O Diamante - J. Courtney Sullivan


Título: O Diamante
Autor(a): J. Courtney Sullivan
Editora: Novo Conceito


Cinco personagens, separados pelo tempo e aparentemente sem conexão entre si, contam a história da paixão das mulheres pelo diamante aliás, não só das mulheres! Revezando-se em uma ciranda de acontecimentos divertidos, infelizes, revoltantes ou surpreendentes, a extraordinária Frances Gerety que existiu de verdade e outros indivíduos muito especiais mostram que a história de uma sociedade é construída por meio das relações humanas, na intimidade dos lares. As transformações do mundo moderno nem sempre conseguem abalar aquilo em que se acredita com todo o coração mas as decepções com aqueles que amamos... essas podem mudar as nossas opiniões. Um livro diferente, que fala das muitas formas de viver o amor e que deixa no ar uma pergunta: os casamentos são mesmo feitos para durar?

Nesse livro, como o próprio nome já diz, o protagonista é O Diamante, mais precisamente os anéis de noivado que são feitos com diamantes. Os capítulos são intercalados entre cinco histÓrias diferentes, de famílias diferentes, que vivem em lugares e épocas distintas, tendo o anel de diamante como único elo em comum.

A primeira história que conhecemos se passa em 1947. Frances Garety é uma publicitária brilhante e solitária que mora a Filadélfia e tem como a maior missão na vida manter a venda de diamantes a todo vapor mesmo em tempos difíceis.

Já na segunda história estamos em 1972 e conhecemos Evelyn Pearsall, que é uma professora aposentada que mora com seu marido Gerard. Os dois vivem com muito conforto já que a família dele é muito e rica e os dois só tiveram um filho. Evelyn carrega em seu dedo um belíssimo anel com dois grandes diamantes que fora de sua sogra, sendo assim ela nutre o desejo de passá-lo para sua querida nora Julie, mas seu filho, que sempre deu trabalho, decide abandonar a esposa e as filhas para viver com outra mulher. Evelyn esta decidida a acabar com o novo relacionamento do filho e fazê-lo retomar seu casamento.

Em 1987, acompanhamos James, um paramédico muito dedicado à sua esposa Sheila e seus dois garotinhos. A vida deles é difícil, eles trabalham demais, mas mesmo assim a situação financeira da família parece não melhorar, o que está começando a afetar a harmonia do casamento. As esperanças de James se acendem novamente após um lindo anel de diamantes entrar em suas vidas.

Chegando a 2003, somos apresentados a Delphine e P.J. Eles se conheceram por acaso em um dia que ele foi à casa dela para fazer negócio com seu marido. Delphine é francesa, e P.J, um jovem músico americano. Eles se apaixonaram perdidamente, e ela abandona toda sua vida na França para investir nesse improvável romance com P.J. E mais uma vez um lindo diamante aparece na história, e esse bem no topo do novo anel de noivado de Dhelpine.

E, por fim, a última história se passa em 2012 e fala sobre o casal Kate e Dan, que já moram juntos há alguns anos, mas nunca quiseram realmente se casar no papel. Kate acha totalmente desnecessário todo o dinheiro gasto em um casamento, principalmente com os anéis de diamantes, e, sendo uma grande defensora da população mais carente de países mais pobres, ela acha muito injusto. Ela tenta ao máximo ficar distante desse mundo dos diamantes, mas, quando seu primo resolve se casar ela não tem escolha, já que ficou encarregada das alianças.

Todas as cinco histórias são muito diferentes entre si, mas se entrelaçam de maneira harmoniosa, focadas em mostrar a importância da joia no desenrolar dos fatos, fazendo com que o final surpreenda o leitor que provavelmente durante toda a trama ficou tentando fazer a conexão entre os personagens.

O livro pode ser cansativo no começo, pois o texto é denso e contém muitos detalhes explicativos, mas depois que você pega o ritmo da leitura a história flui de maneira rápida e envolvente. Tem uma diagramação confortável, o que nesse caso ajuda muito, pois o livro tem um grande número de páginas.

Indico a leitura para todos que procuram um romance com uma trama bem elaborada que envolve e emociona.

Para manter seu casamento transbordando De amor no seu copo de carinho Sempre que estiver errado, admita; Sempre que estiver certo, cale-se.

18 comentários

  1. Posso ser sincera? Sua resenha ficou MARAVILHOSA, mas tenho que confessar que eu não gostei nenhum pouco de ler esse livro, porque ele me deixou com muito sono durante toda leitura e não via a hora de terminar de ler de tão cansativo que estava sendo.

    Mas tipo, se a leitura tivesse sido mais fluida, eu acho que a história poderia ter sido até mais interessante do que foi, porque seilá, não consegui me envolver com algum dos personagens não. Teve só apenas um casal que eu gostei e depois foi entrelaçando com outros. Agora não vou me lembrar o nome de cada um porque li ano passado, mas mesmo assim eu não curti mesmo. Mas fico feliz que tenha gostado da história.

