A Formatura - Joelle Charbonneau


Título: A Formatura (O Teste #3)
Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única


O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas.

Eis que chegamos ao fim de mais uma trilogia distópica. Adoro! Quem leu minhas resenhas de O Teste e Estudo Independente sabe o quanto eu adorei o enredo idealizado por Joelle, a mocinha e o desenvolvimento da saga, por isso as expectativas pra esse desfecho estavam altíssimas. Se você não leu os livros anteriores, pode ler a resenha tranquilo que não tem spoiler, okay?

Cia está se arriscando mais do que nunca. Uma importante missão é confiada a ela, e precisa ter sabedoria e calma pra tomar as melhores decisões. O futuro do país está em suas mãos, muitas vidas dependem de seu sucesso ou fracasso. Mas será que todo mundo é quem diz ser? Ou tem gente vestindo máscaras? Em quem Cia pode confiar?

Meu pai me preveniu, antes de eu vir pra Tosu City para o Teste, pra não confiar em ninguém, mas confiei. Agora tenho que confiar de novo.

Mesmo lembrando o conselho do pai, ela não pode se dar o luxo de fazer tudo sozinha, e pra isso tem que colocar sua liderança em prática no teste definitivo. Nessa arriscada missão, Cia enfrenta novos e muito maiores desafios. Questionei sua escolha em alguns momentos, pois achava que ela optaria por outro caminho mais condizente com sua jornada até então (e também porque iam de encontro às minhas convicções), mas se fosse assim não teria livro.

Meus pais me educaram para acreditar nos meus conterrâneos e na Comunidade Unida para consertar as coisas. Fico imaginando o que diriam se soubessem que me disseram que, para consertar o país pelo qual eles deram duro, eu agora tenho de, deliberadamente, tirar vidas.

Em todas as resenhas eu elogiei a protagonista, e aqui não seria diferente. Sua pouca idade não impede que ela assuma tamanha responsabilidade. Cia não se deixa levar pelos sentimentos, pelo contrário, em todo tempo tenta separar razão e emoção e pensar como líder.

Tive dificuldade de me lembrar de alguns personagens, a autora não teve muito cuidado de usar referências para facilitar a identificação e a lembrança. Passado esse período de estranhamento, consegui embarcar na história. Um diferencial de A Formatura é que dessa vez os secundários têm um papel bastante importante justamente pelo que falei anteriormente, que Cia não poderia fazer tudo sozinha. Como ela precisou delegar tarefas, alguns momentos decisivos foram pela mão de outras pessoas.

O romance continua presente, mesmo com a distância de campus. Thomas ainda é sua referência de família, de segurança, de reconhecimento com sua identidade. Mas tive a impressão de que a autora colocava as cenas românticas para fazer uma pausa na tensão da história, deixar a Cia respirar e refletir e nos preparar para o próximo momento de tensão. Não tem muito foco, mas dá pra saciar o coração das leitoras que precisam de um casal pra história ficar mais interessante.

A párte política finalmente ganha destaque, ainda que as coisas não fiquem totalmente esclarecidas. Mas agora deu pra entender o papel do governo e gerar reflexões acerca da nossa sociedade.

Li muito rápido porque o livro não te permite largá-lo. É coração na mão o tempo todo! Cia se arrisca mais do que nunca, e a gente fica desesperado com medo de ela fracassar tal qual outra personagem distópica. rs!

O livro foi 95% bom, aquela expectativa crescendo a cada página, o desespero pra saber como tudo terminaria... mas não, não foi legal. Entendam: os acontecimentos se encaixam à proposta, são coerentes e tudo mais exceto uma cena que cortou meu coração. que dó!, mas não pro final da saga. Fica tudo aberto, com mil e uma possibilidades, sem indicar o que realmente aconteceu. Se fosse mais um livro de série, seria 5 estrelas, mas sendo o desfecho de uma trilogia deixou a desejar.

Preciso destacar algo em relação aos títulos. A princípio, pensei que tivessem a ver com a trajetória acadêmica de Cia, mas, quando terminei o último livro - no qual ela não se forma na faculdade -, percebi que estava relacionado à formação pessoal dela. Em O Teste ela é apresentada à realidade da vida e dos testes e passa pelas primeiras provas, começando a se descobrir, a explorar seus limites. Em Estudo Independente ela não pode ficar parada vendo as coisas acontecerem, por isso age sozinha, indo atrás de seus ideiais. E em A Formatura ela passa pelo teste final, definitivo, que revela quem ela é, no que acredita e até que ponto é capaz de ir; ali ela mostra que nasceu pra ser líder, que está pronta pra assumir esse papel.

Vim para Tosu City porque queria ser uma líder. Pensei que isso aconteceria depois que eu me formasse na universidade. [...] No entanto, não posso mais esperar pelo Dia da Formatura. A hora de liderar é agora.

