Dois Garotos se Beijando - David Levithan


Título: Dois Garotos se Beijando
Autor(a): David Levithan
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 224
Onde comprar: Livraria Cultura | Saraiva
Nota:

Baseado em fatos reais e em parte narrado por uma geração que morreu em decorrência da Aids, o livro segue os passos de Harry e Craig, dois jovens de 17 anos que estão prestes a participar de um desafio: 32 horas se beijando para figurar no Livro dos Recordes. Enquanto tentam cumprir sua meta — e quebrar alguns tabus —, os dois chamam a atenção de outros jovens que também precisam lidar com questões universais como amor, identidade e a sensação de pertencer.

Senta, pega uma xícara de chá/café/chocolate, respira fundo e vem comigo. Se minhas resenhas já são grandes normalmente, acho que a de hoje fica maior ainda. Antes de começar, preciso fazer uma introdução - algo incomum por aqui -, mas vocês têm que entender o que essa leitura foi pra mim. Ganhei o livro por causa do Beijaço Galera, em que os leitores mandaram várias fotos de beijos e as 10 mais votadas ganharam. Não tinha obrigação de ler, já que não era parceria, mas resolvi incluí-lo no Desafio A Fila Precisa Andar, no item "romance homossexual". Ainda assim eu não precisaria resenhar, mas resolvi escrever mesmo correndo o risco de ser mal interpretada - coisas da internet. Se você ainda não sabe, sou cristã protestante (mais conhecido como evangélica), vou dar minha opinião, mas peço que, caso você queira comentar, o faça com respeito. Prometo não excluir nada que for contrário ao que eu penso, mas se tiver agressividade já sabe que não vai rolar. Combinado então? Simbora!

Normalmente eu pego o livro sem conhecer a história, sem ler a sinopse, ainda mais quando já tive uma boa experiência com o autor (Todo Dia foi uma ótima leitura). E foi a mesma coisa com esse. A primeira surpresa veio com a narração: Levithan inovou ao escolher um narrador plural, uma voz única de gays que morreram de AIDS. São como espíritos, seres onipresentes e oniscientes que observam a vida dos homossexuais de hoje. Eles sabem quem são, onde estão, o que pensam e sentem, se a família apoia ou não, etc. São narradores-observadores do presente, contando o que veem/sabem, mas também se tornam narradores-personagens, mesclando suas próprias experiências do passado e falas diretas ao leitor. Uma história contada por quem tem liberdade e intimidade pra falar dos outros, de si e com você. Confuso pra explicar, mas de uma sagacidade ímpar.

Compartilhar a verdade não é o tipo de presente que vem embrulhado em papel colorido, que você rasga uma vez e pronto, acabou. Não, esse é um presente que precisa ser desvendado. Já basta começar a contar. Já basta ter o começo e sentir que é um começo.

Também me surpreendi ao constatar que não tem apenas dois garotos se beijando na história. Aliás, pra falar sobre ela é beeeem complicado, porque já falei isso? rs mais uma vez Levithan foi genial. Harry e Craig, ex-namorados que preferiram terminar porque a amizade era mais importante, são o cerne do livro. Como forma de protesto a Tariq, um amigo que sofreu agressão física simplesmente por ser gay, resolvem quebrar o recorde de beijo mais longo da história. E, pra poderem entrar no livro dos recordes, fazem tudo nos conformes: local público (pátio do colégio), câmeras com transmissão ao vivo, revezamento de professores assistindo. A família de Harry não só sabe como apoia, mas Craig é daqueles "todo mundo sabe, mas ninguém admite".

