Como eu era antes de você - Jojo Moyes


Título: Como eu era antes de você
Autor(a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Nº de páginas: 320
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Casas Bahia
Nota:

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Eu tinha vários motivos pra ler esse livro: muita gente falando bem, amiga praticamente me obrigando a ler, filme que vai estrear esse ano... Resolvi, então, pegar na minha animação de leitura. E foi bom, mas... Não vou completar, mas você vai entender depois de ler a resenha.

Logo no começo tive um choque. O prólogo narra, em 3ª pessoa, o acidente de Will. Pensei "pronto, ele morreu!", já fiquei desanimada achando que ia ser daqueles livros que dizem o final no começo, mas me enganei. Will não morreu, mas ficou tetraplégico, totalmente dependente. E é na cadeira de rodas, ranzinza e sem ânimo pra nada, que ele conhece Louisa. Mas preciso falar dela primeiro.

Antes do encontro com Will, conhecemos a família de Lou - e que saco! O fato de eles passarem por dificuldades financeiras não é o problema; o que irrita mesmo é a falta de apoio e incentivo que eles não têm para com ela. Os pais não a estimulam, a queridinha é a irmã, a vida de todos mudou depois da chegada do sobrinho, ou seja, ela não é nem um pouco valorizada em casa. Pra completar, todos parecem só enxergá-la como uma fonte de renda, interessados no dinheiro que ela traz pra casa, e não no seu bem-estar. Egoístas: sim, claro ou com certeza?

E quando você acha que isso é tudo, vem o namorado e mostra que nada é tão ruim que não possa piorar. Ele é um idiota! Depois que descobriu o universo das corridas, ficou completamente obcecado com alimentação saudável e corpo perfeito, treinando absurdamente e deixando Louisa de lado.

Quando Lou perde o emprego, fica aquela pressão em casa pra que ela arranje outro trabalho já que dependem do dinheiro dela. Depois de muita procura, ela recebe a proposta de cuidar de um tetraplégico, num contrato de apenas 6 meses, e, mesmo sem experiência, aceita. Só aí Will aparece.

Se pra qualquer pessoa seria extremamente ruim ficar presa a uma cadeira de rodas, dependendo de outros pra todas as atividades diárias, imagina pra um cara aventureiro, agitado e bem-sucedido? Will se tornou o oposto do que era antes do acidente: completamente apático, antipático, fechado, grosseiro. Deu pra ver que a convivência entre os dois não ia ser nada fácil. Mas ela precisava do emprego, ele precisava dela pra viver, então eles acabaram se aproximando.

O grande foco do livro é a discussão sobre o suicídio assistido. Will não quer continuar a viver desse jeito limitado e dependente, então pede aos pais que o levem a uma entidade na Suíça, onde o suicídio assistido é permitido por lei. A mãe não aceita e pede um prazo pro filho para tentar fazê-lo mudar de ideia, e ele concorda; 6 meses. Esse é o tempo que Lou irá cuidar de Will, se apaixonar por ele e fazer de tudo pra que ele desista.

A narrativa de Jojo é simples e fluida, mas trata de um assunto bem polêmico e importante. Pelos olhos de Lou, vivenciamos o mundo de um tetraplégico, com todas as dificuldades diárias, seus pensamentos pra baixo e suas frustrações por coisas simples. Também há a questão do romance entre uma pessoa "normal" e um "inválido". Will tinha uma namorada na época do acidente, mas acabou terminando; foi ela que não aguentou a mudança brusca de realidade ou ele que se isolou e revoltou tanto que acabou por afastá-la? Em relação a Lou, eles tinham um relacionamento bem difícil no começo, mas aos poucos foi evoluindo e extrapolando o profissionalismo.

Louisa é a narradora do livro, mas temos alguns poucos capítulos narrados por outros personagens, todos ligados a Will. A mãe, o pai, a irmã e o cuidador de Will nos ajudam a entender seu ponto de vista e conhecer mais as relações familiares. A mãe vive em crise, o pai tem um relacionamento extraconjugal, a irmã se sente preterida porque toda a atenção passou a ser voltada pro irmão... Jojo quis mostrar que a família de um tetraplégico não fica isenta de outros problemas quando precisa mudar de vida pra cuidar dele.

Destaque pra narração de Camilla (mãe de Will), que expõe suas frustrações como esposa e mãe e abre espaço pra discussão de suicídio versus religião. Ela não concorda com a decisão do filho por ir de encontro às suas crenças e convicções. E confesso que eu a entendo, porque isso também mexeu comigo e foi um dos meus incômodos na história.

Outro ponto que me incomodou foi que ele sempre a chamava pelo sobrenome - Clark -, evitando usar "Louisa", enquanto chamava o cuidador pelo nome - Nathan. Talvez seja uma forma de se manter distante, de evitar se envolver ainda mais para focar na decisão que tomou.

Acreditei que o romance seria perfeitamente possível a despeito da tetraplegia. Na verdade, me lembrei bastante do filme Tudo por Amor (com a diva Julia Roberts), por ele ser doente e fechado e ela chegar pra cuidar e acabar se apaixonando. Nem preciso dizer que torci por eles, né?

