Reiniciados - Teri Terry


Título: Reiniciados (Slated #1)
Autor(a): Teri Terry
Editora: Farol Literário
Onde comprar: Saraiva
Nota:

As lembranças de Kyla foram apagadas, sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre. Ela foi reiniciada. Kyla pode ter sido uma criminosa e está ganhando uma segunda chance, só que agora ela terá que obedecer as regras. Mas ecos do passado sussurram em sua mente. Alguém está mentindo para ela, e nada é o que parece ser. Em quem Kyla poderá confiar em sua busca pela verdade?

Quando todo mundo tá falando muito bem de um livro, eu já fico logo curiosa pra saber do que se trata. Comecei Reiniciados meio que às cegas, só sabendo que era distopia sobre perda de memória. A sinopse também não revela muita coisa, o que me deixou mais ansiosa ainda pra saber sobre o enredo. E assim mergulhei nessa leitura maravilhosa.

Através da narrativa de Kyla, vamos acompanhar sua adaptação à nova família: um pai ausente e aparentemente legal, uma mãe presente que no início parece controladora, uma irmã mais velha também reiniciada. Tantas novidades fazem sua saída do hospital bem penosa. Seu ingresso na escola também não é fácil, pois os alunos "normais" têm preconceito com os reiniciados, os professores ficam de olho nela, há toda uma pressão pra que ela cumpra o contrato de seguir as regras e ser uma boa menina, senão pode ser devolvida. Na escola, ela conhece Ben, por quem se sente atraída instantânea e inexplicavelmente, e eles começam a desenvolver uma amizade.

Os reiniciados são adolescentes que tiveram suas memórias apagadas e um chip implantado em seu cérebro para terem uma segunda chance, pois eram criminosos. Começam uma nova vida e precisam reaprender tudo. Só que Kyla é diferente. Ela não age da mesma maneira que os outros reiniciados, ela têm pesadelos que se confundem com memórias, ela descobre características e traços de sua personalidade que precisam ser escondidos de todos. Intercalando narração e sonhos, Teri insere progressivamente elementos pra te ajudar a entender o contexto e o cenário. Gostei da inovação de inserir o terrorismo no plot e do futuro bastante possível que ela criou.

Depois da queda... Você, sabe, a desvalorização da moeda, o colapso econômico que assolou a Europa... Quando o Reino Unido se separou da União Europeia e fechou as fronteiras, houve um período em que as coisas ficaram muito loucas. [...] A maioria das manifestações de estudantes era pacífica, no início. Mas a frustração e a raiva cresceram.
[...]
Havia o início do Movimento da Lei e da Ordem que criou os Lordeiros. Tolerância zero para violência e desobediência civil; punição pesada para os infratores da lei. Do outro lado estava a visão do Partido da Liberdade,, de que os jovens (estudantes manifestantes, as gangues) deviam ser reabilitados, de que muitas vezes o que faziam não era culpa deles.
[...]
Essa foi a solução perfeita para a coalizão governamental. Em vez de punir severamente os criminosos,eles poderiam ter a memória apagada, que é de onde vem o termo popular Reiniciado, um recomeço. Uma segunda chance.

O primeiro livro te enche de informações, abre um leque de possibilidades, constrói e desconstrói conceitos todo o tempo. Quando você acha que entendeu alguma coisa, vem uma cena e muda tudo. Cada personagem parece esconder um segredo, e você fica doido tentando encaixar as peças do quebra-cabeça. E o pior: o final te deixa praticamente sem nenhuma explicação. Sou dessas que odeiam livros sequenciais que não têm um fechamento individual, mas não teve como me revoltar com Reiniciados porque a escrita é muito boa! Não consegui largar o livro de jeito nenhum!

Ah! Um conselho: só pegue o livro pra ler quando você tiver um tempinho considerável pra avançar alguns capítulos. Não dá pra ler um ou dois e parar porque o começo é vago, um monte de cenas que parecem não se encaixar, mas fazem todo o sentido mais pra frente. Então siga minha dica, pegue o livro com tempo e vá desfrutar a leitura.

Tem várias outras coisas no enredo que aprofundam mais a história, detalhes de personagens e situações, então você precisa ler com atenção e ir guardando, porque eu tenho certeza de que vai precisar dessas informações nos próximos volumes. E eu não vou estragar sua surpresa contando mais, né? Fique curioso e corra pra ler.

Em outras trilogias distópicas, eu pensei que seria bom ter a narrativa em 3ª pessoa ou pelo menos intercalada com outros personagens, mas não senti falta disso em Reiniciados. A visão em 1ª pessoa causa um suspense gostoso, aquela curiosidade boa. Kyla descobre a si mesma ao mesmo que descobre o mundo, e nós sentimos seus anseios e temores, suas reações extremas. Vivemos tudo o que ela passa, numa conexão perfeita entre livro e leitor.

Mas como eu posso saber quem eu sou agora se não sei quem eu fui?

Só tenho comentários positivos a respeito da Farol. A revisão estava impecável, a capa é lindo, o projeto gráfico é excelente... Daqueles livros que dá gosto a gente ter na estante, folhear, guardar com carinho... Simplesmente perfeito!

Reiniciados foi uma introdução e tanto! Todos os comentários positivos se confirmaram, e minhas expectativas estão altíssimas, pois os elogios aos outros 2 volumes também são enormes.

