Twittando o Amor - Teresa Medeiros


Título: Twittando o Amor
Autora: Teresa Medeiros
Editora: Novo Conceito


Abigail Donovan é uma escritora de sucesso. Ela quase ganhou o prêmio Pulitzer e até foi elogiada no programa da Oprah. Então, por que ela passa os dias e noites escondida no chiquérrimo condomínio onde mora, na companhia de seus dois gatos, sem conseguir escrever? Quando o seu editor a obriga a entrar no mundo das redes sociais para expandir seus horizontes, Abby imagina que vai ser obrigada a conversar com adolescentes que teclam escondido do porão de casa. Mas ela acaba conhecendo Mark Baynard, um professor britânico sexy, bem-humorado e inteligente que está viajando pelo mundo em busca de aventura. Abby tenta resistir ao seu charme, enquanto Mark começa a quebrar a resistência dela aos pouquinhos... Inclusive a resistência a se comunicar por meio de mensagens curtas. Agora que Abby voltou a escrever e a viver , ela descobre que Mark guarda um segredo que poderá mudar para sempre a vida dos dois.

Abby está na maior crise literária. Seu livro de estreia foi bem vendido e elogiado, inclusive pela Oprah, mas agora ela está frequentemente adiando prazos de entrega do 2º livro - e nunca sai do capítulo 5. Por conta disso, sua assessora cria pra ela uma conta no Twitter, a fim de que se aproxime dos leitores e se mantenha à vista. Só que ela não tem sequer um smartphone e não faz a menor ideia de como mexer nessa rede social.


Quando começa a se aventurar pelo mundo do passarinho azul, conhece Mark, e ele vira seu professor de Twitter. Ensina como mexer, como conseguir seguidores, como usar as hashtags... E, em meio às conversas, ensina coisas que Abby jamais pensou que pudesse aprender na tela de um computador.

MarkBaynard: O Twitter é uma eterna festa onde todos falam ao mesmo tempo, mas ninguém diz nada.

O livro é narrado em 3ª pessoa, mas é majoritariamente composto por "diálogos" entre @Abby_Donavan e @MarkBaynard. Esse excesso de tweets me deixou meio entediada. Em algumas partes eu li meio arrastado e só resolvi continuar porque adiantei umas páginas, peguei um spoiler e achei que devia insistir mais um pouco.

O problema, na verdade, não foi só essa conversa infinita entre eles, mas o modo como conduziam. Por serem 2 estranhos, eles começaram conversando sobre amenidades, e pra isso utilizaram filmes, seriados e personalidades da cultura norte-americana para preencher seus assuntos.

O início e o final das conversas seguem um mesmo padrão. Ele começa perguntando como ela está vestida (e 90% das vezes ela está com um agasalho manchado de café e mais algum item do vestiário de um personagem de filme/série/livro), depois ela pergunta como ele está vestido e onde ele está naquele dia. Como é um professor que pediu licença para um ano sabático, a cada troca de mensagens está em um lugar diferente.

MarkBaynard: Como está vestida?
Abby_Donovan: Um sorriso esperançoso e as botas pretas de cano alto que a Julia Roberts usou em Uma linda mulher.
MarkBaynard: É só isso que está usando? Porque, se for, meu sorriso acaba de ficar muito mais esperançoso.

Já a despedida ocorre numa série de cerca de 10 tweets intercalados utilizando nomes do elenco de um filme/série.

[...]
Abby_Donovan: Boa noite, Coisa.
MarkBaynard: Boa noite, Wandinha.
Abby_Donovan: Boa noite, Feioso.
MarkBaynard: Boa noite, Tweetheart.

Sentiram como funciona, mas eu cortei um monte de nomes pra cima. Ok, se você conhece o elenco em questão, até consegue achar graça, mas se você for como eu está ferrado.

Eu quase não vejo séries e programas de TV; assisto aos filmes, mas não faço a menor questão de guardar nomes de personagens e muito menos de atores. Então pra mim essa dinâmica não funcionou nada bem, pelo contrário, fiquei bem perdida. A história está repleta de referências que fazem bastante sentido pra quem é dos EUA ou acompanha o mundo artístico de lá, então se não é o seu caso provavelmente ficará tão desnorteado quanto eu nas piadas. Talvez o livro tivesse muito mais graça se eu entendesse - e talvez tenha pra você se minimamente por fã de seriados.

