{ particularidades } Recife Cultural

Mês passado eu fui a Pernambuco acompanhada da melhor pessoa do mundo: meu marido. Fomos padrinhos de um casamento lá, aí aproveitamos para conhecer Recife e Porto de Galinhas. Mas, vocês sabem, em Recife não rola praia. Estou muito feliz com meus 2 braços e 2 pernas, não queria deixar nenhuma partezinha minha como palito de dentes de tubarão. Então como turistar por lá?

Eu separei 3 dicas culturais pra vocês. Quando forem pra lá, não deixem de visitar. ;)

OBS ¹: Clique na foto para ampliar.
OBS ²: Não repare na qualidade da foto, é câmera de celular.


O Instituto Ricardo Brennand (IRB) é uma instituição cultural brasileira localizada na cidade de Recife, no bairro da Várzea. Fundado em 2002 pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand, o instituto está sediado em um complexo arquitetônico em estilo medieval, composto por trés prédios: Museu Castelo São João, Pinacoteca e Galeria, circundados por um vasto parque.

Fonte: Wikipedia

Confesso a vocês que eu nunca tinha ouvido falar desse instituto, e ainda bem que minhas amigas pernambucanas lindas me mandaram ir. É meio longinho do Centro e da praia, mas vale super a pena o passeio. Você vai respirar arte, vai se encantar com coleções e mais coleções de coisas que nem imaginou despertar interesse (já viu coleção de vidros de farmácia?) e vai ficar deslumbrado com o castelinho.



PINACOTECA
O Instituto Ricardo Brennand coloca Pernambuco no roteiro das grandes exposições Nacionais e Internacionais. Com 1200 m², o salão expositivo tem capacidade de receber até duas mostras simultaneamente e conta com equipamentos de alta tecnologia para preservação de umidade, temperatura, luminosidade e segurança. Além do espaço expositivo, a Pinacoteca do IRB é composta por foyer, auditório com capacidade para 100 pessoas, banheiros, reserva técnica, loja, cafeteria, biblioteca e sala do conselho (reservada para eventos).




CASTELO SÃO JOÃO
O Museu de Armas Castelo São João foi criado pelo colecionador pernambucano Ricardo Brennand, que há mais de cinqüenta anos vem adquirindo obras de arte das mais diferentes procedências e épocas, cobrindo um espaço de tempo entre os séculos XV e XXI, com peças provenientes da Europa, Ásia, América e África.
Essas obras de arte estão reunidas em coleções de Pintura, brasileira e estrangeira, Armaria, Tapeçaria, Artes Decorativas, Escultura e Mobiliário.







O instituto conta, ainda, com uma biblioteca (não fomos porque não deu tempo) e uma galeria (estava fechada pra um evento).

O valor do ingresso é R$ 20,00 por pessoa (estudantes, idosos, militares e professores pagam meia).
Não tem guia, mas você pode alugar um audioguia por R$ 10,00 que é bem simples.

Se você for com calma, dá até pra levar um livro e ficar lendo no jardim. O local é lindo, inspirador e cenário pra fotos maravilhosas.

Instalado no Bairro do Recife, o Paço do Frevo é um espaço dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo, visando propagar sua prática para as futuras gerações. Venha mergulhar em um vasto universo de personalidades, histórias, memórias e experimentar o carnaval pernambucano durante o ano todo.

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
A história do frevo é contada em vídeos, numa linha do tempo e no Centro de Documentação Maestro Guerra Peixe, que reúne documentos e informações relativos ao universo do frevo.


ESCOLA DE MÚSICA
A Escola de Música permite um contato sistematizado com a música do frevo, em suas diversas linguagens e modalidades, para formar novos músicos e novos repertórios.

ESCOLA DE DANÇA
Escola focada em atividades de formação, transmissão e difusão da dança do frevo (passo). Oportunidades para o desenvolvimento profissional, físico e cultural.