Simplicidade já é difícil. Quem precisa de complicação?

Distopia inovadora, críticas sociais, escrita fluida, personagem marcante, romance, tensão, muitos mistérios... Teri Terry achou a receita do sucesso.

16 comentários

  1. Oie,
    Esse foi um dos livros que quando eu o vi e li a sinopse já me encantei e estava bastante curiosa e inquieta para desfrutar e ler a histórias da Teri, fiquei ainda mas entusiasmada para ler a história quando soube que o livro tinha várias critivas positivas. rs

    ResponderExcluir
  2. Então... amei a resenha, e só digo uma coisa: Mais um para a lista do "Vais me emprestar"!
    kkkkkkkk
    Minha sócia literária! :D

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante a ideia desse livro, nunca tinha pensado em ler algo assim. Me surpreendeu! Se algum dia tiver a oportunidade quero ler e saber de toda a estória.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa!!!

    Que resenha incrivel!

    Eu já tinha ouvido falar sobre o livro principalmente quando alguns amigos blogueiro se tornaram parceros da Farol. Não li ainda e pelo que percebi a autora foi bem incrivel. Soube prender o leitor direitinho. Adoro quando isso acontece e odeio quando eu preciso muito da continuação para conseguir concluir a leitura. Por isso que estou fugindo de séries e trilogias enqanto não termino os que tenho aqui.
    Mas eu realmente fiquei atiçada para ler essa obra (e com bastante tempo)

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Giulia, gostei muito da sua resenha, é como você disse, é preciso de tempo para iniciar a leitura desse livro, mesmo porque o começo é vago e me fez desistir kk, mas quando a colunista do blog leu o livro e fez a resenha vi que deveria ter continuado, que a história é boa como todo mundo diz.

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oi!!!

    Só tenho visto comentários positivos sobre Reiniciados, espero em breve poder lê-lo. Adoro distopias, e acredito que essa deve ser incrível, porque você falou tão bem, sua resenha está tão positiva que é meio que impossível não desejar ter o livro imediatamente rsrs
    Adorei!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Giu, já ouvi falar sobre reiniciados mas ainda não tive oportunidade de ler. Pulei um pouco a resenha com medo de spoilers mas fico muito feliz em saber que você gostou tanto da leitura.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  8. Menina, tenho o livro há um bom tempo e acredita que ainda não o li? Pois é, vou ver se leio agora no início do ano.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Oi Giu!

    Eu amei muito esse livro, a gente realmente não sente falta de nada com a narrativa da Kyla, dá mesmo uma sensação gostosa de suspense. Li assim que foi lançado, e na verdade vou reler muito em breve, já que estou com os outros dois da trilogia aqui. Tem muita coisa que realmente acho que vou precisar saber, e já esqueci. Os livros da Farol são sempre muito bem trabalhados.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha parece um super livro vou indicar pra minha mãe bjus

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu quase nem leio distopias, mas acho um gênero bem bacana. Confesso que esse livro não despertava meu interesse, mas depois de ler sua resenha fiquei bem curiosa, achei muito bacana isso dos reiniciados, acho que Kyla deve ser uma personagem bem interessante e que me conquistaria fácil, também acho que gostaria de acompanhar a história dela com Ben. Enfim, gostei muito da resenha, se eu tiver oportunidade irei ler esse livro, ele parece ser realmente bom *o*

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Giu, tudo bem?

    MEU DEUS! Mais uma série que vai para minha lista, adoro distopias e adorei a premissa de Reiniciados. Obrigada pela dica e vou ler somente quando tiver um tempo, mas espero que seja logo. Lembro de você ter falado comigo desta questão da 3° pessoa, e fiquei mais curiosa em saber que você nem sentiu falta disto. Já quero ler.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Giulia!
    Sempre que vejo esse livros nos blogues fico muito interessada em ler. Esse ano quero sair um pouco dos romances e enveredar para o mundo das distopias. Fiquei pensando no que vai acontecer com Kyla. Deu pra perceber que ela não se adaptou bem com o chip que foi implantado e sua mente não foi reiniciada por completo.
    Espero poder ler em breve.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Giu,
    não é de hoje vejo somente elogios a obra. Eu tenho o livro, mas ainda não senti com aquela vontade.
    O livro trás em sua historia algo original,, pois imagine como seria sua vida se fosse reiniciado? Não sabendo de nada. Olha deve ser horrível, mais horrível é viver em um lugar assim e ter lembranças do passado. O que aposto que deve ser eletrizante, o que deixa a historia a outro nível de empolgação para saber mais.
    Vou esperar um pouco mais e ai poder iniciar minha leitura.
    E a capa é realmente linda.
    Parabéns pela resenha Giu.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  15. Olá

    Juro que antes de ler a primeira frase da sua resenha e vendo a capa do livro lembrei que realmente estão todos falando muito bem dele. Estou ficando cada vez mais curioso com ele, porém por enquanto estou deixando passar principalmente porque estou com inúmeros projetos de leituras para esse ano (entre eles acabar com os não-lidos da estante) e conhecer autores que há tempos venho querendo.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  16. Ooooi!
    Acho essa história interessante. Nunca vi ninguém falando mal. Assim como você, quando vejo muitos elogios a um livro, tenho vontade de lê-lo. E com esse não é diferente.
    Quero saber se o que tem são pesadelos ou lembranças da vida marginal. É uma história bem intrigante.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)