{ Clube da Liga } A Playlist da Minha Vida - Leila Sales


Título: A Playlist da Minha Vida
Autor(a): Leila Sales
Editora: Globo Livros
Nº de páginas: 312
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas
Nota:

Elise Dembowski nunca foi popular na escola. Ninguém conversava com ela na hora do intervalo nem a convidava para sair no fim de semana. Pior. Ninguém jamais se interessou em saber o que tanto ela escutava em seu iPod: playlists com o melhor da música pop, único território em que Elise se sente confortável e confiante.
Diante de seu desajuste em relação à maioria, a adolescente tenta de tudo – inclusive a mais radical das saídas, felizmente sem sucesso. No auge de seu solitário desespero, o acaso a leva até a porta de uma balada noturna, via de acesso para um mundo completamente novo, cheio de som e diversão, no qual sua veneração por música funciona como senha para inclusão em um inédito círculo de amizades.
As festas noturnas do Start – o melhor clube underground do mundo – tornam-se o lugar onde a felicidade, a aceitação social e até o amor são possíveis para Elise. Não demora muito para que um misterioso bullying eletrônico e a habilidade da garota como DJ coloquem em confronto este universo com a dura realidade cotidiana.
A playlist da minha vida é uma vibrante fábula pop que lida com temas recorrentes nas obras contemporâneas para jovens: exclusão, invasão de privacidade, resgate de autoestima e muita trilha sonora. Escrito pela americana Leila Sales, o livro se ambienta em dois cenários: o escolar, com sua dinâmica de poder juvenil baseada em “popularidade”, e o da cena noturna, em que adolescentes ensaiam seus primeiros voos para uma existência adulta.

A vida de um adolescente já não é muito fácil, mas quando não se tem amigos e - pior! - ninguém gosta de você, as coisas ficam muito mais complicadas. Após a 4ª série, Elise viu os colegas se afastaram dela e não teve mais com quem conversar na escola, então resolveu fazer outra reviravolta e de fato estudou pra ser popular. Dedicou um período de férias inteiro pesquisando tendências da moda, aprendendo nomes de celebridades e ficando por dentro dos assuntos que as meninas da sua idade sabem. Até gastou suas economias pra comprar roupas descoladas. Só que nada disso deu certo! Cansada de ser sempre ignorada, ela toma uma atitude radical, que de fato chama a atenção de todos. Mas o que era pra ser um grito de ajuda acaba se tornando motivo para aquela palavrinha recente que expressa uma atitude bem antiga: bullying. Se antes Elise era ignorada, agora ela é alvo de olhares, comentários atravessados e pressão dos pais. E como se não fosse o bastante, surge um blog que parece ser escrito por ela, que obviamente não é nem um pouco legal.

Apoiei a cabeça na janela e chorei. Isso parece um sinal de fraqueza? Você faria melhor? Ótimo. Vai nessa. Manda ver. Mas o que você não entende é o seguinte: quando você é detonada sem dó nem piedade, dia após dia, sem descanso, ano após ano, às vezes a única coisa que resta é a capacidade de chorar.

Sua reviravolta acontece meio que sem querer, num local que ela nem imaginava existir. No meio da noite, em um galpão abandonado, surge a Start, uma discoteca onde ela conhece pessoas novas, descobre novos gostos e tem seus primeiros relacionamentos de amizade e amor. É ali que ela pode mostrar a playlist da vida dela atrás da mesa do DJ.

Às vezes, temos aqueles dias em que tudo dá errado. Mas, às vezes, alguma coisa pode dar certo da maneira mais inesperada possível.

Preciso dizer que eu esperava um livro completamente diferente. Apesar de a capa brasileira ser linda, a combinação das cores alegres com o título bonitinho me passavam a ideia de um romance, algo mais pra cima, mais divertido. No entanto, ao ler a história e depois ver o título e capa originais, percebi que houve uma drástica mudança de sentido que foi responsável por criar uma expectativa errada em mim. "This song will save your life" tem muito mais a ver com a essência do enredo, já que a música realmente tem um papel impotante na vida de Elise - fora o jogo de palavras que só é possível no inglês mesmo.