Assim como Neil. A família sabe que ele tem um relacionamento com Peter além da amizade, mas preferem ignorar, achando que a ignorância não torna o fato verdade. Já Peter é assumido, a família é tranquila em relação a isso, mas teme pelo namorado. Também há outro casal, Ryan e Avery, o menino de cabelo azul que tem abertura pra ser quem é em casa e o menino de cabelo rosa que nasceu menina e teve todo o apoio pra mudar seu corpo com hormônios e cirurgias. Ambos lutam com fantasmas internos de aceitação de suas identidades, apesar de toda o suporte que a família lhes dá. E ainda tem o Copper, um menino que usa a realidade virtual para escapar e camuflar sua homossexualidade, já que é impossível imaginar seus pais aceitando o filho como de fato é.

Oito garotos em fase de descobertas, curiosos com seus corpos e desejos, buscando aceitação própria, da família e da sociedade. Adolescentes que podem estar do nosso lado, deixando transparecer ou se escondendo, com apoio familiar ou com medo das reações pós-descoberta, com amigos homo e hetero ou sem ter com quem contar. Personagens que retratam os problemas comuns da adolescência, ressaltando a dificuldade de se sentir parte do todo quando algo tão subjetivo torna-se um obstáculo quase físico.

Em algum momento essas histórias se cruzam, mas todas giram em torno de como o ato de Harry e Craig pode contribuir pra sociedade como um todo e para suas questões particulares. Dois garotos se beijando publicamente pode transformar algo? Dois garotos se beijando por tanto tempo é uma forma de mostrar ao mundo a liberdade, de afrontar quem não concorda, de provocar discussões? Dois garotos se beijando e sendo noticiados em escala mundial conseguem atrair quantos olhares e mostrar a quantos semelhantes que não precisam se esconder? Dois garotos se beijando é tabu, e Levithan não teve o menor problema em lidar com o assunto.

Este é o poder de um beijo:
Ele não tem o poder de matar você. Mas tem o poder de trazer você à vida.

O livro traz muitas reflexões sobre vida, respeito a si e ao próximo, família, amizade, identidade, aceitação, postura frente à sociedade, amor-próprio. Se eu tivesse que resumir em 1 palavra o assunto do livro, seria amor. A grande maioria das reflexões se encaixam a qualquer "problematização" do amor: raças diferentes, religiões diferentes, classes socias diferentes, sexos iguais, etc. Porque, na verdade, o livro trata de respeito ao sentimento alheio, protesta sutilmente contra a discriminação do diferente, mostra que por trás dos rótulos há um ser humano com sentimentos como eu e você.

Só que é meio óbvio eu dizer que o livro não me tocou profundamente, né? Por mais maravilhosa que seja a narrativa, o conteúdo principal está bastante distante daquilo em que acredito. Há uma diferença entre respeito e concordância, e não tenho como não me posicionar quanto a isso. Sou madura o suficiente pra separar as coisas e de forma alguma minha fé invalida a leitura ou a torna insossa. Mais uma vez eu tiro o chapéu pro autor, o livro é muito bom! Há tempos eu não gastava tanta tag pra marcar quotes, ficou recheadinho.

Lá no finalzinho, há algo como "um dia o evangelho será reescrito", e isso foi uma das coisas que me deixou bem chocada, senti uma invasão, uma tentativa de imposição. Jura que estão querendo mudar aquilo que é imutável? Desculpa a pegada religiosa quase no fim da resenha, mas creio muito na Bíblia, aprendi que "o céu e a terra passarão, mas as minhas palavras [de Deus] não hão de passar" (Mateus 24:35) e achei um tanto ofensivo dizer que o evangelho será mudado. Se não tivesse esse pedaço, eu consideraria minha experiência de leitura bem melhor do que de fato foi. É como diz o ditado, o meu limite termina onde começa o do outro, e senti que passaram essa linha aí.

Mas, mesmo que tirasse isso, o final não me agradou em cheio. Foi basicamente o mesmo que senti com Todo Dia: história incrível com um final que faltou algo que não sei explicar. Não foi bom nem ruim, simplesmente não foi nada de tão marcante quanto todo o desenvolvimento.

