{ evento } Lançamento Lit Girls

Se você faz parte da blogosfera, provavelmente viu que nos últimos dias apareceu um novo grupo convidando todo mundo a conhecer a fan page, assistir aos vídeos e participar do evento. Sábado foi o lançamento nacional do projeto Lit Girls, idealizado pela Punch! Comunicações, e eu estive lá pra conferir tudo o que rolou.


Litgirls.com.br é um projeto multiplataforma inovador e inédito no Brasil. É mais do que o registro de um momento literário especial. Visa estreitar as relações entre autoras e leitores e provocar ainda mais compartilhamento sobre literatura nacional pelo celular, tablet, computador, livros, blogs, cadernos, diários, mídias sociais e o que mais vier por aí.

É formar mais e mais jovens leitores. Ajudar pais e professores a trabalharem os livros amados de seus alunos e filhos em sala de aula e lares e os ajudarem a entender porquê esse pessoal é tão louco pelos exemplares, autógrafos, eventos e viram madrugadas compartilhando, rindo, sofrendo junto com as tramas e personagens que são as vidas que vivem. As vidas que nunca viverão, mas amam sentir na pele, enquanto houver páginas.

Site | Facebook | Twitter | YouTube

O evento aconteceu de 13h às 17h na Livraria Cultura, que também apoia o projeto. Estiveram presentes 8 das 10 autoras (faltaram a Lu Piras e a Fernanda Belém), divididas em 2 blocos.

O 1º bloco foi mediado pela blogueira Raffa Fustagno, do blog A Menina que Comprava Livros, e participaram dele as autoras Carolina Estrella, Chris Melo, Graciela Mayrink e Tammy Luciano. Quem está acostumado com a Raffa na mediação já imagina que demos muitas risadas, né? Apesar de tratar assuntos sérios e importantes, ela soube levar com bastante leveza e dinamismo.

O assunto inicial girou em torno de educação e valorização da leitura, destacando que a leitura faz as pessoas pensarem (e talvez isso não seja assim tão interessante pro governo), transforma as pessoas, ajuda em momentos difíceis. A Chris levou um ensinamento de seu pai e me emocionou com sua fala: o que você compra, veste e tem as pessoas podem roubar, mas o conhecimento que você adquiriu ninguém tira de você.

Também falaram sobre preconceito literário, aquela velha história de julgar o leitor por gostar de clássicos ou livro comerciais. E a conclusão foi de que ler é o que importa, e se uma pessoa não gosta de ler é porque não encontrou o livro certo. Falando em preconceito... claro que elas iam comentar sobre literatura nacional! Todo mundo sabe que ainda existe essa discriminação pelo fato de o livro ser nacional, mas várias vantagens foram destacadas, como o acesso ao autor e o menor custo de aquisição de direitos para publicação. Achei interessante elas ressaltarem que o cenário atual mudou bastante, tendo cada vez um público maior que aceita e consome livros brasileiros, principalmente porque os adolescentes estão lendo e levando seus pais a lerem também.

Quase no final, a conversa foi pro lado da competição. A Raffa disse que sente muita competição entre os blogueiros me segurando pra não comentar nada agora, quem sabe num Papo Reto?, mas todas elas foram unânimes em concordar que entre os autores não há essa concorrência. Elas entendem que não há divisão de público, até porque um escritor produz em média 1 livro por ano, e nós lemos muito mais do que isso. Com certeza existe a fruta podre no cesto, mas pelo menos ali o sentimento passado era de companheirismo e amizade.

Pra encerrar, uma pergunta que muita gente deve ter curiosidade: será que a crise econômica que o Brasil está vivendo vai influenciar na literatura? A opinião delas foi de que nada mudou a respeito dos projetos e futuras publicações, mas já sentiram uma queda no incentivo a patrocínio de viagens para feiras literárias. E também comentaram que as livrarias estão mais cautelosas, não querendo um número grande de exemplares nas loja e até devolvendo alguns.