Como eu disse, Louisa tinha um namorado bem babaca, mas eu acho que a autora construiu essa imagem ruim justamente pra que o leitor ficasse com raiva dele e torcesse pelo romance com Will. Mas acho interessante que ela faz questão de inserir uma fala do tipo "como você pôde se apaixonar por um cara tetraplégico, que não vai poder te dar prazer?". Ó outro tema sendo abordado aí.

Recomendo preparar seu coração para a leitura. O tempo inteiro eu ficava tensa, esperando que alguma coisa desse errado, me preparando para uma reviravolta ruim. Imagino que essa sensação nem chegue perto da insegurança que a Lou sentia, mas de certa forma deu pra criar empatia com a personagem. Pra saber se ela consegue convencê-lo de desistir da morte, só lendo. Independentemente do final, o desenvolvimento da história é lindo pelos assuntos tratados e pelas lições que podemos tirar.

O título é perfeito! Na tradução ou no original (Me Before You), ele sintetiza a história, evidenciando a mudança que ocorreu em ambos - ele por enxergar que a tetraplegia não era totalmente limitadora, ela por aprender muitas coisas sobre amor, família e valorização depois de conhecê-lo.

Gostaria de poder falar mais do motivo por que tirei 1 estrela, mas seria spoiler. Há uma razão, muito mais pessoal do que textual. Quem leu, já deve imaginar o que seja. rs
E, antes que perguntem, não chorei. Sou durona, rapá! Não entrei pro time das leitoras em prantos após Como eu era antes de você.

A capa mantém o desenho original, que me agrada. A revisão da Intrínseca é sempre boa, não preciso comentar. E não posso falar sobre a diagramação porque li em ebook (mas vou comprar o físico porque preciso ter na estante rs).

A estreia do filme está prevista para agosto. Como eu li já sabendo os atores escolhidos, foi impossível não associá-los aos personagens, especialmente o lindo maravilhoso vontade de beijar a covinha Sam Claflin. É certo que estarei nos cinemas assim que sair por aqui.

Como eu era antes de você me encantou pelas lições e emoções. Um romance simples na sua complexidade; uma história de amor, de família, de vida. Leia!

20 comentários

  1. Eu sou a amiga que obriga a ler hahahahaah
    Ahhh, esse livro <3
    Não é o meu preferido da autora, mas precisamos dizer que é uma baixa de uma história.
    Ao contrario de você, eu sou um chorona, então solucei mais do que tudo na vida! Conforme a história ia chegando ao final eu precisava até fazer umas pausas porque as lágrimas eram tantas que eu não consegui enxergar rsrs
    Tenho as mesmas frustrações que você com relação a esse livro então é melhor não fala muito disso aqui hahahaha

    Beijos, Dreeh

    ResponderExcluir
  2. estava doida pra ler, mas só ontem comprei! espero se como a Dreh bem emotiva e chorona de tudo!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Giu, esse livro é tão lindo mas deixa a gente com o coração na mão. Fiquei fã da Jojo só de ler essa história e apesar de não concordar com algumas coisas, eu as entendi.
    Adorei a resenha e até me emocionei lendo, pois lembrei de tudo que li no livro.
    Em relação ao filme, tenho certeza que sairemos um caco do cinema, mal posso esperar para conferir, rs.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda tinha esperança do final mudar no cinema :(

      Excluir
    2. Ainda tinha esperança do final mudar no cinema :(

      Excluir
  4. Oi Giu, tudo bem?
    Comprei esse livro recentemente por causa de uma amiga que me falou muito dele e disse que eu não me arrependeria de comprar... é um livro que vai me tirar da zona de conforto... porque não estou acostumada em livros desse tema... porém fiquei mais curiosa após ler a sua resenha... as lições... o aprendizado e as mudanças mexeram um pouco com o meu interesse após ler a sua resenha... possivelmente vou lê-lo antes do previsto... quero saber o que acontece e para onde a história vai caminhar... Xero!!

    ResponderExcluir
  5. Toda vez que leio resenha sobre esse livro me vem logo na mente os filmes Tudo Por Amor e intocáveis, que são obras que têm essa premissa de cuidadores que desenvolvem uma relação muito próxima com o "cuidado", de amor mesmo.

    Tenho vontade de ler esse livro e com certeza irei ver o filme.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oooi Giu!!

    Eu não li nada da autora ainda, tenho muita vontade de conhecer, mas estou com proposito de só comprar novos livros quando terminar os que tem na estante.
    Sobre o livro, eu sempre vejo elogios, tanto para a autora, quanto para a história quanto para a escrita dela.
    Pelo que pude perceber são MUITOS temas abordados, e todos muito bem trabalhados, o que é muito bom. Confesso que queria saber qual foi o ponto pessoal que te fez tirar um ponto do livro.
    Ultimamente não ando me emocionando como as pessoas, e muitas vezes acho que há um certo exagero em algumas reações...
    Gostei dos pontos que você mostrou do livro e espero poder conhecer a história em breve, espero me emocionar - ou não - pelo livro.

    Beijnhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Eu amo esse livro. E sim, fiquei dividida com o final, amando e odiando. Mas me colocando no lugar da personagem e tentando entender o sentimento dele. Acho que não poderia ser de outro jeito. Apesar de ter esperança de ser, até o final.

    ResponderExcluir
  8. Oi Giu, sua linda, tudo bem?
    Eu conheço a autora, como sou apaixonada por cartas, descobri um livro da autora chamado: a última carta de amor. Eu adorei a narrativa dela, é uma história de amor linda, que recomendo a todos. Eu simplesmente me apaixonei pelo livro!!!! E não vai destruir ninguém, risos...
    Por isso, sempre que vejo alguém falando dos livros da autora, tenho vontade de ler. Pelo o que eu entendi nas entrelinhas, eu acho que o final não é o que o leitor quer. Se ela levar Will, eu não vou perdoá-la e nem entendê-la.
    Mesmo assim, quero ser destruída pela autora, pois é um livro que traz muitos sentimentos, discussões que com certeza vão fazer diferença.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Você é durona mesmo, Giu, raramente chora lendo algo... eu, pelo contrário, choro muito facilmente, e tenho quase certeza que quando ler esse ele vai ter esse efeito sobre mim! rs... Nunca li nada da autora, mas sou louca pra fazer isso! Sou muito desinformada, nem sabia que ia ter filme... mais um motivo pra ler logo. Já tenho o meu, e vou ver se encaixo no seu desafio... espero me encantar também!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi Giu, tudo bem?
    'Como eu era antes de você' é um livro que divide muitas opiniões, principalmente pelo lance do suicídio assistido. Achei interessante você citar que a família de Will ter meio que continuado a viver apesar dos apesares. E sobre a família de Lou... Cara, que horror a forma que tratavam ela =/ Tô curiosa pra saber se rolou mesmo um romance <3 Sou hiper sentimental, acho que esse livro vai me fazer chorar t.t


    Beijinhos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Giulia,

    Bom eu só li até a metade do livro, porque me gostei tanto da historia que eu queria o livro físico, e com a minha lista de leituras e livros pra comprar só aumentabdo ele spre vai ficando pra trás, eu sinceramente espero que a Lou tenha conseguido, entendo como é difícil pra uma pessoa ser tetraplégica, mas eu sou sonhadora e quero que tudo acabe bem no final. E o filme eu só vou assistir quando eu ler o livro.

    Mayla
    Meulivromeutudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu já li esse livro e ele me agradou muito *o* Eu gostei bastante da Lou e fiquei super chateada com a forma que ela era tratada e esse namorado dela é realmente um idiota, essa obsessão dele é ridícula, coitadinha da Lou ser deixada de lado :c Enfim, gostei muito da sua resenha e fiquei feliz ao ver que o livro também conseguiu te conquistar.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Giulia ainda não criei estrutura emocional para ler esse livro menina, vou torcer pelo casal, e em sua resenha iremos conhecer as frustrações e esperança de ambos. Já fiquei com uma bronca da família da protagonista. com relação ao dois é tão difícil opinar ainda mais sem ter lido o livro, preciso ler para criar minha opinião . Os temas abordados são fortes e polêmicos o que causa tanta comoção. Eita menina você é durona hein rssss. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa, esse livro é triste de tão ruim. Fiquei revoltada em ver o quanto o Will era um cara mimado disposto a desistir de tudo porque não consegue andar. Ai vejo histórias como a da Pri, ou a do Hawking que fala através de um COMPUTADOR e fico com mais raiva ainda dessa cara que só pensa nele mesmo, putzgrila, que revolta!!!!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, Giulia, tudo bom?

    Dei esse livro de presente de aniversário para minha melhor amiga e ela amou. Infelizmente, o livro não faz o meu gênero, mas gostaria de saber o motivo pelo qual você tirou uma estrela, fiquei bem curioso, já que você optou por omitir esse detalhe da resenha para não dar spoiler, haha. Fico feliz que você tenha gostado da leitura :D

    Até mais,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Já estou no terceiro livro da Jojo e adorei como ela conduz as histórias. Sou leitor compulsivo e gostei especialmente dessa obra por tratar não do que queremos mas, o correto nem sempre é o aceitável!

    ResponderExcluir
  17. Acho a história legal, mas não gostei tanto do filme. Não consigo entender como tanta gente gostou e chorou até se desidratar. Não li o livro, mas lendo talvez entenda algumas coisas que pra mim, não ficaram claras no filme. Achei que no filme ele é muito egotista, a vaidade supera qualquer coisa... Como pode querer estar em um café com mulheres olhando para ele? Se fosse um romance ele poderia querer apenas a Lou... Para mim não houve romance, apenas afeição. Não tem um "I love you" no filme... Não tem romance. O amor dele não era o suficiente. Não chorei, e se não fosse pela ótima atuação deles, nem mesmo teria gostado.

    ResponderExcluir
  18. Chorei de do da lou pois o will e muito egoista nao pensou em sua familia e tao dificil encontrar um amor tao puro e ele jogou fora acho q ele nao amava ela.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)