    Mas sabe, eu ainda estou pensando em reler esse livro, porque assim sossegada eu posso ter mais atenção aos detalhes e quem sabe ainda gostar né? vai saber hehehe
    Só que gostei da maneira que vc abordou a resenha. Meus parabens =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    Olha aqui, deixa eu te perguntar, eu acho que já te fiz o convite umas 2 vezes e não sei se receberam aqui, mas convidei para serem parceiras do BLOG I LOVE MY BOOKS...vocês aceitam? Se quiserem me dá um toque para que eu linke vcs e podem pegar o meu link-me também.

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. cara se o livro é cansativo no começo eu infelizmente já fico de saco cheio, to tentando n abandonar os livros, mas as vezes n da sabe.
    sabe suzi nunca tive vontade de ler esse livro =/
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. Essas histórias que transpassam as épocas são, no minimo, interessantes, mas logo de cada "O Diamante" não conseguiu me convencer. Eu confesso que não tinha lido resenha nenhuma, até agora, e você dona Jaque, conseguiu colocar uma pulga atrás da minha orelha, talvez eu dê uma chance para ele em breve!

    Robs - http://www.perdidoempalavras.com/

    ResponderExcluir
  4. Oooi,

    Eu não conhecia esse livro e gostei dele por dois motivos, ser um romance e por ter uma peça que envolve todas as histórias, acho isso genial!
    No começo imaginei que seria cansativo para poder explicar a história, espero ler esse livro em breve porque eu fiquei bem curiosa *O*


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Não gostei muito da história, mas eu indiquei à uma amiga, ela curte esse tipo de livro.
    Gostei da resenha.

    Abraço.
    Likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Achei bem diferente a ideia de fazer o livro com cinco histórias diferentes e tornar o diamante, na forma dos aneis de noivado. Não tinha a menor ideia de que o texto era denso e tinha tantos detalhes explicativos, vou esperar estar no clima de algo assim para ler.

    Beijo.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Suzi, tudo bem?

    Acho o máximo quando no livro ha historias, aparentemente "aleatórias" mas que em algum ponto se unem. Muito interessante e que bom que você gostou. Nao leria o livro por agora, mas, com certeza e uma leitura que eu iria gostar

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Suzi.

    Parabéns pela resenha, já havia lido várias mas nunca uma que explicasse o propósito do livro. Como eu trabalho com mineração tenho um fascínio por minerais, principalmente os preciosos kkk.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Suzi.
    Eu li pouquíssimas resenhas sobre esse livro, e todas com opiniões positivas, nem sei o que tô esperando pra fazer a leitura.
    Cinco histórias paralelas onde casam perfeitamente no final só mostra que a autora tem habilidade.
    O que tirou um pouco da minha empolgação foi saber que ele é descritivo e lento inicialmente, passar por essa fase é que o problema.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Ola Suzi adorei a resenha, o que me chamou atenção no livro foram toda as histórias se cruzaram de alguma maneira. Anotado a dica para leitura .beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Suzi, tudo bem?
    Você me deu uma visão totalmente diferente do que eu esperava. Achei diferente o diamante ser o elo entre as histórias. Fiquei também bem curiosa em como a autora conseguiu criar algumas histórias diferentes, a partir de uma mesma base. Nunca parei para pensar que o assunto diamante poderia render tantos argumentos assim.
    Uma pena o início ser cansativo, pois ele é determinante para prender o leitor. Mesmo assim quero muito ler essa história.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Não conhecia o livro e achei super diferente e inovador, o fato de o protagonista e que liga todas essas tramas serem o próprio diamante!
    Gostei das diferenças entre cada história e apesar de as primeiras histórias serem mais cansativas, são as que me parecem mais legais. Adoro um romance histórico! :)

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, confesso que já tinha visto este livro mas não tive vontade de ler a sinopse dele. Acho que dessa vez eu fui pela capa hahahah não curti muito.
    A sinopse não me deu vontade de lê-lo, mas a sua resenha explicou de uma forma melhor sobre o que era o livro.
    Mas eu ainda acho que não iria curtir muito. Posso estar enganada e ser um livro muito bom, mas agora não é a hora.
    Sua resenha está melhor que a sinopse hahahaha bjs

    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Suzi, já tinha visto o livro mas nunca me interessei para saber do que se tratava. Parece ser um livro interessante, ainda mais sabendo que o mesmo contém diferentes histórias que se entrelaçam em algum momento. Não sei se lerei mas curte a dica.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Suzi,

    Não conhecia o livro e a sua resenha realmente desperta o interesse em lê-lo, muito embora seja cansativo no início, mas como você afirma com o decorrer da leitura ele fica interessante, acho que vale a pena investir.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    não é sempre que uma leitura que começa arrastada consegue me ganhar, então, deixo a leitura do livro passar. Mas fico feliz que tenha gostado.
    Sua resenha está maravilhosa.

    beijooos!

    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  17. Quando esse livro foi lançado, li vários comentários negativos sobre ele e o seu foi o primeiro positivo que li. A história não me chama tanta atenção mas se eu estivesse sem nada para ler e posuísse esse livro o leria sem problemas. Acho a premissa bem legal e gostei bastante da resenha.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá Suzi!
    Apesar da sua resenha está bem elaborada, eu não gostei do livro. Achei ele muito denso e cansativo. A capa é linda, mas para por aí. Que gosta de leituras mas arrastadas vai curtir o livro, mas não é o meu caso.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)