Com tanta coisa, acabou que nem reparei na revisão, e só me atentei à diagramação porque o livro não tem capítulos, no máximo aquelas "linhas" que dividem as partes do texto. Às vezes o foco mudava entre os personagens, mas só havia um parágrafo em branco pra separar, mas de forma alguma ficou confuso. Páginas amareladas, fonte e espaçamento confortáveis e poucas páginas (consequemente pouco peso) contribuem para uma leitura mais agradável. E, quanto à capa, achei totalmente desnecessário o rebuliço que fizeram, tanto que participei do beijaço (a original tinha uma foto), mas prefiro assim porque fica mais poético os rostos formados por palavras significativas, que nos convidam a inúmeras interpretações.

A primeira frase da verdade é sempre a mais difícil. Cada um de nós teve uma primeira frase, e a maioria de nós encontrou forças para proferi-la em voz alta para alguém que merecia ouvir. O que esperávamos e o que descobrimos foi que a segunda frase da verdade é sempre mais fácil do que a primeira, e a terceira é mais fácil ainda. De repente, você está falando a verdade em parágrafos, em páginas. O medo e o nervosismo ainda estão lá, mas uma nova confiança se une a eles. O tempo todo, você usou a primeira frase como fechadura. Mas agora, descobre que é a chave.

A resenha não é um convite ao debate, mas, caso você queira conversar, tô aqui de boa, só não tente enfiar nada goela abaixo, assim como eu não estou tentando te converter. Eu realmente espero ter conseguido explicar o que senti durante a leitura e minha opinião sobre o assunto, mas sem ofender ou ser a "crente de visão tapada". Como leitora, claro que recomendo a leitura. Como cristã, só recomendo se você tiver uma opinião bem embasada e sem preconceito, sabendo que pessoas são amadas por Jesus independente de O conhecerem ou não. Como pessoa, sou a favor do respeito incondicional. Decida-se e leia.

♦♦♦♦♦

Como eu ganhei o livro do Beijaço e depois recebi outro de ação pela parceria, vou sortear um pra vocês. Me amem! kkkkkkk Regra obrigatória só tem uma: comentar DIREITO na resenha. De resto sejam felizes cumprindo as outras opções pra terem mais chances.



a Rafflecopter giveaway

TERMOS E CONDIÇÕES:
→ Ter endereço de entrega no Brasil.
→ Fazer um comentário sobre a resenha.

• Não é necessário preencher todas as entradas do formulário; o participante preenche as que quiser/puder; quanto mais entradas preenchidas, mais chances no sorteio.
• Para o tweet, não serão aceitas frases modificadas; a frase pode ser tweetada 1 vez por dia.
• O livro será postado pelo blog em até 30 dias úteis após o envio dos dados pelo contemplado.
• O vencedor receberá um e-mail com o resultado logo após a divulgação do mesmo e terá 48 horas para respondê-lo com seus dados; caso não haja resposta durante esse período, o livro será sorteado novamente.
• O resultado será divulgado em até 3 dias úteis após o encerramento da promoção.
• Caso o livro retorne ao remetente por falha ou erro do destinatário ou Correios (como objeto recusado, endereço insuficiente ou as 3 tentativas de entrega realizadas, dentre outras situações), o blog e a editora não se responsabilizam.
• A promoção começa em 17/03/2015 e terminará em 12/04/2015.
• Perfis fakes ou criados exclusivamente para promoções serão desclassificados.
• Se descumprir qualquer uma das regras acima, o participante será desclassificado sem aviso prévio.

Boa sorte!

29 comentários

  1. Fazia um bom tempo que não me emocionava lendo uma resenha! Você foi genial na sua resenha moça, soube ver o que há de melhor no livro e avalia-lo como ele realmente merece! Agora, se me emocionei lendo uma simples resenha, imagina quando eu ler o livro?

