Álbum de Casamento - Nora Roberts


Título: Álbum de Casamento (Quarteto de Noivas #1)
Autor(a): Nora Roberts
Editora: Arqueiro
Nº de páginas: 288
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas
Nota:

Quando crianças, as amigas Parker, Emma, Laurel e Mac adoravam fazer casamentos de mentirinha no jardim. E elas pensavam em todos os detalhes. Depois de anos dessa brincadeira, não é de surpreender que tenham fundado a Votos, uma empresa de organização de casamentos bem-sucedida. Mas, apesar de planejar e tornar real o dia perfeito para tantos casais, nenhuma delas teve no amor a mesma sorte que tem nos negócios. Até agora. Com várias capas de revistas de noivas no currículo, a fotógrafa Mac é especialista em captar os momentos de pura felicidade, mesmo que nunca os tenha experimentado em sua vida. Por causa da separação dos pais e de seu difícil relacionamento com eles, Mac não leva muita fé no amor. Por isso não entende o frio na barriga que sente ao reencontrar Carter Maguire, um colega de escola com o qual nunca falara direito. Carter definitivamente não é o seu tipo. Professor de inglês apaixonado pelo que faz, ele cita Shakespeare e usa paletó de tweed. Por causa de uma antiga quedinha por Mac, fica atrapalhado na frente dela, sem saber bem como agir e o que falar. E mesmo assim ela não consegue resistir ao seu charme. Agora Carter está disposto a ganhar o coração de Mac e convencê-la de que ela é capaz de criar suas próprias lembranças felizes.

Quase 3 anos de blog e só agora, com 24 na cara, peguei um livro da Nora Roberts pra ler. Não foi por falta de incentivo ou de elogios, acho que era mais uma implicância gratuita. Fato é que essa série não é simplesmente romântica; ela trata de casamento, e eu AMO esse tema. Queria ter dinheiro pra casar todo ano - com o mesmo marido, claro! -, porque ser noiva 1 vez na vida é muito pouco! Mas chega de enrolar e bora pra resenha.

Como vocês devem ter lido na sinopse *pausa para esperar você voltar e ler, porque eu sei que você pulou*, o livro é sobre a Mac, a fotógrafa da empresa Votos. Preferi não falar da história porque tá bem resumido tanto o pano de fundo quanto os personagens e o enredo, okay? Pois bem, eu gostei muito do paradoxo do casal. Mac é toda descolada e independente, mas morre de medo de se entregar ao amor; Carter, por sua vez, sempre desejou viver um romance, de preferência com sua paixonite de adolescência, mas é todo certinho, com aparência de nerd, e fica inseguro e tímido quando está diante dela. Aparentemente eles não combinam, e Mac chega a questionar seu interesse, já que ele não faz seu tipo de homem, mas é o velho clichê: quem manda no coração?

Lá da prateleira, os dois rostos sorriam para ela. Momentos vêm e vão, pensou. É o amor que une todos eles para formar uma vida.
E ela tinha amor.

Se você ficar na superficialidade da história, vai achar que é apenas mais uma, um tanto quanto previsível, com um casal de opostos, um romance que encontra barreiras e blá-blá-blá, mas sabe que eu não consigo me contentar com tão pouco e vou analisar mais a fundo, né? Então... vamos às lições que o livro traz.

Em primeiro lugar, e acho que isso vai se repetir em todos os livros, a amizade precisa ser acima de qualquer problema. As quatro sócias da Botos são amigas de infância, cresceram e moram juntas, mas vira e mexe têm seus desentendimentos, o que é normal em qualquer relacionamento. Mas, como nem tudo é um mar de rosas (ops, livro errado!), em algumas brigas elas ultrapassam os limites e machucam, aí é preciso humildade para reconhecer que errou, coragem pra pedir perdão e amor pra perdoar. E aquilo que a Bíblia já dizia: há amigos mais chegados que um irmão; esse é o caso de Parker, Mac, Laurel e Emma.

Prosseguindo... Foi bem interessante acompanhar a relação conturbadíssima de Mac com a mãe dela. Linda é uma pessoa dumal, que acha que o sol e os planetas orbitam em torno do umbigo dela. Velha, mas com maturidade de uma menina de treze anos, altamente egoísta. Pense numa personagem que dava vontade de você chegar na voadora e esfregar a cara dela no chão. Cara, que ódio dessa mulher! Cada vez que ela aparecia, eu torcia pra Mac conseguir ser forte e não deixar a mãe manipulá-la. Mas, além da raiva, parei pra pensar sobre o relacionamento familiar, a dificuldade de negar algo pra pessoa que te colocou no mundo, a relação de dependência financeira/emocional de cada uma delas, e vi que o buraco é bem mais embaixo. Estar de fora é tranquilo, o problema é viver os problemas.