Após um breve intervalo, começou o 2º bloco, com a mediação da jornalista Renata Frade. As autoras participantes foram Bianca Carvalho, FML Pepper, Fernanda França e Patrícia Barboza. E o papo já começou quente com a Pepper contando sua experiência pioneira: ela é a primeira autora brasileira a assinar um contrato híbrido (a editora detém os direitos sobre os livros físicos e ela permanece com os direitos sobre os ebooks). Pepper tem 3 livros publicados na Amazon e o primeiro físico sai em maio, mas mesmo com pouco tempo de carreira foi muito segura ao falar sua previsão de que no futuro isso será bastante comum, até porque essa forma é uma via de mão dupla, na qual ambos - editora e autor - saem beneficiados.

Já Patricia tem 13 anos de carreira, um monte de livros publicados e adotados em escolas, mas foi muito humilde ao confessar que ainda tem muito o que aprender até mesmo com a Pepper, pois não tem experiência alguma com ebooks. Ela contou um pouco sobre sua trajetória e frisou que tempo de carreira não significa maturidade. Acredita que o autor precisa compartilhar conhecimento e aprendizados, contar experiências boas e ruins e oferecer/receber ajuda mútua.

Depois o assunto foi pro lado da Fernanda: humor no texto. Ela considera o humor uma forma de se expressar e ao mesmo tempo falar coisas sérias, assumindo uma função social importante de fazer críticas de uma forma acessível e leve. "O humor não tem idade, não tem barreira ou contraindicação". Patricia também opinou puxando pra sua área, já que ela escreve também usa essa ferramenta, mas aplicada a um público juvenil. Segundo ela, não tem como não colocar humor no texto se ela é humorada no dia a dia. Assim ela consegue abordar questões da adolescência de uma maneira que todo mundo se reconheça. "Adolescente é tudo igual em qualquer tempo, só muda a trilha sonora e a tecnologia".

Outro tema interessante foi a literatura em sala de aula. Sabe aquela coisa de que muita gente diz que não gosta de ler porque foi obrigado a pegar um clássico na adolescência? Pois é! As autoras percebem que mais livros atuais estão sendo adotados, o que ajuda a mudar esses paradigmas. O importante é ler, não importa o quê. A Bia contou também que as visitas aos colégios se tornam um motivador da escrita.

Nesse bloco também falaram sobre nós, blogueiros, mas dessa vez de forma positiva. rs! Elas enxergam o papel dos blogs hoje como uma outra mídia, exaltando características como imparcialidade e capacidade de diferenciar estilos e autores dentro dos gêneros. Mas, como em todo segmento, tem gente boa e gente ruim. Uma das observações foi a de que existe uma grande diferença entre resumo e resenha. E, pra reforçar o que já sabemos, todas disseram que levam em consideração as críticas construtivas na hora de escrever os próximos livros.

Um tema debatido muito rapidinho foi a distinção entre literatura feminina e masculina, se existe e se sofrem preconceito por algum dos grupos. Nenhuma delas disse que isso acontece, pelo contrário, mesmo aquelas que são definidas por algum gênero conseguem atingir e surpreender o outro. E, finalizando, a pergunta foi uma que adoro e faço constantemente: por que usar cenários estrangeiros se o livro é nacional? Ok, também deixo pro Papo Reto, porque nesse meu dedo coça pra sair digitando. A justificativa da Bia foi a de que a história quando chega pra ela já vai toda pronta, com título, nomes e características dos personagens, cenário e enredo, então ela não consegue mudar. Já a Fernanda disse que a história pedia por se tratar de uma brasileira em viagem. Mas eu ainda tenho vontade de juntar um monte de autor pra perguntar, porque sou dessas que gostam de polêmica. kkkkkk


Quando acabou a parte do projeto em si, veio aquele momento superaguardado: sorteio! Tinha muito livro, gente! E eu não vim pra casa de mão abanando, ganhei o último livro da Tammy: Sonhei que Amava Você. Garanti meu autógrafo na mesma hora e já coloquei esse lindo na fila.

Agora é esperar o lançamento da aplicativo e de novidades nas redes sociais. Fique ligado e acompanhe esse novo projeto!

