Sem Esperança - Colleen Hoover

Esta resenha NÃO contém spoilers do 1º livro, mas recomendo pular a sinopse caso não o tenha lido.
Resenha de Um Caso Perdido (feita pela Jaqueline)


Título: Sem Esperança (Hopeless #2)
Autor(a): Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Onde comprar: Submarino | Saraiva
Nota:

Assombrado pela culpa e pelo remorso por não conseguir salvar Hope nem Less, Holder desenvolveu uma personalidade agressiva. Mas, quando finalmente se depara com Hope depois de tantos anos, não poderia imaginar que o sofrimento seria ainda maior após o reencontro. Em Sem esperança, Holder revela como os acontecimentos da infância de Hope, que agora se chama Sky, afetaram sua vida e sua família, fazendo-o buscar a própria redenção na possibilidade de salvá-la. Mas é apenas amando Sky que ele finalmente será capaz de começar a se reconciliar com si mesmo.

Existem pessoas que têm o dom de serem magníficas em qualquer história que pensem em escrever. Colleen Hoover está nessa lista, no topo dela. Todos os 4 livros dela que li (falta Essa Garota </3) foram maravilhosos. E desde que eu vi esse Holder deitado me olhando, quis tê-lo pertinho de mim.

Se você ainda não sabe, Sem Esperança é a mesma história de Um Caso Perdido, só que contada pela visão do Holder. Não dá muito pra entrar em detalhes porque a melhor parte é spoiler, então vocês realmente precisam ler pra saber. E se me permitirem um conselho... Respeitem a ordem, leiam primeiro Um Caso Perdido pra vocês viverem todas as emoções que a história propicia.

Holder é apaixonante já no primeiro livro, mas neste ele consegue se superar. Colleen transpassou a armadura de durão e revelou ainda mais a sensibilidade deste personagem. Se em Um Caso Perdido ele já nos conquista com todo seu cuidado por Sky, em Sem Esperança podemos acompanhar o sentimento de um irmão que precisa conviver com o suicídio de sua gêmea e toda a culpa que ele mesmo se impõe.

Nunca tinha olhado para a frente antes. Só olhava para trás. Penso demais no passado e penso no que deveria ter feito e em tudo o que fiz de errado e nunca olhei para frente na vida, nenhuma vez. Ficar com ela me fazia pensar no amanhã e no dia depois de amanhã e no dia seguinte e no ano seguinte e na eternidade. Preciso disso agora, pois se eu não abraçá-la de novo... vou terminar olhando para trás mais uma vez, deixando o passado me engolir completamente.

No livro 1, a questão do suicídio já foi um pouco abordada, mas neste entendemos melhor as motivações, o impacto que causou na família, a realidade de Lesslie, os conflitos que isso gerou na cabeça de Holder. O fato não foi novidade, mas a maneira como foi desenvolvido, sim.

O grande diferencial livro foi o caderno de Lesslie que Holder encontrou, com uma carta pra ele. Ao invés de encarar e ler, resolveu ignorar as palavras da irmã, mas usou as páginas pra escrever cartas pra ela, que se transformaram nos capítulos X 1/2, X 3/4 (adorei essa brincadeira com os números). Seus textos variavam demais: ora longos, ora bem curtinhos; ora humorados, ora emocionados; ora desabafos, ora pedidos de conselhos... Em alguns, Holder até conseguiu ser irônico, brincando com o fato de que a irmã nunca leria as cartas nem as responderia.

Algumas cenas são inéditas, mostrando a vida do Holder longe da Sky, mas outras são as que a gente já viu no livro anterior. Pra não ficar repetitivo, a autora lançou mão dos textos do personagem, contando um fato ou mencionando um diálogo. Conseguimos entender e relembrar, mas dessa forma evita-se narrar novamente a mesma coisa, o que mostra a perspicácia da Colleen.

E eu estava completamente enganada antes de ler. Pensei que não teria nenhuma surpresa, afinal, a história não poderia ser diferente da que eu já conhecia, mas fiquei completamente embasbacada no finzinho desse livro. As últimas páginas trouxeram uma novidade que eu jamais poderia imaginar, aquele toque especial que deixou tudo ainda melhor.

- Fodam-se todas as primeiras vezes, Sky. A única coisa que importa para mim com você são os para sempre.

Até então, eu achava que lançar outro livro com a mesma história, mudando o POV, era pura jogada de marketing pra vender mais. Só que agora percebi que não, que é possível inovar e cativar o leitor mesmo com ele já sabendo "tudo" que iria acontecer. Em nenhum dos 2 livros eu chorei, mas fiquei bastante emocionada de maneiras completamente diferentes.

