{ entrevista } Josh Malerman

Indiretamente, ele foi o responsável pela criação do Clube do Livro da Liga. De tão entusiasmados que ficamos, resolvemos que só ler Caixa de Pássaros e conversar entre a gente não seria o bastante, precisávamos contagiar outras pessoas. Fizemos resenha coletiva, demos nossa opinião individual e - babem! - conseguimos uma entrevista exclusiva com esse cara!

Dividimos a entrevista em 3 partes. A primeira é bem genérica, qualquer um pode ler numa boa. A segunda tem informações não comprometedoras sobre o enredo, coisas que você descobre já no primeiro capítulo. E a terceira é spoiler zone, com todas as nossas dúvidas pós-leitura. Divirtam-se!

Com vocês... Josh Malerman



JOSH MALERMAN é cantor e compositor da banda de rock High Strung. Filho do meio, Malerman gosta de escrever ao som detrilhas sonoras de filmes de terror, como Grito de horror e Creepshow - Arrepio de medo. Ele mora em Ferndale, Michigan, com a noiva. Caixa de pássaros é seu romance de estreia.



• Qual a sua interpretação para "Caixa de Pássaros"? E de onde surgiu a inspiração para o livro?

Eu ainda não tinha um título enquanto escrevia o livro, e, quando Tom chegou a casa com um caixa de pássaros, eu sabia que tinha conseguido. A interpretação óbvia é a correta, eu acho: os colegas de casa são como os pássaros... a casa é a sua caixa... e em um senso maior, o mundo inteiro está em uma caixa de pássaros no fim de tudo. Tem aquela cena no rio quando a Malorie imagina uma caixa de papelão enorme indo em direção a ela, o rio e tudo mais. Então penso que o título veio do sistema de alarme do Tom, mas está mais para um microcosmo. Um símbolo.
Sobre a “inspiração”, deixe-me explicar: tenho medo da palavra “inspiração". O que penso é, se eu tivesse que escrever todo dia durante um mês inteiro e então ler tudo o que escrevi durante esse mês, eu não seria capaz de diferenciar o que foi uma “escrita inspirada” e o que não foi. Caixa de Pássaros começou apenas como a escrita do dia seguinte. O próximo livro. Eu tinha uma imagem da qual eu gostava; uma mulher vendada, descendo um rio. Sabia que ela estava fugindo de algo, mas ainda não sabia do quê. Comecei a me lembrar de como eu tinha medo, quando criança, do conceito de “infinito”. Um professor me disse que um homem poderia perder a mente se ele tentasse compreender o infinito. Isso me apavorou! Eu era um garoto de treze anos perguntando para sua mãe: “Eu irei enlouquecer se descobrir onde o tempo começou?”. Pensei nisso enquanto escrevia sobre Malorie no rio e me veio a ideia de que talvez essa mulher, essa mãe, estava fugindo do infinito. Eu gostei da ideia. O infinito é um monstro. O infinito personificado. E o livro decolou daí.

• Nós percebemos que você contou a história intercalando presente e passado de maneira não linear (o que foi genial). A história já estava toda montada em sua cabeça ou você foi encaixando as cenas durante o processo?

Em relação à linha do tempo, o primeiro rascunho foi escrito quase exatamente da forma que você leu. Isso deixou as coisas mais “fáceis”, para mim, indo e voltando no cronograma. Teve um pouco de malabarismo envolvido. Eu não podia revelar algumas coisas no presente que ainda não tinham sido reveladas no passado e vice-versa, a não ser que eu sentisse que aquele era o momento certo para isso. Isso acabou virando um quebra-cabeça. Houve poucas mudanças na organização após o primeiro rascunho. Muita coisa foi reescrita! Mas pouquíssimos rearranjos dos capítulos.

• De todas as capas que já saíram em outros países, qual você acha que retrata melhor a história?

Eu ainda prefiro a hardcover. O fundo preto, letras brancas, pássaros caindo do céu. Eu sempre visualizei Caixa de Pássaros como uma “história em preto e branco”. Por exemplo, imagine ele em preto e branco. O livro em que estou trabalhando agora definitivamente é colorido. Então, para mim, a capa original que foi lançada em hardcover representa melhor o que eu sinto com o livro. Dito isso, eu honestamente amo todas as capas e eu quero ver mais, mais estranhas e esquisitas!


SOBRE O LIVRO, SEM SPOILER

• Percebemos um amadurecimento da Malorie durante a trama, você acredita que tenha sido por medo ou por amor aos filhos?

