O Lado Mais Sombrio - A. G. Howard


Título: O Lado Mais Sombrio (Splintered #1)
Autor(a): A. G. Howard
Editora: Novo Conceito
Nº de páginas: 368
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas
Nota:

O Coelho Branco, o Chapeleiro Maluco, o Gato, a Lagarta, a Rainha de Copas... Todos eles estão de volta, e desta vez o assunto é sério. Alyssa precisa enfrentá-los para salvar as mulheres da sua família de uma terrível maldição. Neste romance fantástico e surpreendente, a realidade pode ser muito mais perturbadora do que os sonhos.
(sinopse retirada da quarta capa do livro; a original contém detalhes demais)

Em O Lado Mais Sombrio, encontramos a tataraneta de Alice, aquela do País das Maravilhas. Seu nome é Alyssa, e podemos perceber um padrão de nomes femininos com a letra A, visto que sua mãe se chama Alison, e sua avó, Alícia. O parâmetro de loucura também persegue os descendentes da inspiração para uma das maiores histórias infantis. Mas nem sempre tudo foram flores e o país das maravilhas não é tão maravilhoso assim.

Alyssa sofre por sua mãe ter sido internada, mas nem percebe o quanto tudo isso é importante para sua sobrevivência. E é um dia, em uma visita, que ela entende que tudo é real. Todos seus sonhos, as vozes, os insetos que sempre a rodeiam, e a bela mariposa que a rodeia.

Você pode curar sua família. Use a chave para levar seus tesouros para o meu mundo. Conserte os erros de Alice e quebre a maldição. Não pare até me encontrar.

Em um pedido precipitado, ela acaba carregando para o País das Maravilhas seu melhor amigo e amor secreto, Jeb.

Quando ela finalmente segue para o lugar de onde sua tataravó retratou o mundo mágico que passou uma eternidade em poucos minutos que se perdeu na toca do coelho. Só que algo está errado. Os personagens são os mesmos, mas a aparência deles é medonha. Será que eles sempre foram assim ou é apenas algo de sua imaginação?

Alice deixou perturbações em nosso mundo que só você pode reparar.

Chegando lá, Alyssa descobre que a mariposa é Morfeu, um belo rapaz, que a faz esquecer de tudo e acreditar em cada palavra que ele diz. E algumas provas estão no meio do caminho para a libertação da maldição que cai sobre todas as mulheres descendentes de Alice. Mas nem tudo é o que os olhos mostram, e a razão vai ser deixada de lado e a emoção é quem vai comandar tudo.

Será que Alyssa conseguirá libertar sua mãe de toda aquela “loucura”? Acima de tudo, será que ela própria conseguiria se livrar?

Silêncio. É. Felicidade.

A.G. Howard tem uma escrita de deliciosa leitura, cativando minha atenção desde as primeiras palavras. O fato de ela retratar o mundo encontrado no País das Maravilhas de forma tão humana, tão real e menos fantasiosa, fez com que eu me apaixonasse ainda mais. Ela soube dosar magia com os pés no chão, ligando a estrada que há entre a infância e o ser adulto.

Eu torci o livro inteiro para que Jeb se tocasse e percebesse que o verdadeiro amor de sua vida era Alyssa, e que ela chegasse nele logo u.u , rs. E não vou dar spoiler sobre o que aconteceu, porque aí seria muita maldade, rs.

O livro tem um final fechado, então creio que as continuações sejam específicas sobre os personagens que se encontram na capa, da perspectiva de cada um.



A narrativa se dá em primeira pessoa e conhecemos, em primeira mão, os trejeitos de Alyssa lidando com a “doença” da mãe, o amor platônico por seu melhor amigo e uma paixão inexplicável pela mariposa que aparece, tanto em seus sonhos, quanto na vida real.

Não sei o que achar da capa e até agora é um misto de “poderia ter sido melhor” com “tá menos pior que muitas que vi por aí”. Mas pelo menos eles mantiveram a original, cujas poucas variações são na cor e na fonte do título. As folhas são de papel pólen. Só Deus sabe o quão feliz eu fiquei em perceber isso *o* . É um milagre, visto que a Novo Conceito sempre usa um de menor qualidade, para “baratificar” (inventei palavra mesmo) a venda deles.

A diagramação interna é uma beleza à parte, como vocês podem confirmar na foto abaixo (tirada por esta lindeza que vos fala, rs).