17 comentários

  1. Oie, Giulia.
    Que projeto legal! Adoraria ter a chance de tê-lo presenciado. Sobre o que foi abordado, eu com certeza sinto competição entre os blogueiros. Tento sempre promover dinâmicas e interação, mas a maioria está preocupado em "segue que sigo de volta", então fica complicados. Eu até fiz isso no início, mas seguia de verdade e era seguida de verdade também - visitava os posts, comentava e vice-versa. Enfim...
    Sobre a crise; com certeza afeta o mercado literário. Sabia que o preço do papel aumentou 40%? Uma moça que trabalha em editora comentou sobre isso num grupo que participo e só então fui entender a dimensão dessa crise financeira.
    Ah, espero que você curta a leitura do livro que ganhou!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Giulia!

    Que iniciativa sensacional. Os idealizadores do projeto estão de parabéns. O seu texto ficou ótimo. Apresentou muito bem para quem não esteve presente no evento tudo o que rolou de importante. Legal saber a opinião das autoras acerca desses assuntos atuais, como a economia, educação, preconceito literário etc. Espero que esses eventos aconteçam também em outras cidades \o Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Giu! Ótimo post. Não consegui pegar o começo do evento, cheguei no final da primeira mesa, mas curti muito. Como falei em outro momento, acho que os blogs são considerados concorrentes porque de certa forma são, são diferentes, mas não precisa e nem deve ser no sentido ruim da palavra. Principalmente porque a gente acaba divulgando as mesmas coisas. Gostei muito da Fernanda falando sobre o humor, me fez pensar sobre isso e também gostei de sentir o quanto os autores nacionais estão se unindo, apesar de cada um ter seu projeto. Beijocas! :)

    ResponderExcluir
  4. Oooi Giu!

    Eu fiquei muito feliz com esse projeto e obviamente estaria se fosse do Rio, já pode acontecer uma ediçãoa qui em SP.
    Adorei as discussões dos dois dias, são temas muito importantes realmente para ser debatidos.
    Agora a parte que mais me importo: QUANDO SAI OS DOIS PAPO RETO????? Adoooorei as duas questões sobre o tema e adoraria ver a sua opinião sobre eles!

    Adorei as fotos e parabéns pelo exemplar que ganhou <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. pow meus parabéns por ter ganhado algo :)
    tipo eu vi diversos blogueiros divulgando o projeto delas, eu achei super legal.
    quando estava lendo o texto e vi o lance de blogueiros tem muita competição eu super concordo, mas quando o lance é autores eu discordo dela. tem sim competição, só que o povo não é bobo pra falar um troço desse. os papos offs com o pessoal por ae que não me deixa mentir, mas enfim não é o foco do texto.
    apesar de achar o evento legal e tudo mais eu não iria pq passo mal com muita gente e tbm pq não é muito meu estilo.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana esse projeto, de verdade. Eu participaria se estivesse morando no Rio, mas infelizmente sou do interior e isso não seria viável pra mim. Porém estou desenvolvendo um projeto na minha pós que pode realmente ajudar.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que projeto maravilhoso!
    Adoro todas essas autoras e gostaria muito de ter ido, pena que o Cine Vitória é bem longinho da minha casa e acaba ficando ruim pra voltar =[
    Elas estão de parabéns pela iniciativa e torço de verdade para que cresça e dê mais certo ainda!
    E que sortuda você, hein?! Ganhou o livro hahaha
    Parabéns pelo blog!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. sou de fortaleza, bem longe do evento, porém me agrada ver que existe eventos desse tipo pelo brasil a fora, incentivos como esse são essenciais para novas escritoras, blogueiras e etc.

    http://palavrasdelucidez.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Eu achei muito bacana a ideia desse projeto, apesar de só conhecer a Tammy HAHAHAHA Aposto que os temas de preconceito literário e o lance dos blogueiros foram os mais polêmicos. Mesmo sabendo que existe sim uma rivalidade entre alguns blogueiros, principalmente os fominha que só criam blog pra conseguir livro de graça, eu ainda acho que sei lá, jogaria um livro na cabeça da primeira que falasse da gente que não fosse de forma positiva HAHAHAHA

    Os temas humor no texto e literatura na sala de aula são bacanas também, quem trabalha muito com o segundo é a Marina Carvalho, que é professora e incentiva os alunos dela a sempre ler bastante e trabalha isso com eles em aula. Enfim, queria ter ido. Sabe se alguém filmou o bate papo todo e se vai postar?

