Easy - Tammara Webber


Título: Easy (Contornos do Coração #1)
Autora: Tammara Webber
Editora: Verus


Quando Jacqueline segue o namorado de longa data para a faculdade que ele escolheu, a última coisa que ela espera é levar um fora no segundo ano. Depois de duas semanas em estado de choque, ela acorda para sua nova realidade: ela está solteira, frequentando uma universidade que nunca quis, ignorada por seu antigo círculo de amigos e, pela primeira vez na vida, quase repetindo em uma matéria. Ao sair de uma festa sozinha, Jacqueline é atacada por um colega de seu ex. Salva por um cara lindo e misterioso que parece estar no lugar certo na hora certa, ela só quer esquecer aquela noite — mas Lucas, o cara que a ajudou, agora parece estar em todos os lugares. A atração entre eles é intensa. No entanto, os segredos que Lucas esconde ameaçam separá-los. Mas eles vão ter de descobrir que somente juntos podem lutar contra a dor e a culpa, enfrentar a verdade — e encontrar o poder inesperado do amor.

Comecei a ler Easy logo depois que terminei Hopeless, e não poderia ter feito melhor escolha. Um new adult que extrapola a simples leitura e nos leva a reflexões e discussões muito mais profundas.

A sinopse resume bem a história do livro, então não irei comentar muito sobre isso. Vou me ater a falar dos personagens, do problema envolvido no enredo e das minhas impressões durante a leitura.
O livro já começa tenso, com a cena do quase estupro de Jackie. De cara, a autora lança o fio condutor de toda a história, descrevendo sob a ótica da vítima um dos momentos mais temidos por uma mulher - pelo menos eu sempre tenho agonia quando ouço relatos, vejo cenas da ficção ou leio sobre isso e oro pra que nunca aconteça comigo. Mas infelizmente muitas mulheres sofrem com esse tipo de violência.

Antes que essa resenha vire um desabafo sobre a "cultura do estupro", voltemos à narração. Li algumas críticas dizendo que essa discussão foi abafada pelo romance, mas eu não senti isso, pelo contrário, o romance deu destaque ao assunto. Jackie conhece Lucas quando ele a salva de um colega bêbado tentando estuprá-la no estacionamento vazio depois de uma festa. Ela sequer sabia seu nome, ele tentou convencê-la a fazer a denúncia, mas ficou por isso mesmo.

O tal colega inventou uma história pra surra que levou e continuou ameaçando. E Jackie cultivava medo, raiva, angústia, todos os sentimentos ruins. Até que uma colega também virou vítima, e aí a coisa mudou de figura.

Eu poderia culpar o álcool... Mas não. Álcool remove inibições. Ele não dispara a violência criminal onde não havia antes.

Além de toda essa pressão, Jackie ainda precisava lidar com o coração. Recentemente tinha sido abandonada pelo namorado de anos, pelo qual abriu mão de suas vontades e se mudou para cursar a faculdade. Agora estava encantada com o bad boy que a salvou e com seu tutor da matéria em que estava quase reprovando.

O romance aconteceu devagar, e confesso que fiquei um pouco incomodada com a lerdeza de Jackie. O mundo inteiro percebendo a situação e ela dando uma de desentendida. E depois que descobriu, ainda ficou de mimimi. Por isso tirei a meia estrela, a protagonista não me conquistou totalmente.

Já Lucas é um lindo, mas não só pela aparência, mas por todo o cuidado, atenção e carinho dedicados a Jackie. Ele guarda um segredo complicado, eu não imaginei que o buraco fosse tão embaixo assim. Os traumas que marcaram sua vida justificam suas atitudes, e ele foi até bem forte, muitos teriam se fechado mais ou agido de maneira surpreendentemente negativa.

Fiquei inquieta com a noção de que Lucas era alguém para quem eu poderia ir, antes de perceber que ele era a minha zona de segurança desde o momento em que tínhamos nos conhecido.