Só sei que amei, amei e amei. E agora tô curiosa para saber como será o segundo. Tenho alguns palpites, mas vamos aguardar para ver!

25 comentários

  1. Oiii
    Sempre fui apaixonada por essa capa e sua resenha só me instigou mais ainda hahaha
    Beijos
    estantedorefugio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. oi pamela. eu gostei e n gostei da capa sabe. achei q poderia ser melhor entende, mas de fato não é mega ruim. enfim a história é interessante, mas li aquele conto da mariposa primeiro só por curiosidade e se for tudo naquele estilo com certeza n vou curtir o livro pq n gostei de nenhum personagem. achei tudo forçadinho.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pamela!
    Já tinha lido uma resenha sobre o livro, mas a sua ficou bem melhor! Porque não conseguia entender quem era Alyssa.
    É bacana um autor pegar um clássico e criar um "o que será que aconteceu depois"?
    Fiquei curiosa para ler o livro e para descobrir se Alyssa se declarou para o Jebb ou se achou outro amor hehehe
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Pam, tudo bem?
    Estou doida para ler esse livro desde que descobri que a NC lançaria por aqui! Só consegui adquirir, de fato, no ano passado e porque recebi o segundo volume e precisava do primeiro para 'entender' a história. Todas as resenhas que li sobre 'O lado mais sombrio' foram positivas, instigando ainda mais minha curiosidade. Sou apaixonada pelo País das Maravilhas e também estou intrigada para descobrir o que é verdade e o que é mentira. Espero lê-lo ainda esse ano! E eu acho essa capa sensacional ><

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Pamela, tudo bem?

    Eu estava bem curiosa para ler esse livro, mas ai acabei meio que me desmotivando da leitura. Gosto de releituras de contos de fadas e adoro Alice. Mas acabei deixando o livro dormindo um pouco. Quem sabe mais para frente eu não me animo de novo?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiii Pamela,

    Eu gosto bastante dessa capa, acho muito bonita esse jogo de cor. Mas não me lembro de ter lido resenhas sobre o livro, então a sua foi bem esclarecedora em alguns pontos. Gosto bastante da Alice e acho que eu gostaria de ler por isso.
    Pensei que os livros eram continuação, mas fiquei feliz em saber que o final é bem fechado já que assim eu não preciso sair correndo atras dos outros.
    Gostei de saber da diagramação, realmente a NC é meio mão de vaca hsuahsuhsus
    Enfim, gostei da sua resenha!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz de saber que amou tanto, sempre fiquei em dúvida sobre ler ou não. Ao contrário de você, eu amo a capa, rs, e que bom que usaram papel pólen! A diagramação também ficou muito linda. Não sabia que o livro tinha um final fechado, me anima mais saber que posso ler um de cada vez sem ficar desesperada.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. A capa do livro é linda, cor vibrante, misteriosa, já te prende da cara. Achei o livro muito interessante, ótima resenha, bacana ter o final fechado. Espero lê-lo em breve.
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Pam, tudo bem?
    Engraçado, eu acho as capas dos livros dessa série (não sei quantos livros serão), super impactantes, cores fortes, muito chamativas, e com muita fantasia, como eu gosto. E quando eu vi o nome de Alice no país das maravilhas, que eu adoro, fiquei com muita vontade de ler. E saber que Alice foi responsável por uma maldição que assombra toda a sua descendência e como bônus, ainda pode ter destruído o país das maravilhas, é muita criatividade. Gosto muito de releituras e da forma como os autores de hoje tentam tornar o universo do conto de fadas em algo mais real, trazendo para os dias de hoje.
    Desejado com certeza!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ola Pam essa nova visão sobre sobre Alice no país das maravilhas, me deixou bem curiosa,essa maldição sobre as mulheres. A capa merecia algo melhor , a moça não ajudou muito. Saber que ela vai salvar e acabar com a maldição uhuuu quero muito ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Pamela!
    Sabe que eu vi esse livro em promoção algumas vezes porém nunca me chamou atenção. Mas ultimamente tenho lido tantas resenhas positivas que estou cada vez mais convencida de que devo lê-lo. Espero gostar tanto quanto você!
    Ótima resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Pamela,
    Esse livro está na minha lista de leitura para este ano, confesso que acho q capa lindíssima. Me parece ser um releitura maravilhosa de Alice no Pais das Maravilhas. Adorei sua resenha flor!

