Ruby in the Dust - Julie Farrell


Título: Ruby in the Dust
Autor(a): Julie Farrell
Editora: Charme
Nº de páginas: 362
Onde comprar: Saraiva | Livraria Cultura
Nota:

Nicky tem um segredo. Ela fugiu de Hamburgo aos quinze anos, e encontrou refúgio na pacata Maidenhead, onde seu café, Ruby in the Dust, tornou-se um sucesso. Mas agora, conforme Maidenhead se moderniza e o Corporista Café engole a cidade, Nicky está perdendo sua renda e tem uma ameaça de despejo. Com todas estas preocupações martelando em seu coração, ela certamente não está à procura de amor.
Quando Alex entra em sua vida com promessas para ajudá-la a transformar seu negócio em algo lucrativo, Nicky se mantém cética. Mas há mais em Alex do que o idiota que ele parece ser. Quando o senhorio desagradável de Nicky desafia Alex a salvar o Café em três meses, Alex não consegue resistir, e eles fazem uma aposta que pode acabar custando caro a Alex.
Pode Nicky colocar o orgulho de lado e trabalhar com Alex para salvar Ruby in the Dust, antes que ele se torne mais um café empresarial? E ela pode superar o seu grave segredo, e se permitir apaixonar por Alex, mesmo que isso signifique enfrentar seus medos mais profundos?
Aconchegue-se com uma xícara de chá, e desfrute do calor do Ruby in the Dust!

Aquele clichê que a gente não se cansa de ler. Nicky tem problemas, Alex tem problemas, e juntos eles se ajudam e superam tudo. Mas vamos às particularidades deste livro. Alex, formado em Medicina e vindo de uma família com boa condição econômica, poderia ter tudo que quisesse, mas não consegue enxergar sentido na sua vida, se embebeda frequentemente e numa dessas noites acaba sofrendo um acidente. Já Nicky carrega o peso de seu passado, que a atormenta e impede de ela se permitir ser feliz com um amor de verdade.

Tudo começa quando o café de Nicky está indo à falência de tantas dívidas e Alex, que tinha ido lanchar, ouve a conversa da proprietária com o dono do imóvel, uma antiga desavença de colégio, e faz uma aposta. Se dali a 3 meses o café estivesse dando lucro, o dono perdoaria os atrasos; caso contrário, o próprio Alex seria responsável por quitar as dívidas. De uma forma ou de outra Nicky sairia ganhando, certo? Errado! Ela não suporta a ideia de ter Alex por perto.

Desde o começo, o casal viveu como cão e gato, com aquelas picuinhas típicas de quem está a fim um do outro, mas é orgulhoso demais pra admitir. Ambos têm seus obstáculos pessoais e não imaginam que a situação possa ser revertida, mas com o tempo percebem que podem mudar e serem mudados um com o outro.

A narrativa em 3ª pessoa traz o humor bastante presente nos diálogos e nas situações. O foco sempre está no casal, tanto nos diálogos quanto na descrição de ações e pensamentos. A leitura é fluida e
 rápida, principalmente por conta dos capítulos curtos. Mesmo sendo um enredo batido, a forma como a autora conta envolve e nos faz querer viver aquilo durante a leitura.

Maaaas, quando parei de ler e comecei a pensar, a razão venceu a emoção. Há um excesso de cenas desnecessárias que só parecem estar ali pra encher linguiça. E, vamos combinar, de complicada já basta eu! Alex tem quase 30 anos, mas é mimado. Até tento entender os motivos que o levam a agir de uma maneira tão irresponsável, mas eu esperava mais de um homem formado. A impressão que eu tinha às vezes era de estar lendo um romance adolescente.

A justificativa de Nicky é realmente compreensível e aceitável. Confesso que me surpreendi muito com a revelação e nunca imaginei algo assim sendo retratado na literatura (na verdade, dei um Google pra entender do que se tratava, porque só lendo minha cabeça ainda ficou cheia de dúvidas). Esse movimento de forçar o leitor a sair da zona de conforto, correr atrás da informação e conhecer, lidar e refletir sobre algo novo foi muito interessante.

Um detalhe que a Charme fez e ficou bem legal foram as notas explicativas. Como o livro é ambientado na Inglaterra, há muitas referências culturais que não entendemos, então a explicação vem logo abaixo pra situar o leitor até mesmo em relação às piadas.

Em contrapartida, a editora vacilou de novo na revisão. É o segundo livro deles que leio e ambos apresentavam muitos erros gramaticais e palavras soltas na frase. É realmente uma pena, porque dá uma desvalorizada no trabalho.

A imagem da capa é fofa e acho que combinou bem com o casal. Mas a fonte e a logo ficaram bem confusas, faltou um trabalho um pouco melhor. E a diagramação estava linda, com detalhes de flores na primeira página dos capítulos.

E se você, assim como eu, ficou perdido em relação ao título, calma que vou te ajudar! Perguntei ao contato da editora que lida com parcerias, e essa foi a resposta:
A expressão Ruby in the dust não existe significado em português, até por isso o nome não foi traduzido. É algo relacionado ao misticismo mesmo, uma expressão usada principalmente pelo pessoal do movimento hippie. Numa interpretação poderíamos dizer que o Ruby in the dust é uma expressão de motivação, algo do tipo não se deixe abater, nao desperdice a sua vida (o seu Rubi) com coisas que não te fazem bem.
E de fato Nicky é bastante ligada a essas coisas de motivação, pensamento positivo e fazer o bem ao próximo.