E essa capa, hein?! Esse olhar, essa carinha de menino sofredor, essa testinha vincada... Passo mal com o Holder! rs A revisão está ótima, e a diagramação tornou a leitura mais agradável a cada mudança de fonte e disposição entre narrativa e carta.
Só não gostei da mudança de títulos, tanto no primeiro quanto no segundo livro. Hopeless e Losing Hope têm todo um significado por trás da simples tradução, e só lendo a história mesmo pra entender. Manter o original não seria nada absurdo, até porque temos exemplos disso no mesmo grupo editorial - Easy, Breakable, True...

Estou na expectativa de a Galera traduzir Finding Cinderella, o livro 1,5 que conta a história do melhor amigo de Holder com a melhor amiga de Sky. Pra quem se garante no inglês, o original está de graça na Amazon. Colleen sendo linda mais uma vez.

Como falei lá no início, esse é o 4º livro que adoro da Colleen, o que já é suficiente pra ela sair da lista de "autora de um dos meus livros preferidos" para a lista de "autores preferidos". Existe uma diferença absurda, e ela faz jus ao meu amor literário eterno.

Leia Colleen e venha amá-la como eu!

18 comentários

  1. Giu do céu, eu PRECISO ler esse livro! Acabei me atrapalhando um pouco com os livros de parceria que recebi e 'Sem esperança' foi ficando para trás: mas pretendo lê-lo até o fim dessa semana.
    Tô adorando os comentários que a galera está fazendo a respeito desse livro: nos mostra que a autora realmente caprichou, mesmo sendo (basicamente) a mesma história do primeiro livro. Infelizmente não gostei muito dessa capa, tinha uma imagem totalmente diferente do Holder. E não sabia desse livro 1.5, deveriam traze-lo para cá HOJE!

    Beijos
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  2. Ainnnnnnnnnnnnnnn
    Vocês me matam falando tão bem desse livro...
    Giu, não li a resenha toda, porque eu preciso ler o livro e nao quero qualquer tipo de "spoler", já que pra mim, uma sinopse já é considerado spoler.. rs
    Eu tbm não li essa garota... quero demais!
    Ele consegue ser ainda mais encantador nesse? Assim meu coração não aguenta!
    PRECISO, NECESSITO desse livro pra ONTEM! rs

    A Colleen é uma excelente autora e fico feliz em ver q mesmo sendo a mesma história do outro livro, esse também seja tão envolvente!
    Eu tbm adoro essa capa! O Griffin Peterson, que é o modelo é o mesmo que canta as belissimas musicas que tem no outro livro da Colleen.. Maybe someday que alias, é PERFEITO! <3
    Colleen sendo diva!

    Bjinhooos
    Pam
    MLP

    ResponderExcluir
  3. flor tenho lido ótimas colocações sobre esse livro, uma história de amor que vai agradar a diferentes leitores, confesso que estou com um pouco de receio de ler algo da autora novamente, li métrica e gostei e os demais não curti!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ooi

    Giu, você é muito durona, não chora com tanta facilidade hahahaha.
    Eu também achei desnecessário lançar um livro só mudando o ponto de vista, mas depois da sua resenha, acho que não deve ser tão assim. Não li nada da autora ainda, mas nunca vi nada negativo direcionado a ela, o que me deixa bem animada para conhecer a escrita.
    Espero que lancem o 1,5 que falta nem que seja em e-book para que as pessoas tenham mais um pouquinho da história.
    Ao contrario de você, não curto essa capa, não gosto de pessoas nas capas de livros e tals


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Eu não consigo gostar da escrita da autora, então fica difícil gostar dos livros dela. Diferente de você, que pelo que vi, ama a autora e ficou apaixonada pela leitura deste em especial.
    Que bom que o livro superou suas expectativas e se tornou um de seus preferidos. Muito bom quando isso acontece.

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  6. Oi Giulia, não li nada da autora ainda, pode acreditar. Este livro tem me chamado muita atenção, então devo ler ele antes de Métrica.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Giu, não sei se deveria ter lido esta resenha, não que tenha encontrado algum spoiler, mas a verdade é que não gosto muito nem de ler sinopse que é para não estragar algumas partes dos livros. Eu ainda não li e primeiro e consequentemente tbm não li o segundo e mesmo assim sai dessa resenha com uma doida vontade de gastar o dinheiro que eu não tenho ali na livraria da esquina, como faz? Isso é uma judiação sem tamanho com q minha humilde pessoa. Qto a livros com outro POV eu aprendi a gostar depois de ler Breakable, a autora soube contar a mesma história incluindo diversas coisas novas sobre o passado de Lucas, mas a verdade é que nem todas as autoras tem esse dom, leia Mcguire, não suportei ler os dois livros dela. Bom, é isso bjos!