    Abraços
    Jéssica
    http://www.coracaoleitor.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Pamela-linda,
    Que fofa essa resenha! Eu gostei muito da sua opinião, tão apaixonada! Eu já adquiri esse livro e tenho o dois por aqui. Espero logo poder ler, porque amo o conto de Alice e acho que vou me tornar fã da história tanto quanto você. :) Gostei de saber que o final é fechado… Sei que é uma série, mas isso me anima. Finais abertos implicam em lacunas que demoram a ser preenchidas.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Esse não é o tipo de livro que costumo ler, mas ao ler tantas resenhas falando coisas boas que já despertou a minha curiosidade. a capas é simplesmente linda.
    Bjs
    www.satisfashionbrazil.com

    ResponderExcluir
  15. Pam, quando saiu esse lançamento eu super quis, depois acabei deixando de lado. Não sei o porque. Ah, mas o importante é que sua resenha resenha reacendeu minha vontade de lê-lo. Adoro releituras e adorei todos os novos elementos que o autor colocou. E essa diagramação? Diva <3

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  16. Oiee ^^
    Enrolei bastante para ler esse livro, mas fiquei doida para pegar logo o segundo quando ele acabou. Amei os personagens, principalmente o Morfeu ♥ Adoro as capas ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Pamela.. é a segunda resenha que leio desse livro nessa semana... e super positiva... me deu até vontade de ler... eu gosto muito da capa do livro é linda... mas todo esse detalhe poderia ter sido melhor, enfim... gostei da premissa e de saber um pouco mais da mariposa... parece que o livro é bem legal e tem suas nuances... gostei de saber de tudo!! Xero!!!!

    ResponderExcluir
  18. Oie Pamela!
    O Lado Mais Sombrio foi uma das minhas leituras favoritas ano passado. Eu adoro quando os autores conseguem fazer uso de histórias já bem conhecidas sem tornar o mesmo clichê, fazendo com que nos apeguemos a essa nova história e suas personagens!
    Eu curti a capa... não achei ela feia não! rsrs
    Beijos
    Nica

    ResponderExcluir
  19. Oi Pam.

    Quero muito ler este livro e ainda não tive a oportunidade.
    Amei sua resenha e a curiosidade me deixou mais curiosa para conhecer a história. Muitos livros tem coisas que não agradam a todos, mas é a vida de leitor

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    Não é um livro que me atrai muito porque não curto leio muitos livros do gênero e adaptações de contos de fadas não me agradam muito. Gosto muito das capas dessa série, mas não é uma leitura que tenho vontade de fazer.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oie Pam!
    Quando a NC lançou esse livro, a Capa me impressionou demais. Muito bem bolada e extremamente marcante, dificilmente se esquece uma capa assim. Mas nunca fui muito fã da história louca de Alice, confesso que sou da galera apaixonada pelas loucuras dos Super heróis, mas embarcar em uma geração de descendentes de Alice não me atraiu em nadinha, tirando o fato da Capa, Claro.
    Super resenha, parabéns!
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  22. Esta ai um livro que tenho imenso desejo de consumo e de ler. Acho q capa simplesmente maravilhosa de tão linda e a diagramação, pelo amor que isso? Muito linda.
    A NC como sempre capricha e muito em seus livros, quer dizer: Alguns. :/
    Não sabia que a historia girava em torno do Alice no país das maravilhas, não fazia ideia. Agora sim que estou ainda mais curiosa para saber como ela conseguiu fazer um conto de fadas, mais adulto e sem muita fantasia.
    Espero muito poder o quanto antes este livro.
    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu já vi esse livro tantas vezes, me chama muito a atenção a capa que acho muito linda ^^ mas não tenho interesse em ler, não sei porque mas não tive nenhuma curiosidade.

    Adorei sua resenha, você escreve super bem! :D Parabéns!
    Vou deixar passar essa só porque não fui com a cara do livro hehe

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  24. Olá Pam!
    O livro parece ser bem interessante.
    A capa é linda e tenho muita curiosidade de ler.
    Que bom que o livro tem um final fechado, pois odeio ter que esperar continuações.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Ah! Eu sempre quis ler esse livro =) Sempre vejo resenhas tão maravilhosas.
    Tenho os dois livros em casa, mas acabo não tendo tempo com tantas coisas pra ler.
    Se falar nesse enredo fantástico do pais da maravilhas <3
    A diagramação realmente ficou sensacional.

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)