O Desafio de Ferro - Cassandra Clare e Holly Black


Título: O Desafio de Ferro (Magisterium #1)
Autoras: Cassandra Clare e Holly Black
Editora: Novo Conceito


AMIGOS E INIMIGOS. PERIGO E MAGIA. MORTE E VIDA. A maioria dos garotos faria qualquer coisa para passar no Desafio de Ferro. Callum Hunt não é um deles. Ele quer falhar. Se for aprovado no Desafio de Ferro e admitido no Magisterium, ele tem certeza de que isso só irá lhe trazer coisas ruins. Assim, ele se esforça ao máximo para fazer o seu pior... mas falha em seu plano de falhar. Agora, o Magisterium espera por ele, um lugar ao mesmo tempo incrível e sinistro, com laços sombrios que unem o passado de Call e um caminho tortuoso até o seu futuro. Magisterium - O Desafio de Ferro nasceu da extraordinária imaginação das autoras best-seller Holly Black e Cassandra Clare. Um mergulho alucinante em um universo mágico e inexplorado.

Callum Hunt é um mago, mas ele não tem noção alguma de como usar seus poderes.  Quando atinge a idade certa para passar a frequentar a Magisterium, uma escola para magos, tudo que Call quer é falhar e não ir para lá.  Influenciado por todas as histórias assustadoras que passou a vida inteira ouvindo seu pai repetir, o menino tem pavor só de imaginar-se dentro da escola de magos. O que para muitos é a realização de um sonho, para Call é um pesadelo!

Chega o grande dia, o dia em que Call fará os testes de acesso ao Magisterium. Ao adentrar no local das provas, Call vê um monte de outros adolescentes eufóricos e ansiosos por irem para a escola de Magos. Totalmente ao contrário dos demais, Call se prepara o máximo para falhar. Bom, falhar em uma prova não é difícil. Era o que Call pensava...

Contra todas as probabilidades, Call acaba sendo um dos escolhidos pelo maior e melhor Mestre e Mago de Magisterium para ser um de seus aprendizes. A escolha choca não só a Call e seu pai (que não reage nada bem ao resultado), como também a todos os demais presentes que acompanharam a pontuação de Call durante os testes. Além de sua deficiência física na perna, Call fez de tudo para ser o pior nos testes, e todos viram o quanto ele realmente foi mal.

O mistério da escolha de Call, pelo aclamado Mestre Rufus, é só mais um dos muitos mistérios que acontecem no Magisterium e que nos prendem às páginas do livro.

Ao longo do seu primeiro ano na escola de magos, o Desafio de Ferro, Call acaba por descobrir que o lugar não é tão mal como seu pai dizia. Atender o pedido do pai para que fuja da escola e largue tudo para trás se torna cada vez mais difícil quando Call encontra em Aaron e Tamara dois grandes amigos, coisa que o menino nunca teve na vida.  Sentindo-se aceito e querido pelos amigos e até mesmo pelo seu introspectivo Mestre, Call não sabe se será capaz de abandonar Magisterium como seu pai Alastair deseja que ele faça.

Ao longo desse primeiro ano, os aprendizes de Mago vão descobrindo muitas coisas e aprendendo grandes e valiosas lições. E nós leitores mergulhamos com eles cada vez mais fundo nas cavernas de Magisterium, um mundo cheio de sombras, mistérios, muita magia e ação. Com seres sobrenaturais criados a partir da magia, como os Elementais e Os Inimigos.

O maior dos mistérios envolve Call e o que ele é na verdade, esse segredo deixa a gente roendo as unhas o livro inteirinho, mas lá no final temos a grata recompensa da revelação desse segredo, ou nem tão grata assim. Na verdade essa revelação só acaba trazendo mais perguntas e mais curiosidade, o que provavelmente só será sanado no próximo livro da série. Haja coração!

O motivo pelo qual Mestre Rufus escolheu Call logo no início pra mim continua em suspenso, porque na verdade o livro termina sem que a gente consiga entender se o Mestre sabe ou não o que Call é de verdade.

No fim do seu primeiro ano, diante de todas as descobertas que fez, Call precisa decidir se vai em frente e passa pelo portal que o tornará um mago formado em seu Ano de Ferro, o deixando apto para o próximo ano, ou se atende o pedido de seu pai e interdita a sua magia, evitando, assim, expor aqueles que amam a um possível perigo no futuro.  A escolha de Call é difícil, afinal ele não quer abrir mão de tudo que conquistou em seu Ano de Ferro.

Eu amei a história, o mundo criado em Magisterium é fantástico e nos permite viajar nessa fantasia deliciosa. Confesso que demorei tempo demais pra terminar a leitura, mas, mesmo quando não estava com o livro em mãos, a história estava presente na minha cabeça. É sem dúvida um livro que te prende e te faz querer virar as páginas o mais rápido possível em busca de respostas.

Pra quem é fã de fantasia, eu super recomendo. Vocês vão amar Magisterium!
E pelo amooor... Que a Novo Conceito traga logo a sequência!

