A Casa Assombrada - John Boyne


Título: A Casa Assombrada
Autor(a): John Boyne
Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 296
Nota: 

Até a morte do pai, a jovem Eliza levava uma vida privilegiada – se não em termos materiais, ao menos em carinho e proteção. Determinada a deixar as lembranças tristes para trás e reconstituir sua história em outro lugar, ela vê a oportunidade perfeita em um anúncio de governanta, que busca alguém para cuidar das crianças de um casarão no leste da Inglaterra. Mas ela nunca poderia suspeitar o que a aguardava nesse novo trabalho. Há uma presença maligna à espreita na casa, e Eliza se vê em uma guerra de nervos contra esse adversário desconhecido, invisível (e talvez imaginário), que a acompanha em todos os momentos com a aparente intenção de matá-la.

"Culpo Charles Dickens pela morte do meu pai."
E é assim que Eliza Caine acha que seu pai morreu. Por culpa do grande escritor Charles Dickens, ele teve que tomar aquela chuva, apenas para se deleitar com suas histórias. Claro que Dickens não programou algo digno de damas assistirem, tanto que uma foge logo nas primeiras palavras. Mas não Eliza. Ela sentia medo e destemor, dois sentimentos totalmente opostos.
Com a morte de seu progenitor, seu mundo desmorona. Sua mãe faleceu no nascimento de sua irmã, que também partiu em poucos dias de nascida. Como se não bastasse tanta tristeza, a casa onde passou sua vida inteira é apenas alugada. Seu salário como professora na escola das meninas do bairro onde mora não é suficiente para mantê-la. A solidão a assola.

No jornal ela encontra um anúncio. Em poucas palavras, há um lugar no interior de Londres que precisa de uma governanta. Eliza não pensa duas vezes e se aventura de encontro com o inesperado.

O luto pode causar reações estranhas nas pessoas.

Na estação, algo de estranho acontece. Ela sente uma mão empurrando-a para os trilhos, ao passo que outra a segura. Não encontrando ninguém em volta, pressente que algo está acontecendo. Mas acaba seguindo adiante com o plano de mudar de ares.

Chegando a casa, mais acontecimentos estranhos permeiam a casa. O ponto principal é: porque os pais das crianças não estão lá? Porque eles tiveram outras 5 governantas e onde elas estavam? E o mais incrível, em apenas 1 ano.

Seis governantas em um ano. Não considera esse número fora do comum?

O que há por trás da mansão mal assombrada?

Este foi o primeiro livro do John Boyne que li e acho que acertei em cheio. Totalmente no gênero de leitura que estou acostumada a acompanhar. Não fui com muitas expectativas, pois vi algumas críticas negativas acerca de A Casa Assombrada, principalmente pelo fato de o autor ter se aventurado no gênero.

Gostei bastante do ritmo que o autor propôs, a escrita é deliciosa e o foco londrino de 1867 foi fiel, de acordo com as pesquisas que realizei. Além disso, as diversas citações às obras de Charles Dickens fazem com que o livro fique completo. O tom clássico do livro se contrapõe à modernidade que Eliza demonstra.

A Companhia das Letras caprichou na edição de A Casa Assombrada. A capa é aveludada e a diagramação interna, simples. Revisão impecável.

Com certeza vou ir atrás dos outros livros do John Boyne e espero me surpreender a cada narrativa.


15 comentários

  1. Não estou habituada a esse tipo de leitura, mas este livro me parece muito bom e sua resenha conseguiu me instigar!
    Vou ler assim que puder!
    E realmente, essa capa está divina! E aveludada, ainda por cima?! Companhia das Letras está de parabéns!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Pam!
    Eu adoro esse tipo de literatura, especialmente ambientada no século XIX!
    Esse enredo me parece muuuito parecido com "A Volta do Parafuso", do Henry James (por coincidência, escrevi sobre esse livro no meu blog na semana passada), não acha?
    mas é aí que está, nossos autores sempre bebem nos clássicos! Agora fiquei curiosa para saber o quanto ele bebeu na fonte! hehehe

