Um Motim no Tempo - James Dashner


Título: Um Motim no Tempo (Infinity Ring #1)
Autor(a): James Dashner
Editora: Seguinte


Furacões, terremotos e outros desastres naturais estão destruindo cidades, estados e países inteiros. E a organização SQ, apesar de ser responsável por controlar o planeta, parece não se esforçar para evitar a chegada do cataclismo que acabaria de vez com toda a humanidade.

Dak Smyth assiste a tudo isso de dentro de casa, fazendo aquilo de que mais gosta: estudar história e comer queijo. Até o dia em que seus pais saem para uma viagem curta e ele e sua melhor amiga Sera Froste, uma garota totalmente fascinada por física quântica, resolvem matar a curiosidade e se aventurar no laboratório de ciências dos pais dele.

Lá, encontram nada mais nada menos que um dispositivo que, assim que for finalizado, possibilitará a viagem no tempo - o Anel do Infinito. Sera, craque da matemática, consegue preencher a última lacuna nos cálculos e, quando os pais de Dak retornam, o mecanismo está pronto para ser usado. Na primeira tentativa, porém, os dois adultos desaparecem. Quando tudo parece estar perdido, Dak e Sera são recrutados pelos Guardiões da História, uma sociedade secreta criada há muitos séculos. Eles então descobrem que os agentes da SQ estavam alterando eventos históricos importantes para conseguir mais poder para a organização, gerando as Grandes Fraturas, que em breve levarão ao fim do mundo.

Assim, de posse do Anel, Dak e Sera viajarão pela história com a missão nada fácil de encontrar os pais de Dak, corrigir as fraturas e salvar o planeta. Neste primeiro volume da série, eles voltarão à Espanha de 1492, onde está a Primeira Fratura, com o objetivo de embarcar em uma das naus da expedição de Cristóvão Colombo e garantir que seja ele o responsável pela chegada dos europeus à América.

Véi, na boa, essa sinopse faz o resumo da introdução de toda a série, então VOCÊ PRECISA LER!
*pausa para esperar você ler*
Leu? Ok, agora podemos conversar.

Infinity Ring é uma série peculiar, já que os livros são sequenciais, mas cada um foi escrito por um autor diferente. É isso mesmo que você entendeu. James Dashner (autor de Maze Runner) criou o enredo, os personagens e a ideia central e já deu o primeiro passo na história. Nos próximos 6 livros, iremos conhecer outros escritores e sua habilidade para continuar uma história começada por outra pessoa, sem deixar buracos e mantendo o sentido. Complicado, né?

Como você já leu a sinopse, não vou me aprofundar no enredo em si, mas algumas coisas preciso comentar. A ideia de aliar viagem no tempo com acontecimentos reais foi ótima, assim como a justifica que eles arrumaram (vou contar porque não tá na sinopse e te ajuda a entender a série). Aristóteles teve como pupilo Alexandre (o Grande), mas ele foi assassinado antes de ser quem nós conhecemos hoje. Durante seu período de tristeza, ele teve a primeira Reminiscência - visões do que poderia ter acontecido se não houvesse um desvio na História - com Alexandre tendo o prestígio a que era destinado. Assim, ele identifica a primeira Fratura.
O mundo de hoje tem várias, identificadas e catalogadas ao longo dos anos, e o grupo Guardiões da História esperam o dia em que alguém irá criar um dispositivo que permita a viagem no tempo para que todas as Fraturas possam ser corrigidas.

Nesse primeiro volume, a Fratura aconteceu no descobrimento da América. Ao invés de Colombo chegar por aqui, quem levou o prestígio e o nome foram 2 irmãos que trabalhavam pra SQ, fazendo com que a organização tivesse domínio do continente americano. Tenso, né? A missão de Dak, Sera e Riq é não permitir que Colombo deixe de ser o comandante da expedição. Mas pra isso vão enfrentar muitos desafios, como adaptação às épocas anteriores, resolução de problemas lógicos, fuga de agentes da SQ do passado... São muitas aventuras!