A proposta do Clube é discutir o livro, mas, ao contrário do mês passado, dessa vez não conseguimos ler no mesmo período e consequentemente não discutimos tanto. As conversas acabaram sendo inbox, compartilhando nossas experiências e abrindo o coração contando nossos traumas e dificuldades. Esses bate-papos foram essenciais pra eu enxergar o livro com outros olhos.

Durante toda a leitura, tive um olhar muito crítico, acusando Elise de ser passiva, de fraquejar diante das dificuldades, mas depois eu parei pra me colocar no lugar dela e percebi diversas semelhanças, além de entender suas atitudes em circunstâncias que eu nunca vivi. No meu período "no friends", descontei toda a ansiedade, tristeza e frustração na comida. Ela tomou outros caminhos, mas a motivação era a mesma. Também entendo o que é ser filha de pais separados e a cobrança além do normal em questões aparentemente tão banais.

As pessoas são aquilo que são. Não importa o quanto você tente, é impossível transformá-las naquilo que você quer que elas sejam.

Assim, percebi que o bullying é apenas um dos temas do livro. A autora trouxe debates interligados, como distanciamento físico/afetivo dos pais, guarda compartilhada, autoaceitação, capacidade de se mostrar uma pessoa pra família e ser outra totalmente diferente... São tantos assuntos atuais e relevantes que daria várias sessões de terapia.

Agora falando da música em si... Elise tem um gosto bem peculiar, influenciado pelo pai, que fez sucesso com sua banda na juventude e até hoje continua tocando, mesmo que já não tenha mais tanto público. Achei bacana a diagramação usar a tal playlist; no começo de cada capítulo tem um trechinho da letra de uma música que combina com a personagem e a história (se você quiser ouvir, tem a playlist completa aqui, é só apertar o play e soltar o som). A editora também teve um cuidado em acrescentar notas explicativas para situar o leitor em relação a personalidades e costumes da cultura americana, além de comparar as diferenças de expressões idiomáticas entre inglês britânico e americano com o que a gente vive em relação a Portugal. Só não curti mesmo o que já falei em relação à capa e ao título.

Mesmo com a frustração inicial e uma posterior mudança de percepção, o livro não me agradou em cheio. Acredito que o fato de eu não ter a mesma idade da protagonista pesou para eu não me conectar tanto ao livro, então li até a 1ª metade bem devagar e só depois consegui engrenar. Parece contraditório dizer que a narrativa em 1ª pessoa é de leitura fácil, o texto dialoga com o leitor, há bastantes metáforas nem gosto, né?, mas a minha impressão foi de que o o livro poderia ter sido melhor trabalhado, lapidado pra ficar mais gostoso de ler, porque não é aquele livro que te consome e obriga a continuar lendo até acabar. E o final termina, mas não me satisfaz. Dá pra entender o caminho que será trilhado depois do ponto-final, mas depois de tanta deprê durante os capítulos, queria algumas páginas a mais pra acompanhar o pós-reviravolta.

No geral, a mensagem que o livro passa é bem legal, e justamente por isso recomendo a adolescentes, a pais de adolescentes e a todo leitor que goste de histórias mais densas, com temas que causam bastante reflexão. Vale a pena sim.

