Título: Antes que o sonho acabe
Autor: Hermes Leal
Editora: Geração
Dançando conforme a música.
No antigo seriado Túnel do Tempo, os personagens são enviados ao passado e dançam conforme a música para escapar de situações difíceis, como uma guerra em andamento. Na verdade, isso acontece com cada um de nós. Quem nasce hoje, por exemplo, terá que enfrentar o mundo tal qual ele é, com todas as suas virtudes e vicissitudes. Em Antes que o sonho acabe, o personagem Daniel vê-se enredado pelos acontecimentos da década de 1970, entre os quais a guerrilha na selva amazônica. Mas este episódio é apenas um pano de fundo para apresentar um rapazinho meigo, sem malícia, amigo íntimo da natureza, que sonhava com uma vida melhor e fugir daquele fim de mundo às margens do rio Tocantins. Mas as circunstâncias vão alterando os seus planos. A cada dificuldade, no entanto, Daniel vai crescendo, transformando espinhos em amadurecimento, dificuldades em sabedoria. Mas não tinha muita consciência disso durante a turbulência da vida. Nada como a memória para voltar ao passado e aprender duas vezes. É o túnel do tempo que existe em cada um de nós. O personagem Daniel é maior que a história que tenta aprisioná-lo como um bicho. Com a palavra, Hermes Leal
Primeiramente devo dizer que esta não será uma das resenhas mais otimistas que publicarei aqui. Portanto, não crie expectativas!
Daniel é um garoto de 16 anos, inocente, puro, sem as maldades do mundo, mas que deseja – de todo coração – sair do sertão amazônico.
Começamos a conhecer a trajetória do rapaz através de seus olhos – já que a narrativa se dá em primeira pessoa –, indo até uma casa de “boas moças”, onde os soldados iam se divertir. Ele não queria ir para lá, mas fora carregado à força por seu amigo Geraldo. Ele observava tudo de longe, até que algo de terrível aconteceu.
Ao mesmo tempo, um garoto “doente” vindo do Rio de Janeiro, chega à cidade em busca de cura através de águas milagrosas; seu pai está construindo um abrigo antibombas; uma de suas irmãs está apaixonada pelo carioca e a outra morre de dó dele estar “doente”.
O problema é quando um atentado se inicia. Será que os sonhos do jovem garoto seriam enterrados?
Ok. O livro até relata maravilhosamente bem a ditadura que ocorreu no Brasil, mas só isso. O enredo é pesado demais pro meu gosto. É um excesso de palavrões e outros tipos de palavras chulas que me fizeram perder a vontade de ler o mesmo logo no primeiro capítulo, sem contar os erros – propositais ou não – que vi ao longo da leitura.
A capa é em forma de desenho (?), o que eu não gosto muito, mas até que deu para entender, porque ela cabe certinho no enredo do livro. A diagramação é simples, e a textura do papel é a padrão da editora.
Infelizmente foi um livro pouco aproveitado. Tomara que algum dia consiga encará-lo com outros olhos.
Amiga eu sinceramente não sou chegada muito nesse tipo de história, mas gostei bastante do desenvolvimento da sua resenha. Me pareceu interessante, mas eu não o leria não. Só acho que o pegaria para ler quando não tivesse mais opção sabe? Mas eu não gosto de julgar a obra, até porque a gente sempre acaba se surpreendendo. Mas o começo da resenha eu gostei, porque fala do menino que ficou doente e ainda vai procurar aguas milagrosas...interessante, mas seilá, não foi algo assim que me despertou tanta curiosidade. Mas mesmo assim eu ainda vou dar uma chance quando puder =]
ResponderExcluirOutra coisa linda, estou passando aqui porque queria te fazer um convite. Estou renovando algumas parcerias de blogs no I LOVE MY BOOKS, retirando algumas pessoas que ficaram inativas e queria saber se vc gostaria de ser parceira? Se quiser me dá um toque que te linko nos blogs parceiros e fique a vontade de pegar o meu link-me também.
