NaNoWriMo

Você já ouviu falar no NaNoWriMo? Sabe o que é? Vai participar? Antes que outubro acabe e você perca algumas preciosas horas, vim trazer esse desafio aos escritores de plantão - ou apenas relembrá-los.

O NaNoWriMo (National Novel Writing Month) foi criado por Chris Baty (São Francisco - EUA) e é um exercício de escrita criativa. Hoje já é internacional, mas o apelido continua. O projeto é feito por milhares de pessoas ao redor do mundo. Consiste em utilizar os 30 dias do mês de novembro pra escrever uma história de 50 mil palavras (o que dá cerca de 200 páginas de livro), uma média de 1.667 palavras por dia. Parece muito, não é? Mas não é impossível!


O projeto começou em 1999, e desde então mais de 250 livros foram publicados. O mais famoso deles é Água para Elefantes, que até teve adaptação cinematográfica.


Conheço alguns bravos guerreiros que toparam participar do NaNoWriMo 2013 (Mare Soares, Marcelo Paschoalin), e uma das minhas autoras nacionais preferidas escreveu um livraço - do qual tive a honra de ser beta.

Horas Noturnas, da talentosíssima Bianca Carvalho, nasceu em novembro de 2013 e no mês seguinte já estava na Amazon para todo mundo ler (agora falta o físico, que eu estou ansiosamente esperando).


E aí, gostaram da ideia? Se você se animou, não deixe de se inscrever gratuitamente no site oficial.
Mas se você, assim como eu, não nasceu pra escrever, anime seus colegas escritores!

Ah! Se você for tentar, não deixe de me avisar. Eu sou uma ótima incentivadora (leia-se apurrinhadora), prometo ficar te lembrando no seu Facebook. E farei um post com os livros concluídos. ;)

Quero ver muitos livros lindos sendo terminados no final de novembro!

29 comentários

  1. Ai Jesus! Morrendo de vontade de participar, mas cheia de medo de não conseguir!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Ah isso me ajudaria bastante, mas esse ano, assim como ano passado, tá complicado pra mim. De toda forma, vou tentar participar em novembro e se não der certo vou fingir que dezembro é novembro e fazer mesmo assim. E eu simplesmente não sabia que Água para Elefantes havia surgido deste projeto, que sensacional.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Giu!!

    Também acho que não nasci pra escrever não, mas tenho vontade de participar só pela experiência... rs... Mas acho que vou deixar pro ano que vem... de qualquer jeito, quando eu decidir participar, pode deixar que te aviso pra você pegar no meu pé! hahaha....

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Giulia acho que não tenho o dom para escrever vou deixar para quem realmente gosta de escrever tem facilidade em colocar todas as ideias no papel, e foi uma grata surpresa saber que Água para Elefante surgiu desse projeto, li o livro e adorei, Que venham mais histórias maravilhosas . beijos lindona
    ,
    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Eu escrevo um livro há quase 5 anos, porque sempre deixo ele de lado e não escrevo todo dia, nem toda semana. Mas é um bom incentivo. Talvez eu participe com outra historia que pretendo escrever, nao sei. Mas é muito legal isso, legal mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Giulia, conhecia o projeto, mas não sabia sobre Água para Elefantes. Vamos torcer para outros bons livros apareçam com o proejto.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Oii,

    Eu não saaaabia disso, como você não nasci para a escrita, mas vou passar para os meus amigos que escrevem mesmo (embora ache que eles conheçam). Gostei muito de saber dos livros que nasceram dessa iniciativa. Bem legal mesmo...

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. Oh dúvida rsrs!
    Acho o projeto bem legal, mas eu sou meio preguiçosa (vide meu computador cheio de primeiros capítulos sem continuação :p), acho que não conseguiria terminar, mas vou dar uma olhada.
    Bem legal ^^, obrigada por divulgar, ainda não conhecia.

    ResponderExcluir
  9. Não nascemos para escrever o/ mas acho esse desafio muito interessante.
    Não sabia que Água para Elefantes tinha surgido dai e nem do livro Horas Noturnas!! Espero que esse ano saiam mais coisas boas dai =)

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá

    Não conhecia esse super projeto e eu gostaria muito de participar, se não abandonasse todos projetos que começo kkkk. E ainda não tenho rotina, dificulta muito. E a capa desse livro? Sensacional.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Giulia
    Não conhecia o projeto, mas faço parte desse time que não escreve bem e não tem criatividade para os escritos. Por isso, eu nem vou me inscrever ou participar. E além disso, novembro é mês de enem e revisões para os vestibulares. Não tenho tempo :(