Os 2 protagonistas que aparecem primeiro são bem distintos. Enquanto Dak é apaixonado por História e adora exibir seus conhecimentos sobre fatos do passado a qualquer um que lhe dê atenção ou não, Sera ama tecnologia e lida muito bem com equações e fórmulas químicas. Os amigos são a personificação da série, mesclando passado e futuro em uma combinação perfeita.
Já Riq aparece depois, mas acaba ganhando destaque. Ele é um Guardião da História bem jovem, que assumiu tal responsabilidade por ser prodígio e aprender 1 língua por ano. Mas o mais legal de tudo é que ele é negro. A-do-rei! Um personagem negro, inteligente, que tem mais conhecimentos do que os 2 "brancos" e igual participação na responsabilidade de "salvar o mundo". 50 pontos pra Grifinória, ops, pra James Dashner!

A idade dos personagens condiz com o público-alvo, e por isso torna-se compreensível a escolha de pessoas tão jovens para uma missão tão arriscada e importante. Quem for ler, precisa ter em mente que a linguagem não é complexa, os diálogos são privilegiados, e algumas coisas podem parecer forçadas ou simples demais, mas tudo se encaixa dentro da proposta de ser um livro juvenil. E, mesmo que você ache que é "mais do mesmo" com uma cara diferente, lembre-se de que um garoto de 11 anos provavelmente não assistiu a filmes com a temática nem entenda algumas referências que porventura você capte.

O livro é uma ótima indicação pra meninos na pré-adolescência, que reclamam que a maioria dos títulos da literatura são dedicados ao público feminino. Mas não deixa de ser uma boa leitura pras meninas, até porque eu li e amei. Aliás, acho que seria uma ótima opção pra livro paradidático. Tem amizade, ação, tensão, História, tecnologia, cultura de outros lugares... tudo junto! Dava pra trabalhar bem uma interdisciplinaridade aí, hein?! #ficaadicaprofessor

A capa remete ao tema da história, já que a bússola era utilizada como ferramenta para navegação. A diagramação, além de ter o símbolo do infinito no início e pausas do capítulo, ganha destaque por possuir um espaçamento maior do que o comum, facilitando a leitura pro leitor juvenil. E a revisão está bem legal, o que é fundamental na faixa etária do público a que o livro se destina.

A série tem tudo pra conquistar leitores de vários gostos e idades. O final deste primeiro volume já deixa o gancho para o desenvolvimento da próxima história, causando nos leitores aquele desespero básico pós-cliffhanger. Resta saber se Carrie Ryan conseguiu manter o nível em Dividir e Conquistar. Já estou curiosa pra saber o que aguarda Dak, Sera e Riq nos idos da Revolução Francesa.

13 comentários

  1. Amiga eu já vi esse livro em vários lugares, mas ele nunca me chamou atenção para compra-lo sabe? Mas gostei bastante de tudo que você falou em sua resenha. Até porque eu adoro livros que abordam viagem no tempo. Eu não conhecia ainda e nem tinha lido nenhuma resenha. Fiquei muito interessada e pode ter certeza que o colocarei na minha listinha de desejados. Espero poder gostar, mas antes de tudo nem vou ler a sinopse, porque como vc disse, já meio que conta um pouco sobre a história né? Tem livro que é assim mesmo. O problema que as editoras tem que ter um pouco de atenção nisso hehehe...Mas enfim...Parabéns amiga. Continue assim viu?

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii Giulia, tudo bem?
    Mais um livro do James aeeeee õ/ A Capa é tão maravilhosa, a sinopse me mostra que parece ser legal a história, mas queria que me desse água da boca para ficar com vontade em ler hahaha quem sabe em breve? Ficou excelente a resenha flor!
    Fique com Deus!
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Oooi Giu!

