Dia Nacional do Livro

Hoje é um dia muito especial! No dia 29 de outubro, comemoramos o Dia Nacional do Livro!



Nesta terça, 29 de outubro, é celebrado, em todo o Brasil, o Dia Nacional do Livro. A data é uma homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil em 1810. A Biblioteca fica na cidade do Rio de Janeiro e é considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e também a maior biblioteca da América Latina.

O núcleo original de seu poderoso acervo, calculado hoje em cerca de 9 milhões de itens, é a antiga livraria de D. José, organizada sob a inspiração de Diogo Barbosa Machado, Abade de Santo Adrião de Sever, para substituir a Livraria Real, cuja origem remontava às coleções de livros de D. João I e de seu filho D. Duarte, e que foi consumida pelo incêndio que se seguiu ao terremoto de Lisboa de 1º de novembro de 1755.

Fonte: Portal Brasil


Como você vai comemorar essa data?
À meia-noite eu estava lendo, finalizei uma leitura e fui dormir quase às 2h. E ainda pretendo ler mais de noite! \o/


Feliz Dia Nacional do Livro!!!

21 comentários

  1. no dia do livro nada melhor que ler como forma de agradecer a esse conjunto de papel pelas alegrias, viagens e devaneios proporcionados!
    agradecer também aos autores, estes magos das palavras!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oba! Fico feliz que tem uma dia dedicado ao livro!
    Algo tão importante em nossa vida, principalmente as leitores
    que lerem diariamente e não vive sem uma leitura durante dia!

    ResponderExcluir
  3. É tão bom ver um dia dedicado a uma coisa que eu gosto tanto, já li hoje e antes de dormir vou ler mais ainda !

    ResponderExcluir
  4. Oii Giu!! UHul... Feliz Dia Nacional do Livro o//
    Bom, eu já fui na Biblioteca Nacional e lá é realmente incrível... nossa, aquilo é um mundo!! Gostei de saber do porque da data, e um pouquinho da história. Bom, eu comemorei lendo "Cartas de Amor aos Mortos" no Kobo.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  5. Giu <3

    FELIZ DIA NACIONAL DO LIVRO! Nunca fui até a Biblioteca Nacional. Mas na próxima viagem ao Rio espero conhecê-la. Já sabia sobre a data, mas acabou passando despercebida pelos problemas no trabalho >___<. Como você comemorou? Eu comemorei terminando o último livro da trilogia Estilhaça-me e não me recuperei dele ainda. Acho que nunca irei. Mas tudo bem. Adorei o post!

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  6. Giulia!
    Fiz tantas coisas hoje, inclusive ler.
    Geralmente leio uma hora pela manhã e uma hora a noite, e, algumas ocasiões especiais, leio durante o dia um pouco... e foi o que fiz em termos de leitura hoje.
    Parabéns para o LIVRO!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Giulia lindona como sempre comemorei lendo lendo rsss, estou acabando Obscuro coração amanhã vem resenha. Confesso que não o que seria de nós sem os amados e essenciais livros a nossa vida. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Que dia especial <3
    como diz em francês, livro é livre
    algo que nos dá liberdade sem sair do lugar
    uma coisa linda e magica

    ResponderExcluir
  9. Ontem (29) passei meu dia lendo poesia, algo mais tranquilo e sereno, e algo que me da paz.

    ResponderExcluir
  10. A data jáá passou mas eu comemorei lendo também hahahah
    Fui dormir tarde pra terminar o livro também SHUAHSUAHSUAHSU

    Feliz dia do livro nacional para nóóós <3

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    No dia do livro criei uma postagem especial no meu blog, porém, como precisei estudar, o único livro que li foi o Manual de Linguística porque a faculdade tem tomado meu tempo e não está sendo fácil(rs.).

    Bjão,
    Diego França.
    Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu comemorei o dia do livro lendo muito ficando até 6 horas da manhã lendo e dormindo quase nada, mas tudo bem, a história valia a pena, assim como os livros sempre valem!

    ResponderExcluir
  13. Comemorei meu dia do livro lendo "Misery" do Stephen King. É o primeiro livro que estou lendo do autor.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Giu. Neste dia eu também estava lendo "Um amor sem limites". Eu vi que teve muitas promoções em sites, mas consegui me controlar é não comprei nada.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  15. Eu leio todos os dias basicamente mas, incrivelmente, no Dia Nacional do Livro não consegui ler nada! Foi de casa para o trabalho, do trabalho para casa, pausa para um banho, de casa para um evento, evento para cama. E fim do dia... rs... que legal que você estava lendo quando deu meia-noite!

    Não sabia que a data tinha a ver com a Biblioteca Nacional. =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi flor! Nada melhor que ler um livro, ne?! Que tal um nacional? ?? Estou com um aqui que não me desgruda hehe, ou melhor eu não consigo larga-lo. Eis o unico vicio bom...
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  17. Acredita que eu não comemorei o dia do livro lendo um livro? To com ressaca literária, faz dias que não leio e isso é tão triste :'( kkkk Enfim, adoro o dia nacional do livro, é maravilhoso ter um dia dedicado a algo tão precioso que é os livros, né? *-*

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Giu
    Passar o dia Nacional do livro, lendo, é mais que obrigação de nós, leitores! :D E foi assim que passei meu dia, abraçando meus preciosos <3 hahaha
    Adorei saber o motivo da data e tal.
    Adorei o post ( ;

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Giulia,

    Acredita que eu comemorei o dia do livro, estudando para prova, e até que consegui tirar um tempinho para ler.


    Mayla

    ResponderExcluir
  20. Oi, Giulia!!!
    Eu nem lembro mais o que fiz nesse dia, sei que participei de uma postagem especial no Blog do Dri, o Geração Leitura.Com, e li, só Não lembro qual livro eu estava lendo rsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá Giu,
    bom passar o dia nacional do livro lendo é algo que muito de nos leitores fazemos. Eu mesma gostaria de ter feito isso, mas por causa da falta de óculos que ainda não chegaram eu tenho que adiar minhas leituras.
    E sabe o meu sonho é conhecer a biblioteca nacional, me imagino lá dentro olhando todos aqueles livros e babando. shuahsuahsua
    Quem sabe um dia eu não conheça né.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)