E voltando ao romance... Carter foi um fofo. Não teve como não se apaixonar por ele, mesmo nos momentos de trapalhada. Mas bacana mesmo foi perceber como o menino que no passado foi ignorado se tornou a salvação e libertação de Mac. Ele achava que ela era muito areia pro seu caminhãozinho, por ser atraente e bem resolvida; ela achava que ele merecia alguém muito melhor, que correspondesse a tudo aquilo que desejava. E, na verdade, entre achismos e certezas, eles eram perfeitos um pro outro.

Nessa noite, finalmente, os sonhos do garoto e os desejos do homem seriam eclipsados pela realidade da mulher.

Não sou fotógrafa, então não posso falar se um profissional desses realmente se identificaria com a Mac, mas, como leiga, achei ótimo o jeito que Nora encontrou pra expressar os sentimentos de quem está atrás das câmeras.

A narração é em terceira pessoa, mas não se limita apenas aos protagonistas. Em momentos específicos, aparecem cenas em que nenhum dos 2 estão presentes, mas que são importantes pro contexto geral. Isso bem bacana porque normalmente os romances têm narrador-personagem ou narrador-observador que acompanha pelo menos um dos dois, então desse jeito a leitura fica dinâmica e a gente consegue vivenciar aquilo que o casal não vive.

Outro fator positivo foi a autora conseguir distinguir a personalidade das quatro amigas. Cada uma tem a sua profissão, as suas manias, os seus defeitos e qualidades. Espero que essa diferença também seja marcante nos próximos livros, já que cada uma será protagonista de um deles. Só pra deixar você que ainda não leu com um gostinho de quero mais: Mar de Rosas conta a história de Emma, responsável pela decoração; Laurel é a doceira, protagonista de Bem Casados; e em Felizes para Sempre iremos conhecer o desfecho de Parker, o cérebro da empresa, a conciliadora e organizadora de tudo.

Minha única reclamação é em relação aos cortes de cena. Estava eu linda e bela acompanhando um diálogo quando pluft! simplesmente acabava a cena. Mas como assim? Cadê aquele final, no mínimo um indicativo de que acabou? Não era como um gancho pro próximo capítulo, mas sim como se ficasse incompleto, faltando alguma coisa pra fechar redondinho.

Em relação à capa, eu prefiro a original, apesar de a nossa ser quase igual; deu uma aproximada na imagem e sumiu com a mão, mas ok, a ideia em si foi mantida e tá bonita. Em compensação, gosto mais do nosso título do que "Vision in White". A revisão ficou boa, e o legal da diagramação é que os capítulos iniciavam assim que o anterior terminava, não tinha aquilo de passar pra próxima página.

Disseram que essa não é a melhor série da Nora, mas se essa não é a top e já me conquistou, acho que foi um bom começo. Terminei Álbum de Casamento com um sentimento nostálgico, corri pro meu álbum e fiquei revendo o dia mais lindo da minha vida até então, porque o bebê vem aí. Pras românticas de carteirinha, esta é leitura indispensável, e eu estou extremamente arrependida de não ter lido tudo antes. Agora é correr pra conhecer Emma e seu mar de rosas.

18 comentários

  1. Oi Gi!
    Haha! Isso é quer gostar de casar (e não, eu não pulei :3) kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Então, eu to na mesma situação que você. Não li nenhum livro da Nora, mesmo com tantas resenhas positivas. Pessoalmente não me aventurarei em algumas sagas dela pq são muito longas e meio puxado pro erótico e ai, não faz meu estilo, mas confesso que essa eu tenho vontade de conhecer. Não pela temática sabe. Nada contra casamento, mas no momento, to fugindo de relacionamento. Mas pelos personagens. E gosto das capas também. Todos os volumes são sempre muito bem comentados, e isso me instiga a curiosidade, apesar de claro, tambem não gostar de cortes. A pessoa perde totalmente o fio da meada se os cortes forem tão grandes assim D:

    Abraços
    David Andrade
    www,olimpicoliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Que lindos, eu vi sua foto na página com o livro e seu álbum de casamento rs. Nossa, vejo tantas resenhas maravilhosas da Nora mas até agora não criei coragem na cara para comprar um livro dela kk Mas por essa resenha, esse livro parece ser maravilhoso, me apaixonei pelo Carter, ele é todo na dele, tímido, reservado, mas se apaixonou por uma mulher completamente seu oposto, bem que dizem que não se completa quebra cabeças com peças iguais. Então, a Mac parece ser o tipo de mulherão, que não depende de homem para nada, e que o amor só existe em contos de fadas. Esse livro parece ser envolvente, e lerei ele o mais breve possível, nem que seja por PDF.