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Giu! Eu conheço esse projeto e acho super bacana, eu já participei uma vez no NaNoWriMo mas não conseguir terminar.. mas a experiência é muito ótima. Águas para elefantes eu já li e sabia que foi escrito nesse projeto.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Giulia, tenho muita vontade de participar, porque amo escrever... rsrsrs mas menina e o tempo... esse eu não estou tendo ultimamente... mas como só começa em novembro vou pensar direitinho se desta vez eu participo... eu li Horas Noturnas e a Bia disse que logo será lançado o físico... se é que já não lançou não tenho certeza... O livro é um máximo eu super amei... Xero!!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Giu, tudo bem?
    Não acredito que o livro Como Água para elefantes nasceu nesse desafio!!!!! Eu já vi o filme e me apaixonei, super sensível, com autores excelentes, e infelizmente, o abuso contra os animais é real.
    Pena que não tenho o menor talento para escrever, caso contrário é claro que participaria,fiquei animada.
    Boa sorte a todos.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Giu querida!
    Eu até tenho o dom para escrever, pelo menos eu acho, mas não conseguiria sob pressão de prazo, minha inspiração vem em momentos diversos e as vezes com um grande lapso entre um e outro, então, este desafio não é pra mim. Fico contente que daí saiam tantas coisas boas!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Giulia!
    Não conhecia o projeto, e achei incrível essa ideia!
    Eu, como você, sou do time que não nasceu para escrever rsrs Mas espero ver muito autores fazendo sucesso, e vou ficar na torcida para todos conseguirem completar o desafio.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Giu, tudo bem? Conheci esse projeto pela Pâm do Garota It no ano passado, mas acho que ela não conseguiu concluir. Acho bem legal e é realmente um incentivo enorme, mas por enquanto, para mim, não rola. Nossa, não sabia que "Água para elefantes" foi escrito por ele, bem legal.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  18. Oi, Giulia!

    Que projeto bacana! Fiquei com muita vontade de participar, mas estou meio receoso porque o enem está chegando e não tenho tempo para nada, especialmente mês que vem! Enfim, obrigado por avisar! :3

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Que projeto bacana, eu não conhecia ele, acredita? E como não tenho o dom para escrever histórias, eu nem vou participar, mas vou ver se divulgo esse projeto por ai para os escritores de plantão verem e quem sabe participarem também :3

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Muito criativa a ideia, este projeto pode ajudar muito aqueles que desejam lançar um livro, pelo fato também de ser um desafio. Não sabia do fato de Água para Elefantes fazer parte desta ação, realmente um grande sucesso.

    ResponderExcluir
  21. Ah, indiquei seu blog para um TAG
    http://aconstantinobrandao.blogspot.com.br/2014/10/tag-7-coisas.html

    Espero que se divirta ^^

    ResponderExcluir
  22. Oi Giulia,

    Acho que essa postagem foi uma indireta pra mim, pois um dia desses, me veio uma historia quase completa na cabeça, só faltava aprimorar um pouco acho que vou me inscrever, se eu o fizer com certeza irei te avisar ahaahah! Fiquei encantada com o projeto.

    Mayla

    ResponderExcluir
  23. Oi Giu!!!!
    Que projeto bacana!!!!
    Assim como tu eu não nasci para escrever, mas certamente incentivarei quem tem esse dom haha.
    Nem imaginava que Água para Elefantes tinha surgido desse projeto, muito legal mesmo!

    Beijooos
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  24. Olá Giu,
    eu lembro de ter visto esta campanha no ano passado. E achei a ideia maravilhosa, pois assim dá a oportunidade de muitos autores mostrarem do que são capazes.
    Esta ai um projeto para os autores nacionais mostrarem seus trabalhos.
    Adorei ter relembrado e vou fazer como você disse, aporrinhar alguns autores amigos para se inscrevem.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  25. Acheii o projeto muuuito interessante e bem criativo!
    A ideia e realmente maravilhoso , boa oportunidades as autores
    mostrem sem talento

    ResponderExcluir
  26. Eu amo ler, e admiro muito quem escreve, mas escrever não é o meu forte, prefiro mesmo ler .. mas boa sorte para todos que vão participar !

    ResponderExcluir
  27. Giulia!
    Não conhecia não o projeto e até gosto de escreve, mas apenas para mim...kkkk Não me acho preparada psicologicamente para colocar um livro no mercado e esse não vai dar mesmo porque o tempo anda exíguo para mim com a doença de mainha. Quem sabe no próximo ano???
    Tenha uma semana de sucesso!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Adorei o projeto, quem sabe eu não coloco um livro no mercado? várias ideias....

    ResponderExcluir
  29. Não conhecia esse projeto e fiquei muito surpreso ao saber dos livros que foram publicados pelos autores que adereram ao projeto, esse ano talvez participe, afinal já tenho a história quase completa na cabeça, só falta passar para o papel, vou definir se participo ou não.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)