{ papo reto } Criei um blog literário. E agora?

Não, eu não sou referência. Tô longe de ser. Mas vira e mexe aparecem uns desesperados mandando e-mail pra meia torcida do Flamengo pedindo dicas pra crescer o blog. E - pior! - tem uns que não entraram na fila da noção e causam vergonha alheia na blogosfera literária, não importa quantos anos de blog tenha. Por isso, resolvi compilar as principais críticas e dicas que aprendi e ouvi ao longo de 2 anos e meio para ajudar os iniciantes e dar um simancol aos desprovidos de senso.



1) Não mendigue parcerias
9 entre 10 blogueiros concordam que correr atrás desesperadamente de parcerias é o cúmulo da sem noçãozice (tem sempre os 10% pra achar que isso é legal). Que deselegante! Os autores debocham, as editoras ignoram, os outros blogueiros zoam até a morte. Parceria é ótimo, mas faça por merecer. Tenha um blog bom, inscreva-se na época certa e torça. Ponto. O resto é consequência do seu trabalho (e das coisas que irei falar abaixo).


2) Seja sempre sincero nas suas resenhas
Se um blogueiro ama todos os livros que lê ou só fala mal das suas leituras, sua opinião não é muito levada em consideração, fica com fama de não confiável. Não é possível adorar tudo nem só ver coisas ruins, né? Ou então me conta aí o segredo pra só pegar livro bom ou a zica que tu tem pra escolher mal suas leituras. Pelamor!


3) Lembre-se: todo mundo tem direito de mudar de opinião
Sabe aquele livro que você leu há 2 anos, deu 5 estrelas e favoritou, mas pode jurar que se reler hoje vai odiar - ou pelos diminuir 2 estrelas. Pois é, as pessoas amadurem, têm novas vivências, aprendem a (des)gostar de certas coisas... e isso se aplica às leituras também. Mas não quer dizer que a pessoa é falsa ou está agindo pra beneficar/prejudicar um determinado autor ou editora, simplesmente as opiniões mudam.


4) Diferencie razão e emoção
Aprendi com a Ceile que podemos fazer avaliações distintas. Um livro pode ser cheio de problemas, mas você adorar. E pode ser tecnicamente perfeito, mas sem emoção, mecânico demais. É isso que justifica avaliações do tipo 3 estrelas + favorito. Também válido pra relacionamentos com autores, viu? Não é porque você é amigo do autor que tem que falar bem do livro dele. E, mesmo que você odeie um escritor, às vezes precisa dar o braço a torcer e reconhecer que ele escreve bem.


5) Explique por que você não gostou de um livro
Mesmo que seja o lance do item anterior, de você não ter se conectado à história, é preciso explicar que foi um problema pessoal, que o autor escreve bem, só não é pra você. Mas o chato mesmo é quando você lê uma resenha 3 estrelas e o blogueiro não menciona um ponto negativo. Caramba! Como é que tira 2 estrelas e não explica por quê? Não dá!!! E também não rola falar que não gostou porque a capa é feia.


6) Tenha um layout agradável
Não tô dizendo que você precisa ter uma imagem exclusiva ou gastar seu pedido de presente de aniversário com um layout personalizado. Como beleza é um conceito subjetivo, não dá pra entrar no mérito da questão. Mas você há de concordar comigo que uma apresentação limpa, de fácil acesso e organizada deixa a visita ao blog mais prazerosa. O objetivo é não misturar informação e convidar o leitor a voltar ao seu blog. Os únicos lugares que comportam muitas figuras e luzes simultaneamente são desfile de Carnaval e árvore de Natal.
PS: Recomendo a Flávia, que fez o meu layout. Confira no site Miss Mavith.


7) Não assassine o português
Básico, fundamental, padrão. Nem preciso me estender nesse item, né? Mas vou aproveitar pra dar umas dicas. Ancioso, intensão, ainda sim, mecher, "vou me escrever no curso", "precisa lhe dar com o problema": É ERRADO!!! Na dúvida, nada que o dicionário ou o Google não resolvam. Melhor perder um tempinho do que pagar mico.


