O que me faz pular - Naoki Higashida


Título: O que me faz pular
Autor(a): Naoki Higashida
Editora: Intrínseca
Nº de páginas: 192
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Shoptime | Fnac
Nota:

Naoki Higashida sofre de autismo severo. Com grande dificuldade de se comunicar verbalmente, o jovem aprendeu a se expressar apontando as letras em uma cartela de papelão, e, aos treze anos, realizou um feito extraordinário: escreveu um livro. Delicado, poético e profundamente íntimo, O que me faz pular traz uma nova luz para entendermos a mente autista. O jovem explica o comportamento muitas vezes desconcertante das pessoas com autismo e compartilha conosco suas percepções de tempo, vida, beleza e natureza, apresentadas em um relato e um conto inesquecível.






Publicado originalmente em 2007 no Japão, O que me faz pular foi escrito por Naoki Higashida, um menino autista de 13 anos que, com rara simplicidade e sensibilidade, dá voz à subjetividade de pessoas nessa condição. “Quando eu era pequeno, nem sabia que era uma criança com necessidades especiais. Como desco­bri? Com os outros me dizendo que eu era dife­rente de todo mundo, e que isso era um proble­ma. Pura verdade. Para mim, era muito difícil agir como uma pessoa normal. Até hoje eu não consigo ‘fazer’ uma conversa de verdade”, explica o autor.

Fonte: Editora Intrínseca

15 comentários

  1. Oi moça, você me arrancou algumas lágrimas com essa resenha. :')
    Primeiramente, OBRIGADA por me mostrar esse livro!
    Meu sobrinho/afilhado de 5 anos tem autismo e ás vezes uma coisa tão simples torna-se complicado entre ele e a mãe dele (minha irmã). Tenho a sorte, sorte mesmo, de conviver com uma criança tão especial que todo dia nos ensinam a beleza da vida em pequenos detalhes. Convivo também com crianças autistas nos estágios da clínica da faculdade onde estudo. São crianças tão doces, tão surpreendentes, ás vezes fico observando algumas e me pego sorrindo com seus gestos, seus modos de se expressar e o de não se expressar. Para muitos passam despercebidos tais pequenos detalhes. Tive o prazer de assistir uma palestra de um garoto brasileiro que tem autismo, chorei litros sobre seus relatos.
    Definitivamente, esse livro vai sim fazer diferença para quem o ler. Vou comprar o quanto antes e devorá-lo e depois passar e obrigar a minha irmã a ler. rs
    E sim, por mais que nós, estudantes de psicologia, ou até mesmo os psicólogos formados já, estudem e saibam tudo a respeito do tema, nada chega perto do que realmente se passa nessas cabecinhas lindas de quem tem autismo.
    Parabéns, adorei esse post e sua maneira de expressar.
    Ps: e que capa linda mesmo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais linda esse livro!!!
    Só quem convive com pessoas que tem autismo sabe como as coisas podem parecer difíceis.
    Com toda certeza vou ler esse livro.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, não conhecia o livro , aliás , nunca nem tinha ouvido falar sobre ele . Mas a temática abordada por ele é uma temática que me chama bastante atenção , e eu gosto bastante. Vou pesquisar mais sobre o livro e vê se leio-o.

    Beijos , Anna

    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  4. Oiii Giu!

    Que resenha falada linda, eu AMEI a capa, pra começar , achei linda. Assim como você, não estou acostumada nem curto muito não ficção, mas fico feliz que tenha sido uma leitura proveitosa e extremamente gostosa. Fiquei muito emocionada e feliz com sua resenha que me fez querer muito ter esse livro e conhecer um pouco mais da história.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Sua voz <3
    adorei o vídeo, me fez ter vontade de ler o livro de verdade. Principalmente pra saber as respostas.
    Beijos
    May
    www.ensaiodemonomania.com.br

    ResponderExcluir
  6. ;w; meu primo é autista e tem sido uma luta tremenda com o preconceito das pessoas pq ele é muito inteligente, tipo muitoooo mesmo e as vezes as pessoas tem reações nojentas as reações dele!
    eles olham o mundo de forma diferente e com certeza vale a pena dar uma olhada <3