Se cuida
lovereadmybooks.blogspot.com.br
Oi
ResponderExcluiradorei sua resenha, esse livro parece ser muito legal. Eu gosto desse tipo de historias, quanto a capa , pela resenha achei que combinou super bem com a história, uma pena ter sido pouco aproveitado, pois ja vi outras resenhas que ele arrancou suspiros rs!
beijos
ww.marichic.com
Oi Pamela, tudo bem? É a segunda resenha que leio desse livro, e as duas falam a mesma coisa. De como é bem descrito o Brasil e a Amazônia nesse período, mas como não foi bem aproveitado e explorado. É uma pena, pois a história tinha conteúdo suficiente para ser bem explorada. Gosto dessa capa!!
ResponderExcluirBeijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?
Ola Pam o premissa do livro não me conquistou, e ainda com sua nota e comentando que o livro é pesado tenho certeza que a leitura não vai fluir. Dessa vez vou deixar passar a leitura. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
A sinopse não me conquistou, quando vi que deu duas estrelas já fiquei com um pé atrás, e pela sua resenha minha vontade de ler o livro sumiu. Uma pena, pois gosto de livros que retratam a história do Brasil.
ResponderExcluirPorão da Liesel
Fan page
Olá Pamela, a sinopse me deixou curiosa, mas depois da suas resenha não sei se pretendo lê-lo, eu não gosto de livros com muitos palavrões e erros mesmo que sejam propositais me desanimo na leitura...
ResponderExcluirVisite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
Os erros realmente me deixaram confusa, não consegui definir se foram propositais ou não, meu palpite é que foi uma mistura das duas coisas. Realmente tem trechos bem fortes, achei que fosse gostar bem mais da história. Apesar de ter achado que valeu a pena ler, algumas coisas realmente me incomodaram e não leria novamente.
ResponderExcluirJu
Entre Palcos e Livros
Olá
ResponderExcluirNão leria pelos erros e pela primeira pessoa, porém o tema me chama a atenção e gosto de conhecer diferentes perspectivas de uma mesma história, já que a história vive de fatos e versões. Vou anotar a dica e quem sabe ler um dia.
Abraço!
www.umomt.com
Olá =)
ResponderExcluirAchei a capa diferente, mas a própria sinopse não me conquistou. Quando vi que deu duas estrelas para o livro fiquei curiosa para saber o motivo. Uma pena que não tenha sido bem aproveitada, temas assim me interessam, mas perdi a vontade de lê-lo. Quem sabe não o leio um dia?
Beijos, Rob
http://estantedarob.blogspot.com.br
Oi Pamela, uma pena qua não gostou. A capa eu gostei.
ResponderExcluirBjs, Rose
Oieee, tudo bem? Eu gostei da capa e achei a sinopse interessante, mas mesmo assim ainda estava com dúvidas sobre o livro e a sua resenha esclareceu de forma clara a sua opinião pelo livro, Parabéns pela sinceridade, mas foi uma pena que o livro não te agradou, isso faz parte rsrs, Abraços e obrigado pela dica de leitura.
ResponderExcluirOlá Pam. Eu curti a capa, mas pelo enredo e pelos seus comentários e livro nao me cativa. Palavras chulas até dão para ser aceitas em alguns momentos, mas no livro todo é chato de mais. E Ditadura Militar? Não sei, como você disse, é algo forte e para mim é do lado negativo.
ResponderExcluirBeijiinhos ;*
Andressa - Blog Mais que Livros
Oiew, tudo bem? Assim que eu vi as duas estrelinhas eu pensei "nossa, porque tão pouco?" Mas eu realmente não me agradei da sinopse e não entendi muito bem sobre o quê o livro quis passar.
ResponderExcluirbjs
www.horadaleitur.blogspot.com.br