Beleza Estranha - Tércio Ribas Torres


Título:Beleza Estranha
Autor(a): Tércio Ribas Torres
Editora: Faces
Nº de páginas: 112
Nota:

Beleza estranha é a história de Roberto. A história de Roberto é a história de uma relação afetiva, da dinâmica de uma família em torno de um pai autoritário e controlador. Um pai que faz com que Roberto, menino, sinta muito cedo a dor da rejeição paterna e busque encontrar o seu lugar, mudar o rumo da sua vida. A decisão de mudar instalou-se a partir de uma revelação dolorosa a que teve acesso inesperadamente. A história de um homem que constrói a sua vida a partir das carências instaladas pela falta de afeto paterno, pela observação do sofrimento da mãe. E, na luta pela superação, ele revela sua grande generosidade quando o pai vem bater à sua porta. E, no final surpreendente, ele se dá conta de que “a vida é mesmo estranha, mas é bela”.

Em Beleza Estranha, acompanhamos de perto a vida do personagem Roberto, desde sua infância até chegar à sua vida adulta. Nascido em uma família humilde, foi criado envolto à doçura de sua mãe, à companhia de seus irmãos e à brutalidade de seu pai, que foi a maior sombra em sua vida. Durante sua infância e adolescência, além de passar por todas as mudanças cotidianas, ainda tem que aguentar seu pai agredindo tanto ele como sua mãe e irmãos.

Os anos se passam, e um por um dos seus irmãos saem de casa para construir sua própria vida. Até mesmo Roberto se vai, e logo em seguida sua mãe também. Seu pai cruel esta sozinho.

A vida segue, e mais algum tempo se vai. Roberto pensa no pai apesar de tudo. Seu pai agora está fraco e doente, e nenhum dos seus irmãos parece ter tempo para cuidar dele, então Roberto, talvez o filho que mais tenha motivos para abandoná-lo, decide cuidar dele.

O livro é narrado em terceira pessoa e é focado no drama familiar de Roberto, que desde pequeno presenciou a violência dentro de casa, não entendia por que sua mãe não se defendia das agressões constantes e até chegou a desacreditar que aquele monstro fosse mesmo seu pai. Mesmo assim, apesar de tudo que o seu pai fez a família passar, Roberto cuida dele com amor e dedicação até o fim.

O livro tem uma escrita fácil e muito envolvente. Gostaria de que houvesse mais detalhes sobre como ficou a vida de Roberto após as cenas finais, mas entendo que o autor finalizou a trama no tempo certo, conseguindo me emocionar no fim. Tércio consegue tocar o leitor, pois a lealdade de Roberto no fim da vida de seu pai que tanto o maltratou é de uma sensibilidade ímpar, tanto que até o próprio pai acaba se sentindo tocado.

Recomendo muito a leitura, pois o livro é curtinho e o conteúdo é rico, envolve e emociona e ainda causa reflexão. Uma leitura rápida com um grande aprendizado. Leiam!

- Estranho como a gente cresce e a união diminui - lamentava.

26 comentários

  1. Oi, Suzi. Tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas achei ele fascinante. A trajetória do Roberto é simplesmente tocante e fiquei bem curioso quanto à obra. Não sei se seria capaz de ter essa mesma atitude que ele teve após tanto tempo sofrendo maus-tratos nas mãos do pai. Parabéns pela resenha, está ótima!

    Beijos,
    Leo
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Não sou muito fã de livros que retratam dramas famílias, já tenho demais nisso no meu trabalho HAHAHA Mas achei bacana o fato de Roberto, mesmo após todos os problemas que teve com pai e seu temperamento, tenha sido o único a voltar para cuidar dele em um momento de necessidade, isso passa uma imagem muito bacana. A resenha está ótima, mas infelizmente esse não é meu tipo de livro.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Achei o livro interessante, apesar de não ser o gênero que normalmente leio.
    Muito bacana sua resenha. Adorei o fato de ser um livro de autor nacional!!!
    Parabéns!
    Beijos
    http://clubedolivrope.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Que interessante o livro parece ser, fiquei curiosa pois o enredo é o tipo que me atrai, um apena que ele é curtinho, gosto de livros mais grossos e com mais detalhes, mas arriscaria a leitura e espero gostar.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Me chamou a atenção pelo conteúdo mesmo Suzi, porém não é o tipo de leitura que entraria para o meu atual clima literário. Parabéns pela resenha ;)

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, nem o autor. Mas gosto de livros assim que nos fazem refletir um pouco mais. Com personagens que passam uma fase difícil na vida.
    São protagonistas tão perto do real que a gente pensa que pode ser um conhecido, um vizinho, um colega de classe...
    E estou em uma fase sem muito tempo, então livros curtinhos me fazem os olhos brilhar *o*
    Bjuxxxx

    ResponderExcluir
  7. Oi, Suzy.
    Adorei sua resenha. A história do Roberto parece bem interessante, o ambiente familiar narrado é igual ao de muitos no Brasil.
    A história parece bem legal.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ooooi,

    Eu não conhecia a obra e nossa, é realmente curta! Gosto disso pois consegue em poucas páginas trazer a mensagem central e fiquei feliz em saber que o autor trouxe algo emocionante e rico.