8) Tome cuidado com os barracos literários
Com o passar do tempo, você aprende que é melhor pegar a pipoca e o guaraná, sentar em frente ao computador e só ficar assistindo. Mas de vez em quando o dedo coça e você precisa se intrometer. Nesses casos, cuidado! Normalmente os barraqueiros ficam marcados, viram print e rolam pelos grupos. E, por mais que a tendência em briga de autor e blogueiro seja o autor se queimar, às vezes a coisa muda de figura - e que a figura não seja você. Ah! mimimi


9) Não fofoque em público
Todo blogueiro que se preze tem um grupo de amigos pra fazer fofocas literárias. Arranje o seu, compartilhe prints, desabafe e seja feliz. Mas no particular! Inbox, grupo secreto, WhatsApp... Nada de citar nomes ou mencionar algo que dê a entender de quem você está falando, isso até pode dar processo.


10) Interaja com os seus leitores
Isso não significa responder todos os comentários do seu blog, porque - sejamos sinceros - quase ninguém volta no post pra conferir se tem resposta. Lugar de interação é rede social. Explore o Facebook, o Twitter, o Instagram e quantas ferramentas mais você aguentar pra falar com o leitor. Coloque chamadas pros posts do blog, mostre o que você está lendo, divida com eles o seu dia a dia literário. Mas não faça spam (próximo item).


11) Nunca faça spam
Não importa o local, spam nunca é bem-vindo. Nada de sair comentando nos blogs alheios com "segue de volta", ficar invadindo o inbox alheio com propaganda do seu blog, colocar o mesmo link em 487 grupos no Facebook. Além de encher o saco de quem vê, você vai causar raiva no seu possível leitor, e aí ele nunca vai sequer cogitar entrar no seu blog.


12) Desapegue-se de números
Claro que é legal ver sua fan page com muitos mil likes, saber que seu post bateu recorde de visualizações e ganhar um monte de comentários. Mas não esqueça o velho clichê: quantidade não é qualidade. E não se iluda achando que as editoras não sabem diferenciar inchaço de conteúdo.


13) Nunca, jamais, em hipótese alguma plagie outro blog
Plágio é crime! Seja original e não copie ninguém. Não importa se é só o background ou apenas 1 parágrafo da resenha. Tem sempre alguém de olho pra descobrir. E, se tem uma coisa que a blogosfera odeia é plagiador. Basta uma denúncia e você ficará queimado pro resto da vida. Melhor não correr o risco e primar pela exclusividade.


14) Fale somente o necessário
Contrariando Antoine de Saint-Exupéry, em blog o não essencial é que tem que ser invisível. Se você quer falar da sua vida, do seu dia a dia e de outros assuntos particulares, opte por fazer um blog pessoal ou limitar esses assuntos a posts específicos. Poluir a resenha com informações sobre sua vida ou interações com o leitor como "oi, tudo bem com vocês? como foi seu fds? o meu foi ótimo blá-blá-blá" não cabe numa resenha. E nada de falar, falar, falar e não dizer nada. Seja prolixo e perca um leitor pro resto da vida.


15) Faça com amor
Blogar tem que ser algo prazeroso, para o qual você se dedica porque gosta e quer. Dedique-se, e as recompensas virão. Tenha em mente que blog é hobby, paixão, interação, e aí as coisas vão fluir. E saiba que blog não enche barriga, então arrume um trabalho ou alguém que te sustente pra que você possa manter o vício.


Ficou faltando alguma dica? Se sim, escreve aí nos comentários.
E seja sincero: a carapuça serviu em algum dos itens?
Conta tudo!

26 comentários

  1. Adorei o post!!
    Penso exatamente igual a você!
    Se formos nós mesmo o blog crescerá e aparecerá sozinho =)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Que amorzinho esse post, vou seguir essas dicas com certeza! Criei um blog (meio pessoal/meio literário) e não quero dar vexame u.u
    beijos,
    iza
    http://meninaforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A carapuça serviu no item 10, pelo menos em só um! Foi um post bem útil pra eu descobrir se estava pagando mico sem querer (eu achava que não tinha simancol, mas pelo visto é um caso brando).