14 comentários

  1. cara to apaixonada pela sua resenha jaque <3
    sou mt fã da cassandra clare e só de saber q ela escreveu esse livro já me da uma vontade tremenda de ler, sem contar que a holly black n fica atrás pq é uma excelente autora.
    assim que der pretendo ler esse livro :)
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Jaq eu comprei pois amo Cassandra Clare , adorei ler sua resenha e saber que o livro é envolvente , adoro fantasia e com ela então. E pelo visto o livro acaba nos deixando com urticárias de curiosidades hehe , essas sequências ainda nos matam hehe . beijos

    Rob lindona eu já tive o prazer de ler esse livro enviado pela Tais que é uma linda, eu assim como você amei o livro, as mensagens que ele trás, a capa está linda, chama atenção. Parabéns a autora . No começo a protagonista me irritou um pouco, mas aos poucos ela foi amadurecendo. gostei muito do livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Oii! Quando eu vi esse livro na época dos lançamentos fiquei interessada na hora. Tinha acabado de ler um livro da Black e gostei muito; Porém agora eu fiquei com um pé atrás pois estou lendo Cidade dos Ossos e estou odiaaaando muito a escrita da Cassandra. Talvez a história vai me cativar, mas fico com um pé atrás.
    E agora entendi o motivo de tantas pessoas falaram que é parecido com Harry Potter KKK

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  4. Sou muito fã de fantasia e assim que vi que seria lançado fiquei louca pra ler. Mas ainda estou com um pouco de antipatia da Cassandra por causa da Bienal, olho para os livros dela e não consigo pegar para ler de jeito nenhum... hehe... mesmo assim, é bom saber que você amou e que o mundo criado pelas autoras é fantástico.

    Beijo.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Bom, eu não sou muito de ler livros de fantasia, eles dificilmente me chamam a atenção :c Magisterium parece ser um livro bacana, gostei do Call, ele parece ser um personagem muito interessante, mas a história em si não me animou muito. No momento eu não estou disposta a ler algo assim, mas quem sabe mais para a frente, às vezes digo não para um livro e depois quero ler ele kkk

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Jaqueline, o livro parece ser muito bom, a historia de Call e como ele se vê tentado a não obedecer seu pai, que deve ter algum motivo escondido para não querê-lo na escola, e o mistério ao redor do que ele realmente é. Espero poder lê-lo em breve <3

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  7. Oi Jaque, leio livros de fantasia mas não é meu gênero favorito. Da Cassandra Clare só li Instrumentos Mortais e mesmo tendo curtido a leitura, demorei muito para conclui-la e não achei a obra tão maravilhosa assim. Bom saber que você curtiu e que mesmo enquanto não lia a história estava em sua cabeça, sinal de que a trama mexeu com você.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Jaquie, tenho gostado dos livros do selo #irado, tanto dos enredo apresentados, como pelo capricho das edições. Este é mais um que vou querer ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Oi flor, tudo bem?
    Infelizmente temos opiniões diferentes sobre esse livro =( A história em si é bacana, mas para mim não foi uma obra que me fazia querer mais e mais. Achei tudo muito arrastado, e algumas informações eram muito repetidas, como se a cada novo capítulo nossa memória fosse apagada, não sei explicar. Mas fico feliz em saber que você gostou do livro ;)

    Beijinhos :*
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  10. Oi Jaque, tudo bem?
    Como sou fã do Harry Potter estou muito ansiosa com essa leitura, eu participei do encontro da editora e eles deram a entender que o livro segue o mesmo gênero. E sua resenha me deixou muito tensa, nossa, uma trama cheia de mistérios, agora eu quero saber quem é ele e o motivo dessa escolha. Acho que o livro é tudo o que estou imaginando: muito bom!!!!
    Adorei sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Jaque (sou desses que adora intimidade)
    HAUSHA

    desde o lançamento que estou sedento por este livro, mas como não sou parceiro e nem posso gastar comprando livro, acabou passando :'(
    Espero ainda poder ler! Eu não sou muito chegado na fantasia, principalmente se houver fadas e dragões. Porem tudo que voce me disse me interessou. Desde a escolha do Call, seu primeiro ano na escola, as aventuras e etc. Muito bacana saber que mesmo sem estar lendo, a trama continua viva e fazendo com que voce não desgrude do mundo criado pelas autoras!
    Dica anotadíssima e agora com um gás maior para que a leitura seja rápida :3

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Já li algumas resenhas sobre o esse livro. Mas ainda não me decidir sobre o livro. Pelas resenhas, me lembra Harry Potter e eu não sou leitora de Potter. Gosto de fantasia, mas seguindo a linha J. R. R. Tolkien.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá Jaq!
    Só de ler a sua resenha já fiquei interessada em ler o livro. Só achei um pouco parecido com Harry Potter no caso dos dois amigos e o mentor dele. Mas a história é bem legal e quero saber se ele vai continuar na escola ou se vai acatar o pedido do pai. Já anotei a dica.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá =)

    Fui ao evento desse livro e estava louca para lê-lo, mas depois de algumas resenhas o interesse ficou: ok. Nem muito desejado, nem pouco desejado. Ali na lista de "um dia eu irei ler", mas como é uma série longa, talvez deixe juntar mais alguns livros para ver se me empolgo. Quem sabe né? Fico feliz que tenha gostado do livro!


    Beijos, De
    www.sacudindoaspalavras.com.br

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)