Boa pergunta. Eu diria que um pouco de cada, mas se tivesse que escolher entre uma das opções, diria que ela evoluiu a partir do medo. Seria bem mais fácil apontar para as crianças e dizer que elas a mudaram, e obviamente elas fizeram, mas o que mais a mudou foi o fato de que todos que ela conhecia tinham morrido ou enlouquecido. Há um certo momento no livro em que Malorie percebe que, mesmo se as crianças enlouquecessem, ela ainda assim não abriria os olhos. Isso basicamente já diz tudo.

• Como a personagem conseguiu alimentar a si e seus filhos por 4 anos? Ela os deixava sozinhos para buscar comida?

Então, no meu primeiro rascunho intencionalmente não mencionei nada relacionado à sobrevivência física. Não tinha nenhuma menção a enlatados no primeiro rascunho. O motivo dessa decisão foi: todos nós já lemos livros sobre “o fim dos tempos” que são quase totalmente focados em como os personagens sobreviveram fisicamente. Eu estava mais curioso sobre as reviravoltas que aconteceriam na cabeça de Malorie, então decidi não colocar nada em relação à sobrevivência física. Porém meu editor disse que deveria ter alguma menção à comida, então eu adicionei. Mas eu ainda preferia que não tivesse. Não daria para notar, certeza, mas acho que esse era o ponto. Colocar tantos “holofotes” na questão psicológica que o leitor entenderia que o autor estava fazendo isso de propósito.

• Por que Malorie demorou 4 anos para decidir sair de casa e ir para um lugar seguro? Isso foi premeditado?

Acho que ela queria que as crianças tivessem idade suficiente para ajudá-la. Ela precisava treiná-los um pouco. Não que ela se considerasse uma treinadora. Ou ao menos capaz de treinar alguém. Mas ela também sabia que eles poderiam ajudá-la, no rio. E ela estava acostumada a ter ajuda; primeiro sua irmã, depois os colegas de casa. Eu acho que ela não queria fazer isso sozinha, então esperou o momento exato em que as crianças tivessem idade suficiente para ajudá-la. Também... acho que ela precisava “criar um par de bolas”, sabe? Eu acho que ela estava com medo.




Clique no botão por sua conta e risco!

♦♦♦♦♦

Gostou? Participe do sorteio!


O "Clube do Livro da Liga" é formado por amigos que resolveram arriscar uma leitura coletiva e se surpreenderam com a interação que foi proporcionada. Temos muitos gostos e ideias em comum, além de muitas discussões e risadas. Ninguém nunca irá nos entender, ainda bem.

Nós Somos: Arquivo Passional | Entre Palcos e Livros | Este Já Li | Leitora Viciada | Leituras da Paty | Livros e Chocolate | Mais que Livros | Meus Livros, Meu Mundo | Meus Livros Preciosos | MoonLight Books | Prazer, me chamo Livro | SA Revista | Segredo entre Amigas | Seguindo o Coelho Branco | Todas as Coisas do Meu Mundo

16 comentários

  1. oi flor, que legal essa entrevista, gostei bastante de ler, principalmente depois de ler os comentários super elogiosos ao livro
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Achei bem interessante esse projeto de vocês e agora essa super entrevista, na qual conheci melhor o autor e suas idéias e concordo com ele a capa hardcover realmente é a mais bonita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Giulia!
    AAAAAAAAh que demais essa entrevista! Eu acabei de ler Caixa de Pássaros e ainda estou olhando por cima do ombro pra qualquer barulho esquisito que escute. Nenhum livro tinha me apavorado tanto quanto esse, e nenhuma história tinha sido tão bem escrita no estilo 'terror' a ponto de me deixar perturbada por dias depois da leitura O_O
    O Josh se tornou um dos meus escritores favoritos e tá do ladinho do Stephen King.
    Adorei conhecer um pouco mais do processo de escrita *o* as perguntas foram excelentes - eu também tinha dúvida a respeito da alimentação das crianças naqueles anos todos, bem perspicaz.
    Tô curiosa pro próximo livro dele *o*

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii
    Essas entrevistas só me deixam ainda mais empolgada com o livro. Não vejo a hora de comprar o meu *-*

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Parece ser um livro super interessante e foi bom saber como que foi o autor escrever, ter inspiração e etc, quando vi a capa pela primeira vez, me atraiu bastante e espero ler em breve, ótima entrevista.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Vi a entrevista no blog da Alice e como disse lá, preciso ler urgentemente este livro, sério, preciso meeeesmo!
    A entrevista está boa demais e o autor parece ser mega gentil e simpático! Adorei, e me deixaram com mais vontade ainda de ler ahsuahs.
    Beijão Giu!