PLAYLIST

De cada capítulo:
Wonderwall; Oasis
Here It Comes; The Stone Roses
Unloveable; The Smiths
Dancing In The Dark; Bruce Springsteen
This Charming Man, The Smiths
Get Me Away From Here, I'm Dying; Belle and Sebastian
Born Slippy (NUXX); Underworld
Come On Eileen; Dexys Midnight Runners
Whoo! Alright - Yeah... Uh Huh.; The Rapture
La Familia; Mirah
Age Of Consent; New Order
How Soon Is Now?; The Smiths
All My Friends; LCD Soundsystem
Baba O'riley; The Who
I Saw Her in the Anti War Demonstration; Jens Lekman
Lived in Bars; Cat Power
Once in a Lifetime; Wolfsheim
Mis-Shapes; Pulp
You! Me! Dancing!; Los Campesinos!
You Can’t Always Get What You Want; The Rolling Stones

Bônus:
Girls and Boys; Blur
Temptation; New Order
A Letter to Elise; The Cure
A Quick One, While He’s Away; The Who
It's the End of the World as We Know It (and I Feel Fine); R.E.M.

O "Clube do Livro da Liga" é formado por amigos que resolveram arriscar uma leitura coletiva e se surpreenderam com a interação que foi proporcionada. Temos muitos gostos e ideias em comum, além de muitas discussões e risadas. Ninguém nunca irá nos entender, ainda bem. Nós Somos: Arquivo Passional | Entre Palcos e Livros | Este Já Li | Leitora Viciada | Leituras da Paty | Livros e Chocolate | Mais que Livros | Meus Livros, Meu Mundo | Meus Livros Preciosos | MoonLight Books | Prazer, me chamo Livro | SA Revista | Segredo entre Amigas | Seguindo o Coelho Branco | Todas as Coisas do Meu Mundo


TERMOS E CONDIÇÕES:
→ Ter endereço de entrega no Brasil.
→ Fazer um comentário sobre a resenha.

• Não é necessário preencher todas as entradas do formulário; o participante preenche as que quiser/puder; quanto mais entradas preenchidas, mais chances no sorteio.
• Para o tweet, não serão aceitas frases modificadas; a frase pode ser tweetada 1 vez por dia.
• O livro será postado pelo blog em até 30 dias úteis após o envio dos dados pelo contemplado.
• O vencedor receberá um e-mail com o resultado logo após a divulgação do mesmo e terá 48 horas para respondê-lo com seus dados; caso não haja resposta durante esse período, o livro será sorteado novamente.
• O resultado será divulgado em até 3 dias úteis após o encerramento da promoção.
• Caso o livro retorne ao remetente por falha ou erro do destinatário ou Correios (como objeto recusado, endereço insuficiente ou as 3 tentativas de entrega realizadas, dentre outras situações), os blogs não se responsabilizam.
• A promoção começa em 18/02/2015 e terminará em 15/03/2015.
• Perfis fakes ou criados exclusivamente para promoções serão desclassificados.
• Se descumprir qualquer uma das regras acima, o participante será desclassificado sem aviso prévio.

a Rafflecopter giveaway

Boa sorte!

13 comentários

  1. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, curto muito história que abordou o tema bullying e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história, gostei muito da playlist.

    ResponderExcluir
  2. OOi Giu!

    Eu gosto muito do Clube, pena que o livro não seja tão bom quanto parece ser sabe?
    Eu tô acompanhando as postagens e acho que poucas pessoas realmente curtiram a leitura.
    Achei um tema muito interessante mas não foi muito bem trabalhado :(
    Eu achei a capa tão divertida, pensei que história seria assim, a capa original é mais bonita, na minha opinião.
    E dá play, eu curto umas 3 músicas só hahahaha

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tinha ouvido falar desse livro.
    Gostei de sua resenha, me deixou curiosa para ler e claro, por sua causa fiquei sabendo da existência do livro, então obrigada por isso. :D
    Parece ser bem interessante um dos dois ambientes, o noturno, em que se passa a história, já li tantos livros em tantos tipos de ambientes, mas confesso que ainda não li nada parecido com uma história se desenvolver em uma discoteca, e isso me deixou mais curiosa ainda.
    E sem falar do tema abordado, bullying, pois como estudante de psicologia, eu adoro ler livros que focam em temas assim, sem falar que é um dos casos que mais estão em alta no mundo das crianças e adolescentes.