A culpa permeia toda a história, torturando vários personagens. Não vou detalhar muito pra não soltar spoilers, mas a vítima sempre se sentia culpada por algo. Tammara expôs esse sentimento ao mesmo tempo que frisava a inocência de quem sofre com o estupro, direta ou indiretamente. Em vários momentos percebemos o destaque ao discurso "a culpa não é sua" feito por diversos personagens. A autora também mostrou o lado "sujo", daqueles que acham que a mulher é culpada pela roupa que veste, pelo comportamento promíscuo, pelo caminho onde anda - e essas partes me deixaram com raiva, porque sabemos que realmente há pessoas com esse tipo de pensamento nojento.

Talvez nunca lhe tivesse ocorrido que seu melhor amigo fosse capaz de destruir a autoconfiança de uma garota em menos de cinco minutos. Que fosse capaz de machucar uma pessoa inocente para se vingar de um rival. Que pudesse violar o corpo dessa pessoa na tentativa distorcida de superar a própria impotência. Que fosse capaz de fazer com que ela se sentisse constantemente ameaçada e não dar a mínima importância para isso.

Há alguns clichês, mas não ganham tanto destaque assim que cheguem a desviar a atenção do assunto principal. Gostei muito do enredo e da narrativa em 1ª pessoa (voz de Jackie), que nos permitiu entrar no mundinho de uma menina com problemas amorosos que precisa enfrentar mais uma barra - e das pesadas.

Tammara Webber fez um excelente trabalho, utilizando um romance - gênero voltado ao público feminino - para dar um alerta. Se alguma leitora tiver vivido esse inferno, provavelmente irá se reconhecer na Jackie. Para as outras leitoras, há a massificação de que a culpa em momento algum é da vítima, especialmente porque muitas mulheres têm o pensamento machista e retrógrado, condenando as colegas que foram violentadas. E pros homens nunca é demais lembrar que a mulher é fisicamente mais fraca e uma atitude como essa pode destruir a vida dela pra sempre.

A capa segue a original, não tenho nada a dizer de especial sobre ela, assim como a respeito da diagramação. A revisão foi meio lá, meio cá, mas deu pra levar numa boa.

A explicação para o título vem na última linha, então não fiquem ansiosos; já basta o desespero pra ler Breakable, a mesma história na versão do Lucas. Aproveitando pra lembrar pra galera de Rio, SP e BH: a autora vem ao Brasil mês que vem, e eu estarei na fila pra pegar autógrafo, se Deus quiser.

26 comentários

  1. Oi, Giulia!
    Quando li Easy achei que seria apenas um romance meia boca com um plano de fundo dramatico; fiquei feliz quando percebi que estava enganada. Achei muito bom a maneira como a polemica do estupro e o romance entre Lucas e Jackie acontece aos poucos.

    Também não gostei muito dela, mas estou tão acostumada com personagens chatas que até deixo passar esse pequeno detalhe.

    ~ Blog:
    . Cantar Em Verso
    . Fbook Cantar em Verso

    ~ Página pessoal:
    . Fbook

    ResponderExcluir
  2. Oi Giulia!
    Eu não leio muitos NA, mas esse é um dos que tenho muita curiosidade. O tema que a autora abordou é pesado, mas é mais um dos que devem ser discutidos e gostei da ideia da autora de misturar com um romance. É uma pena que a protagonista não tenha te conquistado completamente, mas o livro deve ser muito bom mesmo, para mesmo assim merecer tantas estrelinhas!
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Como eu não gosto muito de new adult confesso nem ter me interessado pelo livro, mas o pessoal que curte o gênero sempre fala bem do livro e eu confesso q se tivesse oportunidade de ler, leria.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Giu!! Minha melhor amiga me inferniza até hoje por eu não ter lido esse livro, acredita?! Mas ele está na minha lista tem um tempão HAHAHAHAH. Já fiquei namorando-o nas livrarias, mas a falta de dinheiro me impediu. Parece ser uma história muito boa, mas estou fugindo de sequencias >____< Vamos ver se consigo lê-lo em breve. Adorei a sua resenha. Será que irei implicar com a personagem principal também?! Ai gente, que medo! HAHAH

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  5. Eba, espero ler meu livrinho até lá, e com certeza também vou entrar na fila do autógrafo! Só para constar, acho um absurdo aqueles que culpam a mulher de qualquer abuso que ela tenha sofrido.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Realmente é um assunto mto forte mas q deve sim ser tratado em livros, revistas, etc..
    Infelizmente existem pessoas q acabam culpando a vítima...isso é mto triste..=/
    Me interessei pelo livro, mas n gostei mto da capa, não me passa o q se trata a história..