EXPOSIÇÕES
As histórias, as agremiações e os personagens do frevo estão celebrados em exposições temporárias e de longa duração no térreo e no terceiro andar.


Todas as informações foram retiradas do site oficial do Paço do Frevo.

As escolas de música e dança não estavam abertas porque fomos em um domingo, mas eles oferecem uma vivência de frevo pros visitantes. Um professor ensina alguns passos e nos mata de rir de tanto mico (percebam toda a minha habilidade corporal nas fotos).

As exposições têm aquele colorido lindo do Carnaval pernambucano. Eu não curto a festa carnavalesca (pra mim o feriado só serve pra descansar mesmo), mas adorei conhecer mais da cultura desse ritmo tão agitado e diferente do samba e da nudez que caracterizam o Carnaval carioca.

Os ingressos custam R$ 6,00 (meia para idosos e estudantes). Às terças é gratuito para todos.

Na forma de um grande prédio de arquitetura surpreendente e generosa, vazado por recortes e vãos que brincam com as luzes e sombras do dia e da noite, o Cais do Sertão desponta na paisagem física e cultural da cidade como um farol a iluminar alguns dos temas mais queridos aos pernambucanos e a todos os brasileiros: o sertão nordestino e seu maior intérprete, o Rei do Baião Luiz Gonzaga.

Fonte: Luiz Lua Gonzaga

O Cais do Sertão é um museu sobre o sertão é mesmo? em pleno espaço urbano. Tem uma reprodução do Rio São Francisco no chão, inclusive com peixinhos. Além dos objetos característicos das casas e cultura sertanejas, há uma grande homenagem a Luiz Gonzaga, com fotos, instrumentos, áudios e muito mais. O museu é bem moderno, contando com vários recursos audiovisuais e interativos para atrair e entreter o público.




Na parte superior, há cabines de karaokê de baião e de mixagem. Eu não tenho vocação pra DJ, mas morri de rir na cantoria, principalmente porque depois dava pra ouvir a gravação, um bando de gente fora do ritmo. rsrsrs
Tem também uma parte com um monte de instrumentos e 2 orientadores musicais. Ali foi legal porque deu pra tirar e curtir vários sons e ritmos. Adorei!


O Instituto Brennand precisa de uma tarde só pra ir lá, pra ver com calma e curtir o lugar. Cheguem assim que abrir e fiquem até o finalzinho.
O Paço do Frevo e o Cais do Sertão ficam no Recife Antigo, o centro histórico da capital. Vale muito a pena o passeio, mas recomendo ir de manhã (com bastante filtro solar, fiquei com altas marcas de camiseta), almoçar por lá e depois continuar o passeio.


Procurem se informar sobre horários e dias de visitação, porque eu deixei de conhecer um local que fechou cedo.
No mais, esses 3 lugares são parada obrigatória pra quem visitar Recife. Um pouco de cultura no meio da viagem não faz mal a ninguém. ;)

PS: Agradecimentos mais que especiais às minhas amigas Danila e Cristiana por terem indicado o Brennand e nos levado pra conhecer o Recife Antigo. Foi tudo muito mais legal com vocês. ♥

25 comentários

  1. Que legal!! lindos registros lugares maravilhsos, morro de vontade de conhecer recife, e quando for com certeza irei lembrar das suas dicas aqui .
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Adooooorei as ftos ! Mas gostei bastante do lugar!
    A cultura e linda! Quero ir na ferias aiii!