    Você disse: "[...] dia mais lindo da minha vida até então, porque o bebê vem aí", sério? Você está grávida? Que lindo, parabéns...

    ResponderExcluir
  3. Oi Giu, tudo bem?
    Esse também foi o primeiro livro da autora que li e concordo com você: se essa série não é a mais top, com certeza vou me encantar com os demais livros da Nora. Gostei bastante de como ela introduziu cada personagem na história, de como ela deixou a amizade em destaque em diversos momentos e o romance ficou em segundo planos. Acho que eu estava tão vidrada na leitura que não reparei nos cortes de uma cena para a outra. Estou super ansiosa para conferir os próximos livros da série e espero não me decepcionar.
    Fico feliz em saber que você gostou tanto do livro!

    Beijos
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  4. OOoi Giu!!

    Eu acho que você deveria se casar em todos aniversários de casamento - o ruim é ter money para isso né? - Eu não li nada da autora ainda, mas sempre vejo elogios sobre a escrita dela. Acho que o que me afasta do livro é o numero de livros, eu sei que são só 04, mas o numero de livros que tenho acaba atrapalhando.
    Sou fã de casamentos - passo meu FDS assistindo DH&H- e gostaria de conhecer um pouco mais dos personagens. Acho que isso é legal porque em cada livro podemos curtir e matar a saudades dos anteriores né?
    Que pena que os capitulos tem cortes secos assim :(

    Quando você diz que o bebê vem aí é porque já tá tudo certo ou é um plano pro futuro? HAHAHA (adoro bebes também <3)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada da autora, mas sempre leio resenhas positivas como a sua.
    Por alguma razão, eu ainda não me senti suficientemente interessada. Mas fiquei muito curiosa depois de sua resenha.

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente estamos no mesmo barco! Albúm de casamento foi o primeiro livro da Nora Roberts que li, mesmo sem nunca ter lido nada da autora antes eu realmente nunca gostei muito de suas publicações, pode ser um certo preconceito, mas nunca me agradaram. Principalmente pq acredito que ela não escreve tudo que publica assim como James Patterson. Bom, com relação a Carter posso dizer que gostei muito do personagem, ele não é aquele tipico mocinho que demonstra ser um homem das cavernas as vezes, eplo contrário Cartes é pura sensibilidade e ele me encantou. Adorei a abordagem que a autora deu a amizade das personagens, senti que é um ponto central da narrativa que não trata apenas de amor, mas que nos mostra coisas que um verdadeira amizade tem, e que obstáculos e divergências existem mesmo quando a amizade parece ser perfeita, nem tudo é um mar de rosas :) Quanto a mãe de Mac eu a detestei, tive o mesmo sentimento que você Giu, meu deus como eu queria ter a oportunidade de socar aquelha velha desgraçada (ops me empolguei). Enfim, o livro é excelente mas em alguns momentos achei que a autora divagou demais, não sei explicar pq mas mesmo adorando a história não senti vontade de continuara a série. Vai entender kkk!

    ResponderExcluir
  7. Oi Giu, sua linda, tudo bem?
    Eu já li algumas resenhas sobre essa série, mas você conseguiu dar um toque pessoal à história que me encantou e me envolveu. Além disso, você focou também no argumento da amizade delas, gostei disso.
    Não vejo a hora de ler!!!!
    Olha, eu não li a sinopse, mas tenho defesa!!!! Eu já conheço a história e já li essa sinopse mais de uma vez, então, não briga comigo não, risos...
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Giulia!!
    Não te julgo... também tenho 24 anos na cara, 4 anos de blog e AINDA não li nada da Nora. Não por falta de vontade, mas... vai entender, né?!
    Também adoro casamentos! Ainda não me casei, mas trabalho como cerimonialista e nunca me canso! rs
    Não me lembro de ter lido nenhum livro com esse pano de fundo, mas fiquei super curiosa.
    O melhor de tudo é que os títulos têm tudo a ver com a a profissão de cada protagonista, né?! Adorei.
    Pretendo ler, com certeza! (só não sei quando, pois acho que vou conhecer a escrita da Nora através dos lançamento "Bruxa da Noite", da Arqueiro. Então esse quarteto vai ter que esperar mais um pouco rs.)

