Querido John - Nicholas Sparks


Título: Querido John
Autor(a): Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Nº de páginas: 223
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Casas Bahia | Americanas
Nota:

“Querido John”, dizia a carta que partiu um coração e transformou duas vidas para sempre.
Quando John Tyree conhece Savannah Lynn Curtis, descobre estar pronto para recomeçar sua vida. Com um futuro sem grandes perspectivas, ele, um jovem rebelde, decide alistar-se no exército, após concluir o ensino médio. Durante sua licença, conhece a garota de seus sonhos, Savannah. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa esperá-lo concluir seus deveres militares. Porém ninguém previa o que estava para acontecer, os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país e seu amor por Savannah. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, ele descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.

John Tyree vive sozinho com o pai desde que sua mãe os abandonou. Durante a infância, a convivência entre pai e filho era muito boa, eles até compartilhavam o grande interesse por moedas - aliás, era a maior afinidade entre eles -, mas John cresce e seus interesses mudam. Conforme os anos passam, ele não consegue entender por que seu pai parece não evoluir, pelo contrário, faz questão de manter suas manias à risca. Como seu pai não conseguia sair da rotina e sempre fora muito calado, o assunto entre eles acabou, tornando a convivência mais difícil a cada dia. Então John se alista no exercito e vai viver sua vida servindo o país.

Os anos passam, o jovem problemático cresce e se transforma. Durante um período de licença do exercito que passa em sua casa, ele conhece Savanah Lynn Curtis, e logo eles se apaixonam perdidamente. Mas as semanas de folga de John acabam e chega a hora de voltar para seus deveres. Apaixonada, Savanah não tem dúvidas sobre esperar John voltar, afinal, 1 ano passa rápido. Eles continuam se falando por cartas recheadas de amor e saudades, contando os dias para se verem.

Faltando pouco tempo para o tão sonhado reencontro, acontece o atentado de 11 de setembro, e ele fica dividido entre ser patriota ou deixar a razão de lado ouvindo seu coração e ir correndo para os braços de Savanah. Por mais que John esteja doido para encontrar sua amada, ele não aguenta a pressão e acaba decidindo servir ao exército por mais 2 anos. Savanah não gosta da decisão, mas respeita, e eles até continuam com suas cartas, até que um dia elas começam a diminuir, e a última que ele recebe traz a noticia de que Savanah não quer mais ficar com ele. O que será que aconteceu com Savanah, para fazer ela desistir de seu grande amor?

O amor significava pensar mais na felicidade da outra pessoa do que na própria, não importando quão dolorosa seja sua escolha.

Nada como uma boa história de Nicholas Sparks para balançar o coração e causar a emoção. Querido John é um dos meus livros favoritos do tio Nick, traz um conteúdo que surpreende e encanta.

Savanah é uma moça doce que conquista o cara marrento, mas que no fim das contas abre mão de seu amor e talvez até de sua felicidade por um bem maior. Já John é o cara doce e inocente que se esconde atrás de uma máscara de durão que derrete assim que ele descobre o verdadeiro amor. O papel de Savanah na vida de John foi mais marcante do que uma simples paixão, pois foi através dela que John começa a conhecer e entender seu pai e a reconhecer nele os sintomas do autismo, o que explica todas suas manias e o seu jeito fechado.

Quando John escreve uma carta para seu pai para lhe dizer tudo o que ele não consegue expressar em palavras, você percebe uma evolução notável do personagem, e a narrativa se torna mais consistente e madura.

As cartas trocadas pelo casal são inspiradoras e dão um ar sonhador ao romance. Mas não se enganem, meninas, tio Nick gosta de massacrar os corações dos leitores. Durante Querido John muitas lágrimas rolam, e o diferencial desse livro é que o foco não é só o romance e a tragédia em volta dele, mas também aborda o autismo, trazendo informações importantes sobre a síndrome aos leigos.