    ResponderExcluir
  7. Ou Giulia,

    Eu já li Easy e amei, gostei mais do que BD, quando li, eu o li em e-book, e depois ganhei o livro físico, mas ainda não cheguei a lê-lo, espero conseguir ler ele de novo, amo o Lucas, e o acho bem carinhoso, a capa é maravilhosa, e já estou de olho em Breakable, quero muito saber o ponto de vista do Lucas.

    Mayla

    ResponderExcluir
  8. OIi,

    Eu já tinha visto algumas resenhas do livro há algum tempinho, sempre positivas, fiquei até com vontade de ler, por ser um tipo de livro que eu gosto, mas estou fugindo de série, eu tenho um caso de amor e ódio com elas... Vou deixar para uma proxma.

    Estou torcendo para você ter seu autografo :)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. Ola Giulia li Easy já faz um bom tempo e adorei a leitura o Lucas conquista a todos com seu jeito meigo , nossa protagonista trás um histórico de abuso sofrido e carrega marcas até hoje . Concordo com você ela fez um pouco de mimimi hehe mereceu perder a meia estrela . ótima leitura. beijos

    Joyce

    ResponderExcluir
  10. Oi Giu.
    Sabe que desde que eu bati o olho nesse livro não pensei duas vezes em dizer que ele não é pra mim, e na verdade nem leio resenhas dele.
    Mas agora, eu me surpreendi, logo no inicio quando você diz que leu após terminar o livro da Collen (<3) e conseguiu classicá-lo com 4,5, então a história realmente deve ser boa, eu cheguei até a ficar curiosa.
    Só não gostei da ressalva feita sobre o mimimi da protagonista, eu preciso me envolver completamente, caso contrário a leitura não flui....mas vou arriscar.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Olá

    Já tinha visto algumas resenhas nada positivas do livro, acho que a sua é uma das primeiras que vejo com uma avaliação tão alta. O tema é forte, parece ser interessante a abordagem da autora e realmente profunda, mas não curto livros do tipo, acho que acabaria ficando irritado com certas coisas. Enfim, fico feliz que a leitura tenha te agradado, mas dispenso a dica.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Essa foi a primeira resenha que li sobre o livro, e mesmo gostando de livros com um quê de histórias polêmicas (falo da questão do "estupro"), dispensaria esse pelo romance. Como tenho comentado na minha vida, romances tem perdido o valor pra mim, tanto na vida real quanto nas ficções. É meio que frustrante, então tenho me abstido deles. Ahaha...
    Dessa vez passo a leitura por duas coisas. 1) Pelo fato do romance; e 2) por ser uma série.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Bom, eu não fiquei lá muito interessada nesse livro, ele não chamou tanto a minha atenção, sabe? A protagonista não iria me agradar, pelo o que você falou dela, eu iria ficar irritada kkkk Mas acredito que o livro deve ser bacana, só que no momento não é o tipo de livro que eu leria.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Curto bastante new adult, Giu, e o fato de este livro levar a reflexões mais profundas só me faz querê-lo mais. O fato da autora estar vindo ao Brasil vai me fazer adiantar a leitura dele. Pena que a protagonista não te conquistou completamente, mas como mesmo assim você achou que a autora fez um trabalho excelente, inclusive utilizando o romance para dar um alerta para as mulheres que passam por situações do tipo, tenho quase certeza que vou gostar bastante.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Tem a essencia de triangulo amoroso, tambem o fato dele estar sempre a protegendo me lembrou de crepúsculo com seus romances e misterios, eu nao falo mal dos clichês, porque o livro que escrevo tem muitos elementos de new adult e temas ja discutidos, mas gosto dos detalhes que botei no meu. Gostei desse porque ela criou uma fantasia, na hora tudo que ela gostava foi ruindo.