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  4. Oiii
    Amei as dicas, realmente concordo com tudo isso. Não tem coisa pior do que essas pessoas que saem colocando o link nos comentários do facebook, isso me faz querer morrer!!!!
    estantedorefugio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Giulia! Tudo bem?
    Achei seu post muito bem elaborado! O que vemos hoje em dia é muita gente criando blog mais com interesse em parcerias do que em postar uma opinião sincera sobre o que leu. Agora peso bastante a opinião de blogueiros, quando percebo que a pessoa está só elogios por causa da parceria com a editora não dou credibilidade a resenha e ao blog!
    Atualmente não estou postando mais resenhas em meu blog, dei um pause (risos) e uma dica que acho legal trabalhar é sobre administrar bem o tempo, pois esse foi um dos motivos que me levou a deixar em stand by!

    Grande Abraço!

    Claudinei Barbosa

    ResponderExcluir
  6. Adorei, bem esclarecedor pra quem curte o genero. Vou recomendar o post pra uma amiga
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. "Não peça parceria a um autor e depois desapareça", eu acrescentaria. Adorei o post. Muito informativo!!! Vamos se ligar, galera. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adorei a postagem, perfeita, Giulia! Acho que o principal é fazer com amor, supercerto.
    Com amor, por gostar, por paixão, o blog dá certo e o blogueiro é feliz. Números de seguidores, de visitas e de parcerias vêm como reflexo do trabalho. E se não vem, sendo feliz com o blog, não existe frustração. Acho que o que mais me incomoda na blogosfera é o plágio, certamente. Acho desnecessário quem apela para isso, porque blogar precisa ser natural (qualquer um com amor faz) e você se esforça para criar ou escrever algo e vem alguém para roubar, é triste. Infelizmente tem gente que mantem blog com "plágio disfarçado" e é o pior. Criar blog só pensando em parceria também é horrível! Beijos.

    ResponderExcluir
  9. giu se tem uma coisa que me dá nervoso é gente que faz a resenha e não diz nada com nada, ai vc n manja da história do livro, n sabe pq a pessoa n gostou do livro ou até pq gostou e a nota tem nada haver pq a criatura n explica nada e vc fica com cara de paisagem olhando a resenha da pessoa sem ter o que comentar.
    ashuhuashuas cara pior povo é aquele do barraco literário que vive fazendo a louca no twitter pq n ganhou a parceria e cria teorias conspiratórias nada haver e depois quando consegue a parceria de novo volta a amar a editora ¬¬ falsidade tem limites né.
    gente me deu vontade de esfregar esse teu post na cara de um monte de blogueiro q tá se fazendo de diva, mas vive pagando mico. n que eu seja perfeita claro, eu mesmo tenho meus erros, mas poxa as vezes a gente tem q se mancar ne.
    e de plágio bom, nem vamos falar pq eu dou a louca quando vejo um, e já fiz barraco esse ano e nem começou direito o ano. auuash vou tentar me acalmar.
    adorei o texto giu!!!!

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  10. Ai me levanta! Seu post é um ótimo tapa na cara de alguns inconvenientes e, claro, ótimas dicas pra quem está começando! Até mesmo eu já peguei algumas dicas <3

    ResponderExcluir
  11. Vou compartilhar o post no meu grupo. Ele é tudo que eu vivo explicando. E você disse de forma clara e objetiva.
    O item 15 me cai bem! Escrevo porque amo. E escrevo para aprender a escrever e para aprende a ler, também.
    Acho que devemos fazer isso sem arrogância, aprendendo todo dia. E seu post é uma ótima fonte de aprendizagem.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Giulia adorei a postagem meu blog ainda não completou um ano e a cada dia vou aprendendo mais sobre a blogosfera literária. mas concordo barraco nunca é bem visto. Fiz o blog devido a minha paixão por livros e busco a cada dia melhorar . Amei a postagem. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. OOoi,