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie Giu,
    Estou eu aqui de novo.. meu pc me trolando, fazer o q né!!!
    Entãooo, eu já li todos os 4 livros! \o/\o/
    Gostei bastante dessa série. É cheia de romance, casamentos, amizade.. td q eu mais gosto junto!
    Assim como as pessoas q já comentaram com vc, esse tbm não é meu livro favorito dos 4, eu gosto mais da Laurel.. mas todos sao muito bons!
    A unica coisa que me incomodou um pouco na escrita de Nora, já que esses foram os primeiros livros da autora q li, ela enchia um pouco de linguiça quando falava dos eventos, muitos detalhes desnecessários..
    Gostei tbm da forma como ela deixa bem definido a personalidade das 4 amigas e mesmo uma sendo tão diferente da outra, funciona muito bem e elas realmente se entendem!

    Depois desses livros fiquei com vontade de morar perto das minhas amigas, mas não sei se daria tão certo qt deu no livro! hahahaha

    Bjinhos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  10. Oi Giu, tudo bem? Adorei a resenha, é a primeira que eu li mais aprofundada sobre os livros dessa série e gostei de como você viu a história. No momento não leria ainda, mas fiquei com mais vontade de ler do que estava antes. Enfim, acho muito legal a amizade entre as protagonistas, e o que você falou sobre admitir os erros, confiar e perdoar. Também gostei sobre a visão da fotografia e que delícia ter esse sentimento nostálgico ao ler um livro.

    Adorei a resenha!!

    Beijinhos,

    Rafa // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  11. Giulia como assim jura quer não tinha lido nada da Diva, eu amo tudo que ela escreve , a Série Mortal então ( suspiros com Roarke ) rsss voltando ao tema do Quarteto já li os dois primeiros livros e como não poderia deixar de ser amei, a ligação entre as amigas é notável, uma sempre ajudando a outra. Cada um estabilizada em sua profissão e são hilárias juntas. Amei esse livro, sem contar que a capa é linda. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Sou suspeita para falar porque adoro a série Quarteto de Noivas. Gosto MUITO do primeiro livro, mas o terceiro e o quarto são especiais para mim. O último, então... <3 Espero que você se apaixone pela série assim como eu

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu to com essa série aqui pra ler, ainda não comecei.
    Mas to me roendo de vontade de ler logo, mas é tanto livro que quero ler, que até me perco. huahauhau
    Enfim... Eu também gostei mais da capa original, é a mesma imagem, sem a mão e o efeito sépia que eles usaram na imagem deixou bem mais bonita, a cor do titulo também ajudou. :D
    A resenha, ficou ótima, e eu também nunca li nada da Nora. :(

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  14. Oi Giu...
    Eu estou com o primeiro livro aqui para ler... e só ainda não dei inicio porque não tenho os outros rs... mas confesso que a sua resenha me deu uma bela instigada a começar... eu também não li nada da Roberts e quero começar com essa série... eu nunca parei para procurar a capa original, mas gosto muito dessa. Só o fato de saber que o mocinho é um pouco diferente dos quais estou acostumada a ler, fiquei mais tentada ainda... Xero!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Giulia!

    Eu ainda não li nada da Nora Roberts e tenho pouquissima vontade de ler algo. Mesmo assim, fico feliz em saber que você gostou do livro, embora preferisse a capa original, hahaha (também não gosto muito dessas capas que a arqueiro faz para as séries). Enfim, adorei sua resenha :)

    Até mais,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Giu, eu ganhei esse livro de aniversário no final de 2013 e não li até hoje.Preciso tomar vergonha na cara e correr com minhas leituras para conhecer essa série e a escrita da Nora. Bom saber que você curtiu tanto a história. E você está grávida? É isso mesmo que entendi no final? Se sim, meus parabéns!! Ser mãe é maravilhoso.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  17. Achei muito legal isso da narração não se limitar apenas aos protagonistas, assim a gente consegue uma visão muito mais ampla dos acontecimentos. Que bom que você leu Nora pela primeira vez,Giu! Adoro o jeito que ela escreve, e quero muito ler essa série. Só não gostei de saber desse detalhe da diagramação em que um novo capítulo começa na mesma página em que o anterior termina, meu TOC pede que cada capítulo se inicie em uma nova página, de preferência na frente, e não no verso... louca, eu sei... rs... Acho que isso vai me incomodar mais que os cortes de cena malucos.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Que bom que você teve uma experiência boa com o seu primeiro livro da Nora. Confesso que fico na lista dos que a principio acha a história bem batida e cheia de bla-bla-bla, e apesar dos pontos afundo analisados, eu comprovei que a série é muito doce pra mim. A série Mortal parece ser bem mais top que essa, se leres, quero saber sua opinião.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)