O clímax do livro fica por conta de um segredo de Mark, que já vinha sendo costurado desde o início. Nada muito imprevisível, mas gostei da forma como a autora abordou o tema e principalmente de como ela conduziu a reação de cada um deles. Tanto o sofrimento quanto a felicidade são retratados de acordo com a maturidade condizente com pessoas adultas e experientes.

Eu amei a capa, bem fofinha e combinando com o passarinho azul que é característico do Twitter. Mas achei a original mais condizente com a proposta, especialmente por passar um ar mais maduro, combinando mais com a idade dos personagens.
A revisão está bem bacana, mas a diagramação não teve nada demais (eu esperava pelo menos uns enfeites na parte de dentro).
Agora esse título me decepcionou. Por que mudar, NC? Por que não simplesmente traduzir ao pé da letra, como fizeram em todos os diálogos de despedida (que nem coloquei aqui em cima)? Teria muito mais a ver com a história e não ficaria com essa cara de livro adolescente.

Ah! No final tem uma série de perguntas com temas para discussão (oi?). Sabe prova de interpretação de texto em que a professora pergunta o que você achou de tal parte ou o que você faria no lugar do personagem? É tipo isso. Eu achei meio surreal, mas ok, cada um com seu cada um.

Se você estiver procurando um livro pra passar o tempo, um romance água com açúcar, vai fundo. Não é um livro pra mudar sua vida nem pra te levar a profundas reflexões, mas serve pra um fim de tarde preguiçoso.

29 comentários

  1. Eu já conheci muita gente por internet e digo que na realidade isso não é lá muito bem, sabe no meio de mil um unico ser humano acaba com você? Então, eu não gosto de ler/assistir sobre esse assunto porque me lembra muita coisa.

    ResponderExcluir
  2. Oiii
    Acho que ficaria meio perdida durante o livro que nem você, não sou lá muito ligada a nomes de atores, mas achei legalzinho a proposta do livro.
    Quem sabe um dia eu leio ele.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Giu.
    Pegou um spoiler: sem querer ou querendo?
    Bom eu adoro seriados, sempre que posso to assistindo, mas são tantos e é obvio que não acompanho todos, e esse lance de gravar nomes também não rola comigo, então pelo visto o enredo pecou feio.
    Pensei em fazer desse livro minha próxima leitura da NC, mas conta de tudo que li aqui, dei uma desanimada.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. tipo não é um livro que eu deseje ardentemente ler, mas parece ser uma leitura valida.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. Giulia a capa é bem fofa mesmo, mas se o livro for basicamente essa conversas e cheias de conversas sem nada a acrescentar já sei que não vou gostar . Vou deixar passar essa leitura no momento.

    beijos lindona


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Oiii,

    eu não li ainda e fiquei com vontade pela capa. Não guardo nome de séries então poderia me atrapalhar um pouco, mas mesmo com a sua resenha pesando para o negativo, eu gostei porque eu gosto das series e muito do twitter ~e conheci o mozão por ele hahahah~, vou dar uma chance para o livro :D

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Giulia!!
    Achei essa capa mega fofinha, e jurava que se tratava de um romance adolescente u.u
    Eu como você estou ferrada, porque não entendi nada do dialogo kkkk Sou péssima com nomes, então não fez muito sentido pra mim :P
    E eu confesso que estava com vontade de ler o livro, mas agora eu estou meio assim, não sei se leio, não sei se não leio.
    A capa original é bem linda, mas acho a do Brasil mais fofa *-*