    Beijos,
    Fernanda
    http://www.oprazerdaliteratura.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Uma edição linda sempre anima o leitor!
    Tive apenas uma experiencia com o autor e nem consegui concluir a leitura. Achei chato, arrastado.. Mas ainda quero dar uma nova chance a ele! Não sei se esse livro é o tipo de leitura que eu curto, mas pela sua resenha, ele parece ser bem interessante.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Você tá é doida, se uma mão me empurra e outra segura e não tem ninguém do meu lado eu desencarno ali na hora e encontro com os fantasmas no mesmo plano O_O HAHAHAHAHA Senti uma vibe meio Os Outros nesse lance das crianças na casa e o pai delas não estar por perto O_O

    Nunca li nada do autor, mas o Gustavo lá do blog leu esse livro e gostou muito da leitura, apesar de ter criticado alguns pontos da narrativa pois já havia lido livros melhores do mesmo autor. A edição realmente está linda, a capa em soft touch foi algo que deu um charme bem grande ao livro.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie, Pamela.
    Eu realmente preciso desse livro. Não de outro do autor, mas desse em específico. Vi outras resenhas de obras dele, mas nem uma me chamou atenção como A Casa Assombrada. É exatamente o tipo de livro que leio mesmo sendo uma medrosa veterana. Amei sua resenha!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Hey, tudo bem?

    Eu gostei bastante do enredo desse livro, parece ser muito interessante e realmente o fato de ser ambientada na Londres de 1867 dá um charme muito legal para a história. Deixa eu dizer que essa mulher passou por poucas ou boas, viu. Sinceramente, só desgraça. Dá até pena de que ela esteja se dirigindo para seja lá o que for que ela vai encontrar nessa casa.

    Beijos.
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  7. é o tipo de leitura que me agrada, pela época e pelo roteiro, sou fã de suspense e terror, gostei também por ser um livro não muito longo, ideal para ler nos meus finais de semana, de folga :)

    http://palavrasdelucidez.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Pamela, tudo bem? Nunca li nada do autor e tenho bastante vontade. Quando vi a primeira resenha do livro fiquei com bastante vontade de ler e agora ainda mais. Parece ser uma história com bastante suspense e bem envolvente, e gostei dessa contraposição do clássico e a modernidade.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  9. Oi, Pam!
    Adoro histórias de assombração, ainda mais em casas tão antigas. Preciso desse livro para ontem kkk. Parabéns pela resenha.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, Giulia!

    Ainda não tive chance de ler nenhum livro do Boyne (embora tenha assistindo à adaptação de O Menino do Pijama Listrado). Achei a premissa desse livro um tanto curiosa e fiquei com mais vontade ainda ao ler sua resenha! Fico feliz que tenha gostado.

    Um abraço,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa, você ainda foi procurar informações sobre a época para ver se era fiel? Que legal! Eu não leria o livro, foge completamente da minha zona de conforto... mas que bom que gostou! Do autor eu só li O menino do pijama listrado, mas foi logo depois de ler A menina que roubava livros e ele não teve chances pra conquistar meu coração... rs... pretendo ler outros livros dele.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Confesso que a sua é a primeira resenha positiva que vejo desse livro! Ainda não li nada do autor e pretendia que essa fosse minha primeira leitura, mas os comentários ruins me desanimaram, hahaha. Agora, após sua resenha me animei de novo e fiquei curiosa pra ler o livro! Adoro cenários londrinos e as referências a Charles Dickens devem ser incríveis!
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Pam!
    Cara, eu amo livro com abordagens sobrenatural. hahaha Essa coisa do além e tals, e esse livro pelo que me parece aborda muito isso, com todas essa coisa das crianças na casa e tals. Eu gostei quando li a sinopse do livro, mas agora com a sua resenha, fiquei empolgadíssima com a leitura. Preciso dar um confere nessa história.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  15. Oi Pamela, tudo bem?
    Bom eu gostei do título e da capa, mas história não me chamou atenção... ouço muitos elogios desse autor... ele parece ser muito bom na escrita e tem contagiado muitas pessoas com esse livro... A história parece ser bem interessante para quem gosta do enredo... xero!

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)