    ResponderExcluir
  8. Giulia lindona assim como você amo o que a autora escreve até lista de sacolão rsss. Não vejo a hora de ler o livro, a capa está linda, dá vontade de ir lá e passar a mão na cabeça dele . Meigo. Gostei de saber que a autora conduziu bem esse livro sendo da visão dele, sem repetir as cenas para não ficar cansativo. Cenas inéditas e sentimentos explorados como ela sempre faz tão bem. Amei a resenha. beijos

    https://www.facebook.com/cinthiafreireautora?fref=ts

    ResponderExcluir
  9. Você favoritou <3!!! Já vi que Sem Esperança também vai deixar caidinha por ele.
    E assim, que novidade é essa que aparece no final do livro pra deixar a gente tão surpresa? Collen sabe mesmo conquistar seu leitor hein.
    Eu to com Finding Cinderella no kindle faz tempo, mas cadê a coragem pra ler? Até leio em inglês mas a coisa vai lenta e eu gosto de embalar logo na leitura rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Oi, Giu!
    Eu faleiiiiii hahaha Eu falei que esse livro é ainda melhor que o primeiro, que é bem diferente, e que emociona ainda mais! A Colleen é diva demais, e não tem como não amar o que ela escreve. Ela é brilhante!!!!
    Eu não sabia desse "conto"? Que fala do amigo do Holder (que eu adorei) e com a melhor amiga da sky. Fiquei mega curiosa também.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  11. Oi Giu, sua linda, tudo bem?
    Vocês querem acabar comigo hoje. A Ju acabou de emocionar com uma resenha e venho aqui e você me destrói. Eu conheci a autora no Blog da Kel, por causa dela eu tenho todos os livros da autora. Mas pode me bater, ainda não li nenhum. Isso que você contou dele escrever para a irmã ao invés de ler a carta dela, me emocionou. Nossa, me deixou com água nos olhos. Já posso imaginá-lo sentado no chão abrindo o coração para a irmã.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Giu, tudo bem? Aah, preciso ler logo algum livro da autora!! Tenho "Um Caso Perdido" aqui em casa, mas queria ter também "Sem Esperança" para poder ler os dois juntos. Bom, que bom que a autora conseguiu inovar e surpreender, mesmo tendo escrito um livro com a mesma história, mudando apenas o POV... é muito chato quando é mais do mesmo. O livro parece ser bem emocionante.

    Beijinhos,

    Rafa // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  13. Odiei Essa Garota, mas amei os outros quatro livros da Colleen, inclusive esse. E acho que seria basicamente um crime ler fora da ordem, rs, a pessoa perderia todo o impacto de Um caso perdido, que ainda é o meu preferido. Também achei que não deveriam ter traduzido os títulos, perdeu o sentido. Eu chorei, pra variar, rs, e essa revelação bem no final quase destroçou meu coração.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Giu... tudo bem??
    A Colleen está na minha lista de autoras preferidas... ela é um máximo que me conquistou em Métrica... e depois em Um Caso perdido... ainda preciso ler os demais.... Saber que mesmo sendo a mesma história pela visão de Holder tem os seus diferenciais... estou muito curiosa e acho que ele será a minha próxima leitura... Xero!

    ResponderExcluir
  15. Oi Giu, adorei a resenha e fiquei ainda mais ansiosa para ler Sem Esperança. Ao contrário de você não curti a capa, achei completamente diferente do Holder descrito no livro. Espero poder ler o livro em breve e descobrir essa novidade que a Colleen reservou no final.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, Giulia!

    Eu ainda não tive chance de começar essa série, mas uma amiga minha já leu e fala super bem. Parece que a autora é muito boa mesmo, hein? Só leio comentários positivos. Adorei sua resenha, me deixou ainda mais curioso. Espero poder adquirir Um Caso Perdido e Sem Esperança logo <3

    Um beijo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá

    Pela blogosfera me interessei por ler algo da autora e pelo que eu me lembre nunca li nenhuma série do tipo que contava a história por diferentes olhares. Não sei o que esperar, mas apesar de não fazer meu estilo tenho interesse pelos livros desta série.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  18. Essa mulher é A mulher, apenas isso. Sem Esperança conseguiu ser melhor que Hopeless, como eu não sei, mas a Colleen conseguiu. Holder é maravilhoso, o livro ficou tão mais pessoal... acho que ela narra a perspectiva masculina melhor.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)