    Beijinhos,
    Taty Assis

    ResponderExcluir
  8. Estou um pouco chocada com a presença dessas séries de perguntas com temas para discussão... rs... isso me lembra o colégio, e nas primeiras séries, quando lia aqueles livros que vinham com um encarte. Achei a capa bem fofinha mesmo, pena que não combinou com o livro. Seria uma das minhas próximas leituras da editora, mas acho que vou deixar mais para a frente. Vou reservá-lo para quando estiver bem a fim de um romance água com açúcar.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Giu, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha e inicialmente a premissa do livro me interessou bastante, mas acho que eu também ficaria entediada, não gosto muito de ler livros que se passam a maior parte sob a forma de e-mails, cartas e etc, tweet então... e com certeza, eu ficaria super perdida nas referências, acho que essas coisas só tem graça para quem entende. A capa da NC é bem fofinha mesmo, mas também prefiro a original, acho mais madura. E nossa, eu ri com o que você falou do questionário que tem ao final... haushu, realmente, esse deve ser um livro que nos leva a várias reflexões... rsrs.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  10. Oi Giu, tudo bem?
    Essa semana mesmo, vi o nome desse livro nos blogs que sigo e amei a capa, super fofa, eu quis na hora!!!!!! Mas confesso que também iria ficar totalmente perdida, no momento não estou acompanhando séries, não vou entender nada do que eles estão falando!!!!!! Sabe aquelas piadas particulares???? Parece que o livro é bem assim. Não vai dar certo comigo, que pena!!!!!
    Mas agradeço a sua resenha, nunca iria saber se você não dissesse, pois poderia encontram resenhas super positivas, de fãs de séries, pois o livro parece realmente ser bom, para quem souber do que eles estão falando.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Parece sr bem cansativo, mas talvez tenha diálogos legal, gosto bastante de seriados, mas acho que também não entenderia tudo :p

    ResponderExcluir
  12. Perguntas para discussão?! hahahahahaha
    Acho que as pessoas estão esquecendo um pouco quem é seu público e não me refiro apenas a este livro, mas tudo bem.
    Eu estava um pouquinho curiosa com o livro, pois quando li @mor, gostei do formato em emails, consequentemente imaginei que em forma de twitte deveria ser legal tambem, mas acho que me enganei né?!
    Assisto pouco de seriados e como você nunca gravo os nomes.. por isso sei que vou me perder. Quando li Carta de amor aos mortos curti das explicações com relação aos famosos por conta desse problema de se eu não conhecer a pessoa, não tem como curtir o livro. A autora sanou esse problema lá, mas enfim. E eu nem vou comentar sobre traduções de títulos. Esse pessoal tem um sério problema!!

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  13. Apesar da capa cuti-cuti, não foi um livro que tenha me interessado.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  14. Oi Giu, se não tivesse lido sua resenha, pela capa diria que é um livro infantil, concordo com você que a capa original está mais condizente. Livros que apresentam diálogos marcados, como se fosse um teatro, realmente me cansam. E sobre o excesso de cultura americana, na maioria das vezes fico perdida, quase não acompanho séries. Não leria esse livro!
    Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  15. Oi, Giulia
    Eu vi esse livro e achei bem legal. Tinha uma imagem diferente dele e gostei de saber que está abordando a vida de uma escritora uma crise. Mas eu acho que tambem ia me sentir entediado com tanto diálogo e esse modo de cumprimentar e despedir é, no mínimo, estranho!
    Espero que eu tenha oportunidade de ler algum dia e descobrir esse segredo do personagem.

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Giu, tudo bem?

    A capa do livro é super fofinha, mas acho que eu não leria o livro. Acho que um livro só assim em conversas ia acabar me deixando em paciência. Na verdade, a premissa me lembra muito aquele livro @mor, só que ele era escrito por emails e não com twittes. Enfim, por mais que vc tenha curtido, acho que a leitura não é para mim

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  17. Giu,
    Eu ainda não consegui escrever minha resenha, mas achei que você expressou muitas coisas que senti durante a leitura.
    Eu chegava a pular os nomes nas despedidas porque não sabia do que se tratavav, rs, porém, amei como ele terminava : Boa Noite Tweetheart. Gostei das dicas para que ela administrasse o twitter dela.
    Eu acabei lendo rápido por conta da limitação dos 140 caracteres, rs, mas realmente a história é beeeeem morna, bem previsível.
    Sim a diagramação foi simples demais. Não tinha pesquisado a capa original e confesso que gostei muito, muito mais!!!!
    Não entendi a razão para o livro ser best-seller, enfim, rs.
    3 estrelas também!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas,,,porque eu também não estou suportando isso
      Estou lendo ainda pra vc ter uma ideia