    Bem, parabéns por essa resenha. Conseguiu despertar meu interesse por mais um livro! rsrs
    Correndo já para adicionar na minha estante do skoob \o/
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Ola Giulia gosto dos temas abordados, a playlist está bem diversificada com todos gêneros, o fato da personagem principal amadurecer no decorrer do livro é um ponto a favor. Gostei da capa, já vai entrar para lista de desejados. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Giu tudo bem??
    Eu gosto de livros com temática que envolve músicas... porém.. eu não curti a premissa desse livro... não sei o enredo não me cativou e percebi que seria uma leitura cansativa e eu não quero passar mais por isso de abandonar... então prefiro não ler... acredito que as músicas mesmo sendo peculiares, podem ter dado uma diversificada no livro... Xero!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Giu, sua linda, tudo bem?
    Eu sempre fico triste quando alguém tenta ser quem não é, não concordo com essa atitude, não acredito que seja a saída. E não consigo entender até hoje porque as pessoas excluem as outras. Porque ser diferente, pensar de forma diferente incomoda tanto a alguém? Mas gostei quando ela conhece novas pessoas sendo quem ela é, compartilhando da música que gosta. Gosto de livros assim, que geram discussões, sobre o que é certo ou errado, essa fase é complicada. Fiquei interessada e quero ler o livro.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O livro já havia me despertado muita curiosidade pelo título nacional ( Mas, sinceramente, o americano conseguiu me agarrar ainda mais ´u´ ), porém nunca tinha lido nada sobre o enredo. Amei a resenha ( Assim como a de Dois Garotos de beijando. Realmente preciso ler mais resenhas do seu blog :3 ) e o livro entrou para a booklist da minha vida!

    ResponderExcluir
  8. É por ai Giu, a leitura não pédaquelas que te deixa louca pelos próximos capítulos. Pra mim as coisas só fluíram bem depois que a Start apareceu. E ainda sim, porque eu gosto muito de um romance haahaha
    A leitura foi super válida, mas vamos procurar coisas mais alegres para os próximos meses, né? rs

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  9. Giu, você sabe que a leitura foi complicada para mim, mas depois de um início conturbado acabei entrando na história e torcendo muito pela Elise. Apesar de ter sido sempre de poucos amigos, nunca tive essa fase no friends, mas consegui me colocar no lugar da garota e entender como ela se sentia. O título original é mesmo muito mais condizente com a história, pena que não foi mantido.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá, Giulia! Tudo bem?
    Agora mesmo estava vendo outra resenha sobre esse livro e eu definitivamente quero ler ele em breve. Já estou até participando da promoção :D
    Eu não sou muito fã de livros para adolescentes, mas esse logo me chamou a atenção, principalmente por ter referencias a musicas. Um dos pontos que me pesou bastante foi o fato de você falar que o livro não te agradou tanto por talvez a diferença de idade entre você e a protagonista. Isso é o que me preocupa em livros como esse, porém como eu gostei muito da premissa eu vou dá uma chance a ele logo que tiver em mãos :)
    Parabéns pela resenha!

    Luz e literatura!
    Beijos

    https://cantaremverso.wordpress.com/2015/03/17/resenhas-a-arma-escarlate/

    ResponderExcluir
  11. Oi Giulia, tudo bem?

    O livro parece ser interessante. Já tinha visto ele por ai, mas imaginava que se tratava de algo totalmente diferente. Achei que fosse algum chick lit e não um livro que falasse de bullying. Fiquei com mais vontade ainda de ler. E que playlist é essa, hein? Só musica boa!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Olá tudo bem?
    Bom, eu conheci o clube de Liga quando vocês resenharam Caixa de Pássaros e o livro me animou bastante, mas esse livro não me chamou muita atenção. A sinopse e a premissa do livro não me atraíram e por hora esse é um livro que eu não leria.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)