    ResponderExcluir
  16. Giu eu acompanhei a sua leitura e apesar de ainda não ter pego ele, vontade não me falta!
    Está na lista de prioridades para ser adquirido hahaha Tentei trocar no skoob mas por 2 creditos não rola hahaha, vou ter que comprar mesmo.
    Achei ótimo a autora frisar que a culpada não é de quem é estuprado. Isso é um absurdo!
    E ao que parece, a autora soube dosar muito bem todos os pontos da empresa. Só de você ter falado que foi bom depois de Um Caso Perdido já me anima =)
    Bem, espero gostar tanto quanto você <3

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  17. Já tinha visto o livro, mas sinceramente, nunca nem parei para ler a sinopse. Gostei da resenha, deu para compreender bem a história. Achei o tema do livro bem interessante, principalmente por abordar um assunto como o estupro. Acontece bastante e a gente as vezes prefere não ver. Sobre o romance enrolado, isso é algo que me irrita demais nas leituras. rsrs

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Flor! Tudo bom?
    Lembro como se fosse ontem quando li o livro. É claro que tive momentos em que minha irritação ultrapassou os limites, mas quando paro pra pensar, se isso acontecesse realmente, acho que qualquer mulher iria criar essa barreira, mas quando tudo começa a mudar o sentimento finalmente começa a aflorar, abracei e dancei com o livro, difícil não fazer isso, não é?
    Lembro que essa história me lembrou um pouco do Travis do Belo Desastre, então fiquei mais ainda apaixonada por esse livro, isso se for possível. Sua resenha me deu vontade de ir lá na minha estante e reler!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  19. Giulia!
    Confesso que não entendi bem como um livro tão sofrido e que fala de um tema tão forte tem o nome de Easy?!...
    Infelizmente o assunto estupro não é tão desenvolvido em nossa sociedade e que bom ver uma autora que aborda o tema com propriedade e dando o devido valor que o assunto merece.
    Culpar as mulheres é mais fácil que culpar um homem em uma sociedade patriarcal e machista. Que bom que na realidade as coisas andam mudando e as mulheres tem tomado as rédeas de suas vidas.
    Desejo uma semaninha maravilhosa de luz e paz!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Acho que não conseguiria ler, achei muito pesado :(

    ResponderExcluir
  21. Oi Giu, tudo bem? Sempre que leio uma resenha de Easy fico ainda com mais vontade de ler, e ainda mais curiosa para saber do segredo do Lucas... nossa, preciso ler esse livro!! Achei interessante a Tammara envolver esse tema do estupro e de como as vítimas se sentem culpada, e muitas vezes sentem medo e vergonha de denunciar. Também achei interessante ela mostrar a visão das pessoas, enquanto algumas sabem que não é culpa da vítima, outras acham que a vítima provocou isso... é realmente muito revoltante, e sabemos realmente que tem pessoas que pensam assim.

    Enfim, adorei a sua resenha e que pena que o romance demorou muito a acontecer e a Jackie ainda fica de mimimi. Aah, espero que você consiga seu autografo =)

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  22. Nossa como toda essa história me prendeu. Quase perder em uma das matérias, sendo rejeitada por seus amigos e, essas partes atraem bastante nossa atenção para o livro, o mesmo deve ser muito bom. Queria lê-lo imediatamente, o desfecho com as descobertas com certeza será incrível.

    ResponderExcluir
  23. A capa parece da ''a pessoa certa pra mim''
    Não curti a capa pois sei lá tipo não colou em minha mente que é uma capa legal entende!
    A historia eu achei legal, adoraria ler ! Tem a historia bem profunda . E achei que o tema do estupro esta bem apresentado de forma que faz a gente ser aprofunda na historia e no que cada personagens esta vivendo !

    ResponderExcluir
  24. Já tinha ouvido falar sobre o livro, mas nunca tinha parado para ler uma resenha sobre ele, adorei a sua resenha, fiquei bem interessada em ler o livro,

    ResponderExcluir
  25. Esse livro sempre figura entre os super indicados pelos blogs, agora vejo o motivo, mas leio muito pouco livros desse gênero, apesar do tema ser bastante importante de se discutir, mostrando o que o estupro é capaz de mudar na vida de uma pessoa, a Jackie tem um jeito de ser muito insegura em relação a certas coisas ainda mais depois da tentativa de violência que ela sofre, tenho que confessar que acho um pouco batida essa história de ter um bad boy forte, sensível e que compreende tudo, isso se repete em várias e várias histórias, por isso não faço a leitura, tomará que o próximo não decepcione.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)