    Otimas dicas! Concordo com vários links, só com um que não concordo 100% mas eu explico.
    Sobre as parcerias, quando eu comecei no blog achava demais e pensava que nunca ia conseguir ter uma e tals, com o tempo "as portas foram se abrindo" hoje tem um instagram, que eu tava seguindo por ser literário que o cara tá postando foto de 5 em 5 minutos falando que quer ser blogueiro parceiro da Leya, quando saiu o resultado e ele não passou, ficou postando imagem querendo ser da Galera. Acho muito chato porque não tem conteudo somente pedidos.
    Eu demorei um tempo até perceber que eu não precisava "puxar o saco" para poder ter amizade. Acho que a sinceridade do blogueiro é o que mais conta hoje em dia. Tenho amigas (pessoais) que tem blogs e reclamam de um livro pra mim, fala que é ruim e tals. Chega na hora de postar a resenha, a pessoa nem leu o livro ~ela me contou~ e elogiou a obra toda. Eu parei de confiar nela.
    Acho que aprendo português diariamente, é algo que sempre vou estar buscando melhorar.
    O que eu não concordo mundo é sobre o 14. Eu particularmente gosto de conversar antes de postar a resenha e gosto de posts que falem mais antes de postar a resenha. eu já recebi mensagens dizendo que é bom porque não torna o blog mecanico. Não costumo contar meu final de semana ~eu acho~ mas gosto de falar algumas coisas antes de postar e gosto de ver isso também. Até porque meu blog se tornou literário a ideia era outra e eu adorei o rumo que ele tá levando.
    O lado bom é que se alguém realmente não gosta é só pular o primeiro topico do post porque a resenha fica bem separado :p
    E concordo principalmente sobre blogar por amor. Porque eu conheço meninas que fazem de tudo para ter numeros querendo ser a nova Bruna Vieira para ganhar as coisas. Acabam enchendo os blogs alheios de spam.

    Parabéns pelo post :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  14. Oii! Muito legal a sua lista. Não estou há tanto tempo nesse mundo de blog, mas já percebi alguns pontos por aí... Talvez até mesmo comigo, nunca se sabe UAHEOUHEHEAUI Como eu não sou de interagir muito por aí, com certeza sou alvo de fofocas literárias KKK Mas é assim, onde quer que vá sempre tera as famosas "panelinhas". Acho que o mais importante é ter um blog bacana, com resenhas de qualidade e que não seja puxa-saco de editora/autor

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  15. Se tem uma coisa que me irrita é o famoso me siga que eu te sigo. Vamos combinar que isso é a morte!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  16. Oi Giu, tudo bem?

    Então, concordo totalmente com você. Mas também acho que não existe uma formula a ser seguida. Claro que vc precisa ter o minimo de noção (tem alguns blogueiros que conhecemos que não tem =P), mas no geral, muito da blogosfera eu aprendi na prática. E ainda to aprendendo muito.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Giu! Achei sua postagem perfeita!!

    Tenho muito a melhorar, principalmente a interação nas redes sociais (você sabe que já faço quase o impossível lendo tudo que eu leio e preciso de um clone ou de ajuda... rs...). Mas amo blogar e isso é o que me faz seguir sempre em frente! Tenho vergonha alheia às vezes, principalmente quando vejo gente mendigando por parceria... ou quando me aparece um layout estilo árvore de Natal (não que o meu seja bom). Muito legais mesmo suas dicas!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi Giu, tudo bem?
    Quando eu vejo uma postagem dessa em um blog eu fico muito feliz. Achei super generoso da sua parte dar dicas. Sabe, eu sempre devorava livros na escola, ler é uma alegria muito grande, uma paixão. Então, em 2013 conheci a Tatá que me apresentou ao universo dos blogs, me contou que existiam outras pessoas que também eram apaixonadas por livros e interagiam, falavam sobre eles. E passei a comprar livros depois de consultar as resenhas e pensei: eu quero fazer isso, quero falar de livros. Mas não sabia que o face existia, criei meu blog do nada, consultando tutoriais no youtube e com a ajuda da Pah, do blog Lendo e Escrevendo que sem me conhecer, me ajudou. Quando completei um ano, fiz o layout com a Flavinha, e descobri que fazia tudo errado nas postagens, eu sentei e chorei. Se eu soubesse o que sei hoje, nunca teria feito o blog sozinha, teria procurado a Flavia no início. E nesse caminho, muita gente me ajudou sem pedir nada em troca. Por isso, só tenho o que agradecer, pois estou sempre sendo ajudada e aprendendo algo a mais pelo desprendimento e a generosidade de vocês.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Giuliaaa!
    Achei seu post muito bacana! Sem dúvida são dicas úteis para todo e qualquer blogueiro. Ao ler cada um dos itens, eu fui concordando com tudo e pensando "Isso é básico!", até chegar ao item 14. Eu sou daquelas que não consegue iniciar uma resenha sem uma introduçãozinha sem relação alguma com a resenha. Talvez seja um hábito desnecessário, mas... e como desapegar, hein?! rs