    Robs - PeP

    ResponderExcluir
  2. Oi Giulia, achei sua opinião bem sincera, e admiro você ter lido o livro, apesar da religião. Na minha visão, e de acordo com a convivência que tenho com algumas pessoas que tbm são cristãs, a maioria delas nem chegaria a cogitar a possibilidade de ler esse livro, só por saber qual o tema abordado. Para um assunto tão delicado, todos os leitores têm que ter sensibilidade durante a leitura, e saber separar a ficção da realidade. Eu não tenho religião, e talvez por isso, não acho que o final que vc comentou seja tão ofensivo, mas entendo sua reação. A estória me chama muito a atenção, e eu realmente gosto da escrita do Levithan. Acho que esse livro lembra um pouco o "Garoto encontra garoto", do mesmo autor, e que tbm trata dos mesmo assuntos. Concordo com vc que o tema principal seja o amor, já que ele é sentido de uma forma única por cada pessoa, e nesse livro parece que o autor quis realmente passar essa impressão. Quero muito ler!
    Bjos!

    http://seiqueeusei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amiga, sua resenha tá parecendo mais um testamento de tão grande hahaha
    Brincadeiras a parte, gostei muito dos pontos que você apontou e minha vontade de ler quaaase cresceu. Infelizmente esse negocio de mudar o evangelho não me agradou também. Acho que devemos sim lê-lo e interpretá-lo da forma mais atual possível, mas dai a reescrever? Acho que passa dos limites sim.
    De qualquer forma, não consigo resistir a uma história de amor. Quero sim ler o livro.. Dependendo de como seja, talvez só nao role resenha rs

    Beijos, Dreeh

    ResponderExcluir
  4. Oie, nossa, amei sua resenha, e adorei saber seu ponto de vista. Parece ser um bom livro, tenho vontade de ler, e assim, chegar a minha opinião. Não é muito meu tipo de livro, mas como ando vendo muitas pessoas comentando sobre ele...

    Beijos,
    http://www.girlfromoz.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olha primeiramente tenho que confessar que gostei bastante da sua resenha sobre o livro, porque eu ainda não tinha lido nada sobre esse novo livro do David e sinceramente tenho que confessar que não é um livro que pegaria para ler agora, mas eu gostei da proposta do romance, até porque isso acontece bastante na nossa sociedade sobre o preconceito e tudo mais. Isso que me chamou mais atenção. Espero poder ler qualquer hora, até porque o din din anda curto amiga e acho que vc sabe como é né? hehehehe...Mas sucesso com o seu cantinho. Adorei a resenha. PARABÉNS!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-o-segredo-de-water-castle.html

    ResponderExcluir
  6. gostei bastante da resenha, acho livros atuais muito bons pra leitura, preciso ler algo nessa linha! gostei bastante do blog :)

    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
  7. @livrogrifado

    Nunca li nada do David Levithan e nunca li um romance desse estilo. Acho que esse livro é daqueles que abrem nossa mente e quebram tabus. E todo romance nos toca e transforma de alguma forma. Pela sua resenha senti que devo ler.

    ResponderExcluir
  8. Tenho o livro Garoto encontra Garoroto desse mesmo autor. Ainda não o li. Vc acha uma boa leitura?

