Tatuagem - Marina Salla


Título: Tatuagem
Autora: Marina Salla
Editora: Novo Século



Jack se aproximou de Laura. Não, não para tirar sarro dela, nem dizer como ela é esquisita e feia, mas para defendê-la desse pesadelo. Ela sabia que sua vida estava mudada para sempre, mas não imaginou, em nenhum momento, que mudaria de novo. Uma festa, um beijo recebido pela pessoa errada, um acidente que permitiu que Laura revivesse a consciência apenas três meses depois, numa cidade diferente, e toda sua antiga vida havia sido deixada para trás. Como ela poderia imaginar? Apesar de todos os avisos, como ela podia pensar que algo assim fosse acontecer? Ele sempre fora tão atencioso, se esforçava para ser melhor com ela, não queria machucá-la por nada nesse mundo. E então... Jack, o que aconteceu com você? Deixar pessoas para trás, continuar em frente, é um aprendizado. Laura tentou seguir com a vida dela, Jack deveria ter feito o mesmo.

Tatuagem trata de temas importantes e atuais, como por exemplo o bullying. O quanto de loucura pode haver no amor? O quanto um amor de verdade pode suportar?

Quando Laura conhece Jack, ela nada mais é que uma adolescente de 15 anos bastante diferente das outras meninas da sua idade. Por ter um estilo único e ser mais na dela, Laura sofre bullying na escola e é taxada de “Estranha”. Sendo coagida diariamente na escola por Giulia e seus dois irmãos, Laura detesta as horas que tem que passar lá.


Ao longo da história vemos que a diretora da escola e todos os demais são cientes do que acontece, mas parece que a família Neil tem dinheiro e influência suficientes para que nada aconteça com seus filhos rebeldes. Porém, para não ser totalmente injusta, a diretora dá algumas “regalias” à Laura, como o fato de ela sair antes de todo mundo a fim de evitar os desagradáveis encontros da menina com seus algozes.

Mas nem sempre ela consegue fugir de Giulia, e numa dessas vezes – finalmente – seu príncipe no cavalo branco aparece. Ok, ele não tem um cavalo, mas ele é bonito e sexy, e a defende bravamente. Botando os irmãos Neil pra correr. Depois que Jack aparece no seu caminho, a vida de Laura muda por completo. Ela que é, até então, isolada do mundo, que nunca teve contato com nenhum rapaz e sequer foi beijada na vida, encontra em Jack tudo que ela sempre sonhou: um cara que a entende e a admira como ela é, que também é diferente dos playboyzinhos da cidade e que se encaixa perfeitamente com ela.

Com Jack, Laura vivencia todas as “primeiras vezes” de sua vida, seu primeiro beijo, seu primeiro namoro, seu primeiro amor e sua primeira relação sexual. O amor dos dois é delicioso de acompanhar e vivenciar com eles. Ah, e também a sua primeira Tatuagem, é claro. E essa vai ter um significado todo especial, que vocês têm que ler pra saber. Jack é um tatuador de primeira. Como ele mesmo diz, é o que ele sabe fazer de melhor.

Em um fim de semana, Jack resolve levar Laura para conhecer seus amigos e irmão. Em uma festa na casa de um de seus melhores amigos, ela tem a oportunidade de conhecer todos eles de uma vez, e algo estranho fica solto no ar. Todos parecem ter medo da relação entre os dois, mas o motivo é um grande mistério. Pelo que parece Jack já teve problemas no passado se tornando dependente demais de alguém, mas ninguém fala abertamente sobre o assunto. Laura decide não se preocupar com isso, uma vez que Jack é atencioso e amoroso com ela, porém sem sufocá-la.

Um tempo depois o impensável acontece e Laura sofre um acidente que mudará de vez o rumo de sua história. Depois desse acidente, mesmo que a contra gosto, Laura tenta recomeçar sua vida. Mas Jack não desiste dela, e nem pensa em esquecê-la.