    Parabéns pela postagem!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Amiga, adorei o seu post. Tem coisas que nunca viram assunto velho e dicas de blogosfera é um deles. Não importa o quanto as pessoas digam, avisem... sempre tem um precisando de um toque. Acho que não existe uma formula para se blogar, mas sim algumas dicas básicas de convivência e é nessa categoria que a maioria de suas dicas se enquadram. Parabéns pelo post =)

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  21. Post perfeito, espero que muitos que estão iniciando tenham pelo menos paciência pra ler e buscar esse tipo de informação...na verdade, não são só os que estão iniciando não, tem muitos veteranos ainda sem noção atrás de seguidores desesperadamente.
    Ah mas tem muito puxa-saco de editora e de autor e só sabe fazer elogios, desses blogs passo longe, não confio nem um pouco.
    Owww, eu tenho um grupo de amigas pra fofocas literárias...so cute <3 hahaha.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  22. Olá.. Giu... tudo bem??

    Adorei a postagem.... ficou super legal e acredito que vai ajudar muito.... teve um item que me serviu sim o que me fez abrir bem os olhos... foi o 5... eu colocava nas resenhas inicialmente, mas percebi em sua postagem que passei a não colocar tão claramente... não por medo e nem nada porque sempre sou sincera no blog, mas por falta mesmo de atenção e eu vou colocar isso sim... mas claramente de uma forma legal sem ofender ninguém.... porque convenhamos... tem leitor que praticamente humilha o autor quando não gosta de seu livro... já vi muitas por ai.... eu gostei muito de seu post... ele ficou super bom e bem explicativo de modo que acho que vai ajudar muitas pessoas... como me ajudou também... Xero!!!

    ResponderExcluir
  23. Hey, tô seguindo seu blog! Segue o meu? AAUASHAUHSUAJSAJDISJDISHFIUSAHFUSHFSD

    Postagem sensacional, Giu! Eu amo a blogosfera literária, sério... Bem, precisaria existir blogs terríveis para que a gente pudesse comentar né, porque a zoera não pode parar ~never ends.
    Então, me irrita muito chegar num blog literário e ver muito livro de parceria. Sério, isso já vai me deixando um pouco desconfiado quanto a intenção do blogueiro (ler ou ostentar?). Plágio nem pensar, a patrulheira Alice (Seguindo o Coelho Branco) tá de prontidão! Outra coisa que eu odeio, embora ame zoar, é o pedinte de parceria e puxa-saco.
    ''Quero muito ser renovado'' ''Quero livro'' ''Amei a capa, me manda? Quero ler'' ''Te vejo na Bienal!'' ''Estou sofrendo bullying por meu amor literário'' NOOOOOOOOOSSA, CARA!
    NOOOOOOOOOOOOOSSA!

    Se eu fosse mais receptivo ao me expressar gravando um vídeo, vocês morreriam de rir das minhas peripécias e reações com esse tipo de blogueiro, enquanto não me acostumo, fiquem com minha zoera que não para!

    ''Mas uma veis, amei de mas a postajem, parabéms!'' <3

    ResponderExcluir
  24. Aaaaah, outra coisa que eu AMO é postagem desalinhada e iniciando com a pessoa contando a vida dela toda, porque os leitores estão sempre interessados em saber né. XD
    ''Rola uma parceria entre nós? Manda livro! :*''
    FUI!

    ResponderExcluir
  25. Olá Giulia!
    Adorei as dicas que você deu. Concordo plenamente com você. Temos que fazer o blog com amor. Pra mim isso é um hobby e eu amo o que faço. Essas dicas servem pra principalmente quem está começando agora. Gostei de você ter dito sobre as fofocas. Odeio isso, não me envolvo nesse tipo de situação. Sou mais do tipo de sentar com a pipoca e o guaraná e assistir. Eu não fico muito nas redes sociais, apesar de você me ver on-line o dia inteiro, mas é só o celular, porque trabalho o dia todo e só tenho tempo mesmo a noite e quando vejo já aconteceu tanta coisa e eu pedi.
    Parabéns pela iniciativa do post.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)