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  7. Hey, tudo bem?
    Não conhecia nada desse livro, mas terminei a sua resenha super interessada. O autismo é, pelo menos pra mim, meio que um mistério e acho muito importante que esse conhecimento seja passado e ainda mais por uma pessoa que o possui; realmente traz uma sensibilidade única. Fiquei apaixonada pela ideia inteira do livro; é uma forma de humanizar as pessoas que possuem autismo porque, infelizmente, eles sofrem com essa marca de "não ser normal, não 'estar' aqui". Só imagino como questões como essas são respondidas no livro. E realmente a capa é muito bonita.
    Beijos.
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  8. Yep, é da minha época sim e acabei de me sentir mega velho por perceber isso T__T HAHAHA Aquilo ali atrás é uma pilha do Nicolas Faíscas? O_O HAHAHA Odeio esse cara (não me julgue). Claro que precisa, vai que o cara é Koreano ou Chinês? HAHAHHAHA

    Apesar de achar que essa seria uma leitura excelente, não faz muito meu estilo, por mais que ela vá agregar tanto em mim como pessoa. Ainda prefiro os livros de fantasia e ficção, pois na minha linha de trabalho já vejo muita crueldade e a capacidade de destruir do ser humano, por isso gosto de fugir um pouco para a Terra Média ou voar nas costas de um dragão que ler coisas que me remetem à realidade. Caraca, que quotes! A capa realmente é muito bonita e os, fora de um contexto não fazem muito sentido, mas pelo que você disse ele dá uma resposta mais voltada para a metáfora, o que é bem bacana. Adorei a estante *__*

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/



    ResponderExcluir
  9. Oi Giulia!
    Muito legal essa dica, ler as palavras escritas por um menino autista de 13 anos deve uma experiência fantástica! Vale a pena a leitura!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oii. Não tenho contato com ninguém com altismo, mas fiquei interessadíssima!
    É legal poder conhecer um pouquinho do mundo de um altista.
    Vou anotar a dica e ler assim que possível ;D

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  11. Oi, Giulia.
    Amo livros que tratam sobre universos que desconhecemos. O universo altista é um deles.
    Em sala de aula a gente encontra diversos tipos de crianças de diversos jeitos, e na faculdade a gente aprende a caracterizar essas crianças, dentre essas"características" está o autismo e foi o ponto que mais me interessou nessa disciplina.
    Ouvi falar desse livro na Turnê Intrínseca do ano passado e já havia ficado bem curiosa, sua resenha me deixou louca de vontade de ler. Adoro mergulhar em novos mundos e descobrir novos padrões. E realmente, gostaria de saber se ele gostaria de ser normal.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar do livro mas me pareceu lindooo!
    É realmente difícil viver numa situação dessas, principalmente pelo julgamento das pessoas, mas deve ser incrível acompanhar esse livro.
    Adorei o vídeo!
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  13. Mandei o link da resenha pra minha mãe Giu. Ela não sabe comentar aqui, mas gostou muito e disse que vai comprar :) eles tão lendo de tudo ultimamente pra ver se entendem melhor meu primo.

    ResponderExcluir
  14. Oi Giulia!! Adorei o vídeo! Você tem uma voz linda, e esse papelzinho é da minha época siiiiim hahaha amei ;) Que lindo esse livro! Também foge da minha zona de conforto, nunca ouvi falar no livro. Fiquei curiosa com as respostas e fiquei com vontade de ler com a empolgação e a felicidade transbordando dos teus olhos ^^ vou ler quando puder ;) beijos!! http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Menina, há tempos ouvi falar desse livro. E realmente me interessei porque tenho duas pessoas na família com autismo e eu acho muito lindo quando eles se expressam de alguma forma e um livro escrito por um autista é simplesmente incrível, saber lhe dar com com o autista é importante para ele e os que convivem com ele para conseguir entendê-los melhor.
    Bjs, Carol.
    http://anamatosferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)