Porém, o reaparecimento de Jack que a princípio foi um milagre dos céus para Laura, pode não ser exatamente o que ela esperava. Algo mudou, e a pergunta que fica é: será que o amor deles vai suportar e sobreviver a tudo que eles estão prestes a passar?

O livro no início é doce, envolvente e até inocente. Relata a história de uma menina que está se descobrindo, amadurecendo e virando mulher. Ao longo das páginas a história se transforma e vai mostrando uma Laura mais madura e incrivelmente forte. Achei que ela foi mesmo muito forte e teve uma estrutura de ferro pra suportar tudo por que passa.

Os personagens são todos muito bem construídos; o Malu (que na verdade se chama Mauro rs), a Miriam (a única e virtual amiga de Laura), o Léo, o Thomas (irmão de Jack) e a Molly conquistam o leitor de maneira leve e suave, quando nos damos conta já estamos desejando tê-los como amigos também.

A história é muito boa e traz muitas lições importantes para quem está vivenciando essa fase da adolescência, em que estamos nos descobrindo, nos definindo.
A escrita da autora é leve, simples e descontraída, o que torna a leitura rápida e gostosa.

A revisão... Ah, a revisão sempre deixando a desejar. Uma pena mesmo em boas histórias como essa.

Eu recomendo a leitura, é gostosa, daquelas que se lê em um dia, no máximo dois.

- Por que está me tatuando? - perguntei de novo, com lágrimas prontas para escorrerem.
- Porque eu te amo. E eu quero fazer em você o que eu faço de melhor.

31 comentários

  1. Não sou muito chegada a romances mas esse parece bem fofo, pelo menos como você narra o inicio, e fiquei bem curiosa para saber o que mudou no decorrer da história.

    ResponderExcluir
  2. Giiiiulia, que maldade fazer isso com a pobre da menina! hahahahaha
    Jack eu estou com esse livro para a ler e fiquei bem contente com a sua resenha.
    Adoro um romance fofinho de adolescente, se ele trás algo para eu refletir é melhor ainda. Fiquei curiosa para saber o que muda tanto para os dois que não vai permitir que continuem juntos... E não vamos comentar a revisão né?! Tenho fé de que um dia eles acertarão isso..

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Jaque, tudo bem? Me interessei bastante por esse livro. A história de amor da Laura e do Jack parece ser bem bonita e o livro parece tratar de vários assuntos importantes, principalmente para quem está nessa fase. Como também gosto de livro com um bom mistério, algo no passado das personagens que faz tudo mudar, com certeza fiquei interessada. E é tão bom quanto o autor cria personagens cativantes que nos fazem ter vontade de também sermos amigos deles :).

    Adorei a resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Menina, não é que eu adorei a resenha e fiquei com uma vontade enorme de ler esse livro. Quero aproveitar a onda que eu estou de ler romances e etc, porque se eu desanimar demoro para pegar.
    A única coisa que me incomodou um pouco foi a capa; primeiro porque achei que da a impressão de que o cara é muito mais velho do que ela (pode ser que seja isso, né?) e outra que ela é bonita, mas não demonstra tanto o potencial do livro.

    Vou correndo procurar para comprar.

    Blog:
    Cantar Em Verso . Fbook Cantar em Verso
    Pessoal:
    Fbook . silvianecasemiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Ola Jaq adoro romances , adorei a premissa do livro vou comprar para ler fiquei mega curiosa sobre a tatuagem , e sobre como será essa volta de Jack, sem ler o livro já me encantei com o casal Jack por defende-la e ela por se tornar forte . beijos lindona

    Joyce
    www;livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu não conhecia o livro, mas a sinopse e sua resenha me chamaram bastante a atenção (apesar de eu não ter gostado da capa).
    Gente, após ler sua resenha eu não sei o que pensar de Jack. Ele é mesmo um príncipe encantado ou é o lobo mal? Tipo, ele tatuou a garota sem que ela quisesse? o.O Achei meio possessivo, sei lá... como se ele estivesse demarcando território.
    Fiquei super curiosa! Quero ler!