    Gostei de saber sobre o livro. Adicionei a lista porque fiquei bem curiosa ;)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. 5 estrelas? *-*

    Achei uma história bem intensa para as 112 páginas. Acho que sentiria falta de algumas páginas a mais, mas pelo que li na sua resenha, ele acabou o livro no tempo certo! Então já ganhou uns pontinhos comigo! Gosto de livros que emocionam e causam reflexão. Ficarei de olho nesse livro. Adorei a resenha!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Suzi! Já li sobre esse livro em algum lugar, mas não me interessei muito pela história. Mas pra quem gosta de drama, deve ser um bom enredo! :)

    Beijos,
    Fernanda
    O Prazer da Literatura

    ResponderExcluir
  11. Olá, não conhecia a obra, mas parece ser bem interessante, mesmo sendo bem curto e trazendo um tema bem forte, a violência, gostei bastante da sua resenha.

    Beijos,
    Olá, não conhecia a obra, nem a escritora, apesar da capa não ser tão bonita, a premissa parece ser super interessante, mesmo que seja carrega de drama e dor. Sua resenha está ótima, gostei bastante, e com certeza leria esse livro.

    Beijos,
    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Suzi, tudo bem? Acho que já li uma resenha desse livro, mas acho a sinopse dela um pouco confusa. Entretanto parece uma história com bastante drama familiar e que nos passa principalmente a mensagem de perdão, pois apesar de tudo o que o Roberto passou nas mãos do seu pai, ele o perdoou e cuidou dele.

    Adorei a resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  13. Oie,

    Já li uma resenha desse livro acho a capa bem legal a história parece ser muito emocionante, e é a realidade de muitas pessoas por aí, gosto de ler alguns dramas, me ajuda a extravasar.

    Mayla

    ResponderExcluir
  14. Oie, Suzi!
    Primeira vez que vejo sobre o livro, legal saber que um autor nosso conseguiu escrever um nacional tão instigante e que nos deixa curiosos. A capa em si já é suficiente para provocar perguntas e dúvidas (só poderiam ter utilizado outra fonte mesmo, porque essa ficou bem estranha). Acho que vou acompanhar o drama familiar do Roberto por me sentir um pouco como ele às vezes.... Hahaha Ótima resenha!
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ❤

    ResponderExcluir
  15. Oi, Suzi. Não conhecia o livro, mas acho que vou gostar da leitura. Gosto de livros que retratam dramas pessoais e fiquei curiosa para ver como o autor desenvolveu a história em poucas páginas. Que bom que sua experiência de leitura foi agradável. Espero dar uma chance à obra em breve! Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Suzi. Tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro, mas me parece ser emocionante. Digo que nem todos teriam feito isso, mesmo depois de tudo, ele ajudou o pai. É uma questão de perdoar, uma coisa bem difícil para algumas pessoas. Fiquei interessada na leitura e vou procurar mais dele depois.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  17. Olá Suzi.
    Também tive a oportunidade de resenhar este livro, mas acho que é o tipo de obra que você precisa estar no clima para ler. Ser maltradado assim, ainda mais por alguem que deveria cuidar de você.. enfim.
    Sua resenha ficou ótima. E é chato isso de não ter mais explicações no final né? haha sempre queremos mais!

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi Suzi!
    Esse livro deve ser bem emocionante mesmo, afinal essa é a situação de muitas pessoas no Brasil, inclusive eu tenho um caso parecido na família, então acredito que essa seria uma leitura que mexeria bastante comigo.
    Só não leria o livro pois estou fugindo de dramas no momento, mas parece bem interessante!
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Suzi, tudo bem?
    Isso que é um ato de grandeza de alma e coração. Mas muito difícil agir assim, não é mesmo? Não conhecia o livro, mas sua lição é muito bonita. A violência deixa marcas profundas e pode determinar quem você será no futuro, que bom que no fim, ele ainda era uma boa pessoa.
    Gostei da dica, super anotada.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá Suzi, esse livro parece ser bem tocante, mostrando como uma o protagonista ainda consegue nutri sentimentos bons pelo pai que fez tanto mal para ele. Gostei dele ser bem curtinho e se tiver chance pretendo lê-lo.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pela resenha, Suzi! E muito obrigado pela avaliação. Obrigado pelos comentários, gente. Grande abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina Tércio..
      Como já disse seu livro me causou muita reflexão, principalmente sobre família e gratidão =)

      Excluir
  22. Olá tudo bem?
    Apesar de você ter gostado do livro e de ter dado a nota máxima para ele, vou confessar que não me senti nem um pouco atraído pela história, nem pela capa. O livro pertence a um gênero que eu não me aventuro muito e não me fez ter vontade de lê-lo.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá... Suzi, tudo bem??

    Bom essa é uma temática de livro que não tenho muita vontade de ler... ainda mas quando se fala muito de uma relação de pai e filho... porque eu e infelizmente a minha filha não tivemos uma... eu não sinto falta e não tenho nenhum sentimento pelo meu pai... pra ele é um estranho e eu nem lembro muito que ele existe... não me sinto triste em falar assim, mas é a realidade... cada pessoa te um coração... Roberto foi um corajoso e de um coração raro neste mundo.... Xero!!

    ResponderExcluir
  24. A capa do livro me deixou um pouquinho com o pé atrás... mas confesso que fiquei curioso.
    Sua resenha está bem explicativa e convidativa, mas o gênero não faz MUITO o meu estilo, mas como estou lendo (ou tentando) tudo que é gênero, quem sabe não tendo esse? rsrs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Realmente o livro passa uma bela lição, com certeza um número bem reduzido de pessoas faria o que o Roberto fez, passar por cima de tudo o que seu pai fez para cuidar dele. Atitudes assim surpreendem inclusive a pessoa que anteriormente fez o mal, gostei de saber que isso é retratado na história. Se conseguíssemos perdoar mais, o mundo seria um lugar melhor.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)