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  10. Oi Giulia!
    Que legal esse evento e esse projeto! Eu super apoio a divulgação da nossa literatura brasileira, porque muitas vezes nos deixamos levar pela onda de escritores norte-americanos e não damos valor ao que é produzido no Brasil.
    Eu também sou da opinião que não deve existir distinção entre alta literatura ou baixa literatura, para mim o que existe é LITERATURA. E o que importa é ler, aproveitar, sentir o prazer da leitura! E, claro, não devemos nos restringir a um só tipo de livro, temos que manter a cabeça aberta porque podemos nos surpreender! Por isso, um bom leitor dá chance a leituras novas, novos gêneros, diferentes escritores, de regiões diferentes e de momentos históricos diferentes. Ler é tudo de bom!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Hey, Giulia, tudo bem?

    Adorei esse projeto e essa conversa foi muito legal. Realmente, o que conta é ler. Infelizmente o preconceito literário ainda é algo muito presente e acho uma verdadeira ignorância, principalmente porque acho que a leitura deveria abrir a sua mente e não fecha-lá e gerar preconceitos.
    O diálogo sobre humor também foi bem pertinente. Quando um autor consegue fazer isso de forma natura e que caia bem na narrativa é incrível. Mas toma proporções ainda mais legais quando esse humor é mesclado com um assunto sério e consegue passar a mensagem do livro de forma clara e legal para o leitor, dessa forma atinge-se um público ainda maior ao meu ver, inclusive fica mais fácil dessa forma incluir a leitura em sala de aula.
    Ah, e por favor, faça mesmo os dois Papos Retos, vou adorar ler.
    Beijos.
    Gabby - Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  12. Oi Giu..
    Tava vendo sobre esse evento na blogsfera.. achei super bacana a iniciativa!
    Pra falar a verdade, nao sabia q ja tinha acontecido..
    Parece ter sido muito bacana e pelos temas abordados q vc citou, deve ter sido muito produtivo tbm!
    Vou ficar mais atenta, vai q no proximo eu consiga ir com vcs!

    Ahhh finalmente ganhando livros! sempre bom!

    Bjinhos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  13. Oi oi!
    Que legal esse projeto, gostaria muito de ter ido no evento!
    Mas não pude, porém, vou acompanhar pelo site e tudo mais, ideia incrível mesmo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  14. Oi Giulia!
    Que projeto bacana, gostaria de participar de um evento desses um dia.
    Eu sou da opinião que existe sim essa competição, mas felizmente não é de forma exagerada e eu nunca me envolvi em nada do tipo. tem espaço para todo mundo, com certeza.
    Adorei seu post, tão completo que deu para ter a real noção de como foi mesmo.

    Beijos ♥
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  15. Oi, Giu!
    Eu adorei a ideia desse projeto, apesar de inicialmente ter sido um mistério, né!
    Mas depois quando fui entendendo do que se tratava, achei inovador.
    Queria muito ter ido ao evento mas não deu. O bate papo parece ter sido muito bom, e nem um pouco massante como ás vezes acaba se tornando. A Raffa arrasa na mediação mesmo, e com certeza teve várias risadas com ela no comando. rs
    Adorei o post, ficou bem completinho.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Giulia.
    Achei essa ideia delas genial. Adoro bater-papo com autores, é como ver o outro lado da moeda. E sobre a competição com blogueiros... Não vejo competição, só vejo tiro, porrada e bomba partindo daqueles que não sei que pinoia estão fazendo aqui, haha.
    \o/ Tu ganhou um livro. Eu nunca ganho nada :/
    Estou bem ansiosa para ver o que virá desse projeto e espero que elas rodem o mundo com esse evento, ou só o Brasil mesmo, vai ser bem legal ;)

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Giulia,
    Tenho visto muita coisa desse projeto mas ate agora não tinha entendido direito, pensava que era um blog ou algo do tipo.
    Achei bacana seu comentário a respeito, é bom ver toda essa divulgação para as autoras nacionais. Só achei meio chato o fato de só falar das mulheres quando ha tanto autor bom também, inclusive escrevendo livros que são considerados do gênero feminino.
    Temos que divulgar mais todos os autores nacionais.
    Parabéns pelo post e pelo blog.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)