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiii,

    Eu adoro romances e faz muuuuito tempo que não leio. Gostei da proposta da autora e dos temas abordados. Bullying é algo que muitos autores abordam e espero que de uma maneira positiva. Quero saber mais sobre a tal tatuagem e do acidente :s fiquei curiosa.

    Curti bastante!!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Jaque, sou completamente apaixonada por romances adolescentes. Adorei a premissa do livro e já coloquei na minha lista de desejados. Uma pena que a editora tenha falhado no quesito revisão, mas infelizmente a maioria peca nisso.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olha eu ainda não tinha lido a resenha desse livro, mas tenho que confessar que fiquei apaixonada pela história, até porque o assunto que a autora aborda é uma coisa que acontece muito hoje em dia, mas não é só por conta disso, mas também pelo romance que acontece entre ambos os personagens. Eu simplesmente amei. Vou colocar nos meus desejados no skoob, pois pode ter certeza que irei compra-lo para ler e resenhar em meu blog. Simplesmente perfeita a sua resenha amiga. Meus parabens =]

    Se cuida e fica com Deus
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Jaque.
    Eu gosto dessas histórias que envolve adolescentes e seus dramas, suas descobertas, principalmente quando o autor desenvolve bem tanto o assunto principal como os personagens.
    Eu adoro tattoos, então quero muito conhecer esse tatuador e o significado da tatuagem de Laura.
    Novo século quando é que você vai mudar?

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Achei a capa lindissima, me lembrou bastante as fotos de casais que vejo pelo Tumblr.
    Achei a historia legal, mas um tanto repetitiva e monotona.

    ResponderExcluir
  12. Olá

    Quando li Novo Século, imaginei que iria ter alguma coisinha falando da revisão mesmo. Olha, vou confessar, não curto muito livros do tipo mas esse me deixou bastante curioso. Acho que foi sua resenha que me conquistou. De qualquer forma vou anotar na minha lista de livros pra sair da zona de conforto e quem sabe conhece-lo melhor mais pra frente.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Eu não gosto muuito de romances e desse tipo de enredo, mas achei interessante a forma como a do bullying foi tratada e é importante como o livro auxilia os jovens na adolescência. Eu acho que não leria, mas fiquei contente que você gostou dos livros e achou os personagens tão bem construídos.
    Em si tratando da Novo Século, é raridade não encontrar uma série de falhas de revisão!

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Jaque. Fiquei super interessada nesse livro. Agora fiquei curiosa para saber onque vai acontecer.. O que aconteceu com na protagonista, porque a familia tem esse medo da relação. Fiquei bastante animada para ler agora. A revisão dessa editora peca muito, como sempre.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  15. Giu,
    Adorei a dica, sei que você é exigente na construção da história então uma resenha 4 estrelas é uma ótima indicação.
    Adoro histórias em que os personagens evoluem, amadurecem e se encontram. Acho que além de um romance fofo, podemos encontrar muitas coisas para refletir aqui, principalmente pela conduta maldosa do ser humano, não é mesmo?!
    Dica anotada!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  16. Pena que a revisão deixou a desejar, mais uma vez. Gosto de personagens fortes, então acho que iria gostar bastante da Laura e admirá-la por sua força. E que bom que os demais personagens são bem construídos também. A história me pareceu interessante, mas não o suficiente para eu ficar desesperada para ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Essa foi a primeira resenha que li desse livro e confesso que imaginava a história totalmente diferente... No começo fiquei um pouco confusa com as informações dos personagens, mas enquanto lia fiquei com um aperto no coração e uma vontade enorme de estar perto de Laura nos momentos difíceis. Espero conhecer o livro em breve, gosto de histórias simples e singelas e que transmitem algum 'conselho' interessante.

    Beijos,
    Cássia
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  18. não conhecia o livro, adorei a sua resenha, mais um para a minha lista de desejados, uma pena a revisão não estar tão boa ..

