Antes que o sonho acabe - Hermes Leal


Título: Antes que o sonho acabe
Autor: Hermes Leal
Editora: Geração


Dançando conforme a música.
No antigo seriado Túnel do Tempo, os personagens são enviados ao passado e dançam conforme a música para escapar de situações difíceis, como uma guerra em andamento. Na verdade, isso acontece com cada um de nós. Quem nasce hoje, por exemplo, terá que enfrentar o mundo tal qual ele é, com todas as suas virtudes e vicissitudes. Em Antes que o sonho acabe, o personagem Daniel vê-se enredado pelos acontecimentos da década de 1970, entre os quais a guerrilha na selva amazônica. Mas este episódio é apenas um pano de fundo para apresentar um rapazinho meigo, sem malícia, amigo íntimo da natureza, que sonhava com uma vida melhor e fugir daquele fim de mundo às margens do rio Tocantins. Mas as circunstâncias vão alterando os seus planos. A cada dificuldade, no entanto, Daniel vai crescendo, transformando espinhos em amadurecimento, dificuldades em sabedoria. Mas não tinha muita consciência disso durante a turbulência da vida. Nada como a memória para voltar ao passado e aprender duas vezes. É o túnel do tempo que existe em cada um de nós. O personagem Daniel é maior que a história que tenta aprisioná-lo como um bicho. Com a palavra, Hermes Leal

Primeiramente devo dizer que esta não será uma das resenhas mais otimistas que publicarei aqui. Portanto, não crie expectativas!

Daniel é um garoto de 16 anos, inocente, puro, sem as maldades do mundo, mas que deseja – de todo coração – sair do sertão amazônico.

Começamos a conhecer a trajetória do rapaz através de seus olhos – já que a narrativa se dá em primeira pessoa –, indo até uma casa de “boas moças”, onde os soldados iam se divertir. Ele não queria ir para lá, mas fora carregado à força por seu amigo Geraldo. Ele observava tudo de longe, até que algo de terrível aconteceu.

Ao mesmo tempo, um garoto “doente” vindo do Rio de Janeiro, chega à cidade em busca de cura através de águas milagrosas; seu pai está construindo um abrigo antibombas; uma de suas irmãs está apaixonada pelo carioca e a outra morre de dó dele estar “doente”.

O problema é quando um atentado se inicia. Será que os sonhos do jovem garoto seriam enterrados?

Ok. O livro até relata maravilhosamente bem a ditadura que ocorreu no Brasil, mas só isso. O enredo é pesado demais pro meu gosto. É um excesso de palavrões e outros tipos de palavras chulas que me fizeram perder a vontade de ler o mesmo logo no primeiro capítulo, sem contar os erros – propositais ou não – que vi ao longo da leitura.

A capa é em forma de desenho (?), o que eu não gosto muito, mas até que deu para entender, porque ela cabe certinho no enredo do livro. A diagramação é simples, e a textura do papel é a padrão da editora.

Infelizmente foi um livro pouco aproveitado. Tomara que algum dia consiga encará-lo com outros olhos.

13 comentários

  1. Amiga eu sinceramente não sou chegada muito nesse tipo de história, mas gostei bastante do desenvolvimento da sua resenha. Me pareceu interessante, mas eu não o leria não. Só acho que o pegaria para ler quando não tivesse mais opção sabe? Mas eu não gosto de julgar a obra, até porque a gente sempre acaba se surpreendendo. Mas o começo da resenha eu gostei, porque fala do menino que ficou doente e ainda vai procurar aguas milagrosas...interessante, mas seilá, não foi algo assim que me despertou tanta curiosidade. Mas mesmo assim eu ainda vou dar uma chance quando puder =]

    Outra coisa linda, estou passando aqui porque queria te fazer um convite. Estou renovando algumas parcerias de blogs no I LOVE MY BOOKS, retirando algumas pessoas que ficaram inativas e queria saber se vc gostaria de ser parceira? Se quiser me dá um toque que te linko nos blogs parceiros e fique a vontade de pegar o meu link-me também.

    Se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi
    adorei sua resenha, esse livro parece ser muito legal. Eu gosto desse tipo de historias, quanto a capa , pela resenha achei que combinou super bem com a história, uma pena ter sido pouco aproveitado, pois ja vi outras resenhas que ele arrancou suspiros rs!
    beijos
    ww.marichic.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Pamela, tudo bem? É a segunda resenha que leio desse livro, e as duas falam a mesma coisa. De como é bem descrito o Brasil e a Amazônia nesse período, mas como não foi bem aproveitado e explorado. É uma pena, pois a história tinha conteúdo suficiente para ser bem explorada. Gosto dessa capa!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  4. Ola Pam o premissa do livro não me conquistou, e ainda com sua nota e comentando que o livro é pesado tenho certeza que a leitura não vai fluir. Dessa vez vou deixar passar a leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. A sinopse não me conquistou, quando vi que deu duas estrelas já fiquei com um pé atrás, e pela sua resenha minha vontade de ler o livro sumiu. Uma pena, pois gosto de livros que retratam a história do Brasil.
    Porão da Liesel
    Fan page

    ResponderExcluir
  6. Olá Pamela, a sinopse me deixou curiosa, mas depois da suas resenha não sei se pretendo lê-lo, eu não gosto de livros com muitos palavrões e erros mesmo que sejam propositais me desanimo na leitura...

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  7. Os erros realmente me deixaram confusa, não consegui definir se foram propositais ou não, meu palpite é que foi uma mistura das duas coisas. Realmente tem trechos bem fortes, achei que fosse gostar bem mais da história. Apesar de ter achado que valeu a pena ler, algumas coisas realmente me incomodaram e não leria novamente.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Não leria pelos erros e pela primeira pessoa, porém o tema me chama a atenção e gosto de conhecer diferentes perspectivas de uma mesma história, já que a história vive de fatos e versões. Vou anotar a dica e quem sabe ler um dia.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  9. Olá =)

    Achei a capa diferente, mas a própria sinopse não me conquistou. Quando vi que deu duas estrelas para o livro fiquei curiosa para saber o motivo. Uma pena que não tenha sido bem aproveitada, temas assim me interessam, mas perdi a vontade de lê-lo. Quem sabe não o leio um dia?

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Pamela, uma pena qua não gostou. A capa eu gostei.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  11. Oieee, tudo bem? Eu gostei da capa e achei a sinopse interessante, mas mesmo assim ainda estava com dúvidas sobre o livro e a sua resenha esclareceu de forma clara a sua opinião pelo livro, Parabéns pela sinceridade, mas foi uma pena que o livro não te agradou, isso faz parte rsrs, Abraços e obrigado pela dica de leitura.

    ResponderExcluir
  12. Olá Pam. Eu curti a capa, mas pelo enredo e pelos seus comentários e livro nao me cativa. Palavras chulas até dão para ser aceitas em alguns momentos, mas no livro todo é chato de mais. E Ditadura Militar? Não sei, como você disse, é algo forte e para mim é do lado negativo.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  13. Oiew, tudo bem? Assim que eu vi as duas estrelinhas eu pensei "nossa, porque tão pouco?" Mas eu realmente não me agradei da sinopse e não entendi muito bem sobre o quê o livro quis passar.
    bjs

    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)