    ResponderExcluir
  3. Oi Giu, tudo bem? Nossa, acredita que já fui a Recife várias e várias vezes (a família da minha mãe é de lá) e nunca fui a nenhum desses lugares!? #shameonme. Minha mãe já foi no Instituto Brennand e gostou bastante de lá, o Paço do Frevo acho que é relativamente novo, e parece ser bem legal mesmo, apesar de eu não servir para dançar.. rsrs, mas acho uma dança bem legal e deve ser bastante interessante saber as origens e as particularidades desse estilo. Adorei o "Cais do Sertão", parece ser bem bonito lá. Adorei as fotos!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  4. Já fui para Recife diversas vezes e conheço o IRB e o Castelo São João, acho lindo!
    Você conheceu um shopping em Recife Antigo que foi aproveitado a arquitetura original? No carnaval, fica com exposições especiais sobre a cultura da festa lá, é maravilhoso!

    Beijos,
    Carol.
    cappuccinowithlove.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Giu, amei os lugares que você mostrou, principalmente os dois últimos. O que mais me atraiu neles foi a interatividade, achei o máximo essa escola de dança, por exemplo. Apesar da única tentativa que fiz de dançar frevo ter fracassado de forma absurda, com certeza tentaria de novo! E com certeza me divertiria muito nesse karaokê também... rs... Vou guardar as dicas para quando voltar a Recife. Beijo! Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Oiii,

    Eu acompanhei tuuudo pelo insta ahahaha... As fotos ficaram lindas mesmo sendo de celular, eu não vou pra praia porque não gosto mesmo. Acredita que nunca sai de SP? Então até o final do ano quero viajar com a minha amiga praíi de quem sabe depois ir pra recife, o lugar é liiindo. Gostei das dicas :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, as fotos, parece ser um passeio maravilhoso, ainda não tive oportunidade de conhecer recife, mas vontade não me falta.

    ResponderExcluir
  8. Ah, que lugar lindo, deu vontade de visitar tudinho, ainda bem que as férias estão chegando, e em pleno verão, mas é claro que digo não as praias de Recife rsrsr, quero manter tudo aqui no lugar bonitnho rsrs.
    Com certeza essa escola de dança chamou minha atenção, deve ser divertidíssima, e sinto que o belo jardim pra leitura vai me segurar.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Olá

    Que vontade de viajar bateu agora. Tenho muita curiosidade pra conhecer Recife, meu pai já foi pra lá e sempre joga na minha cara que já viajou quase o Brasil todo u_u além desses lugares que parecem ser realmente deslumbrantes (adorei esse museu e as fotos de uma forma geral) eu gosto de comer as comidas típicas do lugar. Sim, viajar também é comer husahushuas pena que pra vegetarianos nem sobram tantas opções, mas ainda assim tem várias coisas interessantes haha pelo visto aproveitou bastante!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Giu. Adorei os pontos turísticos que você mostrou. Ainda não conheço Recife pessoalmente, mas foi bom conhecer esses lugares que mostrou que quando for visitar lá aproveito para ir também.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  11. Uauuu que lugar legal. Adoraria por ir visitar, além das peças e quadros, acho que iria me apaixonar pelo Castelo São João. Adorei as fotos, deu para aguçar bem a vontade de ir. Pena que é longe para mim :(

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Giu, tudo bem?
    Ah, mas você já tinha mostrado em uma outra postagem que sabe cantar, então, duvido que tenha passado vergonha, risos...
    O que mais gostei foi ver você dançando, cantando, ou seja, o visitante interage com a arte e cultura do lugar.
    E pela fotos, o lugar é lindo!!!!!!
    Espero um dia ter a oportunidade de conhecer.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Giu
    Esse meu nordeste é lindo demais, né? Sim, claro, com toda certeza!
    Cara, eu nasci na Bahia e não conheço minha capital! Morro de vontade de fazer um tour por toda esta costa e visitar as capitais nordestinas.
    Vou soltar o maior absurdo que um baiano pode dizer: "nunca fui a praia". :O e certamente não entraria no mar recifense também. Meus braços finos seriam um ótimo aperitivo para um tubarão.
    Eu adorei as dicas culturais qe seguirei o dia que viajar pra lá. Não sei quando será, mas eu irei sim! Muito bom inserir a cultura nas férias e aproveitar o passeio enquanto se insere na cultura local é ótimo.
    Nas próximas férias venha pro interior baiano. Tem muita coisa bacana pra se mostrar!