      Excluir
  18. Olá

    O livro não faz meu estilo definitivamente haha eu acho que não ficaria tão perdido se falassem de filmes e atores, mas acho que com séries sim porque não assisto muitas e desisti de ver novas. Eu acho que essa estrutura narrativa foi até interessante, mas uma pena que não foi tão bem utilizada, a premissa de uma autora com bloqueio criativo era tão bacana. Sobre o livro ter várias coisas para os leitores dos EUA, assisti uma palestra da Lully esses dias que falava exatamente sobre isso, mas comentando sobre filmes e versões brasileiras.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, pela sua resenha, senti que apesar dos apesares a leitura é bem descontraída. Pela primeira vez na vida, senti vontade de ler o livro. Owmmm, mais um para a infinita lista de desejados.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  20. Eu vi esse livro nos lançamentos da editora, mas foi o que menos me chamou a atenção, realmente a capa e o título dá a imaginar um romance adolescente, acredito que se tivessem usado a capa e traduzido o titítulo ao pé da letra ficaria bem mais bacana. Enfim, adorei a sua resenha e embora esse livro tenha várias coisinhas meio entediantes, eu leria ele o/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Giulia! Já vi outros post falando desse livro. Mas acho que não iria gostar de leitura. Fico imaginando páginas e páginas de conversa por twitter kkkk. Até hoje eu mal utilizei o meu twitter, então, não tenho muita afinidade com essa rede social.

    Beijos,
    Bell

    ResponderExcluir
  22. Olá Giu,
    uau, uma tarde preguiçoso fi o que matou. shuahsuahsuahsua
    Sei lá, eu já imaginava um romance meio bobinho pela sinopse, tanto que levei em conta a capa. Não sabia que era tratada com twitters entre ambos, e fiquei um pouco decepcionada. Caro que eu imaginava ter twitters, mas não que a historia ocorresse assim ao todo.
    Agora, não sei se vou ler, quer dizer. Sim, vou ler, mas já não me encontro ansiosa pela leitura ela vai ocorrer mais pra frente.
    Concordo com você a capa original seria bem melhor e traria algo mais adulto.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  23. Eu adorei a resenha, acho que eu também ficaria perdida, não guardo nomes, não acompanho series, mas mesmo assim ainda fiquei interessada neste livro, gostei da capa.

    ResponderExcluir
  24. Giulia!
    O que mais gosto é quando a resenha é bem sincera e nos diz o que podemos encontrar no livro de acordo com a opinião pessoal de cada um e foi o que fez.
    É como disse para você não engatou, mas para quem gosta da rede social, de filmes, séries, etc, talvez o entendimento é outro.
    Estou com ele aqui para leitura, vou ver o que 'rola' comigo.
    Tenha uma semana de sucesso!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Fiquei bastante curiosa em descobrir o segredo de Mark
    em que ele guarda a sete chaves! Quero muito conhece esta historia
    melhor, pra isso preciso ler. Quando li este livro na lista de lançamento sinceramente
    minha vontade de ler chegou na hora, apos sua resenha mais ainda!

    ResponderExcluir
  26. Amiga estou lendo esse livro e quer saber a verdade?
    Estou me sentindo como você.
    Gostei da narrativa do livro. Acho até que a autora nessa parte desenvolveu muito bem, principalmente a conversa entre os dois personagens, mas na verdade algumas coisas como quando eles se cumprimentam e se despedem é tudo muito repetitivo e eu sinceramente já estava com receio de dar 3 estrelas e pelo que vi eu não sou a única =x
    Estava procurando agora mesmo no google se teve gente que deu menos de 4 estrelas, porque eu sinceramente não estou gostando muito não. É muito fofo sim, principalmente pra quem tá de ressaca literária, mas nào foi um dos melhores que li da novo conceito.
    E quer saber uma coisa, amei a capa. Tanto que foi isso que me chamou mais atenção para ler o livro =/

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Quando vi a capa apaixonei, mas depois acabei abandonando a leitura, achei muito cansativo.

    ResponderExcluir
  28. O livro une duas grandes paixões minhas, o twitter e a cultura norte-americana do entretenimento, com certeza não ficaria perdido, só que a premissa não me atraiu por não ter nada mais do que os tweets trocados entre os dois, faltou alguma coisa para me conquistar e os temas para discussão no final do livro: Pra quê isso? Enfim, também preferi a capa original e o principalmente o título, que nome foi esse que deram aqui no Brasil? Mesmo assim deixo de lado, não pretendo ler não.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)