    ResponderExcluir
  9. OI Giu tudo bom? Cara acho que todos os livros do autor tem algo que te toca e outro que é polêmico. Tipo eu acho super válido vc ler e não ficar dando a louca por ae como muita gente faz, acho até feio isso pq é aquele lance, se n gosta e respeita (isso se aplica para ambas as partes) ta tudo bem.
    O que tem por ae de gente que coloca o lance do pessoal na leitura e sai xingando as coisas e quem gosta é tenso, mas gostei da sua atitude.
    Não li o livro ainda, mas esse lance de reescrever o evangelho é meio chato...afinal os homossexuais lutam pra ter seu espaço na sociedade ai querem mudar as coisas só pq eles acham que as pessoas precisam mudar?acho isso errado.
    tipo respeito tem q ter acima de tudo, e acho que mesmo eles não concordando com as religiões não deveriam querer muda-las.
    esses dias mesmo tava conversando com deus e cara tanta merda acontecendo no mundo e tipo, se a gente passa tanto tempo brigando e o meu deus for o deus de outra cultura? só tem outro nome e foi adorado de outro jeito em outra época? o mundo é um mistério...sei lá as pessoas deveriam se respeitar mais e não tentar impor goela abaixo as suas verdades e isso falo para todos os lados.
    entendi seu ponto de vista e gostei muito da sua resenha ^^ quero ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  10. Olá Giulia! Não tenho nem palavras pra comentar sua resenha. Teve vários trechos que eu tive vontade de dar um ctrl c ctrl v no face kkkk Bom, eu amei sua resenha e amei mais ainda a forma, digamos que imparcial, com que você leu e falou do enrendo do livro. Fico feliz por ver coisas assim. É algo que eu gostaria que as pessoas fossem mais, não precisa aceitar, só bastar respeitar. Desde que eu vi o post do Beijaço que eu quero ler esse livro, adorei Will & Will, desde então quero ler mais livros do David Levithan.

    ResponderExcluir
  11. Oie Giulia. Para começar bem, tenho que dizer que amei sua resenha, toda a sinceridade e acima de tudo respeito posto por você no texto foi simplesmente no tom correto. Eu já li a maioria dos livros do David que foram lançados aqui no Brasil (Will & Will, Garoto Encontra Garoto, Todo Dia, Invisível) e não nego adoro a escrita dele, e acho belíssimo o trabalho dele voltado para inclusão do grupo LGBT, ainda não li um livro dele que não tivesse ao menos um personagem gay e isso me agrada muito porque se aproxima muito de minha realidade, as vezes cansa ler livros sobre casais héteros com finais felizes e não ter nada para ler que se encaixe em seu perfil sabe?
    Quanto à citação sobre a bíblia Giu, mesmo sendo gay e não seguindo uma "religião" eu só posso como devo concordar com você a comunidade LGBT sofre discriminação por parte de entidades religiosas? Sim sofrem, mas eles também não perdem a chance de ofender e tentar diminuir esses mesmos, acho que assim como não queremos ser julgados ou denegridos não devemos fazer isso com o próximo.
    Voltando a resenha, todos os livros do Levithan em minha concepção falam de amor, todos os que li ele passava um mensagem de amor e esse é um dos motivos que adoro ler os livros dele. Quanto à capa do livro eu concordo plenamente que ela se encaixa perfeitamente com o que o livro quer falar/transmitir, mas não nego que também fiz parte do rebuliço sim, e não por que achava que a editora estava censurando a capa ou que havia um "preconceito", mas porque eu sinceramente achei a capa Horrível kkkkkkkk, eu queria que fosse a Americana ou a Britânica tanto faz, só queria que ela fosse mais bonita!
    Bom, Giulia, parabéns pela sua iniciativa e coragem, primeiro de ler o livro que querendo ou não vai contra sua crença e também por se predispor a fazer uma resenha para o mesmo e ainda estar disposta a receber "possíveis" criticas, isso é admirável!!
    Acredito que tudo que precisamos é saber respeitar o próximo e sua opinião/orientação/religião/infinitas possibilidades de palavras hahaha e o mundo seria um lugar muito melhor!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  12. Oi, Flor! Tudo bom?
    Queria dizer que sua resenha não só me arrepiou como até mesmo derrubei algumas lágrimas aqui. Não posso imaginar como eles devem se sentir, mas já vi de perto o desespero por não conseguir mais esconder quem você é. Tenho uma irmã, lésbica, e eu estava do lado dela quando resolveu contar pra nossa mãe, e eu lembro que ela quase quebrou minha mão de tão nervosa que estava. Nós três choramos, acho que é quase impossível, ms por fim, todos da família sabem. Na véspera do natal minha irmã resolveu contar para o nosso pai, e ele era a última pessoa que faltava. Hoje minha irmã está casada, feliz e não poderia desejar nada melhor que ela, o mesmo para o meu primo que é Gay. Minha família aceitou tudo de braços abertos, mas sempre existe o medo do preconceito, não são todos que conseguem aceitar e fico muito triste com isso. São pessoas.
    Vi um vídeo, que em uma praça, colocaram um telão com um Raio-x e atrás estavam pessoas depois ela se revelavam, deixando a população surpresa. De trás saíram casais homossexuais, casais héteros, crianças deficientes, idosos, pessoas que religiões totalmente opostas, e achei isso lindo, são campanhas assim que ajudam a abrir os olhos das pessoas, e livros assim também. Admiro a coragem dos autores, claro, porque querendo ou não, nesse mundo é preciso de coragem para publicar algo assim, mas fico feliz que tenha acontecido. Com certeza quero ter a oportunidade de poder ler essa história. E fico feliz por você ter vindo expressar sua opinião, acho que no fim, não importa qual seja, um precisa respeitar a visão do outro, não somos todos iguais.