Ruby é aquela leitura de fim do dia, embaixo do edredon, pensando no bem querer. E, claro, acompanhada de uma xícara de chá!

11 comentários

  1. Oi Giu, tudo bem?
    Todo mundo está falando bem desse livro, e mesmo sendo o tipo de leitura que me agrada, não sei se estou num bom momento para lê-lo. O romance, apesar de água com açúcar, chamou minha atenção... Mas esse lance de o personagem ter quase 30 anos e ser super mimamo me deixou um pouco incomodada. Então não sei se eu teria paciência para a leitura.
    Gosto quando tudo se encaixa, mas não me sinto bem quando algumas coisas ficam soltas (como se fosse para aumentar o número de páginas). Talvez o objetivo de Julie nem fosse esse, mas acaba causando uma má impressão - da mesma forma que a falta de uma boa revisão :|
    Achei super legal sua ideia de perguntar para a editora sobre a tradução do nome, e mais ainda você dividir isso em sua resenha ♥ Não sou muito fã dessa capa, também acho que deveriam ter caprichado um pouco mais :p

    Beijos
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom?
    Não curto muito quando o livro tem cenas para encher linguiça e.e
    Achei a história bastante divertida :D
    Mas ele não está na minha prioridade.
    Achei interessante terem deixado o nome em inglês, mas acho que deveriam ter escrito o porquê dele. Já que é uma expressão idiomática.
    E muito triste não terem dado atenção na revisão :/
    Bjs

    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Giu, sua linda, tudo bem?
    Eu ajudei a divulgar esse livro antes de ele ter editora aqui no Brasil. E história de vida da autora me comoveu e fiquei muito interessada em conhecer o seu trabalho. Sempre tive a impressão que era um livro de romance fofo, sim clichê (eu gosto, risos...) e agora com sua resenha, vejo que ele traz um diferencial e você claro não contou, maldade, viu. Apesar das questões que apontou, ainda quero me deliciar com um xícara de chá!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii Giu!

    Eu não tenho vontade de ler esse livro não.
    Sou suuper fã de clichês, super mesmo, mas não sei porque se eu tenho um pézinho atras com a editora acabo não querendo ler.
    Uma pena que ficaram com frases soltas ou erros gramaticas (e isso é um grande problema para você que já é beeem mais exigente que eu). Gostei do fato de ter notinhas, odeio quando não essas referencias sabe?

    Enfim, a resenha está ótima e bem sincera ;)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Ola Giulia eu ainda não li esse livro, mas li algumas resenhas que me conquistaram, mesmo sendo clichê quero conhecer Alex e como será esse desafio de fazer o café um sucesso. beijos
    A capa está muito meiga.

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Giu, pelo que você disse parece ser um daqueles livros bem clichês né, mas nem por isso sem graça. Fiquei curiosa em saber os motivos de Nicky, mas tenho a impressão que as cenas desnecessárias iriam me irritar por mais que eu terminasse a leitura achando o livro um amorzinho. Bom, não sei se leria, talvez entre uma leitura densa e outra só para poder respirar rs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Giulia!
    Fiquei animada pra ler.
    A medida que lia a resenha pensei que se tratava de romance adolescente: o mocinho tem problemas de bebida, a mocinha tem mistério em seu passado pelo que pude pegar, e os dois, como você escreveu, são aquele típico casal que estão muito ligados e não admitem, então já imaginava os personagens como dois jovens até você revelar os 30 anos de idade do Alex! rsrs
    Mas ainda assim quero ler muito.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. oi Giu tudo bom? cara essa capa me matou viu, tipo a fonte tá muito ruim, mas o casal ta fofo mesmo como vc disse. tipo acho que eles poderiam ter caprichado mais.
    é a segunda resenha que eu leio desse livro e as duas fora positivas tirando algumas coisas e isso me anima muito, mas se tem uma coisa que eu não curto são erros gramáticas pq me dá um nervoso viu, porém acho que dependendo da história dá até pra relevar.
    eu gosto de notas explicativas pq assim a gente não fica boiando.
    no mais é um livro que eu leria.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. Oi Giu!

    Se você não tivesse falado sobre o título eu nunca desconfiaria do que se tratava... rs... este é um livro que eu quero ler há algum tempo, a história é mesmo clichê, mas eu curto é a forma com que a história é contada, e se autora conseguiu te envolver e te fazer querer viver aquilo acho que a missão foi cumprida. Pena que a revisão deixou a desejar, e que o Alex com quase 30 anos é tão insuportavelmente irresponsável, mas mesmo assim ainda quero ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi Giu, eu amo romances clichês e sempre que leio alguma resenha sobre esse livro fico animada para ler. Realmente não sabia o significado do título do livro e adorei saber. Sua resenha está muito bem escrita, com certeza será um livro que irei ler quando sobrar um tempo.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Giu... eu acho a capa desse livro bem bonita... e nunca tinha pensado no significado do título o que foi super válido na sua observação... é uma pena que a editora tenha pecado na revisão... você não é a primeira pessoa que me fala isso... bom mesmo assim ainda não perdi a vontade de ler... espero ter essa oportunidade em breve... gostei muito da premissa... xero!!!

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)