    ResponderExcluir
  7. giu esse homem tem q escrever outro livro viu *--*
    quanto aos spoilers ele me fez ficar pensando sobre o gary, será q ele é louco?? por isso q as criaturas n "pegam" ele??!
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Eu gosto quando o autor consegue escrever bem um livro que intercala passado e presente, mas é raro encontrar um autor que consiga fazer isso com maestria, sempre que vejo algo do tipo, acabo passando raiva pois o autor dá mancada. Fico feliz por ele ter um esquema de escrita e ainda consegui fazer esse livro de maneira intercalada e agradar o leitor. Realmente, a capa HC com os pássaros caindo condizem mais com o enredo do que com eles voando, de maneira metafórica, claro.

    Acho que seria mais bacana deixar de mencionar a comida, afinal, pelo que entendi, o livro é focado em uma sobrevivência psicológica e se ele focar nisso, o leitor acaba nem percebendo que a pessoa não come a meses e ainda da pra dar um twist no final e falar que tava todo mundo morto e aquele era o inferno HAHAHAHA

    Vou ver se dou uma chance para o livro.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    Confesso que estou morrendo de curiosidade sobre o livro e o porque de todo mundo estar falando tão bem dele, mas morro de medo desse tipo de livro que me deixa desconfiada de tudo e olhando pra todos os lados, hahaha.
    Adorei a entrevista, e pra quem já leu o livro deve ser muito interessante saber tudo por trás do processo de criação dele!
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  10. OOoi,

    Eu fiquei muito feliz com esse clube desde o primeiro post, todas as resenhas super positivas me deixaram com muita curiosidade pela obra.
    Eu AMEI a entrevista, parabéns ao clube por ela, como falei nos demais blogs que fazem parte do clube, eu achei as perguntas super inteligentes e foi uma forma de conhecer a visão do autor sobre a obra.
    Eu acho que o medo nos faz crescer, e fico feliz que a personagem tenha evoluido durante toda a obra.
    Essa entrevista só aumentou a vontade de ler o livro.
    Parabéns aos envolvidos!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  11. Amiga, concordo contigo, nós arrasamos nesse primeiro livro do CLube!
    To tão orgulhosa desse nosso clube, a interação, as ideias, o trabalho em conjunto.
    Tá sendo muito bom, estressante as vezes, rsrs mas uma delícia!
    Essa entrevista é prova disso, ficou muito boa! E ver o quanto o autor nos apoiou e nos "recebeu"de braços abertos, deixou tudo ainda melhor.

    Beijinhoss!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?

    Estou com o livro Caixa de Pássaros aqui na estante que ganhei da minha amiga, estou louco para lê-lo, a entrevista com o autor está ótima, super simpático, a ideia de intercalar dois períodos na trama parece ser fantástica, espero ler em breve e descobrir todo o mistério e sentir o medo de ver as coisas.

    Parabéns á equipe.

    Beijos,
    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Muito legal essa sua entrevista *-*
    Não conhecia o livro, fiquei curiosa
    Obs: pulei a parte dos spoilers..kkkkkkk

    Parabéns!!!
    http://clubedolivrope.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Que lindo projeto de vocês.. Adoro quando as blogueiras se juntam e montam algo assim grandioso que fazem a diferença pra cada blog como pra cada leitor. Agora essa entrevista está ótima. Adorei saber um pouco mais sobre a crianção do livro, detalhes maravilhosos. Achei Josh bem direto e suas palavras foram muito importante.. Eu conhecia o livro so por capa. Antes de ver essa entrevista fui ver a resenha do livro e olha fiquei muito interessada na leitura, gosto muito de leitura de todos os estilos, mas esta com certeza vai ser mágica e já necessito muito. Obrigada por compartilhar.

    http://www.citacaonumclick.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Giu <3

    Arrasaram na entrevista! Fiquei super empolgada quando li que o autor respondeu as perguntas de boa! Adorei a ideia do clube também! Adorei a entrevista, esse livro já estava na minha lista de desejados, depois da entrevista (li sem spoiler) fiquei ainda mais curiosa! Mal posso esperar para a minha pilha de livros diminuir e eu poder comprar mais!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Confesso que não tinha me interessado muito pelo livro mas agora depois de ler a entrevista fiquei curiosa de descobrir mais sobre ele (ainda mais que li sem os spoilers) ele parece ser bem intenso.

    Entrou pra minha lista de leitura!
    Beijos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)