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
  13. OH.MEU.DEUS! Eu nunca, sinceramente, tinha parado para dá atenção a esse livro. A capa sempre me chamou atenção, mas eu ainda nem parei para ler a própria sinopse do livro por causa "do tão sem tempo com provas da facul". Agora com essa resenha, confesso que já me imagino com o livro em mãos, lendo-o. rsrs Fiquei curiosa agora. Tem um casal gay na minha facul que ás vezes os vejo andando de mãos dadas e acho a coisa mais fofa *-* Como que tem gente que tem preconceito com a coisa mais linda do mundo que é o AMOR?
    Mas eu vou parar de me segurar agora e vou gritar o que essa resenha me deixou: EU QUERO DESESPERADAMENTE LER ESSE LIVRO JÁ! Poxa, isso não se faz com leitor, essas resenhas que te deixam já amando o livro antes de ler. E principalmente comigo que tenho 15 livros na estante me esperando. :(
    Amei essa resenha de VERDADE! Não é puxa-saquismo não! haha

    Beijos :*

    PS: Se eu não ganhar esse sorteio, vou implorar de joelhos para minha "mamis" me dá de presente o livro. xD

    ResponderExcluir
  14. Oi Giu, tudo bem??

    Adorei a sua resenha... ela foi sincera, clara e nem um pouco ofensiva... você expôs a sua opinião de maneira respeitosa... eu também gostei do livro Todo o dia... e adorei a escrita do autor e estou curiosa para ler esse... mas pretendo ganhar... porque comprar está difícil... David tem uma escrita cativante e que aborda sobre o amor de uma maneira simples, mas bem reflexiva... a parte do evangelho me deixou incomodada... não tenho uma religião formada... mas acredito em Deus e nos ensinamentos da bíblia... mudar isso seria uma loucura e eu simplesmente não concordo... assim como você disse é algo imutável... Eu só acho que não precisava disso no final de livro... Deus ama a todos os seus filhos da mesma forma por isso lhes deu o livre arbítrio de escolher quem você quer ser e fazer as suas escolhas e se tiver que ter algum tipo de julgamento alheio, ele só será feito por ele e ninguém mais... enfim eu concordei com tudo que disse...e assino em baixo... Xero!

    ResponderExcluir
  15. Como assim tem coisa religiosa no meio? é, dependendo muuuuuuuuuuuito do que seja essa parte posso até odiar. Mas o livro é um que estou louca pra ler e acho que vai ser legal. Só espero que no fim não seja assim mesmo...a lá Todo dia. Achei aquele fim meio decepcionante, mas até que foi legal no todo. Dá um treco na gente quando começa um livro fantástico e o fim deixa a desejar, não? Ainda tenho alta expectativas nesse, espero não ter um desagrado total.