O livro tem adaptação para o cinema. Apesar de as características físicas dos personagens serem diferentes, eu gosto bastante, e é até bem fiel ao livro.

Recomendo qualquer livro do Nicholas Sparks. Nesse caso, Querido John nos traz uma mistura de sensações, altos e baixos durante a leitura, que mexe com o emocional do leitor, envolve e inspira, além de tirar muitos suspiros involuntários.

Trailer do filme QUERIDO JOHN

9 comentários

  1. acho que o mais bonito da história é esse amor despretensioso, no qual você coloca o outro em primeiro lugar, que a felicidade do outro é valorizada!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii. Nunca li o livro, só assisti o filme. E se é bem fiel, muito provavelmente não vou gostar haha
    Não gostei nem um pouco do filme e nem sei explicar exatamente o que não me agradou, mas não consegui engolir kkk

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  3. Querido John é lindo demais! *-* Foi meu primeiro Sparks. haha
    Chorei muuuito lendo e depois assistindo o filme. É um romance muito bonito. Pena que o Tio Nick quebra nosso coração no final de seus livros.

    Se puder, dá uma passadinha lá no meu blog também, tenho um texto sobre Querido John.
    http://naproximapagina.blogspot.com.br/2013/09/paginas-vs-frames-querido-john.html

    Abraços!
    Petra

    ResponderExcluir
  4. Oooi,

    Eu não sou fã de Nick, eu não tenho a minima vontade de ler seus livros por achar que é sempre a mesma formula com poucas mudanças. Não me leve a mal, mas não curto mesmo.
    Gostei do filme, assisti duas vezes, chorei as duas. Achei o enredo bem trabalhado e fiquei feliz que foi fiel ao livro.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Esse definitivamente não é o meu livro preferido do Sparks, gosto dele, mas algumas coisas me incomodaram um pouco.Ainda sim, dou quatro estrelas também hahaha, porque a escrita do Sparks é simplesmente deliciosa!
    Adorei a resenha.

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi Suzi!
    Esse foi o único livro que li do Nicholas Sparks, porque não gosto muito desses romances melodramáticos, mas gostei de "Querido John", do ambiente da guerra, de pensar na vida amorosa de um soldado e, claro, do final surpreendente né? Achei que fechou a história super bem!

    Beijos,
    Fernanda
    http://oprazerdaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Suzi, do Sparks só comecei a ler A Última Música mas mesmo assim não consegui concluir a leitura, achei arrastada demais. Mas vi quase todos os filmes adaptados para o cinema e Querido John foi o filme que mais me fez chorar na vida. Acho que chorei por umas 3hs, lembro que liguei para um amigo para conversar sobre e tive que tomar até remédio para dor de cabeça pq passei muito mal. Foi um filme que me sensibilizou demais, e não foi por causa do casal, foi pelo pai de John. Achei que ele era incompreendido, e que o filho o tratava mal, e o pior, achei uma sacanagem a história dele terminar daquele jeito.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Acho que sou a única alma na terra que não gosta dos livros do Sparks. A escrita dele é até boa, bem fluida, mas não consigo gostar do desenvolvimento e enredo das histórias dele! Esse pra mim é o pior, não consigo entender como ela foi capaz de fazer o que fez, e pra mim, no final quem realmente amou de verdade ali foi ele. Mas enfim, é realmente uma implicância já que tenho com o autor, pois todos os livros que li não gostei, então, hoje passo longe de qualquer coisa dele, hahahah.
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Suzi.
    Ah, amo o Nicholas. As história podem parecer clichês, mas quem lê com o coração encontra as diferenças nela.
    Sua resenha me deixou com vontade de reler, esse é um dos livros que eu especialmente mais gosto, apesar do final cortar meu coração todas as vezes que leio ou assisto o filme.
    Morro de vontade de ralar a cara da Savannah no asfalto, mas sobrevivo a isso.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)