Agora falando da Única... Eu amo as capas! As 3 mantêm um padrão, alterando o símbolo de acordo com a história (adorei as partes na história  em que eu me ligava que tinha a ver com a capa, fechava o livro pra analisar e entendia o desenho). Não sei por que nesse não veio o marcador na orelha, fiquei #chatiada. A revisão melhorou comparada aos outros livros, ficou boa.

Apesar dessa ressalva em relação ao final, a trilogia vale muito, muito a pena! Joelle soube conduzir o leitor em cada ponto, explicando ou escondendo, atiçando ou acalmando. Mesmo com algumas semelhanças com outras sagas, foi possível notar inovação e personalidade. Trilogia recomendadíssima!

12 comentários

  1. Oi, oi!
    Eu li O Teste e confesso que não gostei muito da forma como livro se desenrolou. Fiquei receosa em ter os outros livros da Trilogia, mas agora que li sua resenha acho que vale a pena dar mais uma chance.
    Amei sua resenha!

    Beijos!
    Bárbara
    Toca dos Livros
    www.btocadoslivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Giu, tudo bem? Tenho muita vontade de ler essa trilogia, e que bom que, apesar do final que deixou um pouco a desejar e ficou com algumas questões em aberto, o saldo final foi positivo. Achei interessante sobre os títulos se relacionarem com o amadurecimento da Cia, bem criativo... também gosto muito dessas capas e é bem legal quando em determinada cena ou momento do livro a gente percebe a relação da história com a capa, sempre faço isso também.

    Adorei a resenha e espero ler a trilogia em breve.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  3. Oiiiii
    Quero muito ler essa trilogia! Sempre vejo que os blogueiros falam super bem dela, preciso ler urgentemente!
    As capas são lindas, adoro elas!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Bom, eu já estava me preparando para o aviso de spoiler, mas fiquei feliz ao ver que a sua resenha não tem oo/ kkk Bom, a história dessa trilogia chama a minha atenção, mas ainda não tive oportunidade de ler, confesso que distopias não são livros que eu geralmente leio, mas esse gênero me parece bem interessante. Gostei bastante de saber que a protagonista é uma personagem bacana, que mesmo com a pouca idade ela tem responsabilidade, estou cheia das garotas irresponsáveis que vemos nos livros por ai :c Sobre as capas eu acho elas lindas, a Única fez um trabalho maravilhoso, né? Enfim, adorei a resenha, mas infelizmente por enquanto não lerei a trilogia :c

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Giulia!

    Essa trilogia está na lista de desejados a um bom tempinho, adoro distopias, então acredito que vou gostar muito dessa.
    Você disse que o livro não permite largá-lo, e eu me amarro em livros asssim, que me prendem. Então, eu espero em breve ter a oportunidade de ler a Trilogia.

    Adorei a resenha, só me despertou ainda mais interesse.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Giu, tudo bom?

    Eu fico na dúvida sobre essa trilogia e não sei bem o motivo. As vezes quero ler, as vezes não. Mas depois dessa resenha estou pendendo para comprá-lo e me permitir conhecer a escrita da autora. Espero ter a oportunidade de conhecê-lo.

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Giulia, não li esta série ainda, mas tenho a impressão que vou gostar, por tudo que já li sobre ela. As capas são bonitas mesmo, e fiquei sabendo desta falta do marcador, justamente no último livro. Uma pena.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. A trilogia me chama muita atenção... Espero um dia ter a oportunidade de ler. Um amigo meu estava lendo este livro e comentou comigo sobre. Ele tem a mesma opinião que você! É bem triste quando uma trilogia acaba de um jeito que não agrada o leitor.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Esse livro é bastante interessante, já li diversas resenhas umas positivas e outras negativas. Mas estou em dúvida em relação a leitura, não sei se irei ler a série. Mas pretendo dar uma olhadinha no primeiro livro.

    ResponderExcluir
  10. Adoro a Cia, foi bom saber que nesse livro ela tenta separar razão e emoção e pensar como líder. Só não curti isso da autora não ter se preocupado em colocar referências pra gente se lembrar direitinho das personagens, já vou me preparar pra reler o primeiro quando for ler os dois últimos, o que quero fazer assim que possível!

    Beijo.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Giu, tudo bem?

    Concordo com tudo que disse, gostei muito da trilogia e de como foi narrada. A Cia é maravilhosa e adorei o tanto que ela é forte. Também fiquei decepcionada com o final, gosto quando as coisas são resolvidas e já sei qual cena foi essa que você não queria, super desnecessária, né? Sobre as capas eu também amo, todas tem um significado que foi revelado nos livros, super adorei. Uma trilogia, que apesar do final, me conquistou. Vamos aguardar os filmes agora.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  12. Eu não tinha duvidas de que essa trilogia é do meu interesse, mas depois dessa resenha eu posso afirmar todo o meu desejo nela <3 Vou adquirir assim que sair aquele box lindo na submarino - que está demorando pacas para aparecer, mas tudo bem. Não gostei desse final em aberto, mas acho que consigo sobreviver a isso hahah

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)