    ResponderExcluir
  16. Oiee
    Adorei sua opinião ao fazer essa analise pelos dois lados da coisa sem ofender nem desrespeitar nem uma,nem outra.Eu não teria nenhum empecilho na leitura mesmo sendo católica também sei separar bem as coisas.E é uma tristeza o final não ser tão grande igual toda a história.Eu gosto do Levithan então sem dúvidas estou curiosa com esse livro.Sua resenha foi bem intensa mas sua opinião bem sincera.
    beijos :)

    ResponderExcluir
  17. Oi, querida!

    Eu fiquei bem curiosa sobre o livro, com a sua postagem sobre ele no Facebook. E agora, depois de ler a resenha, estou ainda mais!! Já foi pra minha lista de desejos... risos...
    Com relação a sua postura, a minha é bastante semelhante. Você foi segura, coerente e madura no seu posicionamento, objetiva e nem um pouco preconceituosa. Parabéns!
    Muitos beijos da Sol

    ResponderExcluir
  18. Giulia, ameeeei sua resenha, parabéns!!!
    Também sou evangélica e te entendo perfeitamente.
    Tenho amigos gays, amo eles, até porque quando precisei muitos deles me ajudaram, e em compensação, muitos da minha igreja, não.
    Por isso acho que não tem como julgar. Eu tenho a minha visão sobre isso. Mas o mais importante é tratar todo mundo bem,e deixar pra Deus fazer o que Ele achar melhor.
    Eu li o Garoto encontra garoto, e gostei muito. A história achei bem fraquinha. Porém, ameeeei os pensamentos e agir do personagem principal. Pareceu-me muito humano, digno, verdadeiro, uma pessoa de bem. Por isso gostei tanto,e não me envergonho de dizer que li um livro gay. Ao contrário, foi um livro que mostrou amor pelos amigos, pelas pessoas, gostei muito mesmo e acho que valeu a pena ser lido!
    bjooooos!

    ResponderExcluir
  19. Nossa sua resenha ficou excelente, já estava bastante interessada em ler esse livro só pelo autor e pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi isso tudo!

    ResponderExcluir
  20. Nunca li nada do David e fiquei bem ansiosa quando soube do lançamento desse livro. Achei uma proposta bastante legal, interessante e inovadora! Fiquei ainda mais curiosa depois de ler sua resenha! :3

    ResponderExcluir
  21. Giulia, que resenha!! =)
    Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo posicionamento - também acredito muito na questão de "o meu limite termina onde começa o do outro", mas queria deixar uma reflexão sobre a passagem mencionada: talvez, o que o autor quis dizer, é que a imposição de que homossexuais não sejam dignos de Deus, um dia, seja reescrito. Veja bem, até o Papa Francisco deixou claro que todos são bem vindos na casa de Deus e, acredito que, independentemente da religião ou crença, não se deve negar a palavra a quem quer que seja. Mas essa é a minha opinião, pessoal e intransferível (rs), e eu acredito que todos homens e mulheres são aceitos por Deus, independentemente se é homossexual, heterossexual, homicida, pedófilo.... independente de qualquer coisa. Religião é um assunto delicado, mas vale a pena a reflexão, what so ever.

    Sobre o livro, sua resenha me deixou mais curiosa ainda! no fim, tudo se traduz a AMOR, e esse sim é um sentimento poderoso! Mal posso esperar para ler!
    Beijinhos e parabéns!

    ResponderExcluir
  22. Gostei bastante do seu texto. Fiquei bem interessado nesse livro, tanto pela sinopse, e as opiniões a respeito, e claro pelo autor pelo simples motivo de: o mesmo cara que escreveu "Todo dia" <33 não precisa dizer mais nada né?

    ResponderExcluir
  23. Amore!!!