    ResponderExcluir
  19. Olá

    Adorei a resenha. Gostei destes livros mais inocentes, destes que tratam das descobertas da vida adulta. Só de ler a resenha eu gostei da Laura, parece ser uma personagem excêntrica e divertida. Enfim, dica anotada.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Hey, Jack!

    Não sou muito de ler romances, mas esse parece ser uma boa pedida. Anotei o título para, em breve, procurar saber um pouco mais sobre ele e sondar valores. Obrigado pela dica e por sua resenha instigante ;)

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Jaqueline!
    Achei a história bem interessante e não apenas para os adolescentes, mas para nós que somos pais, porque podemos aprender um pouco mais em como lidar com determinadas situações que nossos filhos passam e não conseguem falar conosco.
    Gostei muito!
    Tenha uma semana de sucesso!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Jaque, tudo bem???
    Sempre tem um "mas": ele era um príncipe encantado, mas.....
    Você me deixou super curiosa!!!!!!!!
    Porque ela sofre um acidente e ele se afasta??? Porque depois ele retorna, mas está tudo diferente???
    Essa é a primeira resenha que leio do livro e fiquei super empolgada, já para a lista de desejos!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Se eu te falar que eu não dava nada por esse livro, você acreditaria em mim? Pois é, mas sua resenha está mega instigante, e é a primeira que leio do livro, e já estou aqui me contorcendo com vontande de conhecer Tatuagem.
    Ahh, já estou morrendo de amores pelo Jack<3 Pode isso? Quero conhecê-lo o mais breve possível.
    Tatuagem foi para a lista de desejados com certeza (:

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  24. Eu já tinha visto esse livro por ai, mas não dava nada para ele, não gostei da capa e o título não chamou a minha atenção, logo eu dispensaria ele, mas então lendo sua resenha fiquei um tanto curiosa, acredito que deve ser um livro bacana, o começo parece bem clichê e fofo, ai depois essa parte do acidente deve ser mais interessante, enfim, espero ter oportunidade de ler esse livro algum dia oo/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Giu,

    é mesmo uma droga quando não há esse cuidado com a revisão do livro. O pior é que muitas vezes o autor paga caro pela publicação e nem pra haver um cuidado maior com a revisão. Mas enfim... gostei da sua resenha. O livro parece ser daquelas leituras gostosas e fofas.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  26. Olá, parece ser uma leitura bem teen e light, gostei.
    Gosto dos livros juvenis pois não há apelação, é tudo natural e gostoso de acompanhar. A leitura flui de forma natural.
    Parabéns pela resenha!

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  27. Muito legal da parte de Jack se aproxina de Laura pra lhe defende-la
    sinceramente e não conhecia este livro.. .. mas fiquei curiosa pra
    esta conhecendo melhor e ser aprofundar mais na historia!

    ResponderExcluir
  28. Estou apaixonada pela história e ainda estou no começo

    ResponderExcluir
  29. Vi esse livro em um promoção na Saraiva e quase comprei, me arrependo agora, que bom que a história tem qualidade, a autora conseguiu abordar e desenvolver da melhor maneira possível os temas que queria, que azar a Laura tem, uma pancada atrás da outra, fiquei muito interessado e assim que puder irei comprar e dar uma chance, mesmo não fazendo meu estilo favorito deve ser um passatempo agradável.

    ResponderExcluir
  30. Vi esse livro em um promoção na Saraiva e quase comprei, me arrependo agora, que bom que a história tem qualidade, a autora conseguiu abordar e desenvolver da melhor maneira possível os temas que queria, que azar a Laura tem, uma pancada atrás da outra, fiquei muito interessado e assim que puder irei comprar e dar uma chance, mesmo não fazendo meu estilo favorito deve ser um passatempo agradável

    ResponderExcluir
  31. Vale muito a pena ler. A história é tão interessante que vc lê muitas páginas em pouquíssimo tempo. As surpresas da história são perfeitas. Indico!!! E Laura... Apaixonante!!!

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)