    Gostei da sua nova assinatura *-*
    Eu não conhecia o livro, a capa é linda e a ideia de ser cada livro um autor muito interessante, não li nada assim
    Achei legal mesmo *-*
    A capa é linda *O*
    Ainda não li Maze T. mas tenho curiosidade em ler...

    Não vou começar a ler agora porque to cheia de livros aqui, mas quem sabe quando acabar...


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Adorei a premissa desse livro, mesmo sabendo que seu publico-alvo é o juvenil. Acho que a linguagem vai me irritar um pouco, mas de qualquer maneira fiquei interessada na temática e nessa história de cada livro ser escrito por um autor.
    Beijos.
    Blog Clicando Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Giu... já vi esse livro em várias livrarias... ele sempre está em destaque e eu nunca havia me interessado.. após a sua resenha me senti curiosa com a história... mas fiquei com receio dessa inovação de que as continuações serão escritas por outros autores... tomara que dê certo né... porque pelo que percebi esse foi muito bom... adorei a sua empolgação nele... gostei de saber que ele serve como livro didático e como você disse que até uma criança de 11 anos lê de boa... vou ver se minha filha se interessa rs. Xero!

    ResponderExcluir
  6. Oi Giu, sua linda, tudo bem?
    Adorei seu comentário "50 pontos para Grifinória" (sou fã assumida e em alguns momentos enlouquecida de Harry Potter, risos...) .
    A primeira vez que vi esse livro e li uma resenha, eu gostei e coloquei na lista de desejos. Pois o tema vigem ao tempo é um dos meus favoritos. Outro ponto que me ganhou, foi o desafio da história ser continuada por outras mãos, a cada volume. Já estou montando minha coleção aos poucos, mas sempre que compro um, lançam outro, o desespero!!!!!
    Fiquei mega curiosa para saber um detalhe: como é que essa organização conseguiu voltar ao tempo e criar essas fraturas? Eles também já desenvolveram uma maquina do tempo???
    Você não vai me dizer, não é mesmo??? Deixa, eu descubro sozinha!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Giulia lindona a sinopse resume bem o livro e já fiquei mega curiosa essa mistura de viagem no tempo, guardiões já me ganhou. Como se trata de uma série vou esperar os próximos livros, adorei a ideia de serem vários autores sendo cada um escrevendo um livro, espero que nenhum deles se perca na série. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Aii. eu já estava desistindo de ler essa série, dai vem você e fala tantos elogios!
    Acho isso de um livro ser escrito por cada autor muito legal e perigoso ao mesmo tempo. Porque a probabilidade e ir um lá e estragar sua serie queridinha é grande hahaah
    Eu curto história e ficção se misturando, mas o segundo fala dos barbaros e eu não curti =/
    Acho que foi isso que desanimou tbm..

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Giu, a capa desse livro é maravilhosa mas não faz meu estilo, e embora você tenha curtido, e feito uma resenha super detalhada, por enquanto não me deu vontade de ler.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Olá Giulia, primeiro essa serie vai ser interessante acompanhar para saber como cada autor vai fazer com que sua forma de escrita se encaixe na do anteriores, o enredo parece ser bem legal e com certeza vou querer lê-lo <3

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  12. Oi Gio...Tudo bem?
    Esta saga está fazendo muito sucesso, não é? Quero muito conferir mas me falta oportunidade. É tenso quando um livro termina e a pessoa fica curioso para saber o que vai acontecer depois, o legal é que vários livros já foram lançados então a qualquer momento você pode matar a curiosidade.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá

    Não sabia que essa série era escrita dessa forma, achei bem interessante essa ideia e fiquei bastante curioso em como ela será desenvolvida, aliás eu sempre achei que a trama fosse interessante, claro que tiveram algumas coisinhas que me fizeram torcer o olho aqui, mas no geral parece ser bem bacana. Já anotei a dica.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)