    Não vou debater com você, pois prefiro ler o livro antes, rsrs. Preciso ver com meus olhos todo o contexto do livro e tal. Não é que eu não acredite ou confie no que você disse, mas prefiro ver com meus olhos e entender o que o autor quis passar e só aí ter minha opinião. Entendeu??

    E sempre vale a reflexão...

    Enfim, eu amei o resenhão!!! rsrs. Perfeita!!!

    E no geral creio que vou gostar do livro sim. Adorei!!!

    Bjksssssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Nunca li um livro onde os protagonistas são gays, mas sou bem curiosa para ler, afinal a diversidade é que vale a pena né? Além que tb quero conhecer a narrativa do autor!

    Miquilis

    ResponderExcluir
  25. Geralmente não leio resenhas tão extensas, porém, devo dizer que você me prendeu com: "sou cristã protestante (mais conhecido como evangélica)".
    Li a resenha esperando ofensas, criticas negativas e tudo o que de ruim costuma ocorrer quando o assunto é o tratado no livro, (preconceito básico, desculpa), contudo o que encontrei foi uma resenha concisa, prática e imparcial. O que é claro foi muito melhor do que se houvesse duras criticas ao David Levithan.
    A pouco tempo li um livro dele com personagens lgbt, a principio apenas por ter sido desafiado, mas apenas o continuei pois, me encantei com a escrita do autor, e não só com isso, mas também a capacidade que ele possui ao tirar dos nossos olhos as traves que nos impede de ver os gays como iguais. Sim era, (ou melhor, ainda sou um pouquinho) muito preconceituoso e o Levithan surgiu como um divisor de águas, facilitando até mesmo a minha aceitação em referencia a familiares que antes rejeitava.
    Acredito que o trabalho de Levithan com livros tão polêmicos como este, é justamente confrontar, fazer com que pessoas como eu fui um dia veja que todos somos iguais e ponto final.
    Quanto a questão do evangelho reescrito, todos acreditamos que segundo a Bíblia, um dia haverá o juízo final, o reencontro com o pai, quando isto acontecer, o joio será arrancado do meio do trigo, e o evangelho, as sagradas escrituras serão reformuladas, mas não por nós humanos, e sim nosso Senhor Jesus, não será um livro de preceitos, regras e propostas, será a conclusão do amor de Deus, a narrativa da vitória do bem sobre o mal. E nisso eu acredito e espero.

    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  26. Ótima resenha, repleta de detalhes. Adoro romances, mas esse livro não curti muito. Mesmo sua resenha me deixando curiosa, Mas alguns pontos abordados no livro me deixariam frustada e irritada....assim prefiro não ler rsrsrs

    ResponderExcluir
  27. Oie Giu!
    Terminei de ler o livro ontem e caramba fiquei completamente encantado pela leitura, simplesmente amei tudo o que li, David mostrou novamente destreza e me entregou um livro destruidor.
    Mas ai cheguei ao ponto que a bíblia é citada e caramba, continuo respeitando a sua opinião, afinal ela é sua e não pode ser contestada, mas sinceramente? Para mim o David não quis transmitir uma ideia de reescrita do evangelho, a citação dele na verdade, se da mais como uma metáfora, onde não haveria mais o ódio religioso aos LGBTs. Mas é como eu disse é tudo questão de opinião!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  28. Ainda não li esse livro e também ainda não li nada do autor. Quero muito ler Dois garotos se beijando. Pela temática, que me toca profundamente. Acho que ela deve ser debatida cada vez mais. Quero ler também pelas escolhas formais que o autor optou para livro.

    Parabéns pela forma que você escreveu a resenha. Foi madura sua posição, sem ofender, sem desrespeitar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Eu amei sua resenha, me fez realmente voltar atrás e relembrar os fatos que eu tinha lido. Adorei!
    A propósito, tenho uma história no Wattpad com essa temática também... acho a abordagem desse tema super pertinente! ^.^ Mais atual não há, então parabéns ^.~

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)