costas, eu fiquei WTF o.O mas enfim, gostei de saber o motivo da autora de ter escrito assim... outra coisas que não curto muito é o final aberto, não é para mim, gosto do livro que o final esteja explicito, nada de ficar imaginando... rs.

    Mas gostei de saber que a autora soube escrever sob o ponto de vista de um personagem masculino e não sair forçado. Também gosto muito das relações de amizade, o que torna ainda pior para mim a canalhice do Cadu com o Beto.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  14. Oii,

    Eu não li ainda esse livro, mas já está na minha listinha. Gostei de saber que a autora já se explicou sobre o final hahahaha e eu prefiro livros narrados por homens muitas vezes :)

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  15. Olá

    Eu vi esse livro há um tempinho entre os lançamentos, mas não me chamou a atenção. Depois da sua resenha minha opinião mudou, a história parece ser bem legal. Ainda que se passa em Minas.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oiii
    Já tinha visto o livro, mas nunca parei para ler uma resenha. Mas depois da sua, não sei se leria, não faz muito meu estilo, é muita enrolação nesses relacionamentos kkkkk
    Adorei a resenha!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Hey, Giulia!

    Eu nunca tive vontade de ler esse livro... e depois da sua resenha, fiquei com menos ainda. Odeio livros que são "utópicos" (no caso dele se apaixonar pela menina DE COSTAS) e que possuem um final "ruim". Detestei essa capa também! Enfim, sua resenha está muito bem escrita, estruturada e argumentada! ;)

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Giu, esse livro seria uma das próximas leituras, mas depois de você dizer que o final é morno e completamente aberto ele vai ficar para depois. Não tenho muita paciência com finais abertos não, então vou deixar para quando eu estiver disposta a encará-lo. Se até você que curte ficou incomodada, imagina o efeito que causaria em mim... rs... Pelo menos foi uma leitura leve que te permitiu boas risadas!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi Giulia.
    Várias coisas me agradaram. Gosto de livros narrados por homens, amizades sendo exploradas e finais abertos mas coerentes!
    Achei que o livro ficaria muito nesse draminha do amigo apaixonado, furar ou não o olho do outro. Me surpreendi quando a amizade é mais trabalhada.
    É um tema delicado e ao mesmo tempo incômodo. Dá vontade de mandar Cadu ir pastar! hahahaha
    Adorei sua resenha ( :

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi Giulia,

    Eu amo essa capa acho ela super linda <3 Em relação ao livro, acho essas historias de namoros adolescentes tão fofos, acho que iria amar o livro, mas com certeza ficara decepcionada com o final, não gosto de finais abertos, bem eu posso penar no que vai acontecer, mas a curiosidade de ter um final certo pra mim é maior, então não sei se probleminha atrapalharia minha leitura, amei a resenha.

    Mayla

    ResponderExcluir
  21. Oi, Giulia!
    Ainda não li nenhum livro da Graciela, mas tenho muita vontade, vejo maravilhas a respeito dos livros dela :D
    Esse parece ser um livro gostoso de se ler, não aprece nada muito dramático e nem muito cheio de mimimi. Eu gosto muito de livros narrados por homem, na maioria são muito divertidos.

    A melhor parte da resenha: "Cadu viu a menina de costas, DE COSTAS, e se apaixonou. Ele deve ter ficado encantado com o traseiro dela, só pode. Quem nessa Terra, pelamor, fica apaixonado (não é só a fim/interessado) por alguém só por ver a parte de trás do corpo de uma pessoa?" Ri muito!!!!
    E, achei meio louco esse fato dele se apaixonar pelas costas dela kkkkkkkk

    Não lembro de ler algum livro que o final ficasse aberto, então não sei se gostaria desse fato. Mas, enfim adorei a resenha! Me fez ter vontade de ler o livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oi Giulia, ainda não conheço o trabalho da Graciela. Tenho o livro anterior dela lançado pela editora, mas não tive tempo de ler ainda. Gostei do enredo deste e vou anotar sua dica.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  23. Giulia!
    O livro sendo narrado por um 'menino' já é diferenciado, principalmente um amor adolescente, quero dizer, um triângulo amoroso adolescente, já é bem agradável por isso e depois dei boas risadas também, o que tornou o livro mais leve.
    Particularmente gosto dos finais abertos da Graciela e até nesse caso, fantasiei meu próprio final...
    Muito bom!
    Semaninha de luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Bom eu nem sei por onde começar esse comentário hahaha gente mais que confusão hein, que um gosta de um que gosta de outro e que é isso e que é aquilo. Meu Deus, fez um nó na minha cabeça hahaha adorei a resenha, o livro parece ser muito gostoso de ser lido, e eu tenho muita vontade de poder apreciar essa historia, pretendo ler assim que possível e espero que dê tudo certo.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  25. Oi Giulia ^_^
    Nossa, que tenso. Me sentiria muito mal numa situação dessas. Ficar logo à fim da namorado do melhor amigo?
    Bom, eu já passei por isso, mas a guria namorou o boy depois que eu já tava afim. Mas isso não vem ao caso...
    Isso é incômodo mesmo. Ficar apaixonado por uma pessoa de costas? Nunca vou aceitar a resposta da autora. Me recuso. Rs
    Gosto bastante de livros com o cenário rural. Me dão uma paz de espírito.
    Fiquei bastante interessado em saber como o Cadu lida com toda essa situação. E quero saber como é essa Alice. Assim como essa Juliana que conquista/destrói corações.
    Parabéns pela resenha, Giulia. Bjs :*

    Http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Eu já acho a ideia de amor a primeira vista absurda quem dirá de costas rsrs, mas nos tempos de hoje, como muita gente acha o amor de sua vida todo mês, vai saber né rsrs.
    Eu tenho vontade de ler esse livro e fico feliz que você tenha avisado do final em aberto, pois isso realmente me incomoda :s (ia ficar meio revoltada)

    ResponderExcluir
  27. A capa do livro é bem legal, simples e bonita, sou um daqueles que julga o livro pela capa, e adorei este. As histórias de amizade e amor sempre me atrai, até porquê é uma coisa que vivemos diariamente, fiquei bastante interessado no tema abordado pelo livro. Gostei.

    ResponderExcluir
  28. A capa do livro e bem bacana ! A historia tambem!
    Não sei ser era o mesmo sei lá passou
    um filme no TeleCine .... eu acho que com este nome!
    Pensei em assistir mais deixei pra lá! A historia e revira volta danada !

    ResponderExcluir
  29. Acho a capa bem criativa, já entrei em vários sorteio para este livro mas nunca ganho. Quem sabe não compro no black

    ResponderExcluir
  30. A história é bem clichê, já vi várias vezes esse conflito entre amigos pela mesma garota em outros livros, o que parece tornar a história mais interessante é a construção dos personagens, narrando a adolescência e como ocorreu a mudança de Juliana, meio que já simpatizei com Alice e comecei a torcer para o Beto afinal foi ele que teve a iniciativa e começou a namorar a menina, é um tema complicado, afinal não se escolhe por quem iremos nos apaixonar, como você mesmo disse é uma história leve, não tem grandes novidades cumpre o que promete, só não sou muito fã de livros com finais em aberto assim.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)