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Giu!

    Acompanhei as suas atualizações pelo instagram. Recife deve ser delicioso. Tenho muita vontade de conhecer o nordeste e mais do sul do Brasil. Deve ser lindo.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Giulia,

    Ta podendo ein kkkk! Bom moro no Nordeste, mas meu estado parece mais do Norte, não conheço Recife, mas se algum diaeu puder visitar, com certeza irei nesses lugares lindos, amei as fotos, eu tiraria umas mil fotos, e ainda não saberia qual postar!

    Mayla

    ResponderExcluir
  16. Giulia que viagem boa hein lugares bem bacanas para se conhecer . A escola de dança adorei cadê o vídeo ? Muito bom ver arte e cultura. Adorei as fotos. Lindas as fotos e o passeio, deve ter curtido muito hein. beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Nossa que viagem incrivel. Que lugar lindo vocês visitaram, deve ser sido mesmo uma experiencia otima pra marcar a vida toda com boas lembranças.
    Algo mais parecido com isso, eu não tive a oportunidade de ir, a não ser a instituição Osvaldo Cruz no RJ.

    ResponderExcluir
  18. Que lugares lindos, fiquei admirada aqui, mas eu não sei se algum dia irei para ai, pois não é um dos lugares que eu mais quero conhecer, sabe? Embora tenha varios pontos turisticos ótimos, não chamou a minha atenção a ponto de eu querer ir algum dia, quando eu tiver grana kkkkk Mas eu adorei as fotos, iria querer ir primeiro na Pinacoteca, deve ser incrível e esse castelo deve ser maravilhoso *-*

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. UOU que viagem incrível hien? Você visitou lugares fantásticos e eu gostaria muito de visitar alguns porém custo a sair da minha cidade :( meus pais não viagem muito e como eu sou menor ainda dependo muito deles. Mas sem dúvidas deve ter sido sensacional.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Lugares muito bonitos, deve ter aproveitado bastante. Deve ser bem tranquilo, e quanto verde hein ^^
    Karaokê de baião é bem diferente, deve ter sido engraçado rsrs

    ResponderExcluir
  21. Posso me matar agora?! Não fui a nenhum desses lugares quando fui a Recife, e o IRB parece lindo demais da conta <3
    O que é toda aquela área verde com castelinhos e cia?! Acho que perderia um bom tempo fotografando só por ali.. No Recife Antigo eu fui na parte da noite, então conheci toda aquela musica brega hahahaha. Você foi no 'presidio'? Não lembro o nome do centro cultural que ele virou, mas sei que era um antigo presidio e acabo sempre chamando assim haha
    Em Olinda também é legal de ir para conhecer onde os bonecos de Olinda são feitos.

    Adorei as fotos do passeio viu?! Já anotei eles na minha listinha para quando puder voltar lá =)

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  22. As fotos ficaram ótimas, e fez você muito bem de voltar inteirinha!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  23. Giulia!
    Ai que saudade me deu da terrinha natal. Sou recifense e amo a parte cultural da cidade.
    Fico bem feliz que tenha aproveitado os dias por aí para aproveitar e conhecer alguns dos lugares mais aprazíveis da cidade.
    Ah! Mas tem praias fora da cidade que davam para ser visitadas e tomar um banho de mar sem que os tubarões arranquem um pedacinho sequer de seu corpo...kkkk
    Adorei as fotos!
    Tenha uma semana de sucesso!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Recife é uma cidade linda sem dúvidas, vendo as fotos e lendo suas dicas fiquei com muita vontade de viajar para lá e conhecer cada um desses lugares, quem sabe ano que vem resolvo tomar vergonha na cara e conhecer mais o Brasil e seus estados maravilhosos como Recife que é tão bela e ainda carregada de cultura e história.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)